domingo, 8 de abril de 2018

Alanis Morissette - Jagged Little Pill

Jagged Little Pill é o titulo do primeiro álbum internacional de Alanis Morissette, lançado no dia 13 de Junho de 1995. Com músicas inspiradas em sua vida pessoal. Sua sonoridade é considerada Rock alternativo. 
 Antes de gravar esse disco Alanis trabalhou como atriz em um programa infantil e participou de uma competição de talentos canadense. Após ficar conhecida em seu pais lançou o auto-intitulado “Alanis” em 1991 e “Now Is the Time” no ano seguinte, ambos inspirados em um estilo mais pop. Em 1993 se mudou para Los Angeles onde conheceu algumas pessoas que participaram da produção e composição do seu novo trabalho.  
As expectativas de venda eram bem baixas, devido ao fracasso comercial dos seus antecessores, mas as coisas mudaram rapidamente quando um DJ de Los Angeles com forte influência nas rádios americanas começou a tocar "You Oughta Know".
Mesmo esse não sendo de fato o seu primeiro disco, muitos fãs e até a própria cantora comentou que esse é de fato o seu debut, visto que é o primeiro com o lançamento internacional, pois até então seus trabalhos ficavam restritos somente em seu pais de origem o Canadá. 
Seis singles foram lançados: "You Oughta Know"; "Hand in My Pocket"; "Ironic"; "You Learn"; "Head over Feet" e "All I Really Want". Embarcou também na “Jagged Little Pill Tour/ Intellectual Intercourse Tour” e na “Can't Not Tour”. 
Com um faixa a faixa vamos conhecer os “pequenos comprimidos” de Alanis:


All I Really Want (Tudo que eu realmente quero)

“E tudo o que eu realmente quero é um pouco de paz, cara
Um lugar para encontrar uma terra comum
E tudo o que eu realmente quero é uma grande onda”


Gaitas e guitarras abrem o disco já com o terceiro single. A letra é agressiva os vocais mostram um pouco disso. Alanis se mostra totalmente sem paciência com a instabilidade frustante e frequentemente estressante de um relacionamento. A cantora se compara a Estella, do romance de Great Expectations, enquanto enfrenta um relacionamento desconfortável com seu parceiro.


O single não ganhou um vídeo clipe somente apresentações ao vivo.

You Oughta Know (Você deveria saber)

“E estou aqui para lembrá-lo
Da bagunça que você deixou quando foi embora
Não é justo me negar
Da cruz que eu carrego e que você me deu
Você, você, você precisa saber” 


O primeiro single é uma canção cheia de fragilidade e raiva de Alanis. Após o recente fim de um relacionamento o seu parceiro já se encontra com outra pessoa e isso a deixou furiosa. Na letra fala coisas como Ela é pervertida como eu? ela faria sexo oral com você no teatro?” ou “você fica pensando em mim enquanto fode com ela?, dizendo que não acha justo que ele tenha a deixado uma bagunça e tão rápido já esteja com outra pessoa. Algumas pessoas dizem que é sobre o fim do namoro com o ator Dave Coulier, mas em entrevista comentou: "Bem, eu nunca falei sobre quem eram minhas músicas e não vou, porque quando eu as escrevo elas são escritas para a expressão pessoal. Então, com todo o respeito a quem quer que se veja nas minhas músicas, e isso acontece o tempo todo, eu nunca realmente comento sobre isso porque eu escrevo essas músicas para mim, não para outras pessoas".


O vídeo se passa em um deserto, com uma interpretação crua da cantora e demonstrando agressividade por estar sofrendo, cantando junto com sua banda.  Ao longo do vídeo, Morissette muda de um vestido preto curto para um top branco e casaco, para uma camisa de seda azul significando sua mudança na imagem.

Perfect (Perfeito)

“Seja uma boa menina
Você tem que tentar um pouco mais
Aquilo simplesmente não foi bom o bastante
Para nos orgulharmos”


A balada fala sobre pais super-protetores, a excessiva cobrança sobre os filhos em ser melhor que os outros pra que eles possam se sentir orgulhosos, só que não de uma maneira saudável, mas um abuso psicológico. Finalizando diz: “Nós te amaremos pelo que você é, se você for perfeito".

Hand In My Pocket (Mão no meu bolso)

“E o que isso tudo quer dizer
É que tudo vai ficar bem, bem, bem
Porqueu eu tenho uma mão no bolso
E a outra está acenando”


O segundo single mostra todas suas influencias de rock alternativo nessa era. A letra fala sobre os suas preocupações diárias, principalmente enquanto jovem com suas responsabilidades, mas de um jeito otimista tenta encontrar formas para relaxar e se convencer que tudo vai ficar bem, falando também sobre amadurecimento e todos os conflitos que englobam a chegada da fase adulta. 


Para o clipe todo em preto e branco Alanis esta em um festival por vezes parada ou dirigindo o seu carro. 

Right Through You (Através de você)

“Eu vejo bem através de você
Eu penso bem através de você
Eu sinto bem através de você
Eu ando bem através de você”

Alanis se mostra furiosa e fala diretamente para chefes de gravadoras, de todo abuso da indústria com as mulheres. Também fala sobre que eles nunca a levaram a serio, mas que agora esta bem sem eles fazendo seu tipo de música. 


Forgiven (Perdoado)

“Todos nós tínhamos nossos motivos para estarmos lá
Todos nós tínhamos uma coisa ou duas a aprender
Todos nós precisávamos de algo para agarrar
Assim fizemos”

A faixa critica a fé católica em que Alanis foi educada, a cantora fala sobre seus pensamentos e frustrações com a religião, sua indignação com as pessoas que não seguiam a risca o que pregava. Na letra fala sobre a diversão que vem acompanhada por sentimentos de culpa e de como isso tudo parecia ser confuso, revisitando seu passado recorda de quando cantou no coral e ao fim se questiona: “Se eu pular nesta fonte, eu serei perdoada?”.

You Learn (Você aprende)

“Você vive, você aprende
Você ama, você aprende
Você chora, você aprende
Você perde, você aprende"


O quarto single é uma canção rock de auto-ajuda, onde Alanis conta que uma decisão ruim é extremamente importante, porque é onde aprendemos as mais valiosas lições da vida. O titulo do álbum é retirado de um dos versos da música. E completa dizendo: "Livre-se do medo, abra seu coração, fale sua mente, e quando as coisas ficarem difíceis, ande pela casa nua”.


O vídeo é cheio de eventos do cotidiano e uma jornada divertida com acontecimentos inesperados, refletindo as surpresas da vida. 

Head Over Feet (Da cabeça aos pés)

“Você já me conquistou mesmo contra a minha vontade
Não se assuste se eu me apaixonar da cabeça aos pés
Não se surpreenda se eu lhe amar por tudo o que você é
Eu não pude evitar
É tudo culpa sua”


O quinto single é sobre um rapaz que além de ser o seu melhor amigo também é o seu amante ou como dito por Alanis “amigo com benefícios”. A cantora o agradece por tudo que tem feito por ela e por tudo que representa em sua vida, agora irá retribuir o amando da cabeça aos pés e ele é o culpado por todo esse sentimento. 


O vídeo simples mostra um close de Alanis em uma única tomada, mostrando ela cantando e também tocando gaita. 

Mary Jane

“Por favor seja honesta Mary Jane
Você está feliz?
Por favor não censure suas lágrimas”

Alanis se dirige a uma mulher chamada Mary Jane, não se sabe se é algum alter ego da cantora, se ela criou a personagem, se conhece alguém com esse nome ou pra identificar garotas ou mulheres que são emocionalmente danificados ou prejudicados pelo atual ambiente cultural. Na letra Mary é uma figura angustiada que perdeu qualquer tipo de aspiração pela vida, afastada do mundo, perseguida pela insônia, depressão, entre outras. A personagem ainda faz escolhas arriscadas sobre seu estilo de vida e não pensa nas conseqüências de seus atos, Morissette se mostra amiga dela e esta disposta a ajuda-la, demonstrando amor e compaixão.

Ironic (Irônico)

“E isto não é irônico? ... Você não acha?
Um pouco irônico demais... E sim eu realmente acho”


O terceiro single e também um dos maiores sucessos de Alanis. A letra conta algumas situações cotidianas um tanto quanto inesperadas e cheias de má sorte. O uso da palavra irônica chamou atenção para uma aplicação imprópria do termo e em entrevista a cantora comentou: Para mim, o grande debate sobre se o que eu estava dizendo em 'Ironic' era irônico, não foi um debate traumático. Eu sempre aceitei o fato de que de vez em quando Eu seria a rainha do malapropismo . E quando Glen e eu estávamos escrevendo, definitivamente não estávamos nos certificando de que tudo fosse tecnicamente irônico ". 


No vídeo Alanis dirige em um dia de inverno e interpreta outras três personagens que tão estão no carro, uma com a personalidade diferente da outra e ao final a cantora sai do carro e na verdade só estava ela. 


No the Doctor (Não sou medica)

“Eu não quero ser sua babá
Agora você é um menino bem crescidinho
Eu não quero ser sua mãe
Não carreguei você na barriga por nove meses”

Nessa faixa Alanis exige igualdade, liberdade e uma identidade própria, principalmente em um relacionamento, pois não quer ser uma extensão de outra pessoa e se nega viver dessa forma. 

Wake Up (Acorde)

“Mas é fácil não fazer
Tão mais fácil não fazer
E o que se vai embora nunca mais volta pra você
Pra você, pra você”

O disco se encera com Alanis falando sobre como o mundo é apático, insensível e indiferente, como do fato das pessoas gostarem da chuva só quando esta seco ou entre outros exemplos. 


Jagged Little Pill não foi marcante somente para carreira de Alanis, mas também para música pop e toda uma geração. Muito bem premiado foi nomeado como “álbum do ano” no Grammy de 1996 .
O disco é como ler o diário de uma garota que esta se tornando adulta, só que sem cortes, a cantora abriu seu coração e sem escrúpulo falou tudo que sentia, num universo ainda muito machista e Alanis contou que muitas das canções foram escritas em menos de 20 minutos. As musicas são duras, acidas, suaves, vulgar, reflexivas, sentimental e tudo em uma perspectiva honesta.
O álbum que resiste ao tempo se negando a virar uma relíquia da época e se matem muito relevante ainda hoje, já ganhou uma versão toda acústica e ainda uma adaptação ao teatro. De modo geral, todas as letras expressavam questões pessoais, mas ao mesmo tempo dialoga diretamente com seu ouvinte, fazendo se identificar facilmente com as letras.
Mesmo após tanto tempo de lançamento o disco não se perdeu no tempo e ainda hoje possui muito mérito com grande influencia, palavras são poucas pra descrever essa obra prima.


 “Quando eu o escrevi estava em um momento complicado e achava que tava passando por isso sozinha, mas quando as pessoas se conectaram as minhas musicas percebi que estava tendo a oportunidade de apoiar e elevar e ter empatia com as pessoas. Então, isso foi realmente emocionante, porque então eu poderia ser uma artista e estar no olhos do público"

Alanis Morissette

0 comentários:

Postar um comentário