segunda-feira, 27 de março de 2017

Mariah Carey - Glitter

Glitter é o titulo da trilha sonora do filme de mesmo nome e também o oitavo álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 11 de setembro de 2001, as musicas são fortemente inspiradas no estilo e época do filme. Uma grande recriação da musica disco dos anos 80.
O projeto que foi engavetado diversas vezes, mas finalmente ganho vida, o trabalho se difere dos outros, pois é totalmente influenciado em um estilo retro, além das musicas mais dançantes e também baladas.
Em entrevista comentou sobre o filme: "É ambientado no início dos anos 80, nos clubes da época. Eu interpreto uma cantora, Billie, que é mestiça, de um pai branco e mãe negra. Billie cresce num orfanato, porque sua mãe a abandonou. Mais tarde, ela conhece um DJ e se torna uma estrela em apenas uma noite. O ponto é que em todo esse tempo, ela aguarda a mãe a voltar. Como você pode ver, isto é longe da minha realidade, porque eu não poderia ter uma relação mais estreita com a minha própria mãe. Quando ela não está comigo, como ela chama de cinco em cinco minuto". O disco foi primeiro em sua nova gravadora Virgin Records, marcando uma nova fase da cantora.
Foram lançados quatro singles: “Loverboy”; “Never Too Far”; “Don’t Stop (Funkin 4 Jamaica) e "Reflections".
Com um faixa a faixa vamos conhecer o controverso "Brilho de uma estrela" de Mariah Carey:


Loverboy (Namorado)

“Namorado, venha e me ame
Dá-me mais
Toque e me toque
Eu gosto do jeito que você me balança”


O primeiro single e o seu remix ambos estão no disco, contando com a participação de Da Brat, Ludacris, Shawnna e Twenty Li. Na letra Mariah fantasia um “loverboy”, um homem que irá cumprir seus desejos físicos e sexuais, que além de amor irá proporcionar muito prazer também.


No vídeo Mariah aparece toda sensual, com pouca roupa e cheia de insinuação.  As cenas se passam em uma espécie de corrida, os rappers convidados apostam uma corrida entre si e Carey como uma líder de torcida. 

Lead The Way (Guiar o caminho)

“E se eu me aproximar
Então o amor vai tomar conta
E guiar o caminho"

A balada fala sobre o sentimento de sentir perdido, sem esperança no amor, mas ao encontrar uma nova paixão sente como se tivesse renascendo e daqui pra frente Mariah acredita que o amor vai guiar o caminho deles.

If We (Se nós)

“Te daria tudo o que você precisa
E meu coração partido finalmente estaria curado
Baby se nós ficássemos juntos novamente”

Com a participação de Já Rule e Nate Dogg, a canção se parece é um dialogo entre antigos parceiros, Mariah se mostra arrependida e deseja tê-lo de volta, prometendo que se eles ficarem juntos vai dar todo seu amor a ele e será sua melhor amiga.


Didn't Mean To Turn You On (Eu não quis te excitar)

“Eu sei que você
Esperava uma noite de sexo
Quando eu recusei
Sabia que você não iria entender"

Com uma sonoridade totalmente anos 80, uma canção divertida que Mariah se recusa a fazer sexo com um rapaz. Os dois estão saindo e a cantora quer somente um amigo, mas ele tem outras intenções e quer ter relações sexuais. A cantora conta que não teve culpa de excitá-lo, pois só estava sendo legal, mas não dará o que ele quer.

Don’t Stop (Não pare)

“Deixe-me mais para cima
Baby, acenda meu fogo
Diga-me cada coisinha que você quer fazer
Baby, estou na sua, não pare baby”


O terceiro single conta com a participação de Mystikal. A canção é toda malisiosa, falando sobre sexo Mariah pede para que seu parceiro explore seu corpo e acenda seu fogo, se insinuando e desejando mais do seu parceiro.

All My Life (Toda minha vida)

“Toda minha vida
Meu amor esperou por você
Toda minha vida
Meu coração também esperou"

 Durante toda sua vida Mariah esperava por um amor verdadeiro, que a fizesse bem e poder dar-lhe todo seu amor. Agora que encontrou conta que é louca por ele e vai fazer tudo pra fazê-lo feliz. “Fiz um pedido a uma estrela, me ajoelhei e rezei. Tenho coisas interessantes e sexy para lhe mostrar, vou lhe dar tudo, o que você precisar garoto para tê-lo aqui do meu lado”.

Reflections (Reflexões)

“Reflexões sobre um amor murcharam
Eu pensei que faria o melhor para recordá-las
Um imagem de você e eu juntos
Eu não aceitei como nós dissemos adeus"


O quarto single é uma balada melancólica em que Carey sobre o fim de um relacionamento, se perguntando se seu parceiro realmente se importou com ela e relembrando tudo que passaram, lamentando como foi essa despedida. No filme a personagem de Mariah canta a canção refletindo sobre o desprezo de sua mãe.

Last Night A DJ Saved My Life (Um DJ salvou minha vida na noite passada)

“Noite passada um DJ salvou minha vida
Porque eu estava sentada entediada
E de uma vez ele disse
Você tem que levantar"

Uma regravação do sucesso do grupo Indeep, originalmente lançada em 1982. A letra contra historia de uma mulher que estava entediada, se sentindo sozinha em sua casa, desejando falar com seu amado, mas ele não esta por perto. Então um DJ toca uma musica e salva sua vida, a motivando a seguir em frente. 

Want You (Quero você)

“É apenas o sentimento que toma conta de mim
Eu não consigo evitar
Por favor não me faça esperar
É apenas o jeito que eu quero você"

Um interesse que Carey sente por um rapaz mais velho desde muito nova. Contando que agora cresceu e não é mais aquela menina tímida e se mostra uma mulher cheia de atitude e desejo, querendo ele e não esta disposta esperar muito por isso. Com a participação de Eric Benét.

Never Too Far (Nunca longe demais)

“Nunca longe demais
Eu não vou deixar o tempo apagar
Um pouco de ontem
Porque eu aprendi que
Ninguém pode tomar o seu lugar"

O segundo single é uma balada poderosa e também a melhor do álbum. A letra fala sobre nunca esquecer as lembranças vividas com alguém, mesmo depois de um termino. Mariah também dedicou a música para as pessoas que perderam alguém nos atentados de 11 de setembro, pois segundo ela a canção também fala sobre perda e que nunca se está longe de quem se ama.


Twister (Furacão)

“Nunca pensei que eu
Ouviria eles dizerem
Furacão veio e jogou tudo fora”

Encerrando o álbum com uma balada falando sobre a perda de alguém, Carey lamenta e ora para que a alma dessa pessoa possa descansar em paz. A canção soa como uma oração e ao final a cantora conta que é sua forma de dizer adeus.


Glitter é um projeto que finalmente ganha vida e marca um novo tempo para carreira de Carey, um período não muito bom. 
As musicas são mais que inspiradas no estilo musical da década de 80, mas é totalmente ambientada, soando como se realmente tivesse sido lançada naquela época, o conteúdo sexual acaba as vezes soando de forma forçada.
O álbum ficou confuso sem saber se era uma trilha sonora ou de fato um disco, mas segundo Carey este é um de seus melhores trabalhos.
O seu lançamento foi controverso, pois foi lançado no dia dos atentados que marcou os Estados Unidos. O disco também foi fortemente criticado e entre os fãs é tido como o pior de seus trabalhos.


 "Há canções que definitivamente vão levar as pessoas para o passado e fazê-las dizer. 'Ei, cara, esta canção é dos anos 80, eu adorava enquanto estava crescendo'. Ou pessoas que nunca ouviram essas musicas antes, dirão que é legal. Quando você ver o filme, verá as canção em andamento acelerado e as versões cover, e como teriam soado nos anos 80, mas o álbum está do jeito que eu queria, as baladas podem ser como canção de um álbum"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário