sábado, 13 de agosto de 2016

Lady Gaga - Born This Way

Born This Way é o título do terceiro álbum de estúdio de Lady Gaga, lançado dia 23 de maio de 2011, As musicas falam sobre autoaceitação, fazem referencias a figuras do cristianismo, como Judas e Maria Madalena, aborda também temas sociais como a lei de imigração do Arizona, feminismo, sexualidade, entre outros. Sua sonoridade é pop, dance pop, rock, eletronica e até cowntry. 
Nesse novo projeto Gaga traz um som diferente dos seus álbuns anteriores, mas com o mesmo ar obscuro e bizarro. O trabalho dividiu opiniões com conservadores e religiosos pelo uso de personagens bíblicos.
Em entrevista comentou: "O disco é a união da música eletrônica com melodias com muitas batidas de dança. Estou apenas costurando-me novamente. Liricamente, acho que este álbum é mais poético. É realmente escrito pelos fãs, que realmente escreveram isso para mim, pois toda noite eles canalizam muito em mim. Então eu escrevi para eles. Born This Way é toda sobre os meus little monsters e também sobre mim, mother monster".
A capa do disco foi um tanto inusitada trazendo a cantora metade humana e metade motocicleta. Em entrevista a cantora conta que simbolizava o fato dela estar mudando constantemente em diversas formas e também o fato de viver entre a realidade e fantasia.
A mensagem central é sobre autoaceitação e liberdade de expressão e a cantora o definiu como “um álbum de liberdade”.
Para a sua divulgação seis singles foram lançados: “Born This Way”; “Judas”; “Marry The Night”; “The Edge Of Glory”; “You and I” e “Hair”. Também saiu na turnê "The Born This Way Ball".
Com um faixa a faixa vamos saber mais sobre "Nascer assim":


Marry The Night (Casar com a noite)

“Eu vou casar com a noite
Eu não vou desistir da minha vida
Eu sou uma rainha guerreira
Vivo apaixonadamente esta noite”


 O disco começa com o quarto single fazendo referencia ao amor de Gaga pela vida noturna, dizendo que se “casaria” com a noite. A canção fala sobre as festas, causar estragos durante a noite e também uma homenagem a sua cidade natal "New York". Segundo a cantora a inspiração para a faixa foi a canção “Dance in the dark” e também da cantora Whitney Houston e em entrevista comentou: "É como Whitney, mas imagine se Bruce Springsteen tivesse um bebê com Whitney Houston. E foi isso! Fizemos um bebê. Finalmente. E depois de toda essa fornicação, miseravelmente longa e tediosa, Fernando e eu finalmente concebemos".


Em seu vídeo bem longo, Gaga faz referencias ao seu passado e à sua jornada até a fama, desde uma vitima com problemas mentais a uma pop star. As cenas são cheias de simbolismos. Alguns acreditam que casar-se com a noite, significa se juntar a escuridão. Antes de seu lançamento a cantora comentou: "O começo de uma história que ainda não contei". 

Born This Way (Nasci assim)

“Eu sou linda do meu jeito
Pois Deus não erra
Eu estou no caminho certo, baby eu nasci assim"


Primeiro single do álbum fala sobre à autoaceitação e amor próprio, a cantora conta que cada um é perfeito do seu jeito, pois nasceu assim e Deus não comete erros. A canção é dedicada a comunidade LGBT e as minorias raciais. Um verdadeiro hino inspirador com um refrão contagiante. “Não se esconda em arrependimentos, apenas ame-se e você estará feito. Estou no caminho certo, eu nasci assim”.


Em seu vídeo clipe começa com a historia da criação de uma raça sem preconceito, nenhum julgamento e liberdade sem limites. E no nascimento dessa nova raça também nasceu o mal. As duas forças o bem e o mal ao final da introdução termina com uma pergunta “Como posso proteger alto tão perfeito sem o mal?”. Então a musica começa, cheia de coreografia, simbolismos e cenas bizarras. 

Government Hoocker (Prostituta do Governo)

“Eu posso ser qualquer coisa
Eu serei o seu tudo
É só me tocar, baby
Contando que eu seja sua prostitua”

Nessa faixa Lady faz uma alusão ao suposto caso entre Marilyn Monroe com o presidente dos EUA nos anos 50. Falando de uma mulher submissa e agressiva, prometendo ser qualquer coisa desde que seja a “vadia” dele. Em entrevista comentou sobre a faixa: "A piada é que uma máquina na canção diz-me o que fazer, e eu faço com um sorriso no rosto, desde que eu seja fudida. Isso relaciona-se à maneira pela qual o nosso governo nos fode, mas faz piada da estrela pop plástica — eu farei qualquer coisa desde que você me foda e me pague".

Judas

“Sou apenas uma santa tola, oh amor isso é tão cruel
Mas eu ainda estou apaixonada por judas”


O segundo single Gaga usa Judas como uma alusão para dizer que esta apaixonada por um traidor, pelo homem errado, falando também sobre perdão e traição. Em entrevista comentou: "Judas é uma metáfora e uma analogia sobre o perdão e traição e coisas que assombram você em sua vida e como eu acredito que é a escuridão em sua vida que finalmente brilha e ilumina a maior luz que você tem sobre você. Alguém me disse uma vez: 'Se você não tem sombras, então você não está na luz.' Assim, a canção é sobre lavar os pés do bem e do mal e compreender e perdoar os demônios do seu passado, a fim de se mover para a grandeza de seu futuro. Eu só gosto de metáforas realmente agressivas - mais duras, mais grossas, mais escuras - e meus fãs também. Portanto, é uma metáfora muito desafiadora e agressiva, mas é uma metáfora".


No vídeo clipe Lady Gaga interpreta Maria Madalena. As cenas retratam os missionários dos tempos modernos, indo a Jerusalém e ao final ela sendo apedrejada até morrer. E completou: “Eu canto sobre o que eu sou um tolo santo e que, embora momentos em minha vida são tão cruéis e os relacionamentos podem ser tão cruéis, ainda estou apaixonado por Judas. Ainda volto de novo para essas coisas más".

Americano

“Não tente me pegar
Não, não, não, não
Estou vivendo no limite
Vivendo no limite da lei”

Mostrando seu lado revolucionário, se posiciona contra uma lei de imigração do Arizona e a favor do Matrimonio homossexual. Cantada em dois idiomas Castelhano e Inglês, a letra fala sobre o sonho americano e traz assuntos religiosos, culturais e políticos. Em entrevista diz “Eu não apoio muitas das leis de imigração injustas do meu país".

Hair (Cabelo)

“Eu só quero ser eu mesma e quero que você ame
Eu por quem eu sou
Eu só quero ser eu mesma e quero que você saiba
Eu sou o meu cabelo”


Lançado como single promocional do trabalho fala sobre a liberdade de ser, Gaga conta que quer ser livre como é o seu cabelo. A cantora revelou que é sobre sua experiência quando adolescente que seus pais obrigavam a vestir-se de um jeito e que sua única maneira de se expressar era através do seu cabelo. “Eu amo tanto, mas tanto esta canção. Quando era criança, costumava descer as escadas da casa dos meus pais e eles diziam, ‘Volta para cima e escova o teu cabelo, muda de roupa, não podes sair assim’, e eu sentia que estavam a roubar a minha identidade. O meu cabelo é a minha glória. É a única parte que posso mudar em mim mesma".


O vídeo é uma apresentação da canção durante a “Monster Hall”, a versão é diferente do disco, somente voz e piano.

Scheiße (Merda)

“Eu vou sair com você essa noite
Diga o que quiser
Merda, merda, seja meu”

Scheiße” que esta em alemão e quer dizer “merda” é cantada nos dois idiomas, segundo a cantora o título faz referencia ao seu desejo de querer ser uma mulher forte sem toda “merda” nesse processo. Com uma mensagem feminista, dizendo que o amor é limitado ao que os homens dizem e convida as mulheres a lutarem pelos seus direitos. Composta após uma noite em uma boate na Alemanha.

Blood Mary (Maria Sanguinária)

“Eu não vou chorar por você
Eu não vou crucificar as coisas que você faz, faz, faz
Eu não vou chorar por você
Veja, quando você for, ainda serei Maria, a Sanguinária”

Cheia de referencias bíblicas, Lady Gaga fala sobre Maria Madalena, pois ela acredita que ela era plenamente divina e humana, por isso tinha que ser uma estrela. A canção fica entre a realidade e a fantasia.  

Bad Kids (Criança Malvada)

“Eu sou uma criança malvada e vou sobreviver
Ah eu sou uma criança malvada, não sei distinguir o certo do errado
Sou uma criança malvada e essa é a minha vida
Uma criança malvada, não sei distinguir o certo do errado”

Dedicada aos seus fãs, Gaga deixa uma mensagem para os seus "Litlle Monsters", contando que mesmo sendo “crianças malvadas” ainda serão bons pra ela. Como uma mensagem de encorajamento e autoaceitação. Em um dos versos diz: “Não ligamos para o que as pessoas dizem nós sabemos a verdadeJá chega dessa merdaEu não sou louca, eu nasci com a minha armanão me diga que sou menos que minha liberdade”.

Higway Unicorn (Road To Love) (Unicórnio da estrada - Estrada para o amor)

"Podemos ser fortes, podemos ser fortes
Nessa estrada solitária, na estrada para o amor...
Siga aquele unicórnio, na estrada para o amor"

Buscando o amor, Lady Gaga se sente sozinha nesse caminho e procura por companhia, a canção acaba soando um pouco melancólica e fantasiosa, citando unicórnios e arco-íris junto com uma batida acida, obscura e um refrão contagiante.



Heavy Metal Lover (Amante de Heavy Metal)

"Eu poderia ser sua garota
Mas você ia me amar se eu dominasse o mundo?
Amante de Heavy Metal"

A letra é cheia de referencias sexuais explicitas que Gaga faz para o seu Amante de Heavy Metal (um gênero de Rock). Especula-se que a canção seja para o seu namorado na época. Boatos de que a cantora dava mais prioridade ao seu trabalho do que relações amorosas se confirmam na canção. Sobre a inspiração comentou: Tenho estado a ouvir metal por um período tão longo, eu fui a muitos shows diferentes, eu vi Iron Maiden ao vivo e fiquei muito inspirada”.

Electric Chapel (Capela Eletrica)

"Se você quiser roubar meu coração
Me encontre na capela eletrônica"

Mais uma canção com referencias religiosas, dessa vez Gaga compara uma discoteca como uma capela, uma "capela elétrica", como se fosse um lugar sagrado. Outra referencia como confessar os pecados em baixo de uma bola de vidro ou encontrar um caminho para se tornar “puro”.

You and I (Você e eu)

“Já faz um bom tempo desde que eu cheguei
Já faz um bom tempo, mas agora eu voltei
E dessa vez não vou embora sem você”


Quarto single foi inspirado em seu namoro com Luc Carl. A letra é cheia de lembranças dos momentos do casal, soando como se realmente tivesse contando uma historia. A cantora se mostra com saudade, contando que voltou e não vai embora sem o seu amado. Em entrevista Gaga contou: Eu não teria sido tão bem sucedida sem ele. Eu realmente nunca amei alguém como eu o amava. Ou como eu o amo. Que a relação realmente me moldou. Isso fez de mim uma lutadora. Depois que eu terminei com ele, eu prometi a mim mesma que nunca iria amar de novo e que faria ele se arrepender do ​​dia em que duvidou de mim. Mas então eu voltei com ele. Foi o amor. Mas, você sabe, eu realmente não sei muito sobre o amor... Suponho que se eu soubesse tudo sobre o amor, eu não seria boa em fazer música, certo? Eu escrevi essa canção nova 'Yoü and I' e ela fala sobre nós, eu e ele”. 


O vídeo traz Gaga andando de New York para Nebraska pra ter seu namorado de volta. Em entrevista comentou: "Eu estou andando sem bagagem e sem nada, só eu. Meus tornozelos estão sangrando, há grama presa em meus sapatos e tenho estou vestindo esta roupa, um tipo real de New York, e eu estou correndo". E a cantora afirma que a ideia central é quão longe você vai quando você ama alguém.

The Edge Of Glory (A beira da glória)

“Está quente pra sentir a adrenalina
De trazer o perigo para o nosso lado
Eu vou correr direto para, para o limite com você
Onde nós dois podemos nos apaixonar”


O terceiro single fala sobre o ultimo momento de vida de uma pessoa, tratando esse momento como estar “a beira da gloria” e foi inspirada na morte de seu avô. “Estou à beira de algo final que chamamos de vida, coloque seus óculos escuros, pois vamos dançar nas chamas”.


O vídeo clipe é bem simples, diferente das super produções de Gaga, basicamente com a cantora dançando e cantando em uma rua deserta. Em entrevista comento sobre a inspiração: "A canção é sobre quando a minha avó estava ao lado do meu avô enquanto ele morria. Houve um momento em que senti que ele tinha olhado para ela e contado que tinha vencido na vida. Tipo, 'Eu sou um campeão. Nós vencemos. O nosso amor fez de nós vencedores.' Eles estavam casados há 60 anos. Eu pensei sobre essa ideia, que o momento glorioso da sua vida é quando você decide que está bem para ir, você não tem mais palavras a dizer, mais atividades, mais montanhas para escalar. Você está no penhasco, você tira seu chapéu para você mesmo e vai. Isso é o que foi para mim naquele momento quando eu o testemunhei".

A versão Deluxe além de uma nova capa apresenta também três novas faixas: 


Fashion Of His Love (A moda do seu amor)

“Mas quando trata de você
Eu não posso negar
Essa sensação por dentro”

A primeira faixa da versão Deluxe é uma homenagem ao Alexander McQueen, um estilista britânico que se suicidou em 2010. Gaga contou que foi uma das primeiras a ser escrita pro álbum. 

The Queen (A rainha)

“Eu posso ser a rainha que esta dentro de mim
Esta é a minha chance de liberta-la
E ser corajosa por você”

Encerrando o disco com uma sonoridade que difere das outras canções, segundo Gaga a letra é sobre bravura e querer ser quem realmente é sem sentir medo. Fazendo referencia ao seu amor pela fama e pelo dinheiro.


Lady Gaga se tornou uma verdadeiro mantra moralizante de poder próprio e alto aceitação.
A cantora que é conhecida por looks estranhos, um som diferente e artes bizarras, deixam o exemplo aos seus fãs, a pessoas que se sentem desconexas a sociedade a serem elas mesmas. Nesse trabalho firma ainda mais sua posição.
Apos o grande sucesso de seus antecessores, grande expectativa se criou sobre o próximo trabalho e a cantora não deixou a desejar. 
Nessa nova fase Lady explorou diversos estilos musicais, mostrando sua grande potencia vocal e que poderia cantar muito bem qualquer coisa.
Segundo a cantora foi escolhida a moto na capa do álbum como forma de simbolizar um veiculo para a voz dos seus fãs
O carro chefe foi um grande sucesso e tornou um mantra para essa geração e Gaga se sentiu muito orgulhosa do que havia composto e comentou: "Quero escrever o meu hino de esta-sou-eu, mas não quero que ele seja escondido na magia poética e em metáforas. Quero que seja um ataque sobre o porque penso que especialmente na música de hoje, por vezes tudo fica meio deslavado e a mensagem fica escondida na letra. Voltando aos anos 90, quando Madonna em VogueWhitney Houston e TLC faziam música bastante estimulante para as mulheres, a comunidade homossexual e todo tipo de comunidades estavam marginalizadas, as letras e as melodias eram muito pungentes e muito espirituais, e eu disse: 'Esse é o tipo de gravação que preciso fazer. Essa é a gravação que vai abalar a indústria. Qualquer um poderia cantar 'Born This Way'. Poderia ter sido qualquer um".
Para alguns o disco soa de forma estranha, mas para quem entende sua real mensagem, ele é inspirador e ensina a nunca desistir de você mesmo. Sem duvidas esse trabalho representa perfeitamente a cantora.
O álbum é um grito pela liberdade, um jeito de dizer basta aos padrões da sociedade. Não dar ouvidos para o que os outros falam, acreditar em sua verdade e se orgulhar de si mesmo. 


" Esse álbum é a minha resposta para muitas questões ao longo dos anos: Quem é você? De que fala você? O tema mais supremo na gravação é eu tentando entender como posso existir como minha própria como álbum que vive entre a fantasia e a realidade ao mesmo... O maior desafio em escreve-lo é que eu tinha de me tornar confiante e segura de mim mesma. Eu tive que deixar minhas inseguranças pra trás, quaisquer cicatrizes residuais para trás. Passei dois anos a mergulhar em minhas feridas. Essas canções é quem eu sou, uma artista em um constante estado de fantasia e realidade em todos os momentos


Lady Gaga

0 comentários:

Postar um comentário