terça-feira, 23 de agosto de 2016

Madonna - Something to Remember

Something to Remember é o titulo do primeira coletânea de Madonna só com baladas, lançado no dia 07 de novembro de 1995, composto por três musicas inéditas, baladas dos álbuns anteriores e também gravações que não estavam em seus álbuns como “I’ll Remember” e “This Used to Be My Playground”.
Após um período conturbado na carreira, Madonna declarou que o trabalho tinha o intuito de fazer os críticos e fãs lembrarem da sua musica, esquecendo sua vida pessoal, assim como “Bedtime Stories”. Então a cantora lança essa coletânea somente com baladas para reafirmar que também é uma doce garota romântica. As fotos para o encarte foram para campanha da Versace.
Quatro singles foram lançados para divulgar a coletânea: “You’ll See”; “One More Chance” e também foram relançados “Oh Father” e “Love Don’t Live Here Anymore”.Com um faixa a faixa vamos relembrar as lindas baladas de Madonna:


I Want You (Eu quero você)

“Eu te quero do jeito certo
Eu te quero, mas eu quero que você me queira também
Eu quero que você me queira, baby”

O disco começa com um single promocional e um cover, originalmente gravada pelo cantor “Marvin Gaye” em 1976. Madonna regravou a musica para um álbum de tributo ao cantor que faleceu na década de 80, mas ao final acabou entrando para a coletânea. A letra fala sobre o louco desejo em ter alguém e ser desejado pela pessoa amada. Ela oferece o seu amor a ele, mas sem retorno esse sentimento é apenas uma fantasia.


Apesar de nenhuma divulgação da canção como single, ganhou um vídeo clipe. Madonna interpreta uma mulher que realmente esta sofrendo pelo seu amado, nas cenas ela luta com a duvida de ligar ou não ligar para ele. A gravadora ficou receosa da musica não ter potencial para se tornar sucesso e de ultima hora cancelou a escolha da musica como single, mas o clipe já havia sido gravado. 

I’ll Remember (Eu me lembrarei)

"Eu me lembrarei do amor que você me deu
Agora eu estou de pé por conta própria
Eu me lembrarei da maneira como me mudou
Eu me lembrarei..."


Parte da trilha sonora de “With Honors” lançado em 1994. A letra é uma despedida a alguém que muita a ajudou, demonstrando gratidão e muita tristeza em dizer a adeus. Agora que superou e conseguiu ficar em pé, mas não se esquecerá desse alguém, pois deve tudo isso a ele. “E eu me lembrarei do amor que você me deu, agora eu estou em pé por conta própria. Eu me lembrei da maneira que você me mudou”.


O vídeo é simples, Madonna esta no estúdio cantando a musica acompanhada por backing vocals e intercalado com cenas do filme.

Seguindo com o disco temos a poderosa balada “Take A Bow” um dos seus maiores sucessos presente em seu sexto álbum “BedtimeStories” de 1994.

You’ll See (Você Vai Ver)

“Você acha que eu não consigo, Viver sem o seu amor você vai ver
Você acha que eu não consigo seguir em frente Nem mais um dia
Você acha que eu não tenho nada sem você ao meu lado Você vai ver”


O primeiro single é uma forte balada sobre a superação de um termino. Madonna promete surpreender o seu ex-parceiro, mostrando que é capaz de viver sem o amor, que vai seguir em frente e sobreviver tudo sozinha. Mesmo demonstrando que ainda esta sofrendo, dessa vez esta com um ar mais otimista.


O vídeo clipe é uma continuação de “Take A Bow”, mas agora Madonna se mostra mais forte e menos submissa ao toureiro, por quem ela estava sofrendo no outro clipe, agora é ele que vai atrás dela, mas já é tarde.

Após temos “Crazy For You” parte da trilha sonora de “Vision Quest”, um dos seus grades sucessos na década de 80, presente também em "The Immaculate Collection".

This Used To Be My Playgroud (Esse Costumava Ser Meu Parquinho)

“Este costumava ser meu parquinho
Este costumava ser meu sonho de infância
Este costumava ser o lugar para onde eu corria
Sempre que eu precisava"


De forma nostálgica a canção fala sobre uma amizade perdida no tempo, desejando ter esse amigo de infância ao seu lado novamente, refletindo o quão rápido a vida passa. A letra é como uma volta no tempo, onde a cantora relembra lugares visitados quando ainda criança. A musica foi parte da trilha sonora de “A League Of Their Own” em 1992, pouco antes do lançamento de “Erotica”. Incluída também no disco “Barcelona Gold”, trilha sonora das olimpíadas de Barcelona.


O vídeo clipe é um homem que começa a folhear um álbum de fotografias e as fotos é Madonna cantando a canção junto com cenas do filme. 


A próxima canção é “Live to Tell” sucesso do seu terceiro álbum “True Blue” no ano de 1986.

Love Don’t Live Here Anymore (O amor não vive mais aqui)

“O amor não vive mais aqui
Apenas o vazio e as memórias
Do que nós tínhamos antes
Você foi embora”


 Originalmente gravada no álbum "Like A Virgin" de 1984, mas só foi lançada como single em 1995 na coletânea, uma versão remixada com novos vocais. Foi a primeira balada de sua carreira possui uma letra melancólica que fala sobre alguém que a deixou. Madonna se sente vazia e solitária após essa dor e conta que o amor não esta mais com ela, apenas memórias e a saudade.  Em entrevista comentou sobre a faixa: “Eu estava falando de um período específico em minha vida, quando o amor chegava até a mim, mas eu não estava preparada para recebê-lo. Meu coração é um caçador solitário. Na essência, o de todo mundo é. Há certa tristeza existencial em cada um de nós. Você pode encontrar alguém com quem dividir sua vida ou amigos que o compreendam. Mas no fundo você está sozinho”. 


O vídeo para canção é simples e é basicamente a cantora esta em um grande salão cantando e na “sofrência”. As cenas foram gravadas em um dia de folga das gravações de “Evita” e boatos dizem que Madonna estava grávida de dois meses. Em entrevista conta que “Um vídeo no meu dia de folga! Estou tão envolvida na vida de Evita Perón e nas músicas do filme que não consegui lembrar a letra de uma música minha, não importa quantas vezes eu tenha tentado”.

Something To Remember (Algo Para Lembrar)

“Eu não era sua mulher, eu não era sua amiga,
Mas você me deu algo para lembrar
Nenhum outro homem disse "ame a si mesma"

Parte da trilha sonora de “I’m  Breathless” lançado em 1990, a canção que da titulo a coletânea fala sobre o fim de um romance, Madonna se sente decepcionada e magoada, mas que ele a deixou algo para lembrar, que ela deveria ter amor próprio.

Logo após temos “Forbidden Love” presente no seu disco “Bedtime Stories” de 94, a canção nunca chegou ser anunciado como single ou alguma divulgação de Madonna.  

One More Chance (Mais uma chance)

“Esta é a lei da terra
Você brinca com fogo e pode acabar se queimando
Esta é a lição que eu aprendi
Que você não sabe o que você tem até se perder"


Uma das inéditas do álbum é uma canção somente voz e violão. A letra fala sobre uma tentativa de recuperar um amor perdido, ela reconhece que somente quando perde que se da valor e agora pede por uma segunda chance.

Depois temos uma das mais belas baladas de Madonna “Rain” do álbum “Erótica” de 1992 e também “Oh Father” também lançado como single de “Like A Prayer” em 1989 e relançado como single da coletânea. A canção “I Want You” ganhou uma nova versão em espanhol com o titulo de “Véras”.


Madonna mais uma vez mostra seu lado mais doce e sensível, explorando mais a sua voz com tons mais suaves.
A coletânea veio com a missão de reafirmar o potencial artístico da cantora que causou muitas polemicas por ter explorado os limites da sexualidade, agora prova que também é uma garota romântica e cheia de sentimentos.
Em entrevista comentou sobre as musicas: "Acho que na maioria das vezes quando meus discos saem, as pessoas estão tão distraídas com tanta fanfarra e polêmica que ninguém presta atenção à música. Não posso dizer quão dolorosa é a idéia de cantar 'Like A Virgin ‘ ou ‘Material Girl”  para mim agora .Eu não escrevi nenhuma dessas músicas, e não estava cavando muito profundo então.Eu também me sinto mais conectado emocionalmente com a música que estou escrevendo agora , Então é mais um prazer fazê-lo". 
A sonoridade do álbum é incrível, as baladas são fortes e as letras lindas, ótima escolha das musicas presentes nele, realmente a rainha do pop nos deu “algo pra lembrar”.


“Tanta controvérsia girava em torno da minha carreira nesta década passada que nenhuma atenção era dado a minha música. Enquanto eu não tenho arrependimentos sobre as escolhas que fiz artisticamente, eu aprendi a apreciar a ideia de fazer as coisas de uma maneira mais simples. Assim, sem muita fanfarra, sem distrações, eu apresento-lhe esta coleção de baladas. Alguns são velhos, alguns são novos. Todas elas são do meu coração

Madonna


1 comentários:

Luiz Ribeiro disse...

Amei, mas You'll see que ganha uma versão chamada Verás. I Want You h
Ganha uma versão orquestral

Postar um comentário