terça-feira, 9 de agosto de 2016

Madonna - Erotica

Erotica é o titulo do quinto álbum de estúdio de Madonna, lançado em 20 de outubro de 1992. Apesar de trazer como tema o erotismo, também contém musicas sobre romance, auto-aceitação, brigas, depressão e até amor. Sua sonoridade é pop, hip hop, R&B e housemusic.
No período que antede o disco a cantora começou explorar um lado mais sexual com o single "Justify My Love" e em seguida lançou o documentário "Na cama com Madonna" onde mostrava os bastidores de sua turnê "Bland Ambition", com direito a beijo gay, verdade ou desafio e simulação de sexo oral em uma garrafa.
O disco sem duvidas é o mais ousado trabalho da cantora, falando sobre liberdade sexual numa época pós- AIDS onde as pessoas estavam com muito medo, devido as muitas mortes causadas pela doença e pela falta de informação.
Simultaneamente foi lançado no livro “SEX”, onde Madonna fala sobre suas fantasias sexuais em 128 paginas de fotos extremamente explicitas e pornográficas, com referencias ao sadomasoquismo, simulações ao ato sexual entre outros, muitos com a própria cantora.
Nessa era encarna "Dita", sua alter ego, uma dominatrix sadomasoquista.
Foram lançados seis singles: “Erotica”; “Bye Bye Baby”; “Fever”; “Bad Girl”; “Deeper and Deeper” e “Rain”. Embarcou também na “The Girlie Show” a mais polemica turnê de sua carreira.
Sem duvidas o erotismo de Madonna é um dos discos mais polêmicos da historia, vamos com uma faixa a faixa: 


Erotica

“Desista, faça o que eu disser
Desista e faça as coisas do meu jeito
Eu vou te dar amor, "bater" em você como um caminhão
Eu vou te dar amor, te ensinar como”


Primeiro single do álbum a cantora encarna “Dita”, falando sobre os prazeres e dores do sexo, fazendo referencia ao sadomasoquismo e pedindo ao seu parceiro para que deixe se levar pelos desejos. Em um dos versos diz: "Eu só machuco quem eu amo" . A canção segue com uma melodia delicada e suave, em determinados versos Madonna sussurra e geme, levando o ouvinte ao ambiente sexual explorado em sua letra. 


Com seu dente de ouro, chicote e misteriosos jogos de sedução, Dita nos conduz ao seu mundo repleto de fantasias. O vídeo traz também imagens feitas durante as seções de fotos do livro SEX. As cenas mostram Madonna em diversos tipos de situações sexuais. O clipe foi censurado e questionada sobre isso a cantora comentou: "Eu sou censurada porque procuro mostrar a verdade e a verdade incomoda. A idéia de me conformar não me passa pela cabeça. Faço o que eu quero e vou continuar a fazer. Os artistas não devem se conformar. Quer saber de uma coisa? Essa questão nem me preocupa”.

Fever (Febre)

“Você me dá febre, quando me beija
Febre, quando me segura apertado
Febre pela manhã
Febre por toda a noite”


Lançado como o quarto single. A canção trata-se de um cover de "Otis Blackwell" e foi gravada originalmente em 1956. A canção fala sobre um “amor febril”, o autor usa a febre como um efeito que a paixão lhe causa.. A música surgiu ao acaso no disco, substituindo uma outra faixa chamada “Goodbye To Innocence” que não estava agradando muito, durante as gravações Madonna começou a cantar alguns versos de “Fever” e acabou ficando pra versão final do álbum. Em entrevista comentou: “Imediatamente nós pensamos: "Isso é muito bom" e era mesmo. Parecia tão bom que nós decidimos seguir em frente e fazer um cover da música”.


No vídeo Madonna esta em um ambiente “quente”, com uma peruca vermelha, com vários trajes, posando como antigas deusas, envolvida em uma atmosfera de chamas. A versão do clipe é diferente do disco.

Bye Bye Baby (Adeus Baby)

“Tchau, tchau baby, tchau, tchau
É sua vez de chorar
Por isso temos que dizer adeus
Então diga adeus”


Sexto e ultimo single. Madonna conta que já esta cansada de esperar atitude do seu parceiro, de sempre dar outra chance e acreditar que as coisas poderiam mudar, resolve colocar um fim nesse relacionamento e dizer “Bye bye baby”. A cantora mostra estar com raiva e ao fim conta que ele fud** tudo”. O som soa como se tivesse saindo de um radio antigo, com um ritmo animado e divertido.


O vídeo é uma apresentação da canção durante a “The Girlie Show”.

Deeper And Deeper (Mais e mais profundo)

“Mais fundo eu vou
Tudo é justo no amor, disse ela
Pense com o coração e não com a cabeça
Isso é o que mamãe me dizia”


O segundo single do álbum fala sobre a liberdade de amar e se deixar apaixonar, falando sobre o despertar sexual, tratando de um jovem que esta descobrindo a homossexualidade e mostra uma confusão em sua mente quando cita algumas coisas que seus pais dizem a ele, como “Papai não pode estar totalmente errado” ou quando fala de sua mãe “Tudo é justo no amor”.


O vídeo clipe se passa em uma boate dos anos 70 acompanhado com o ritmo dançante da musica, sem uma historia definida. Alguns acreditam que o clipe é cheio de simbolismo sobre perder a inocência, devido aos balões.

Where Life Begins (Onde a vida começa)

“Todos estão falando em
Querer aquilo e precisar disso
Eu só gostaria de saber
Se você quer aprender um tipo de beijo diferente”

Voltando a falar sobre sexo explicitamente, a faixa fala sobre sexo oral com varias referencias a sua parte intimida como “O lugar onde a vida começa”, “Onde é quente por dentro” ou "comida que não engorda”. A canção começa falando sobre jantar fora e então ela diz ao seu parceiro que o jantar fora pode acontecer la em baixo, sugerindo pra que ele faça “um tipo de beijo diferente”,  ou seja, sexo oral.

Bad Girl (Garota má)

“Garota má, bêbada às seis
Beijando os lábios de outra pessoa
Fumei muitos cigarros hoje
Não sou feliz quando ajo desse jeito”


Terceiro single é uma balada melancólica que conta sobre uma mulher que se sente vazia e incapaz de ter um relacionamento, pois tem medo de machucar o seu parceiro pois é uma “Garota má”, fazendo referencia a promiscuidade, aos vícios e até mesmo depressão. Mesmo que o ame acredita que o melhor será que se separarem, mas em seu coração ele sempre será o seu amor. 


Em seu vídeo clipe Madonna interpreta uma mulher de negócios muito bem sucedida. Porém infeliz em sua vida pessoal, ela busca consolo junto às bebidas, cigarros e relações sexuais com estranhos. As cenas começam quando a cantora é encontra morta e depois começa um flash back até sua morte. Com uma espécie de “anjo da morte” que a observa e ao final já morta ela se vê sentada em cadeira no alto junto com esse suposto “anjo”. A inspiração para o video veio do filme “Looking For Mr. GoodBar”.

Waiting (Esperando)

"Esperando por você, esta espera
Você não consegue ver que eu estou esperando por você
Não quebre o meu coração"

Um amor não correspondido, esperar por alguém que não sente a mesma coisa e o sentimento de saber que essa espera não vale à pena, é sobre isso que fala essa faixa. Mesmo sabe sabendo que ele não sente nada por ela, pede pra que não quebre seu coração e ainda sabendo de tudo isso continua esperando. 

Thief Of Hearts (Ladra de corações)

“Você é uma ladra de corações
E agora terá que pagar
Quantas pauladas serão necessárias?
Você é uma ladra de corações”

Aquele tipo de vagabunda que se passa por sua melhor amiga e no fim só ta de olho no seu macho, é sobre essa típica “talarica” que fala essa faixa.  A cantora se mostra bem agressiva, cheia de ressentimento e com muita sede de vingança, ameaçando varias pauladas e quebrar uma das pernas dessa “ladra de corações”. A música já começa com o barulho de vidro se quebrando.


Words (Palavras)

“Palavras, elas cortam como faca cortam minha vida
Não quero ouvir suas palavras elas sempre atacam...”

Em “Words” Madonna fala sobre o poder das palavras, como uma simples palavra pode machucar e enganar. As atitudes falam mais altas que as palavras, mas mesmo sabendo disso revela estar apaixonada pelas palavras. Ao final possui som de maquinas de escrever que se especula que a canção seja sobre as duras criticas que a cantora recebeu durante essa era. “Uma forma linguística que pode significativamente ser falada na solidão. Diálogo, expressão, uma promessa, um suspiro. Em resumo: uma mentira”.

Rain (Chuva)

“Chuva sinto na ponta dos meus dedos
Escuto-a na minha janela
Seu amor está chegando como chuva
Lave minha tristeza, leve embora minha dor”


Quinto single é uma linda balada, com uma melodia leve e delicada. A letra é cheia de metáforas em que Madonna usa a chuva para falar sobre o efeito do amor, como uma forma de limpar e lavar a alma, a cantora deseja que esse sentimento leve sua tristeza junta com a dor. A musica foi dedicada a sua mãe. Outras pessoas acreditam que Madonna se refere a chuva como o orgasmo. 


O vídeo clipe para canção mostra Madonna com o cabelo curto e preto, o cenário se parece com a gravação de uma comercial, pois a intenção era que ficasse parecendo bastidores, as cenas foram gravadas preta e branco, mas depois pintada em tons de azul. 

Why’s It So Hard? (Porque é tão dificil?)

“Porque é tão difícil de amarmos uns aos outros?
Ame sua irma, ame seu irmão"


Agora falando sobre o amor ao próximo, a cantora se questiona o que teria eu fazer pra ser aceita, porque é tão difícil aceitar as diferenças. Uma mensagem bastante positiva e quase imaginável uma canção com esse tema em um disco que fala sobre sexualidade e ao final Madonna pede para que todos compartilhem amor.

In This Life (Nessa vida)

"Porque agora você se foi e eu tenho me perguntado
Pois agora rápido você se foi
e eu me pergunto porque ?"

Inspirado na perda de dois amigos vitimas de AIDS é a faixa mais triste. Madonna mostra ser corajosa e não ter medo de cantar seus sentimentos, numa época em que se falar da doença era um grande tabu. E a musica se encera com a cantora contando que ora pra que um dia isso acabe.

Secret Garden (Jardim secreto)

"Um lugar onde eu posso nascer
No meu jardim secreto"

Encerando com uma canção que é cheia de duplo sentidos que possui uma ótima melodia. Alguns dizem que Madonna chama sua parte intima de “Jardim secreto” e na mesma musica celebra por ter sobrevivido aos altos e baixos de sua carreira “Depois de tudo eu ainda acredito, eu ainda acredito e caio”. Ao final ela diz que em algum lugar de Fointainebleau (cidade da frança) esta o seu lugar secreto.


Erotica foi um disco que rompeu tabus sexuais, Madonna foi onde até hoje nenhuma cantora ousou chegar.
Incorporou os seus desejos e expôs ao mundo. Pregou a liberdade sexual em uma época em que as pessoas estavam assustadas com a epidemia de AIDS.
O álbum foi incompreendido e perdeu o seu foco, quando as pessoas passaram a olhar somente para o livro “Sex”.
Em entrevista comentou sobre o livro: “Bem, eu não escrevi um livro sobre sexo, eu escrevi uma linguagem de sexo irônica, fotografias que mostram fora da realidade de uma sociedade”.
Madonna também ganhou mais respeito diante do publico LGBT, ao falar sobre auto-aceitação e a liberdade de amar, já que na época o HIV foi chamado por muitos como uma “praga gay” e a rainha enfrentou diretamente o preconceito e hipocrisia
Já dizia o ditado: “Não julgue um livro pela capa, você poderá perder uma historia incrível”. Erotica é uma prova de esse ditado é verdadeiro, surpreendendo a cada faixa, vale a pena ouvir o disco e descobrir a beleza de cada detalhe. 


“A coisa mais importante é que eu diga as coisas que eu quero dizer. Em minha música ou qualquer expressão que possa ser. Escrevendo um livro, compondo ou atuando. A coisa importante é que eu me sinta realizada como artista e que finalmente o mundo se abra e que todos comecem a enxergar. Eu não posso controlar ou prever isso, é claro que eu sempre espero que as pessoas entendam a mensagem que quero expor e não só se ligar no escândalo ou na imagem que a mídia cria. Eu não tenho controle sobre eles, eu só tenho controle sobre o que eu faço, então estou realizada comigo mesma" 

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário