terça-feira, 2 de agosto de 2016

Madonna - The Immaculate Collection

The Immaculate Collection é o titulo da primeira coletânea de Madonna, lançado em 03 de novembro de 1990, comemorando a primeira década de carreira da cantora.
O álbum reúne os seus primeiros hits da década de 80 em ordem de lançamento, ao todo são 17 musicas, incluindo os singles de seus álbuns e também alguns que fazem parte de trilhas sonoras, com duas canções inéditas. 
Após o grande sucesso de sua ultima turnê mundial “Blond Ambition Tour”, Madonna estreou com o filme “I’m Breathless” e também compôs sua trilha sonora, para promove-lo lançou o single “Vogue” que se tornou um grande sucesso.
Inicialmente se chamaria “Ultra Madonna”, mas a gravadora mudou por ser semelhante ao nome de outro artista.
As versões incluídas no disco são remixadas, portanto diferente das originais, algumas como “Like a Prayer” e “Express Yourself” estão totalmente diferentes. 
O titulo é um trocadilho com a concepção da virgem imaculada, ou seja, sem pecado. A cantora que enfrentou forte polemica com a igreja católica com seu ultimo álbum, volta com força total. 
Três singles foram lançados, o único inédito foi o polemico “Justify My Love”; “Holiday” e “Crazy For You” foram relançadas como single.
Com um faixa a faixa vamos conhecer a “coleção imaculada”:


O disco começa com os seus primeiros singles do álbum auto-intitulado “Madonna”, lançado no ano de 1983, foi a estreia da cantora na musica pop. Apenas três das musicas estão presentes sendo elas “Holiday”, “Lucky Star” e “Bordeline”.


Seguindo temos os singles de “Like a Virgin”, seu segundo álbum onde ela começou a conquistar cada vez mais o seu espaço, com seu jeito todo irreverente e ousado que para época era um tanto quanto diferente. O disco foi lançado no ano de 1984 e no ano seguinte fez parte da trilha sonora de "Vision Quest" com "Crazy For You" e estreoou no cinema com "Procura-se Suzan desesperadamente". Nessa coletânea temos “Like a Virgin”, “Material Girl”, "Crazy for you" e "Into The Groove". 


Em fim chegamos a uma das eras mais belas da rainha do pop “True Blue”, onde ela se apresenta de forma mais madura, com musicas menos dançantes, com estilo mais clássico, explorando vocais mais graves. Dessa era temos os singles “Live to Tell”, “Papa Don’t Preach”, “Open Your Heart” e “La Isla Bonita”.
Em 1989 Madonna lança seu quarto álbum de estúdio “Like a Prayer”, onde ela debate religião e também fala sobre sua infância, fazendo um disco bem autoral. E dessa era temos “Like a Prayer”, “Express yourself” e “Cherish”.

Vogue 

“Não faz diferença se você é branco ou negro
Se é homem ou mulher
Se a música está tocando ela vai te dar vida nova
Você é um estrela sim"


Um dos maiores sucessos da cantora, single da trilha sonora de “I’m  Breathless” lançado em 1990, uma musica que transmite luxo e glamour. A sua letra fala sobre se divertir na pista, sem se importar com os problemas, apenas se soltar, deixar se levar pelo ritmo e dançar, segundo ela o melhor lugar para esquecer os problemas é em uma pista de dança. O título faz referencia a dança de mesmo nome. A letra também faz referencia a grandes nomes do cinema e foi planejada inicialmente pra ser uma b-side do ultimo single de "Like a prayer" e em entrevista comentou: Eu escrevi isso quando estava fazendo Dick Tracy. Depois de gravar o filme, Warren Beatty me perguntou se eu poderia escrever uma canção que se encaixasse no ponto de vista de meu personagem, que ela poderia ter evocado. Ela estava obcecada com speakeasies e estrelas de cinema e coisas assim. A idéia para as letras veio através desse pedido”. A canção fez Madonna um ícone da comunidade gay.


O vídeo da musica é todo em preto e branco, imitando a era de ouro de Hollywood, assim como a canção as cenas foram  inspiradas na dança de mesmo nome que ocorria nos clubes underground de Nova York, onde se usa muito os movimentos das mãos e imitações de poses dos astros de Hollywood das décadas de 20 a 50.. Pra isso Madonna convidou os dançarinos de sua turnê, intensificando o seu apoio a comunidade gay. A inspiração estilística é da década de 20 e 30. Algumas das poses de Madonna foram inspiradas em Marilyn Monroe.

Justify My Love (Justificar meu amor)

“Quero, preciso, espero
Para você justificar meu amor"


O primeiro e único single inédito foi uma das grandes polemicas. A canção um tanto que incomum é mais sussurrada e quase nada cantada. Sua letra fala sobre sexo e romance, desejando ser apenas nada além de sua amante, ela pede pra que seu parceiro justificar o amor com relações sexuais.


No vídeo Madonna interpreta uma mulher que chega cansada em um corredor de hotel, então é seduzida por homem e uma mulher para ter relações sexuais. O controverso vídeo foi banido da MTV devido ao seu conteúdo explicitamente sexual, mas a cantora laçou em VHS somente com o clipe. E em entrevista comentou: "Porque é que as pessoas estão dispostas a ir assistir a um filme sobre pessoas sendo reduzidas a pedaços sem motivo algum, e ninguém quer ver duas meninas e dois meninos se beijando? A MTV tem sido muito boa para mim, e eles conhecem seu público. Se o vídeo é forte demais para eles, eu entendo".

Rescue me (Me resgate)

“Eu acredito no poder do amor
Estou cantando, estou cantando
Eu acredito que você consegue me resgatar”



Madonna encerra com uma canção sobre o puro amor, onde seu parceiro realmente a conhece, sabendo de todos os defeitos, qualidades e mesmo assim nada muda, trazendo a mensagem que amar também é compreender. A cantora conta que esse sentimento trouxe esperança que ela pode sim ser feliz e pede para o seu amado a resgata. Com um coral e a rainha do pop soltando sua voz.


A primeira década da carreira de Madonna sem duvidas foi um grande sucesso e um marco na musica pop, a coletânea reúne todos esses sucessos.
Uma curiosidade é que de ultima hora Madonna resolveu tirar sua foto da capa, pois segundo ela esta a cara do Mike Tyson na foto escolhida.
A cantora também dedicou o álbum ao “papa”, que seria o seu irmão e esse era um apelido dele. De uma garota rebelde para uma mulher sensual, com pouco tempo de carreira e já uma artista completa que mostrou varias fases, sempre se renovando e evoluindo a cada trabalho. 
O disco foi lançado no maior numero de formatos, como vinil, cassete, CD, DDC e também MD. A compilação foi um sucesso de vendas, expressando um numero significativo até os dias de hoje, sendo uma das mais vendidas do mundo.
No inicio de sua carreira, as pessoas diziam que Madonna seria uma cantora de apenas um Hit, mas com esse trabalho prova que é uma artista muito melhor do que pensavam e que iria muito longe.


"Bem, na verdade, algumas das canções mudamos um pouco, mas a maioria mantivemos em sua forma original. Remix foi apenas para criar o Q Sound e fazer a canção tipo de envolvê-lo quando você ouviu em um certo ponto doce na frente dos altos-falantes. Isso não foi fácil de fazer, mas era um daqueles 'Apresse-se, isso tem que ser feito semana passado' Foi um trabalho rush rush”

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário