quarta-feira, 5 de abril de 2017

Alicia Keys - Songs In A Minor

Songs In A Minor é o titulo do álbum de estréia de Alicia Keys, lançado no dia 05 de Junho de 2001, com musicas sobre amor e relacionamentos. Sua sonoridade é composta por piano clássico inspirado no R&B, Soul e Jazz.
A historia de Alicia com a música iniciou logo cedo, já com sete anos começou estudar piano, aos doze anos já era profissional e com quatorze já compunha.
Após a conclusão do ensino médio Keys conheceu o gerente de uma gravadora que ficou impressionado com seu talento. A cantora chegou a fazer parte da trilha sonora de “Men in Back”, mas devido a conflitos com a gravadora seu contrato foi cancelado sem ao menos lançar um trabalho solo, mas em 2000 conseguiu contrato com uma nova gravadora e finalmente conseguiu lançar seu primeiro disco.
Além demonstrar grande habilidade vocal, mostrou ser grande pianista e também compositora, visto que compôs todas as faixas inéditas.
O titulo foi inspirado no uso de uma escala "menor" , e as canções que lhe deram um fundo musical fundamental como "menor", fazendo referência as suas habilidades como pianista.
Quatro singles foram lançados: “Falin”; “A Woman’s Worth”; “How Come U Don’t Call Me Anymore” e “Girlfriend”. Embarcou na “Songs in A Minor Tour” e também na “Verizon Ladies First Tour” turnê conjunta com Beyoncé e Missy Eliot.
Com um faixa a faixa vamos conhecer as “canções em A menor” de Alicia Keys:


Piano & I (Piano e eu)

“Mas me sinto preparada agora
Eu estou me sentindo um puco mais pronta para o mundo
E menos perdida como fui uma vez
Então venha
Me sinta"

O disco começa com uma introdução de quase dois minutos, onde Alicia se apresenta e fala sobre as dificuldades em lançar o álbum, visto que começou a trabalhar nele em 1998, mas devido a problemas com a gravadora o lançamento demorou tanto. A cantora conta que se sente preparada e menos perdida, então convida o seu ouvinte para senti-la.

Girlfriend (Namorada)

“Eu acho que estou com ciúmes da sua amiga
Embora ela seja apenas uma garota que é sua amiga”


O quarto single Alicia mostra que é gente como a gente. A cantora esta desconfiada que o seu namorado tem um relacionamento com uma amiga próxima, mesmo sabendo que eles são grandes amigos, não consegue parar de desconfiar de tanto contato e momentos que querem passar sozinhos e assume estar com ciúmes. 

How Come You Don’t Call Me (Como você não me liga)

“O que eu quero saber querido
É se o que tivemos foi bom            
Como você não me liga mais”


O terceiro single é um cover de Prince, gravada originalmente em 1993 com o titulo "How Come You Dont't Call Me Anymore?" . Na letra Alicia recorda um antigo relacionamento e se questiona se o que eles compartilharam realmente foi bom e se foi porque o seu ex-amante não a liga mais. Esperando ansiosamente pra que ele a procure, se perguntando porque não pode simplesmente ligar pra ela.


No clipe Alicia acorda pela manhã e segue sua rotina diária, enquanto espera por uma ligação. A cantora se arruma para um show. Ao final recebe um telefonema de seu suposto namorado, no qual está dando uma desculpa do porque não a ligou, terminando com ela desligando e rindo.

Falin’ (Caindo)

“Eu continuo
Me apaixonando e desapaixonando
Por você
Nunca amei ninguém
Do jeito que amo você"


O primeiro single foi a verdadeira porta de entrada para carreira de Alicia. A letra fala sobre o um relacionamento em que o seu parceiro a deixa confusa, as vezes o ama e as vezes não, um sentimento bipolar, causado pelas atitudes distintas de seu companheiro. Em entrevista comentou: É sobre os prós e contras de um relacionamento. Às vezes, você é completamente cabeça-sobre-saltos no amor com alguém, e às vezes você não pode estar essa pessoa. Você cai dentro e para fora, às vezes vai para frente e para trás, e isso é exatamente os relacionamentos. 


O vídeo gravado para o single mostra Alicia viajando para encontrar o seu namorado que esta na cadeia, as cenas também ilustram o drama das mulheres que estão com seus maridos encarcerados.

Troubles (Problema)

“Se você se pertubou
Você só precisa deixar isso ir
Se você se preocupou, baby
Você só precisar deixar isso ir"

Na próxima faixa Alicia fala sobre os pensamentos negativos que constantemente passa por nossas mentes. Contando que se sente pessimista e que seus sonhos nunca vão se realizar, em um dos versos se questiona o porquê de sua mente sempre estar a jogando pra baixo e aconselha o seu ouvinte a deixar isso pra lá, ignorar esses pensamentos. Em entrevista comentou: "Foi quando o álbum começou a chegar juntos. Finalmente, eu sabia como estruturar meus sentimentos em algo que fazia sentido, algo que pode se traduzir para as pessoas. Esse foi um ponto em mudança. Minha confiança estava acima, maneira acima".

Rock Wit U (Agitar com você)

“Eu quero agitar com você
Venha e me dê todo o seu amor
Não importa o que fazemos
Quero agitar com você"

Alicia demonstra grande devoção ao seu parceiro, prometendo estar do lado dele não importa o que acontecer, mesmo sem emprego, casa ou carro, ela só quer agitar com ele e as vezes soando até com duplo sentido.

A Woman's Worth (O valor de uma mulher)

“Porque um homem de verdade
Conhece o valor de uma mulher quando a vê
Não apenas massa 
Mas pra mostrar que ela vale o seu tempo"



O segundo single Alicia fala sobre o valor de uma mulher, que muitas vezes os homens não sabem reconhecer, um valor acima de diamantes ou coisas materiais, mas que tem que colocá-la em primeiro lugar, saber tratá-la bem. E em um dos versos conta que somente um homem de verdade sabe reconhecer esse valor. A cantora comentou sobre a inspiração: “Eu estava na casa de alguém para o Dia de Ação de Graças e eu estava assistindo TV. Todos esses comerciais diferentes vieram. Havia um comercial que dizia "Porque eu valho a pena". E você sabe o que eu valho a pena”.


O video é uma continuação de “Falin”, relatando o drama do parceiro de Alicia depois de sair da cadeia, a dificuldade de restabelecer sua vida, intercalada com cenas de um homem arrogante que não sabe reconhecer o valor de sua esposa. 

Jane Doe 

“Garota eu acho que agora é hora
De você ir pra longe de mim e do meu homem
Se é assim que vai ser
Porque eu seria louca se deixasse ele ir"

Uma mulher esta de olho no parceiro de Alicia, desejando separá-los para poder ficar com ele. Então inventa mentiras, dizendo que Keys esta sendo traída. Mas a cantora manda uma resposta direta para Jane Doe, contando que não vai acreditar nela e a adverte que fique bem longe deles. Contando com a participação de Kandi. Uma curiosidade é que a canção é a única escrita em “A menor”.

Goodbye (Adeus)

“Como você encontra as palavras para dizer
Para dizer adeus"

Procurando um jeito de dizer adeus, Alicia tenta superar o fim de um relacionamento, se perguntando como algo tão bom deu tão errado e agora as lembranças que ficaram a machuca. Confessando que não consegue deixá-lo ir, porque foi o único amor que conheceu.

The Life (A vida)

"Esta é a vida
Se esforçando para sobreviver
Assim é a vida"

Uma reflexão de Alicia sobre a vida e as suas dificuldades, de como é passageira e inesperada. A letra alude à filosofia de vida e de luta da cantora, que tudo é baseado na sobrevivência, em tempos difíceis será sempre um grande esforço. 

Mr. Men (Sr. Homem)

"Eu quero saber se sente como eu sinto
Eu quero saber
Se existe uma chance de você e eu"

Com a participação de Jimmy Cozier, a canção possui um estilo Latino que fala sobre uma paquera em um bar. Alicia troca olhares com Jimmy e então começa a desejá-lo, mas esta acompanhada de seu namorado o chamando de “Sr. Homem”, mas toda vez que o outro rapaz a olha sente um algo em sua espinha e se questionam se existe uma chance para algo divertido durante aquela noite.

Never Felt This Way (Nunca me senti assim)

"Quando eu olho em seus olhos
Então percebo 
Tudo que eu preciso é você"

Um interlúdio voz e piano com pouco mais de um minuto, Alicia fala sobre o quanto seu amado a faz bem e que nunca se sentiu tão bem assim, porque ele é tudo que precisa em sua vida e deseja retribuir dando tudo que tem de melhor.

Butterflyz (Bortoletas)

"Eu não posso controlar isso
Isso esta me deixando
Tomando conta de mim"

Continuação da faixa anterior, a canção foi escrita por Alicia quando tinha apenas quatorze anos. A letra faz referencia ao ditado popular de sentir borboletas no estomago quando se apaixona por alguém, Keys se sente assim e também conta que essa paixão a deixa fora de controle.

Why do I Feel So Sad (Porque eu me sinto tão triste)

“Porque eu desejo poder ficar
Mas com o tempo as coisas têm que mudar
Então isto não deveria ser tão mal
Então porque me sinto tão triste?"

Após o fim de um relacionamento, Alicia luta para superar, mesmo sabendo que foi melhor assim e que foi ela quem terminou, pois teve que deixá-lo pra trás, mas se questiona porque se sente tão triste.

Caged Bird (Pássaro enjaulado)

“Eu sei porque o pássaro enjaulado canta
Somente a alegria vem da música
Ela é tão rara e bonita para os outros
Porque não apenas libertá-la"

Somente voz e piano, Alicia desabafa e conta que se sente como um pássaro enjaulado, em que todos admiram seu canto, mas que não a deixam voar, cheia de sonhos, escondendo a tristeza de estar presa e então sonha com o dia em que será livre. Revelando que as pessoas que a ouve não imaginam como se sente.

Lovin’ U (Amar você)

“Essas coisas maravilhosas que você faz
Elas fazem me sentir
Apaixonada por você”

Encerrando o disco com uma agradável melodia, Alicia declara o seu amor pelo seu parceiro e conta que é muito fácil amá-lo, por todas as coisas boas que ele faz e o quanto a faz bem.


Songs in A Minor marca o inicio de uma grande carreira. Ainda jovem no mundo da música Alicia sabia exatamente o que queria fazer e o representava como artista, demonstrando uma maturidade precoce.
Além de cantar muito também, mostrou ser uma grande pianista e compositora. Se consagrando no meio artista logo em seu primeiro trabalho solo, conquistando também cinco Grammys em uma única noite.
A cantora definiu o trabalho como “Uma fusão do meu treinamento clássico, engrenado com o que eu cresci ouvindo, Coisas que eu fui exposto e tirado de e minhas experiências de vida".
Após dez anos de seu lançamento Alicia relançou o álbum em um edição comemorativa, incluindo faixas inéditas da época e contou ser um de seus favoritos.
O disco é trabalho cru, sem grandes produções, mas com uma grande cantora cheia de talento acompanhada de seu piano, cantando seus sentimentos com a alma, mostrando que era apenas o que precisa pra fazer boas músicas.


"Este é possivelmente o mais precioso para mim, pois seu primeiro álbum só acontece uma vez e assim Songs in A Minor sempre ocupará um lugar especial na minha vida que esta cheio de memórias incríveis"

Alicia Keys

0 comentários:

Postar um comentário