domingo, 18 de março de 2018

Taylor Swift - reputation

Reputation é o titulo do sexto álbum de Taylor Swift, lançado no dia 10 de novembro de 2017. As músicas autorais refletem experiências vividas durante a sua produção. O estilo mistura Pop e Electropop. 
Apos o grande fenomemo que foi o seu antecessor que emplacou vários singles, bateu recordes, teve otimas vendas e ainda fechou a era com o Grammy de Album do ano, a cantora anunciou que se afastaria da mídia.
Nesse periodo de recesso viveu diversas polemicas envolvido outros famosos como Kanye West, Cavin Harrys, Katy Perry, etc.
Depois de toda polemica Swift se afastou da midia e dos olofotes, começando a produção do novo trabalho. Mantendo segredo sobre tudo. Na semana que antecedeu o anuncio, fez uma especie de apagão em suas redes sociais, deletando todas publicações e compartilhou videos eniquimaticos de uma cobra, fazendo referencia aos emoji que Kim usou para ataca-la.
O titulo foi inspirado em todos acontecidos e como as pessoas passaram a ve-la, explorando a sua má reputação. “Nós vamos ouvir rumores sobre uma pessoa e acreditar que essas coisas são a verdade. Nós vamos encontrar essa pessoa algum dia e nos sentirmos insensatos por acreditar em fofoca sem fundamento”.
Quatro singles foram lançados: "Look What You Made Me Do"; "...Ready For It"; "End Game" e "Delicate". Embarcou também na "Reputation Stadium tour".
Taylor revelou que para esse disco não haverá mais explicações. Só haverá reputação”, então com um faixa a faixa vamos conhecer a "reputação":


...Ready For It (Preparado pra isso?)

“No meio da noite, nos meus sonhos
Você deveria ver as coisas que fazemos, amor
No meio da noite, nos meus sonhos
Eu sei que vou estar com você
Então estou me dando o tempo necessário
Você está pronto pra isso?”



O segundo single abre o disco com uma batida bem pesada e até agressiva, mas com um refrão mais suave. A letra fala sobre um rapaz que acabou de conhecer, contando detalhes como ser mais novo que todos os seus exs e que os dois colecionam decepções amorosas. Em um dos versos faz referencia ao “jogo do amor” e que pergunta se ele esta preparado. E avisa que os jogos vão começar! Em entrevista Taylor revelou que a musica é sobre achar seu parceiro de crime. 


O video cheio de referencias mostrando o nascimento da nova Taylor e o conflito com a antiga . As cenas possuem um visual futurista, tudo com muitos efeitos especiais.  Inspirado no filme “Ghost In The Shell - Vigilante do amanhã”.

End Game (Fim de jogo)

“Eu quero ser o seu fim de jogo
Eu quero ser sua primeira opção
Eu quero ser sua fã número 1
Eu quero ser o seu fim de jogo, fim de jogo”

O terceiro single com a participação de Ed Sheeran e Future a faixa surpreendo com o seu conteúdo. A letra romântica fala sobre o desejo de Taylor em não se separar do seu namorado, desejando ser o seu fim de jogo e não uma ex que ele nem fala mais. Os versos mais rápidos se dividem com os três e uma parte mais cantada. 



O clipe se passa em Miami, Tóquio e Londres, todos em clima de festa, com muita diversão e ostentação, mas ainda sim mantendo a estética misteriosa e mais sombria dessa era.

I Did Something Bad (Eu fiz algo ruim)

“Eles dizem que eu fiz algo ruim, ah
Então porque isso é tão bom?
Nunca me diverti tanto
E eu faria de novo, e de novo”

Continuando com a natureza mais obscura Taylor fala sobre vingança contra alguém que traiu e queimou sua imagem. Mesmo que as pessoas dizem que ela fez algo ruim, conta que se sente tão bem por saber que essa pessoa também teve o seu. E em um dos versos acrescentou: “Eles estão queimando todas as bruxas, mesmo que você não seja uma eles tem forcados e tochas, suas provas e motivos”.

Don't Blame Me (Não me culpe)

“Não me culpe, seu amor me deixou louco
Se não, você não está fazendo isso direito
Senhor, salve-me, minha droga é meu amor
Eu estaria usando pelo resto da minha vida”

Nessa faixa Taylor conta que um rapaz a deixa louca, obsessiva, dizendo que até ajoelharia para ficar com ele e quando esta o amando sente como se estivesse bêbada, o comparando com uma droga que usaria por toda vida. E acrescente que nada disso é culpa dela, mas sim dele que provoca esse tipo de amor nela. 

Delicate (Delicado)

“Isso não é para o melhor
Minha reputação nunca esteve pior, então
Você deve gostar de mim por quem eu sou
Sim, eu quero você”


O quarto single fala sobre um relacionamento ainda no inicio, que possui uma fragilidade, insegurança e preocupação de Taylor sem ser muito cedo revelar todos seus sentimentos, mas que sua reputação nunca esteve pior então é sinal de que ele realmente gosta dela. Segundo Taylor a faixa é vulnerável porque conta como se sente quando conhece uma pessoa e ela tem a primeira impressão baseada no que as pessoas falam. 


No clipe Taylor apresenta em um hotel cercado de paparazzis e seguranças, então ganha um bilhete e faz um pedido, se tornando invisível, saindo pela rua dançando loucamente. As cenas retratam bem a era “reputation” que a cantora tem a privacidade que sempre quis ter e se afastou do publico, mas que no fundo sente falta de estar mais próxima. 

Look What You Made Me Do (Olha o que você me fez fazer)

“Mas eu fiquei mais esperta
Fiquei mais dura com o passar do tempo
Querido, eu me levantei dos mortos
Eu faço isso o tempo todo
Eu tenho uma lista de nomes e o seu está em vermelho”


O primeiro single é uma canção cheia de remorso e com muita ironia. A letra fala sobre vingança, o renascimento de Swit e como ficou mais esperta com o passar do tempo. Os fãs acreditam que a inspiração foi alguns dos rivais como Kanye West, Kim Kardashian e Katy Perry, com claras referencias. Em um dos versos diz que a Taylor antiga morreu e assume o papel de vilã. A musica também contém um sample de “I’m too Sexy”. 


O video é cheia de teorias e referencias. Nas cenas Taylor resolveu falar sobre todas as polemicas envolvendo Kanye West e Kim, sobre Katy Perry, seu hiato da música, a traição de alguém próximo, sua briga com os serviços de streaming, o seu “squad”, entre outras. Tudo é extremamente planejado seja em numeros, visuais ou apenas referencias. 

So It Goes... (Assim vai...)

“Assim vai
Eu sou sua para manter
E eu sou sua pra perder
Você sabe que eu não sou uma menina má
Mas faço coisas ruins com você"

 O titulo é originário do romance Slaughterhouse-Five de Kurt Vonnegut, escrito em 1969. A frase "Então vai" segue todas as menções da morte no romance, igualando todas elas, sejam elas naturais, acidentais ou intencionais, e se elas ocorrem em grande escala ou de uma forma muito pessoal. Descrevendo o seu relacionamento e usando a frase como se tivesse prevendo o fim dessa relação. 

Gorgeous (Maravilhoso)

“Você é tão maravilhoso
Eu não posso dizer nada na sua cara
Porque olha para o seu rosto
E eu estou tão furiosa
Por você fazer me sentir desse jeito
Mas o que eu posso dizer?
Você é maravilhoso”

Lançado como single principal, Taylor conta que esta comprometida, mas o seu namorado esta constantemente a deixando sozinha e então conhece um rapaz muito lindo que da atenção e que a deixa toda desconcertada, em um dos versos diz que ele é muito legal e isso a faz o odiar muito, pois sabe que não pode o ter. 

Getaway Car (Carro de fuga)

“Pense no lugar
Onde você me conheceu pela primeira vez
Em um carro de fuga, oh-oh
Não, eles nunca chegam longe, oh-ahh
Não, nada de bom começa em um carro de fuga”

Refletindo sobre o começo de um relacionamento que já acabou, Taylor chega a conclusão de que não tinha como dar certo. Cheia de metáforas compara o seu ex com um criminoso que estava fugindo depois de cometer um crime e era impossível eles darem certo porque “nada de bom começa em um carro de fuga”.

King Of My Heart (Rei do meu coração)

“E de uma só vez
Você é o que eu estava esperando
Rei do meu coração, corpo e alma”

Após tantas decepções amorosas Taylor decide que esta melhor sozinha, mas após conhecer um rapaz que mexe com ela, se vê entrega completamente de corpo e alma, o chamando de rei do seu coração. A inspiração foi Joe Alwyn. 


Dancing With Our Hands (Dançando com nossas mãos juntinhas)

“Dançando com as mãos juntinhas, mãos juntinhas
Sim, estávamos dançando
E eu tive um mau pressentimento
Mas estávamos dançando”

Nessa faixa Taylor fala sobre seu relacionamento provavelmente com Joe Alwyn. A cantora descreve como estava sentindo quando o conheceu e quanto temeu que as pessoas pudessem os separar se caso soubessem que estavam juntos. Mas que mesmo com mal pressentimento eles estão dançando de mãos dadas. 

Dress (Vestido)

“Diga o meu nome e tudo simplesmente para
Eu não quero ser sua melhor amiga
Eu comprei esse vestido pra você tirar"

Expressando o desejo de Taylor em fazer sexo com um rapaz, insinuando que comprou um vestido novo só pra que ele pudesse tirar. A cantora usa vocais mais sussurrados deixando a faixa mais sensual. 

This is Why Can't Have Nice Things (Por isso não podemos ter coisas legais)

“É por isso que a gente não pode ter coisas legais, docinho
Você achou mesmo que eu não ouvi
Tudo o que você andou falando de mim”

Falando sobre uma traição por parte de uma amiga de Taylor. A letra fala que essa pessoa na verdade tem inveja dela e por isso a apunhalou pelas costas. Após essa traição Swift ironiza dizendo que é por isso que não podemos ter coisas legais. Em um verso fala sobre perdão e da uma risada debochada. Algumas pessoas especulam que a faixa seria para Kanye West. 

Call It What You Want (Chame do que quiser)

“Meu amor é como um sonho
Andando de cabeça baixa
É para mim que ele caminha
Então chame do que quiser, sim”

O single promocional fala sobre o período em que Taylor se manteve afastada e também do seu novo relacionamento. Mesmo que sempre esteja cometendo os mesmos erros, sente que esta fazendo a coisa certa em estar dando uma nova chance e ainda acrescenta podem chamar isso do que quiser. 

New Year's Day (Dia do ano novo)

“Segure-se as memórias, eles vão segurar você
E eu vou segurá-lo”

Encerrando o disco com uma balada que usa como metáfora o fim do ano para discutir sobre manter as pessoas e as memórias dos tempos bons e ruins. Taylor reconhece que quando as festas em sua vida acabaram e o ano novo começa, essas lembranças são tudo o que ela terá deixado pra aprender. E encerra dizendo que esta pronta pra seguir em frente. 


Reputation marca o amadurecimento musical e pessoal de Taylor Swift, mas ao mesmo tempo mantendo sua identidade.
Após tantas polemicas e o primeiro single as pessoas julgavam o trabalho cheio de magoa, drama e rancor. Mas Swift surpreende com um álbum leve, com musicas românticas e um disco bem coeso.
Taylor se reinventou e trouxa batidas mais fortes, vocais com mais atitude, assim como fez no seu antecessor brincou com a imagem que as pessoas usavam dela e sobre sua reputação. Em entrevista ainda disse sobre o seu coração partido sempre servir como entretenimento e fazerem suas musicas como exame de paternidade pra dizer sobre quem esta falando. 
No encarte do álbum falou um pouco sobre essa imagem que a mídia vende e o que as pessoas pensam dela: "Nós pensamos que conhecemos alguém, mas a verdade é que só conhecemos a versão que eles mostraram para nós. Nós conhecemos nosso amigo de uma maneira, mas não o conhecemos da maneira que seu amor o conhece. Da mesma maneira que o amor dele nunca vai conhecê-lo da mesma maneira que você o conhece como amigo. Sua mãe o conhece de uma maneira diferente de seu colega de quarto, que o conhece de uma maneira diferente de seu colega. Seu admirador secreto o olha e vê um pôr do sol elaborado de brilhantes cor, dimensão e espírito, impagável. E ainda um estranho vai passar por essa mesma pessoa e ver um membro sem rosto da multidão, nada além disso. Nós vamos ouvir rumores sobre uma pessoa e acreditar que essas coisas são a verdade. Nós vamos encontrar essa pessoa algum dia e nos sentirmos insensatos por acreditar em fofoca sem fundamento”.
Como sempre a cantora não decepcionou e pra quem gosta do seu estilo agradou muito, mas ao mesmo tempo com algo novo especial dessa era.


“Nós vamos ouvir rumores sobre uma pessoa e acreditar que essas coisas são verdade. Nós vamos encontrar essa pessoa algum dia e nos sentirmos insensatos por acreditar em fofoca sem fundamento... Não haverá mais  explicações, apenas reputação”


Taylor Swift

0 comentários:

Postar um comentário