domingo, 28 de agosto de 2016

Lady Gaga - ARTPOP

Artpop é o título do quarto álbum de estúdio de Lady Gaga, lançado no dia 11 de novembro de 2013. Com musicas sobre sexo, drogas, moda, fama, com referencias a cultura grega e mitológica romana. A sua sonoridade vai do Jazz ao eletrônico.
No período que antecede o álbum, Gaga fraturou o quadril durante um show de sua turnê, tendo que cancelar toda divulgação e enquanto se recuperava foi desenvolvendo o próximo trabalho.
Gaga descreveu Artpop como uma “celebração e uma viagem musical poético” com um estilo futurista, ao contrario do seu antecessor.
O álbum também contou com a experiência estéticas com as palavras, inicialmente se chamaria “Popart”, mas a cantora questionou a “Implicação cultural das palavras” e então mudou o nome para “Artpop”.Também explorou a mitologia grega e romana, com referencia aos seus deuses.
Em seu processo criativo teve como inspiração “O nascimento de Venus” uma pintura de Sandro Botticello, que inclusive esta presente na capa do álbum.
A capa do álbum traz uma estatua de Lady nua, com uma bola azul entre suas pernas.
O álbum contou com quatro singles: “Applause”; “Venus”, "Do What U Want" e “G.U.Y”. Para divulgação também embarcou na "ArtRave: The Artpop Ball Tour".
Conhecer mais sobre a bizarra arte de Lady Gaga com um faixa a faixa:


Aura

“Você quer me ver nua, amor?
Você quer dar uma espiadinha debaixo da coberta?
Você quer ver a garota que vive por de trás da aura?"

O disco começa com uma introdução épica e inusitada, uma canção que discute arte de Lady e a forma como se expressa, mostrando sua posição como uma artista de atitude, falando que a mulher é um ser livre que pode demonstrar sua sensualidade e não deve ser julgado por isso, alguém dono de si. Na letra também faz referencias a símbolos judeus, uma forma de declaração política como a burca, um pano que cobre toda a mulher. Gaga se insinua e que não é uma vagabunda por isso.


O vídeo é um lírico e serviu de promoção para o filme “Machete Kills”, do qual Gaga fez parte. Em entrevista comentou sobre: Então esta canção é sobre mim, basicamente, dizendo que só porque todas essas coisas estão lá não significa que não há espécie da mesma pessoa embaixo.E então, também que esses véus, eles estão realmente me protegendo da coisa que eu segurei o mais sagrado, que é a minha criatividade. Minha Aura é a maneira que eu lido com a minha insanidade e eu me sinto completamente insano, então isso Canção soa muito insano. Todo mundo acha que tudo o que eu faço é uma declaração, mas algumas vezes eu sou apenas movido por algo apaixonado e quero expressá-lo”.

Venus (Vênus)

“Porque você é de outro mundo
Galáxia, espaço e tempo
Me pergunto se isso pode ser amor
Vênus"


Lançado com single promocional, a canção é como uma viagem futurista, apresentando temas extraterrestres, foi inspirada na pintura de Sandro Botticello, com referencias a vários planetas do sistema solar. Gaga se apresenta como Afrodite, a deusa do amor e diz que seu parceiro é de outro planeta.

G.U.Y (Garota Submissa a Você)

“Eu deito com o rosto para cima dessa vez
Debaixo de você como uma garota submissa"


O terceiro single começa com uma fala de Lady Gaga saudando a Himeros. A canção explora um tema sexual e Gaga revela querer ser uma garota submissa, estar por baixo de seu parceiro, cheia de simbolismos e duplo sentido. A cantora afirmou que se trata do feminismo e queria explorar isso, onde estar estar subordinada a um homem é transferência de força. 


Ao fim da resenha uma discrição do vídeo completo.

Sexxx Dreams (Sonhos Sexuais)

“Ontem à noite, caramba
Você estava em meus sonhos sexuais
Fazendo coisas realmente indecentes"

O conteúdo sexual do disco volta aparecer, a cantora conta sobre um sonho sexual que teve com alguém, que da a entender ser uma mulher. Gaga fala explicitamente sem censuras ou rodeios. O seu namorado esta viajando e sem perder tempo a chama pra ir até sua casa para ter relações sexuais e realizar esse seu sonho.

Jewels N' Drugs (Joias e Drogas)

"Não quero suas joias, quero suas drogas
Não quero seu dinheiro, quero seu amor"

Com a participação de T.I., Too $hort e Twista, Gaga faz uma canção bem diferente,falando sobre drogas e por muitas vezes soando sem sentido, como estar ao efeito de alguma.

MANiCURE (Cura de Homem)

"Eu vou ter as unhas feitas
Você quer ser curada dos homens...
Ela quer ser cuidada"

A canção é animada e divertida, apresenta como tema a renovação física de alguém para conquistar alguém e “curada por um homem” de forma sexual, explorando a sexualidade e o amor. Gaga usa um trocadilho no título onde se escreve MANiCURE.

Do What U Want (Faça o que você quiser)

“Então faça o que quiser
O que quiser com meu corpo 
Faça o que quiser"


O Segundo single conta com a participação de R. Kelly, é o ponto alto sobre sexo no álbum, Lady se mostra entregue e conta ao seu parceiro pode fazer o que quiser com seu corpo, a letra também sugere que faça sexo em lugares como no fundo da boate. A capa do single traz uma foto da bunda de Gaga. 


O vídeo para o single chegou a ser gravado, mas devido ao conteúdo sexual, onde segundo a cantora tinha cenas de sexo entre medico e paciente a gravadora não quis lançar. E também o cantor que participa da musica estava enfrentando alguns problemas na justiça. Massss Gaga fez uma live da canção no The voice em 2013 e contou a participação de Christina Aguilera.

ARTPOP

“Um híbrido pode suportar essas coisas
Meu coração pode bater com tijolos e cordas
Meu ARTPOP poderia significar qualquer coisa"

A faixa que da título ao álbum tem um sonoridade bem diferente e segundo boatos a musica seria uma indireta para sua gravadora ao dizer que "gosto de musica e não de dinheiro e o meu Artpop pode significar qualquer coisa". Mas a gravadora não gostou do caminho que a cantora tomou ao produzir o disco, Lady se mostra decepcionada por isso.

Swine (Suino)

"Eu sei que você me quer
Você é apenas um porco dentro de um corpo humano
Barulhento, escandaloso, você é tão nojento"

Seguindo o álbum com uma batida bem pesada e uma letra bem agressiva. Lady Gaga conta que alguém a magoou, mentindo e a enganando, então o comparada com um porco, como um espírito imundo e nojento. Na cultura Europeia chamar alguém de “swine” é um dos piores xingamentos e segunda a cantora essa musica é para os filhos da pu** que já passaram em sua vida.

Donatella

“O que você quer vestir nessa primavera?
O que você acha que é a novidade?
O que você quer vestir nessa estação?"

Uma das paixões de Gaga além da musica é moda. Nessa canção fala sobre esse desejo de se vestir na moda, roupas, desfiles, tendências, etc. O titulo faz referencia ao estilista Donatella Versace, uma mistura, unindo a moda com sua arte.

Fashion! (Moda)

"Olhe pra mim agora
Como se eu estivesse no topo do mundo com minha moda
Estou linda e me sentindo bem"

Sabe aquele dia que você acorda, se olha no espelho e se acha muito lindo? Eu também não, mas então Gaga estava em um dia desses quando fez essa canção, a letra fala sobre se sentir bem consigo mesmo, estar na moda, porque amor próprio é tudo.


Mary Jane Holland

"Quando eu acendo a chama e te coloco em minha boca
A grama aquece o meu interior
E a minha morena começa a brotar"

Lembrando um pouco seu disco anterior, a cantora fala sobre seu vicio em drogas, especialmente a maconha, com uma letra às vezes confusa. Mary Jane Holland é um de seus alter-egos, Mary Jane vem de Marijuana, ou seja, maconha e Holand a Holanda um pais onde o uso é legalizado.

Dope (Narcóticos)

“Meu coração se partirá sem você
Pode não acordar sem você
Esteve doendo por viver chapado por tanto tempo
Me desculpe e eu te amo"


A única balada do álbum se destaca com os vocais da cantora, pela letra melancólica e confessional. Falando sobre o uso de bebidas e drogas, Gaga revela que se sente mal por viver chapada o tempo todo. A cantora definiu a musica como uma evolução que começou como uma dedicação e acabou como uma confissão profunda. Em entrevista desabafou: “Eu estava apenas entorpecendo, entorpecendo, entorpecendo-me, depois dormindo, depois subindo ao palco, matando-o de dor, depois saindo e fumando, fumando, fumando, sem saber o que era dor. Porra, se eu sei o que mais machuca, sabe? Eu iria quebrar o hábito e ele sneak volta e eu iria quebrá-lo e sneak voltar”.

Gypsy (Cigano)

"Eu não quero ficar só pra sempre
Mas eu posso esta noite
Eu adoro essa vida de cigana"

Com uma canção bem animada Gaga aceita o seu destino, como uma artista, de viver viajando e ela se compara com uma cigana, uma pessoa sem lar e conta gostar dessa sua vida agitada, mesmo que ainda solitária. Mas que os fãs seriam os responsáveis por ajudá-la a sempre se sentir em casa.

Applause (Aplausos)

“Vivo pela maneira que você me anima e grita por mim
Pelos aplausos, aplausos, aplausos"


O primeiro single e carro chefe fala sobre a fama, Gaga conta que vive para ser aplaudida e que adora estar sobe os holofotes. De forma animada ela pede para que todos a aplaude. Segunda Lady a inspiração para essa canção é a torcida de seus fãs e em entrevista comentou: "Eu percebi que era o aplauso dos fãs que realmente me manteve indo, porque eu estaria pronto para ir no palco e apenas estar chorando histericamente, sem entender como eu estava sentindo Eu estava me sentindo muito tonto, eu tinha muita vertigem, eu tive dor, mas é como foder se eu sei o que dói, mas porque eu estava em turnê por um ano. Mas eu não queria deixá-los para baixo e eu simplesmente não podia cancelar porque o pensamento de deixar 50.000 crianças em uma arena apenas quebrou meu coração.Então eu saí todas as noites e eu joguei e eu joguei e eu joguei até que eu não podia andar uma noite”.


As cenas são cheias de referencias a obras de arte e mostra Gaga de todos os jeitos, segundo a cantora reflete sua paixão pela mudança de forma e transformadora, o descrevendo como “Iconografia em movimento, como magia”.

An ARTPOP Film


O vídeo de G.U.Y na verdade é uma extensão de “An ARTPOP Film” é um vídeo de pouco mais de dez minutos possui as canções “ARTPOP”; “Venus” e “G.U.Y”. As cenas são cheias de simbolismos e referencias, pois bem vamos a analise. Começando com vários homens de terno “empresários”, em um lugar estranho e deserto, pegam dinheiro e saem, refletindo o momento que a cantora foi abandonada pelos seus empresários quando ela decidiu lançar ARTPOP com uma direção diferente do que eles queriam e com o único objetivo de lucrar, então Gaga aparece como um anjo ferido no chão, com uma flecha atravessada em seu peito, representando algumas situações difíceis que passou durante a era passada, como a lesão no quadril e os problemas enfrentados com a gravadora, simbolizando assim ela como uma vitima da indústria da musica. Se arrastando até a um lugar parecido com um palácio, é socorrida por alguns homens com uma capa preta. A partir desse momento começa tocar “Venus” e a cantora é levada até uma piscina, quando realizam uma espécie de funeral, colocando uma coroa de flores e ela é afogada, simbolizando um renascimento.  Até que então aparece varias mulheres “tocando” alguns instrumentos, de forma totalmente desentronizada, simbolizando a falsidade no meio da industria e Lady discretamente observando ao lado. Logo após começa a canção “G.U.Y” onde Gaga aparece como uma fênix que renasce das cinzas e fazendo referencias ao deus Himeros como forma de agradecimento. Seguindo com o vídeo, apresenta quatro caixões e Gaga consegue ressuscita-los, na opinião dela são pessoas que mudaram o mundo e podem a ajudar nesse momento, depois de ressuscitados, ela cria vários clones deles para espalhar pelo mundo. Em busca de vingança ela vai até os homens que a abandonaram no começo e de forma irônica atira dinheiro ao alto, invade uma sala e mata dois caras, como se fossem os chefes e na porta deixa uma plaquinha escrito “G.U.Y”, dizendo que eles queriam que ela fosse uma garota submissa a eles.O vídeo termina com um “exercito” de homens bons sendo espalhados pelo mundo.


Artpop é o incrível encontro entre a arte e a musica, de um jeito bizarro que só Lady Gaga consegue fazer.
Um tanto que diferente que seus trabalhos anteriores, provam a ousadia e a versatilidade dessa artista. A cantora afirmou que o disco é dedicado aos fãs e não aos ouvintes em geral.
O trabalho no geral não foi bem recebido e sempre esquecido, porque as pessoas estão acostumadas ao que esta tocando no momento apenas.
A arte esta por todo lugar nesse disco, desde a capa uma estatua de forma para eternizar uma entidade imaginaria ou real de Gaga.
Logo no primeiro single do álbum a cantora já adianta A cultura pop estava na arte e agora a arte dessa cultura pop em mim".
O álbum prova o real desejo de Lady Gaga em cada vez mais evoluir quando faz um trabalho que ninguém esperava dela, divertido, metafórico, realmente a arte do pop.


“Para Artpop, de uma maneira simbólica, eu me coloquei em frente a um espelho tirei minhas roupas, depois minha maquiagem, depois minha peruca, vesti um macacão preto e disse a mim mesma. "Agora você tem que provar que pode ser brilhante sem tudo isso

Lady Gaga

0 comentários:

Postar um comentário