sábado, 15 de abril de 2017

Mariah Carey - The Emancipation Of Mimi

The Emancipation Of Mimi é o titulo do décimo álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 30 de março de 2005, as musicas falam sobre festas, amor, sexo e relacionamentos. Sua sonoridade é inspirada no R&B, Soul, Hip Hop e pop.
Apos o fracasso comercial de seus dois últimos álbuns, esse novo trabalho marca o retorno da cantora, que não lançava nenhum disco já há três anos, maior período de pausa de sua carreira até então.
Nessa nova era optou por incorporar seu Alter ego "Mimi", mostrando um lado mais intimo e pessoal, segundo a artista o titulo vem de sua independência de seus contratempos pessoais, profissionais e comerciais.
Segundo a cantora esse é um apelido que somente pessoas muito proximas usam e entrevista comentou: "Era apenas uma daquelas pequenas coisas que eu guardei pra mim, nunca tentativa de ter alguma delimitação entre uma pessoa pública e uma vida privada". E também disse que seria" detestável se chamasse The Emancipation of Maria Carey".
Sete Singles foram lançados: “It's Like That”; “We Belong Together”; “Shake It Off”; "Get Your Number"; "Don't Forget About Us"; "Fly Like a Bird" e "Say Somethin". Embarcou também na "The Adventures of Mimi".
Com um faixa a faixa vamos conhecer a "Emancipação de Mimi":


It’s Like That (É assim)

“Todos estão aproveitando a festa
Todos os caras continuam nos olhando
Eu e minhas amigas na pista de dança
Enquanto o Dj continua girando os discos"


O disco começa muito bem com seu primeiro single, Mariah fala sobre uma festa onde ela só quer relaxar, livre de qualquer stress, sem brigas, sem tristezas, apenas curtir a dança. Carey e suas amigas estão na pista e todos os rapazes estão olhando.  A canção conta com a participação de Jermaine Dupri e Fatman Scroop e faz referencia ao alter ego sendo emancipado.


O vídeo se passa em uma mansão, onde acontece uma espécie de baile de mascaras. Mariah é a grande estrela da festa, deixando todos olhando pra ela. Ao final um dos convidados é um ex-amante que ainda mexe com ela e o vídeo termina ainda promete continuação.

We Belong Together (Nos pertencemos um ao outro)

“Quando você foi embora eu perdi uma parte de mim
Ainda é tão difícil de acreditar
Volte baby, por favor
Porque nós pertencemos um ao outro"


O segundo single é uma das canções mais bem sucedidas de Mariah durante a década de 2000. A letra fala sobre o arrependimento da cantora em ter deixado o seu ex-parceiro, desejando desesperadamente voltar no tempo e tê-lo de volta. Cheia de saudosismo relembra momentos íntimos e pede para que ele volte. Em entrevista comentou sobre:Eu tive os calafrios.. Eu tinha um grande sentimento sobre isso quando terminamos de escrever a música, eu realmente senti algo muito especial”.


O vídeo é a continuação de “It’s Like That”, Mariah esta prestes a se casar com um rico homem, mesmo que infeliz, mas o seu antigo amante que apareceu ao fim do clipe anterior, esta presente em seu casamento e quando o vê não excita em fugir.

Shake It Of (Deixar pra lá)

“Eu tenho que me livrar de você
Porque o amor não é mais o mesmo
Tenho que fazer o que é melhor pra mim 
Isso significa me livrar de você"


O terceiro single fala sobre a necessidade Mariah em terminar o relacionamento com seu namorado infiel. Após descobrir suas traições, se cansa de seus joguinhos e decide colocar um fim, então por mensagem conta que ele nunca achará outra que o ame igual ela. A cantora não demonstra muito sofrimento, fala que esta pegando suas roupas, diamantes e bye bye.


O clipe é cheia de cenários diferentes, mostrando o momento em que a cantora manda mensagem para o seu namorado terminando. O vídeo ilustra o processo de libertação. Questionada sobre a mensagem do vídeo a cantora respondeu: “É realmente técnico. É uma nova abordagem que eu teria que deixar o diretor explicar. É um território novo".

Mine again (Meu novamente)

“Talvez você poderia ser meu novamente
Talvez nós poderíamos tornar aquele sonho realidade
Como há muito tempo atrás     
Quando o amor era seu e meu
Talvez nós possamos trazê-lo de volta à vida"

Recordando um antigo relacionamento, Mariah começa a sentir saudade do seu ex-parceiro e pede por uma outra chance. A cantora assume que o erro foi dela e que toda a noite reza a Deus para que possa consertar e assim tê-lo novamente.

Say Something (Diga algo)

“Diga-me por que ainda estamos parados aqui
A paixão do momento está tão clara
Você me enlouqueceu
E querido, estou pronta pra ação"


O sétimo single conta com a participação de Snoop Dogg. A letra fala sobre uma paquera, uma troca de olhares entre Mariah e um rapaz, cansada dessa situação Carey pede para que ele tenha atitude e diga algo, cheia de segundas intenções sugere que façam algo quente.


No vídeo Carey vive um par romântico com Pharrell Williams, as cenas mostram momentos do casal pela frança e em entrevista comentou: “Você sabe o que foi tão grande em Paris? Geralmente eu estou dentro de um quarto de hotel e eu não consigo ver nada. Desta vez, eu finalmente consegui dirigir pela cidade, caminhar pela cidade e sair. Eu amo Paris, eu amo a eletricidade que esta cidade tem. E isso me deu uma nova perspectiva sobre essa música, que é uma das primeiras músicas que gravei para o disco. Ele tem uma vibração quente para ele, quando você está dirigindo em torno do carro em um dia normal, chuvoso em Paris, dirigindo em círculos em um Maserati".

Stay the Night (Fique esta noite)

“Você fica dizendo: fique por essa noite
Apenas deixe-me te embalar até o nascer do sol
Está tão frio lá fora e muito tarde para dirigir
Você sabe que preciso de você, querida
Estou tão perdido sem o seu amor”

Uma recaída com um ex-parceiro, que era pra ser apenas sexo, mas ele sugere que ela fique aquela noite e assume o quanto sente a sua falta, que se sente perdido sem aquele amor. Mariah se sente confusa, mas que não quer perder a chance de reviver o doce pra sempre que eles tinham.

Get Your Number (Me passa seu telefone)

“Oh droga, a boate vai fechar em um minuto
Me da seu telefone, Gata
Para levar-mos isso em diante”

Lançado como terceiro single em alguns países e outros como quarto, a canção conta com a participação de Jermaine Dupri. A letra conta a historia de uma paquera que esta rolando em um clube, porém esta quase na hora de fechar e ele pede para que Mariah passe seu numero pra que possam ter um encontro.


O vídeo mostra Mariah paquerando um rapaz em um clube, como um jogo de sedução a cantora começa a encara-lo e entrega seu numero digito por digito a ele em forma de cartas de baralho.


One and Only (Primeiro e único)

“Estou procurando pelo meu único e verdadeiro amor
Sempre que eu me viro
Encontro meu coração em pedaços no chão
Tão sozinha
Estou procurando pelo meu único e verdadeiro amor”

A faixa fala sobre a busca de Mariah pelo verdadeiro amor, pois esta cansada de ter o seu coração partido e deseja também ser amada. Com referencia a um antigo amor, um jogador que estava noivo. A letra é cheia de duplo sentido, pois Carey quer um homem que além de amá-la ainda a satisfaça sexualmente. A canção com a participação de Twista.

Circles (Círculos)

“Oh garoto, meu mundo mudou
E não acho que posso superar isso sem você
Nada é a mesma coisa
Você me deixou dando voltas em círculos por você”

Após ser abandonada por seu parceiro, Carey se sente perdida sem saber por onde recomeçar, como se tivesse andando em círculos sem conseguir chegar a lugar nenhum, contando que se sente solitária, fria e triste. E pra piorar ainda encontra o seu ex com uma nova namorada, ficando ainda mais triste. 

Your Girl (Sua garota)

“Vou fazer você querer ficar comigo essa noite
Vou colocar aqueles pensamentos safados na sua mente
Vou te mostrar claramente que eu posso agitar seu mundo
Você terá certeza que eu devo ser sua garota”

Cansada de fantasiar um relacionamento com um rapaz, Mariah conta que era uma garota tímida, mas agora não vai perder mais tempo e vai mostrar para o seu amado que pode sim ser sua garota, demonstrando atitude.

I Wish You Knew (Eu queria que você soubesse)

“E como eu gostaria que você apenas soubesse
O que eu sinto aqui dentro por você
Você provavelmente não percebeu
Mas eu gostaria que você soubesse
Como eu te amo, baby”

Uma declaração de amor, Carey conta os seus sentimentos por um rapaz, mas todas as vezes que tenta falar as palavras escapam e não consegue, mas gostaria que ele soubesse que o ama. Mariah sabe que é besteira querê-lo tanto assim, mas seu complexo de inferioridade a domina e acaba acreditando que é muito pra ela.

To the Floor (Para a pista)

“O que quer que aconteça
Acontecerá esta noite
Disse que tudo acontecerá esta noite”

Com a participação de Nelly, a canção soa de forma sexual, com vocais falados e sussurrados, falando sobre sexo de forma discreta. Mariah conta que tem um assunto pra resolver com um rapaz e pretende mostrar que não é como as outras, o que tiver que acontecer vai ser durante aquela noite.

Joy Ride (Passeio de alegria)

“E nosso amor dá voltas
Sobe alto, uma jornada de prazer
Nós podemos tocar as estrelas lá em cima
Nós encontramos o amor"

De um jeito sereno e apaixonado, Carey fala sobre o seu parceiro e o ato sexual feito com a pessoa amada. A cantora conta que encontrou o amor e foi enviado diretamente do céu, pois cada dia com ele é como estar no paraíso.

Fly Like A Bird (Voar como um pássaro)

“Voar como um pássaro e alcançar o céu
Eu preciso do Senhor agora Deus, leve-me ao alto
Não deixe o mundo me machucar essa noite”


O sexto single é uma canção pessoal e religiosa, falando sobre a fé de Mariah e também sobre sua esperança de ir pro céu um dia.  A inspiração veio de suas orações, em que pede a Deus para ajudá-la. A mensagem espiritual e positiva, com alguns versículos bíblicos e também a mensagem: “Mantenha sua cabeça erguida, com o amor de Deus irá sobrevier”.

O disco foi relançado em uma nova versão intitulado “Ulta Platinum Edition”, em que continha três faixas inéditas, um remix de "We Belong Together", um DVD com videoclipes e uma nova capa, o relançamento foi promovido através do single "Don't Forget About Us", uma canção inacabada quando o disco foi relançado e quando finalmente terminou, comentou sobre:  “Nós devemos relançar o álbum. Eu concordei porque estavam tentando descobrir o que fazer com a música, porque nós amamos tanto, e nós não queremos esperar até o próximo álbum para enviá-lo para o rádio”.


Don’t Forget About Us (Não se esqueça de nós)

“E se pelo menos ela tem você é porque eu perdi você
Esse é o truque
Ela irá querer que você saiba como este amor costumava ser
Aposto que ela não faz como eu, ela nunca será MC
Querido você não, você não se esqueça de nós"


O quinto single fala sobre o fim de um relacionamento, Mariah conta que foi especial, mas infelizmente chegou ao fim e pede ao seu ex-parceiro que nunca se esqueça de todas lembranças que compartilharam juntos. Agora que ele esta em outro relacionamento, mas Carey conta que sua nova namorada não se compara a ela. Ao ser questionada sobre o significado da canção, comentou:Eu tento não ficar muito específico para que as pessoas possam aplicar as letras de suas próprias vidas. Quando eu estava crescendo e ouvindo o rádio e eu ouvia uma música que me lembrou de uma determinada pessoa ou uma situação ou o que quer, eu gostaria de ser capaz de conectá-lo completamente a esse momento. Então eu gosto de mantê-lo aberto para a imaginação das pessoas”.


No vídeo a cantora aparece sensual enquanto interpreta a canção, em entrevista comentou sobre a inspiração: Esse video completamente inspirado por "Something's Got to Give", o último filme de Marilyn Monroe que nunca terminou. Tantas pessoas têm emulado tantos dos momentos clássicos de Marilyn, mas é só que eu sou um grande fã dela, e eu pensei que era muito bonito à noite com a piscina. Ninguém poderia ser tão fabuloso como Marilyn, mas é em honra e homenagem a ela”.

Makin’ It Last All Night (What It Do) (Fazendo isso durar a noite inteira)

“Eu e você fazendo a noite inteira
Garoto, você nem imagina o que passa em minha mente
Então o que você vai fazer sobre isso"

Soando com uma continuação de “To the Floor”, Mariah conta que esta tendo muitos pensamentos com um rapaz e o questiona o que fará a respeito, pois esta desejando ter relações com ele durante a noite toda.

So Lonely (Tão sozinho)


“Todas as coisas que me dizem
Porque eu sei que lá dentro, nos pertencemos um ao outro
Você é o único que me dá essa sensação"


Encerrando o disco com a continuação de “One and Only”, em que Mariah busca um homem em que ama e a satisfaça, a parte dois da música é um dialogo entre a cantora e o Twista.


The Emancipation of Mimi marca o retorno da cantora, voltando novamente a ter reconhecimento e sucesso, sendo muito bem avaliado pela critica e pela mídia e até mesmo após o boicote de 1996 pelo Grammy, finalmente a cantora é nomeada em três categorias.
A sonoridade é muito mais polida, uma nova versão de seu estilo, muito mais apurada, como uma grande evolução de seus trabalhos anteriores. Provando que superou o passado.
Mariah não peca em nada nesse trabalho, ótimas escolhas de singles, ótimos clipes. O disco foi gravado ao vivo, pois queria que os seus vocais soassem mais autênticos.
Em entrevista comentou: "O álbum não é sobre fazer os executivos mais velhos felizes por fazer um com baladas dramáticas, ou algo mergulhado nos dramas da mídia em relação à minha vida. O que eu tentei fazer foi manter as sessões muito escassas e sub-produzidas, como na música soul dos anos 70".
O verdadeiro retorno de Carey, se mostrando mais livre, realmente como uma emancipação criou o álbum da forma que queria, demonstrando uma evolução de sua musical, explorando sua sensualidade e também amadurecimento profissional.


"Pela primeira vez na minha vida, me sinto livre e sem vergonha de ser quem eu realmente sou. Estou comemorando que eu me tornei uma pessoa e uma artista que já não se sente presa por inseguranças, posso agora honestamente dizer que este sou eu, o verdadeiro eu, pegue ou deixe isso"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário