terça-feira, 30 de agosto de 2016

Madonna - Ray Of Light

Ray Of Light é o titulo do sétimo álbum de estúdio de Madonna, lançado no dia 03 de março de 1998. Temas místicos estão fortemente presente nas letras e nas melodias das canções. Sua sonoridade é inspirado na musica eletrônica e trip hop.
O álbum marca o retorno da cantora após quatro anos sem lançar um material inédito. O período que antecede foi marcado pelo nascimento de sua primeira filha Lourdes Maria, a gravação do filme “Evita”, no qual ajudou Madonna a desenvolver mais os seus vocais. 
Outra inspiração para o projeto foi sua conversão a Cabala, pratica de Yoga, estudo do hinduísmo e budismo, que segundo ela a ajudou a ver o mundo com uma nova perspectiva. Todas essas novas experiências fundiram-se com um som futurista com influencias indiana. Em entrevista comentou sobre: “Eu tenho estudado a Cabala, que é a interpretação mística da Torá. Eu estudei Budismo e Hinduísmo e eu tenho praticado yoga. Há verdades indiscutíveis que conectam todos eles e eu acho isso muito reconfortante e amável. Minha jornada espiritual é estar aberto a tudo.Pagar atenção ao que faz sentido, ser absorvido.Para mim, o yoga é a coisa mais próxima do nosso real natureza".
Uma curiosidade é que o inicialmente o disco se chamaria “Mantra”, mas mudou porque queria que o titulo fosse uma das canções.
Foram lançados cinco singles: “Frozen”; “Ray Of Light”; “Drowned World\Substitute for Love”; “The Power Of Good-Bye” e “Nothing Realy Matters”.
Com um faixa a faixa vamos saber mais da volta da rainha como um “Raio de Luz”:


Drowned World\Substitute for Love (Mundo Afogado\Substituto do Amor)

“Eu negociei a fama pelo amor
Sem um segundo pensamento
Tudo se tornou um jogo imbecil
Algumas coisas não podem ser compradas"


O disco começa com o terceiro single, uma canção suave com vocais leves. A letra fala sobre a degradação de sentimentos promovidos pela fama, então Madonna busca um amor de verdade em meio a tanta superficialidade. “Encontrei-me em lugares lotados me sentindo tão sozinha, eu tive tantos amores que se aproximavam pelo prazer de estarem no meu holofote”.


O vídeo ilustra a fuga de Madonna dos paparazzis e fazendo alusão ao ocorrido com a princesa Daiana em 1997, o que gerou bastante controvérsia na época. Traz como mensagem também o lado obscuro da fama, de como pode ser solitário.

Swin (Nadar)

“Deixe a água cobrir você
Lavar o seu corpo inteiro
Nade para o fundo do oceano"

Explorando um tema mais espiritual Madonna fala sobre a necessidade de sermos purificados de nossos pecados, culpas e magoas. Então a cantora faz uma alusão em nadar em oceano para ficar “puro” limpando a alma. Em entrevista comentou: “Este disco foi uma espécie de renascimento pra mim e a água é um elemento curativo”.

Ray Of Light (Raio de Luz)

“E eu sinto
Mais rápido do que um raio de luz
Então ido embora, alguém estará aqui
Durante o ano sem fim"


O segundo single se destaca pelos lindos e agudos vocais de Madonna, explorando tons muitos altos somado a uma sonoridade muito positiva. A letra da canção fala sobre o misticismo de como a vida é pequena em relação aos acontecimentos e também como passa muito rápido. Segundo a cantora a música é "um olhar místico no universo e de como somos pequenos".


Segundo Madonna o clipe é basicamente um dia na terra e de quanto o tempo passa rápido, mostrando o cotidiano de varias pessoas, desde amanhecer até o anoitecer, onde tudo esta muito de presa enquanto a cantora faz uma dança muito louca. O vídeo inspirado no filme Koyaanisqatsi. 

Candy Perfume Girl (Garota de doce perfume)

“Jovem garoto de veludo e porcelana
Me devore, quando estiver comigo
Triste desejo, janela do mar
Fale fervorosas delícias”

Sutilmente a faixa fala sobre sexo, de uma forma tão delicada e nada vulgar. Madonna conta que tem uma energia sagrada, uma veneno mágico, o seu doce perfume. “Jovem garoto de veludo e porcelana, me devore quando estiver comigo... Eu sou uma garota de perfume doce”.

Skin (Pele)

“Me toque, estou tentando
Ver dentro da sua alma
Eu consegui isso
Eu quero fazer uma correção"

De uma forma profunda a canção fala sobre o ato sexual, como uma espécie de conexão espiritual. Madonna pede ao seu parceiro que toque em sua pele e vai conseguir ver dentro da sua alma, se mostrando sedenta e entregue a ele. “Me beije, estou morrendo. Ponha sua mão sobre minha pele”.

Nothing Really Maters (Nada Realmente Importa)

“Nada realmente importa
O amor é tudo que precisamos
Tudo que eu te dei
Volta novamente para mim"


O quinto single possui uma mensagem bastante positiva, Madonna fala sobre a grande importância do amor, uma critica ao julgamento excessivo das pessoas. Refletindo sobre o seu passado e concluiu que era uma pessoa egoísta, mas agora conheceu alguém que a mudou e vê que nada mais importa do que o amor.


O vídeo clipe é inspirado no livro “Memórias de uma Gueixa” e tem uma identidade inspirada na estética japonesa. Todos os figurantes orientais e a cantora toda estilizada também. Em entrevista comentou sobre a inspiração para o vídeo: "A ideia de uma gueixa é uma metáfora direta para ser um artista, porque, por um lado, você é privilegiado por ser uma gueixa, mas por outro lado você é um prisioneiro".

Sky Fits Heaven (O céu se encaixa no paraíso)

“Viajando por esta estrada
Observando os sinais enquanto sigo
Acho que vou seguir o sol
Não está todo mundo só"

A religião na vida de Madonna lhe trouxe muitos ensinamentos e isso pode ser refletido nessa faixa, comparando a vida como uma viagem ela relembra as palavras que ouviu de um sábio e ao final da canção. “O evangelho me disse que a vida é apropriada pra viver então devo abandonar meus julgamentos, pois é assim que o nosso futuro deveria ser”.

Shanti / Ashtangi

“... Milhares que tiveram suas cabeças como alvo
Eu faço uma reverencia respeitosa paz”

Escrita voltada a língua sânscrita, adaptada de um texto "Yoga Taravali", a letra fala sobre devoção e a busca da paz. Em entrevista comentou sobre a canção: “Escutei o sanscrito pela primeira vez durante um exercício de yoga. Meu professor me ensinou esses mantras em sânscrito, pois eles são parte da tradição da yoga. E eu muito curiosa quis saber o que eu estava dizendo, assim ele me apresentou a um professor de sanscrito com quem estudei por um tempo”.

Frozen (Gelado)

“Se eu pudesse derreter seu coração
Nos nunca ficaríamos separados
Se entregue pra mim
Você possui a chave”


O primeiro single se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira e uma escolha corajosa para primeiro single. A letra fala sobre um homem frio e sem sentimentos, a cantora deseja poder derreter o seu coração para que ele possa se entregar e finalmente amar, trazendo ao final a mensagem de que o amor é como um pássaro e precisa voar, não pode ficar preso. Em entrevista comentou: “Retaliação, vingança, ódio, arrependimento, é o que eu lido em 'Frozen'. "Todo mundo vai dizer:" Essa é uma música sobre ex-namorado, mas não é realmente; É apenas sobre pessoas em geral”.


No vídeo gravado para canção Madona interpreta uma feiticeira triste e gótica que se transforma em pássaros pretos. O vídeo foi gravado no deserto e possui um ar sombrio. Segundo a cantora a personagem era a personificação da angustia e "infelicidade feminina”. Foi um de seus vídeos mais difíceis de gravar, devido ao fato as variações de temperatura no deserto, em algumas cenas a cantora esta até tremendo de frio.

The Power of Good-Bye (O poder da despedida)

“Seu coração não está aberto, então devo ir
O encanto foi quebrado, eu te amei tanto
Você foi minha lição eu tive que aprender...”


Como uma continuação de “Frozen” a canção foi o quarto single. Na letra Madonna se cansa de esperar o seu parceiro mudar, o seu coração esta fechado e ela já tentou tudo que podia, então resolve desistir, mas agora conta que nada é mais grandioso que o poder do adeus e anseia por isso.Uma forma mais clássica para terminar um relacionamento.


O vídeo controverso mostra Madonna jogando xadrez com seu amante, como se o amor fosse um jogo. Após a tensão tomar conta deles eles aparecem uma praia, demonstrando tamanha tristeza e ao final muitos acreditam que a personagem da cantora comete suicídio.

To Have and Not to Hold (Ter e não possuir)

“Ter e não possuir
Tão quente, porém tão frio
Meu coração esta em sua mão”

Como um grande paradoxo é assim que define a letra da canção, sentimentos confusos e indefinidos, Madonna sente que tem o seu parceiro, mas não o possui como uma grande ilusão, ela conta que essa desilusão é sua queda.

Little Star (Estrelinha)

“Você é um tesouro para mim
Você é minha estrelinha
Você respira vida nova
Para dentro do meu partido coração”

Um dos marcos na vida pessoal no período que antecede o disco foi o nascimento da sua primeira filha, a canção é inspirada no amor e cuidado que a cantora tem para com ela, contando o grande valor da sua filha e que a maternidade foi um grande presente na sua vida.

Mear Girl (Garota Pura)

“Eu fugi da minha casa que não consegue me conter
Do homem que eu não consigo manter
Da minha mãe que me assombra...”

Encerando o disco uma canção totalmente autobiográfica que fala sobre a infância da Madonna, da morte de sua mãe e sua fuga sobre tudo isso. A letra é forte e às vezes até assustadora quando a cantora foge para uma floresta, contando que sentiu o cheiro da carne e a raiz dos ossos de sua mãe apodrecendo.


Ray Of Light é uma obra prima de Madonna que sempre se destaca não só em seus trabalhos, mas também no meio pop.
Ouvir o álbum é como viajar por uma dimensão espiritual totalmente desconhecida, o som e as letras fazem o ouvinte experimentar essa sensação. Como ela mesma descreveu: “Alguns mantras são realmente preciosos, o do meu álbum é uma combinação de mantras. Quando você o pronuncia se supõe que produz um sentimento de tranquilidade e felicidade em teu interior".
O novo trabalho é resultado de novas experiências que fizeram muito bem a rainha do pop. Em entrevista comentou sobre a produção do disco: "Isso foi muito catalisador pra mim. Isso me fez sair em busca de respostas para perguntas que eu nunca tinha me perguntado”.
Madonna ressurge como um verdadeiro raio de luz após tantas polemica, muita gente já tava sua carreira como encerrada, mas ela vem com toda calma e mostra que era apenas o começo.


“Com minha filha é completamente diferente agora. Eu amadureci. Estou olhando para o mundo com esperança e felicidade. É minha guinada espiritual. Eu acho que agora eu sei mais e estou mais certa do que eu quero e do que é bom pra mim. Na verdade, estou interessada em explorar novas áreas. Me sinto curiosa a respeito do mundo, a respeito de filosofias e de maneiras diferentes de encarar a vida

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário