quinta-feira, 20 de abril de 2017

Iggy Azalea - The New Classic

The New Classic é o titulo do álbum de estréia de Iggy Azalea, lançado no dia 21 de abril de 2014, com musicas sobre suas experiencias pessoais. Sua sonoridade além do hip hop, possui outros gêneros como pop, dance pop e eletrônica.
Após muitas dificuldades Iggy finalmente conseguiu lançar sua mixtape em 2011, intitulada “Ignorant Art” e foi onde começou sua carreira musical "com a intenção de criar interrogações para as pessoas e redefinir os velhos ideais".
No ano subseqüente lançou seu segundo EP “Glory”, que segundo ela era uma prévia do que estava trabalhando em seu primeiro disco. E acrescentou: “Eu só quero dar passos de bebê. É uma maneira de testar o terreno e ver o que as pessoas querem ouvir de mim, então eu não vou dar-lhe um álbum que você odeia".
Depois de muitos problemas com gravadoras, assinou com a Mercury Records e começou a desenvolver o trabalho. Em entrevista comentou sobre o titulo: "Acho que quando as pessoas pensam de um clássico, eles pensam em um disco do Nas ou um registro do Jay-Z, ou de The Chronic, o que faz algo clássico é quando você ouve aquilo e tem aquele momento de uma cápsula do tempo. Quando eu digo 'The New Classic', eu quero fazer um disco que dá aos fãs aquele momento que eles podem se lembrar onde estavam ao ouvirem isso".
Foram lançados cinco singles: “Work”; “Bounce”; “Change Your Life”; “Fancy” e “Black Widow”. Promovido através da “The New Classic Tour”.
Com um faixa a faixa vamos conhecer "o novo classico" de Iggy Azalea:


Walk the Line (Andando na linha)

“Não estou onde quero, mas estou longe de estar sozinha
Só estou tentando prosperar às minhas custas
Vivendo a vida, eles ainda ligam, eu não atendo o telefone
Esta é a linha que ando sozinha”

O disco começa com Iggy contando sua historia, as coisas que enfrentou até finalmente lançar o disco. Na letra faz uma alusão ao ditado de andar na linha pra falar da sua jornada. A rapper ainda acrescenta que não esta onde queria estar, mas que esta se esforçando para prosperar a suas custas. Também reflete sobre as pessoas que disseram que ela nunca iria conseguir.

Don’t Need Y’all (Não preciso de vocês)

“Eu lembro quando não era tão grande
E agora vocês agem como se tivessem me ajudado
Ah, agora todos querem me amar
Tentaram me derrubar, mas eu sou forte
Fiz tudo isso sozinha”

Durante sua caminhada Iggy encontrou pessoas que a desmotivaram e desacreditavam em seus sonhos, enfrentou também muitos problemas com gravadora que nunca a levavam a sério. Mas agora que chegou ao topo e se tornou um grande sucesso, os mesmos agem como se tivessem ajudado, sendo que Azalea conquistou tudo com seu trabalho pesado, então ela manda um recado dizem que não precisa deles.

100

“Você não é o tipo de mulher que tem fama de rodar por aí
Mantenha a cabeça no dinheiro
E você não está querendo se acomodar”

Com a participação de WatchTheDuck, a canção fala sobre ser honesto em um relacionamento e exigir que seu parceiro aja da mesma forma. A letra faz referencia também a uma suposta traição, mas Iggy adianta que ele pode estar com outras vadias, mas ela sempre será a vadia que o arrasa.

Change Your Life (Mudar sua vida)

“Caramba, isso que é vida
Tudo exclusivo, passe com direito a tudo
No país onde os sotaques são fortes
E eles estão pousando no topo de mansões estrangeiras”


O terceiro single conta com a particpação de T.I, Azelia definiu a parceria como uma espécie dueto de rap. A letra foi inspirada em uma experiência pessoal, onde conheceu alguém, desejando iniciar um relacionamento conta os benefícios de namora com ela, algo que mudará a vida de seu parceiro. Iggy também canta alguns versos, algo novo e acrescentou em entrevista: Eu queria deixar algo para o álbum, onde eu estava dando algo novo que você não sabia sobre mim, que eu poderia fazer ou algo sobre a minha história que você não sabia”.


O vídeo foi gravado em Las Vegas e inspirado em filmes que se passaram na cidade. Iggy exala sensualidade e riqueza, em vários cenários, as cenas contam a drama de sedução e fatalidade. 

Fancy (Chique)

“Eu sou tão chique
Você não consegue experimentar este ouro?
Lembre-se do meu nome
Estou prestes a estourar”


O quarto single conta com a participação de Charli XCX. A letra exalta o poder feminino, falando sobre sedução, festas, bebidas e ao amor de Iggy pelo dinheiro. A canção possui uma batida cativante e letra que facilmente fica na cabeça de seu ouvinte, uma mistura de Rap com Pop, uma criação genial. 


O clipe foi inspirado no filme “As patricinhas de Beverly Hils” de 1995. Iggy recria varias cenas e deixa o vídeo com um cenário vintage em uma escola e também em uma festa, remetendo aos anos 90. 

New Bitch (Nova vadia)

“Essas ex-namoradas sempre odeiam a nova vadia
Ela não é uma dona de casa, só é desesperada
Eu sei que é difícil desapegar, mas aceite”

Nessa faixa fala sobre a dificuldade das exs-namoradas de seu homem em aceitar que ela é sua nova vadia. Sempre cheias de inveja, desejando ser Iggy e tentando atrapalhar o seu relacionamento. Azalea manda um recado a elas dizendo que é bom parar de ameaças, pois elas são adultas pra isso e isso é um aviso, pois se elas não quiserem problemas é bom deixá-los em paz.

Work (Trabalhando)

“Eu estive acordada a noite toda, tentando ficar rica
Eu estive trabalhando, trabalhando em minha merda"


O primeiro single conta a historia da vida de Iggy. A cantora fala sobre o seu ato de coragem em sair do seu país, abandonando sua família, com apenas dezesseis anos, sem dinheiro, em busca de um sonho. A letra faz referencia também as dificuldades de ascensão no Rap, visto que é uma mulher branca e loira. Até realizar o sonho de lançar seu primeiro álbum foi grande caminho e retrata todas dificuldades nessa faixa. Em entrevista comentou: “Eu vim para Miami [da Austrália] quando eu tinha dezesseis anos. 4 de julho de 2006 é quando eu me mudei. Eu pensei que a linha apenas disse tudo ... Eu nunca realmente escrevi uma canção sobre a minha vida porque eu acho que às vezes, quando você faz algo tão importante, você não sabe como colocá-lo exatamente em uma canção”. 


O vídeo foi inspirado nos filmes “As aventuras de Priscila, rainha do deserto” (1994) Medo e Desprezo em Las Vegas (1998) e Death Proof (2007). As cenas mostram a jornada de Iggy, saindo de sua pequena cidade até Hollywood, relatando as muitas dificuldades.

Impossible Is Nothing (Nada é impossível)

“Continue vivendo, continue respirando
Mesmo quando você não acredita
Continue seguindo em frente, continue alcançando
Mesmo quando o mundo não enxerga
Nada é impossível”

Iggy se tornou um exemplo de luta e superação, foi corajosa e conseguiu realizar seus sonhos. Nessa faixa motiva o seu ouvinte, dizendo que nada é impossível e para conseguir o que quer tem que manter o foco, trabalhando intensamente. Azalea fala sobre acreditar em si mesmo e manter os pés no chão, desejando que vá mais alto que ela.

Goddess (Deusa)

“Senhor deixe-me saber se você entendeu isso
Pregando sobre profetas
Não há homem que possa nos parar
Ajoelhe-se perante uma Deusa”

Exalando confiança Iggy se autointitula uma deusa e afirma que nenhum homem poderá impedi-la. A letra faz referencia aos shows de abertura que fez durante a turnê de Beyoncé. Relembra também nas muitas pessoas que desacreditam em seu talento e mostra aonde chegou.

Black Widow (Viuva-negra)

“Eu vou te amar até que você me odeie
E eu vou te mostrar o que é loucura de verdade
Você deveria ser mais esperto
Do que mexer comigo”


O quinto single conta com a participação de Rita Ora. A letra fala sobre o domínio feminino em uma relação. Após ser decepcionada, Iggy conta que ele mexeu com o perigo e esta encrencado. Fazendo referencia a uma espécie de aranha chama de “viúva-negra”, que após o acasalamento mata o macho e o come. Rita comentou sobre a participação: “Sempre quisemos trabalhar juntas e encontramos a canção perfeita. É tudo sobre o empoderamento das mulheres”.


O video começa com Iggy interpretando uma garçonete chamada Fox. Ora chega no restaurante com seu namorado e é atendida por Azalea, após entregar o pedido e receber diversas reclamações, a rapper começa a sonhar acordada e em seu sonho Rita e ela são duas agentes que são contratadas pra matar um homem. Ora comentou sobre: Ela se inspirou em coisas antigas, coreanas e em "Kill Bill", e eu me inspirei nas roupas de couro. Assisti a "Kill Bill" três vezes. Eu aprendi muito e nós nos divertidos bastante. Foi muito bom não ter clima de competição. Nós temos objetivos diferentes. mas trabalhamos bem juntas, muito bem".

Lady Patra

“Clássico, Sinatra, má, Fantasma da Ópera
Embaralhe as cartas, eu sou a rainha do bando
Entendeu, Lady Patra”

Com a participação de Mavado, a canção apresenta um tema jamaicano e o titulo faz referencia a um artista popular na Jamaica. A letra fala sobre essa busca pela fama, da industria da música e a confiança de Iggy com seu trabalho.

Fuck Love (Foda-se o amor)

“Eu já estou apaixonada por mim mesmo
Tão apaixonada por mim
Eu já estou apaixonada por mim mesmo
foda-se o amor, me dê diamantes”

Ao contrario de outras mulheres, Iggy não esta preocupada com o amor, mas sim com o dinheiro. A rapper que tem muito amor próprio e se diz apaixonada por ela mesma. A letra também fala da grande paixão que tem pelo luxo e por fama, em um dos versos diz não se importar em ser uma garota superficial, pois esse é o mundo que vive. Expressando seus pensamentos e desejando não ser o tipo de mulher que faz tudo por seu homem, mas ser uma mulher bem sucedida e independente.

Bounce (Requebrar)

“Requebrar, faça, faça requebrar
Balance, rebole, faça requebrar
Requebrar, faça requebrar
Balance, rebole, faça requebrar"


O segundo single entrou somente para versão Deluxe, pois no começo Iggy não queria inclui-la no disco por achar que fugia do conceito, mas sua gravadora a convenceu que seria interessante uma canção desse estilo. A letra fala sobre festas e curtição, de se jogar na pista de dança. Em entrevista comentou sobre:Com "Bounce", eu queria ter certeza de que as pessoas sabem que há um lado divertido para mim, assim como o sombrio e grave. Alguns dos fãs foram um pouco assustados com a música e me perguntando por que eu vou pop. Eu sou tipo, não é tudo pop, é verão - relaxar!”


O clipe foi gravado em Mumbai, com um tema oriental, explorando a cultura do país. Em entrevista comentou sobre a decisão de filmar na India: "Embora a música é sobre festas. Eu quis fazer uma comemoração e me fez pensar em uma experiência com o amigo da minha mãe indo para um casamento indiano e ter o tempo mais louco e incrível. E coloco um elefante lá para boa sorte”.

Rolex

Rolex's não fazem tick-tock
Mas droga baby, meu tempo tem um preço
E droga baby, meu tempo é dinheiro
Então eu preciso do dinheiro de volta por todo o tempo perdido”

Falando sobre o fim de um relacionamento, a letra fala sobre os dissentimentos, orgulho e culpa dos dois envolvidos. Iggy revela que sente falta de seu ex-parceiro, mas que o seu orgulho não a deixa dizer e relembra com saudade dos momentos que passaram juntos. Mas que isso foi tudo perca de tempo e o seu tempo é dinheiro e usa a metáfora envolvendo o relógio da marcar Rolex.

Just Askin’ (Apenas perguntando)

“Eu tenho um novo homem e um novo lugar
Que bom que você ligou, achei que você poderia ter tido esse espaço
Eu estou bem, eu estou jogando com calma”

Encerrando o disco relembrando de um antigo parceiro, mesmo que esteja com um novo namorado. Cheia de ironia Iggy fala sobre sua nova namorada e pergunta se ela não é tudo aquilo que parecia ser. Durante a canção apresenta mensagens na secretaria eletrônica de uma mulher bêbada, sofrendo por ter sido trocada.

Iggy relançou o disco com um novo titulo “Reclassified” e uma nova capa. A nova versão foi lançada no dia 24 de novembro de 2014, incluindo doze canções, entre elas cinco inéditas e mais “Work”; “Change Your Life”; “Black Widow”; “Don’t Need Y’all”; “Rolex”; “Fancy” e “Bounce” que também estão na reedição. Em entrevista comentou sobre a decisão: “Senti que eu tinha as portas abertas para mim e eu tive a oportunidade de colaborar com artistas que eu não tinha colaborado antes, após que eu fiz meu primeiro álbum". Dois singles foram lançados para promover o disco: “Beg for It” e “Trouble”. Vamos conhecer as novas faixas “reclassificadas” de Iggy:


We in this Bitch (É nós vadias)

“Agora, somos nós na parada
Admita, fica chato sem minha presença nessa parada
O que seria do mundo sem I-G-G nessa parada”

A primeira faixa fala sobre seu retorno com essa reedição de sua estréia. Iggy também reflete o sucesso que fez e que foi além das expectativas, agora se mostra mais confiante e que não esta de brincadeira. E em dos versos conta que o mundo fica chato sem sua presença, por isso voltou.

Beg For It (Implorar por isso)

“Eu sei que você gosta do jeito que te excito
Estou aqui com meus amigos
Vou te fazer implorar, te fazer implorar por isso”


O primeiro single conta com a participação de M Ø. Na letra fala sobre o poder feminino, mas especificamente o seu. Fazendo referencia ao seu dinheiro e também ao seu corpo com cintura fina e bunda grande, contando que vai fazer o seu ex-parceiro implorar por tê-la, pois só vai poder olhar e não tocar. Em alguns versos Iggy se diz ser como uma droga.


Inicialmente havia planos pra lançar um vídeo para canção, mas devido a conflitos de agenda entre as duas as filmagens acabou sendo canceladas, então foi lançado um Lyric.

Trouble (Problema)

“Não venha aqui achando que está arrasando
Oh não, não caio nessa
Você me dá impressão de problema”


O segundo single conta com a participação de Jennifer Huston, retornando a parceria, apos colaborar em seu álbum. A letra fala sobre um rapaz encantador, mas que é sinônimo de problemas, Azalea se envolve com ele e acaba encrencada. Em entrevista comentou sobre: “Eu queria fazer algo diferente de meu estilo musical e estou animada em realizá-lo, é algo que você imagina que Aretha Franklin está cantando".


O vídeo possui um visual inspirado na década de 70, Iggy interpreta uma ingênua namorada de um rapaz que após um assalto é levado pela policial interpretada por Jennifer. Azalea o visita na prisão e o ajuda fugir, após a fuga e perseguição da policia é levada presa junto com o parceiro. 

Iggy SZN (Era da Iggy)

“Abaixe a bola, vadia
É a era da Iggy
Não estou preocupada com nada
É a era da Iggy”

Se gabando do seu sucesso, Iggy conta que todos querem a exibir e ela atribui a sua fama a ela mesma. Mandando indireta para as inimigas, para os haters que disparam comentários maldosos na internet dizendo que esse é o seu momento.

Heavy Crown (Coroa pesada)

“Essa coroa pesada
Não dá para agradar sempre o público
Mas ainda assim, eu não vou me curvar"

A ultima faixa inédita conta com a participação de Ellie Goulding. A letra é uma resposta para Snoop Dogg, após uma discussão que os dois tiveram em suas redes sociais, Iggy se mostra agressiva e cheia de magoa, comparando o sucesso de ambos e fazendo claras referencias ao desentendimento. Ao final se caba de seu sucesso, dizendo que sua coroa é pesada e que ela venceu.


The New Classic marca um grande momento na carreira de Iggy, após muitas dificuldades e muito trabalho, finalmente conseguiu lançar o trabalho.
Corajosa e determinada saiu da casa de seus pais ainda muito jovem para ir em busca do seu sonhos. "Eu fui atraída para a América porque me senti como um estranho em meu próprio país, eu estava apaixonado por hip hop, e América é o berço, então eu imaginei que quanto mais perto eu estava da música , mais feliz que eu estaria. 
Azalea conseguiu perfeitamente misturar suas rimas em outros gêneros musicais, deixando seu álbum bem variado e apetitoso pra se ouvir.
A rapper não esconde de ninguém o seu amor pela fama e o dinheiro, o quanto batalhou para conseguir chegar onde chegou. Ainda muito sem credibilidade as pessoas a julgavam como sem talento e comentou um pouco sobre isso:  "Eu estava neste lugar estranho, onde parecia que todo mundo estava cagando em mim, como, 'Ela não conseguiu o acordo com a Interscope. Ela deixou-se cair! Ela não terá outro trabalho!" tornando-se muito pior do que alguns realmente eram. Eu me sentia como se eles queriam que eu falhasse e eu pensei, eu não vou a lugar nenhum. Eu estou indo para obter a minha glória. Vou buscar o meu brilho e vou provar a mim mesma que eu posso escrever canções”.
O disco é o perfeito encontro do Hip Hop com muitos outros gêneros musicais, Iggy mostrou ser uma grande revolucionaria, cheia de talento, atitude e vontade. O trabalho é realmente um novo clássico.


"Acho que as pessoas pensam de um clássico, eles pensam em um disco do Nas ou um registro do Jay-Z, ou de The Chronic, o que faz albo clássico é quando você ouve aquilo e tem aquele momento de uma cápsula do tempo. Quando eu digo 'The New Classic', eu quero fazer um disco que dá aos fãs aquele momento que eles podem se lembrar onde estavam ao ouvirem isso"

Iggy Azalea

0 comentários:

Postar um comentário