sábado, 19 de agosto de 2017

Miley Cyrus - Can't Be Tamed

Can't Be Tamed é o titulo do terceiro álbum de estúdio de Miley Cyrus, lançado no dia 18 de junho de 2010. Com musicas sobre libertação de restrições e expectativas. Sua sonoridade inspirada no já tradicional pop rock e dance pop.
O disco marca a transição de Miley de adolescente para adulta, também como uma forma de se libertar sua imagem como Hannah Montana.
Uma tentativa de abandonar a imagem de adolescente certinha e apaixonada, Cyrus começa mostrar sua intenção em ser mais provocante.
A maior inspiração para o disco foi a falta de controle criativo que tinha devido ao fato de sua personagem e também pelo fato de ser mais conhecido como Hannah Montana, desejando deixar o passado pra trás. 
A cantora definiu o trabalho como definitivamente um bom disco. É bom para explodir em seu carro".
Dois singles foram lançados: “Can’t Be Tamed” e “Who Owns My Heart”. Promovido através da "Gypsy Heart Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer Miley que “não pode ser domada”:


Liberty Walk (Caminho da liberdade)

“Não viva uma mentira
Essa é a sua única vida
Você não vai se perder
Apenas ande no caminho da liberdade"

O disco começa mostrando que Miley esta empenhada em conquistar sua liberdade. Na letra aconselha o seu ouvinte a não viver uma mentira porque temos somente uma vida pra viver e que devemos ir pelo caminho da liberdade. Em entrevista revelou que a inspiração  foi a busca por um empoderamento feminino e completou: É só se libertar de tudo o que você acha que está te segurando. E acho que é realmente importante , especialmente para as meninas, porque muitas pessoas são informadas: "Não, você não pode fazer algo", ou "Você precisa ser assim porque mamãe e papai dizem isso, os professores dizem isso".

Who Owns My Heart (Quem é o dono do meu coração)

“Quem é o dono do meu coração
É amor ou é arte?
Sabe, eu quero acreditar que somos uma obra prima
Mas às vezes é difícil de dizer às escuras
Quem é o dono do meu coração”


Segundo single fala sobre os sentimentos que o ambiente de um clube pode levar alguém a sentir. Na letra Miley esta uma boate encontra um interesse amoroso e começa a se questionar se o que ta sentido é apenas efeito da música, perguntando se o seu coração pertence ao amor ou a arte. "Se você estiver fora, dançando em um clube, a forma como a vibração. Você realmente gosta da pessoa com quem está dançando ou é apenas o ambiente completo do que está acontecendo?"


No vídeo Miley se joga em uma festa, cheia de sensualidade e curtindo o momento.

Can't Be Tamed (Não posso ser domada)

“Eu não posso, não posso ser domada
Eu não posso ser modificada
Eu não posso ser domada”


O primeiro single e também faixa titulo que tem como tema central a liberdade de expressão. Miley descreve o seu desejo de sair e experimentar a liberdade. Cyrus disse que a mensagem da música se aplica a diferentes situações. Pessoalmente para ela "é sobre ser uma gaiola e pessoas olhando para você". A cantora busca por essa liberdade e diz que ela não pode ser domesticada por nenhum homem. 


O vídeo se passa em um museu e Miley interpreta uma espécie rara de pássaro chamada de “Ave Cyrus”, como uma apresentação desse animal a cantora mostra uma espécie de fuga. Em entrevista falou sobre o vídeo: "Eu acho que o vídeo explica a minha vida, mas não exclui a vida de outras pessoas. Não é apenas sobre como é fabuloso, glamoroso e todas essas coisas. É sobre o núcleo 'eu não quero estar em uma gaiola. Eu quero ser livre e fazer o que eu amo'".

Every Rose Has Its Thorn (Toda rosa tem seu espinho)

“Toda rosa tem seu espinho
Assim como toda noite tem seu alvorecer
Assim como todo cowboy canta uma música triste, bem triste”

Uma regravação da banda Poison, originalmente lançada em 1988. A letra lida com problemas em um relacionamento, Miley se questiona se foi algo que ela fez, pois mesmo estando fisicamente perto se sentem emocionalmente longe um do outro. E ainda faz uma comparação de que toda rosa tem seus espinhos. 

Two More Lonely People (Mais duas pessoas sozinhas) 

“Bem, você sabe que meu coração está doendo
E você não precisa quebrá-lo
Se o amor não mudar sua mente
Então, há mais duas pessoas solitárias, esta noite”

O relacionamento de Miley esta por um fio, cobrando uma nova atitude do seu parceiro. A cantora lamenta se caso não conseguirem se resolverem serão mais duas pessoas solitárias no mundo porque estão terminando. 

Forgiveness and Love (Perdão e amor)

“A única coisa de que nossos corações são feitos
São os atos de perdão e amor
A única coisa real quando o momento exige
São os atos de perdão e amor”

Procurando um novo recomeço em sua relação, Miley aceita o jeito do seu parceiro e pede pra permaneçam juntos pra que possam consertar o relacionamento. Nos versos diz que toda historia começa e recomeça sempre acompanhada de amor e perdão, acreditando que é isso que precisa para recomeçar. 

Permanent December (Dezembro permanente)

“Parece um inverno permanente
Muito mais frio do que eu me lembro
Quando eu tiver você de volta
Dessa vez juro que não vou
Não vou mais te abandonar”

Apos terminar um relacionamento Cyrus se arrepende agora deseja voltar pra casa e para o seu ex-namorado, porque sentiu tanto a falta dele, pois conheceu vários lugares, vários outros homens, mas que nenhum pode se comparar a ele.

Stay (Ficarei)

“Diga que você me ama mais do que jamais amou
E me desculpe, mas é desse jeito
Mas eu estou voltando para casa
Eu voltarei para casa
E se você me pedir eu ficarei
Eu ficarei”

O single promocional é uma balada cheia de sentimentos. Miley fala sobre as dificuldades de um relacionamento a longa distancia, confessando que precisa dele, sente a sua falta e que não consegue viver sem ele. Se sentindo sozinha se perde em memórias que compartilharam, então resolve voltar pra casa e torce pra que continue a amando e se caso pedir ficará em casa com ele. 

Scars (Cicatrizes)

“Se eu pudesse apenas por uma noite
Para ficar com você e acertar as coisas
E o que fomos e o que somos está oculto nas cicatrizes
Se eu pudesse te levar lá”

A faixa fala sobre a tentativa de Miley em esconder sua tristeza e fingir que esta tudo bem, mas no fundo esta sentindo muita falta do seu ex-namorado. Então revela que mesmo que não pareça tudo que sente esta oculto em suas cicatrizes. 

Take Me Along (Me leva junto)

“Eu não entendo por que você está me deixando
Eu, eu não entendo, sem você eu não consigo respirar
Por favor, não, não me deixe aqui”

Refletindo sobre o momento em que seu relacionamento acaba, Miley não entende porque isso ta acontecendo, chegando a implorar para que não termine, pois não consegue viver sem ele. Em alguns versos revela uma possível traição do seu parceiro, mas que não se importa, pois só quer ficar com ele. 

Robot (Robô)

“Pare de tentar viver minha vida por mim
Preciso respirar, eu não sou seu robô
Para de dizer que sou parte dessa grande máquina
Estou me libertando, você não vê?”

Mais uma vez Cyrus busca por sua emancipação e assumir sua própria identidade. Nos versos diz que pode viver sua vida e que não é um robô, desejando que ninguém a controle mais. Voltando ao tema de rebelião do começo do disco. 

My Heart Beats For Love (Meu coração bate por amor)

“Meu coração bate por amor, Meu coração bate por amor
É o som que eu ouço, ele me diz para eu não desistir
Ele respira no meu peito e atravessa o meu sangue”

Encerrando o disco Miley conta que seu coração bate por amor e que luta pra que o amor seja universal. Em entrevista acrescentou: “Eu tenho essa uma música chamada "My Heart Beats for Love", que escrevi para minha melhor amiga, que também é minha cabeleireira, que é gay. Eu escrevi para ele e sobre como as pessoas podem ser muito críticas. Então eu acho que o amor é um pouco como a moral, você sabe, que eu tenho que coloquei em minhas músicas, e acho que isso é realmente importante. Dizendo às pessoas que não discriminem, nem julguem, e apenas estejam abertas ao mundo”.


Em "Can't Be Tamed" Cyrus esta empenhada em conquistar sua liberdade e se afastar da imagem de Hannah Montana. Buscando uma imagem pública cada vez mais provocativa para dizer que não pode ser domesticada.
O fato de ter feito sucesso ainda muito cedo com sua personagem, acabou apagando a imagem da propria Miley onde as pessoas ainda a viam como a menina do seriado Hannah Montana. 
No trabalho fica claro que a cantora ainda estava buscando sua identidade, se conhecendo como artista e pessoa. Os vocais são mais processados, às vezes perdendo o foco e as musicas muitas vezes com letras parecidas faltando uma profundidade sentimental. 
O álbum é como uma rebelião de Miley que deseja sua liberdade, com um som mais ousado que anteriormente, mostrando que cresceu. O conceito não foi tão bem executado, mas mesmo assim é um bom disco. 


“Esse álbum diz muito sobre mim. Eu quero este disco seja completo e totalmente honesto. É realmente sobre um pouco de tudo que esta acontecendo na minha vida agora”

Miley Cyrus

0 comentários:

Postar um comentário