segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Sia - This Is Acting

This Is Acting é o titulo do sétimo álbum de Sia, lançado no dia 29 de janeiro de 2016. As musicas falam sobre liberdade, amor, dinheiro, entre outros. Sua sonoridade é inspirada no pop, entre outros.
Sia é conhecida por ser uma grande compositora, autora de vários sucessos para Rihanna, Christina Aguilera, Britney Spears, Beyoncé, entre outros.
As canções foram originalmente escritas para outros artistas, que por razões desconhecidas foram descartadas de seus trabalhos.
O disco foi intitulado assim pois segundo a cantora as músicas não são necessariamente temas que gostaria de gravar, ela optou por conceituar todo álbum como uma “atuação”, imitando os respectivos cantores. E comentou em entrevista: “Sinto que essas musicas são hits, mas ninguém as quis então pensei, 'deixe-me ver, como um experimento, se estou certa”.
Foram lançados quatro singles: “Alive”; “Cheap Thrills”; "The Greatest" e “Move Your Body”. Performances televisivas foram realizadas para promove-lo. 
Então vamos descobrir mais sobre a atuação de Sia e descobrir sobre o material rejeitado por outros artistas: 


Bird Set Free (Pássaro Libertado)

“Não vou me importar se cantar fora do tom
Eu me encontro nas melodias
Eu canto por amor, eu canto por mim
Eu berro como um pássaro libertado"


O disco começa com o single promocional, uma canção cheia de metáforas, falando sobre alcançar a tão sonhada liberdade emocional e auto capacitação. No começo Sia contava como se sentia, presa e sem voz, agora livre se sente como um pássaro que acabou de ser livre. A cantora descreveu como "libertadora". Escrita inicialmente para "Escolha perfeita 2", foi rejeitada por Rihanna e Adele. A cantora comentou sobre: "Eu tive remorso ao vender 'Bird Set Free', pois toda vez que ela ia embora, voltava. A verdade é que escrevi para Pitch Perfect 2 . Eles rejeitaram e tiraram outra música nossa chamada 'Lanterna'. Isso se tornou uma grande coisa através do filme, mas não consegui acreditar que eles rejeitaram 'Bird Set Free', porque para mim era uma música tão grande, infinita e divertida”.

Alive (Viva)

“Mas eu estou respirando
Ainda estou respirando
Estou viva”


O primeiro single foi escrito originalmente para Adele para seu álbum 25. Com um ar obscuro conta que cresceu em um lugar que seria o próprio inferno, que enfrentou muitas coisas e sobreviveu a todas elas. Como uma lutadora grita pela própria vida, soando como uma verdadeira sobrevivente.  Em entrevista comentou: É sobre a vida de Adele, então eu canto agora uma música da perspectiva de Adele”.


O clipe foi inspirada nas artes marciais e mostra os movimento de uma pequena lutadora, substituindo Meddie que trabalhou nos clipes de seu disco anterior.

One Million Bullets (Um milhão de balas)

“Quantas você levaria ?
Pois eu levaria um milhão de balas por amor"


A única canção escrita especialmente para o álbum, nela Sia conta que faria tudo pelo seu amado, o defenderia e se fosse preciso levaria um milhão de tiros por ele e o questiona se o sentimento é recíproco. Também foi lançado como promocional.

Move Your Body (Mova seu corpo)

“Seu corpo é poesia, fale comigo
Você não vai me deixar ser o seu ritmo hoje à noite ?
Mova seu corpo
Eu quero ser sua musa, sua musica"



O quarto single é uma canção frenética, deixando seu ouvinte com aquela vontade louca de dançar e movimentar o corpo. A letra é um convite da cantora para o seu parceiro deixar se levar pelo ritmo. Em entrevista comentou: Uma delas é um rejeição de Shakira , que não há dúvida quando você o ouve. Você saberá que foi uma rejeição de Shakira porque to igual a ela”.

Unstoppable (Imparável)

“Sou imparável
Sou uma Porsche sem freios
Sou invencível
Eu ganho todos os jogos"

Nada foi confirmado para quem seria essa musica, mas os boatos são de que seria para Demi Lovato. A letra traz como tema auto capacitação, não demonstrar suas fraquezas, vestir uma armadura e se mostrar uma pessoa forte, confiante, mas só na frente dos outros. "Ja ouvi essa historia que mostrar seus sentimento é a unica maneira de fazer as amizades crescerem, mas eu tenho medo agora".

 Cheap Thrills (Diversão barata)

“Baby eu não preciso de dinheiro pra me divertir
Eu adoro uma diversão barata"


Ao ser anunciado como segundo single ganhou uma nova versão com a participação de "Sean Paul". Escrita inicialmente para Rihanna para o álbum "Anti". A letra fala sobre se divertir no fim de semana com pouco dinheiro, a cantora conta que adora diversões baratas, optando pelo simples, que uma boa companhia, uma boa música pode fazer um "role" valer a pena. 


Reaper (Ceifador)

“Você veio para me sequestrar
Eu estava tão perto dos portões do céu
Mas não hoje"


Também rejeitada por Rihanna a canção tem uma vibe boa. A letra traz como tema a morte, Sia conta que ela apareceu querendo leva-la, mas a rejeitou, pois ela tem muitas coisas pra viver e diz que não quer morrer agora não. Em entrevista comentou: "Eu não me importo sobre essa musica, eu sei que a impressão vai ficar mal, mas o que quero dizer é que não estou emocionalmente ligada a ela. Eu pensei que era uma musica divertida".

House on Fire (Casa em chamas)

“Baby eu quero tomar você
Como um oxigênio
Eu sou uma casa em chamas
E eu quero continuar queimando"

Cheia de metáforas Sia fala sobre a necessidade de ter seu amado por perto, o tratando como "oxigênio" e ela como "uma casa em chamas" e que para viver precisa tê-lo em sua vida. Mesmo que sempre ausente a cantora pede para que ele esteja mais presente.

Footprints (Pegadas)

“Me levando para segurança
Duas pegadas
Duas pegadas na areia"

Em um relacionamento às vezes a cantora se sentiu sozinha e achava que seu parceiro não ligava pra ela. Usando a metáfora de que esta caminhando na areia e só enxergava duas pegadas, mas na verdade é porque o seu amado estava a carregando no colo e a levando para um lugar seguro. Em entrevista comentou: “Rejeitada por Beyonce lá. É uma das minhas músicas favoritas, na verdade. Eu realmente gosto. Nós fizemos isso na sessão de Hamptons que fizemos anos atrás para o álbum mais recente que ela fez. Eu consegui "Pretty Hurts" desse álbum, mas originalmente escrevi 25 músicas para ela enquanto estávamos no Hamptons e um fez o registro. Não é incrível? "

Sweet Design (Doce design)

“Eu vou fazer parte dois
bumbum marcado, vou te envergonhar, tolo
Minha sucata, hipnotiza a sala toda
Bump, bump, eu vou esfregar para cima de você"

Descartada por Jennifer Lopez, a canção tem um ritmo animado e a letra é cheia de duplo sentido, no qual a cantora se insinua para o seu parceiro, a fim de seduzi-lo para ter relações sexuais. Falando explicitamente sobre o ato sexual e metáforas para falar de suas partes intimas.

Broken Glass (Vidros Quebrados)

“Não há vencedores quando a sorte é lançada
Há apenas lagrimas quando se chega a ultima dança
Então não desista, é só um romance de jovens amantes"

A próxima faixa fala sobre algumas besteiras que um jovem casal faz e que conseqüentemente acaba enfraquecendo a relação, mas que estão sempre tentando seguir em frente juntos, sempre tentando recomeçar. Sia revelou que é uma das suas favoritas, mas não revelou pra quem foi escrita.

Space Between (Espaço entre nós)

“Sinta o vazio em nossa cama
O espaço entre nós é ensurdecedor
Oh, nós não aceitamos ou o quebramos"

Encerrando a versão simples com uma canção que foi aceita por Rihanna, mas Sia pediu de volta, pois queria muito gravar. A letra é uma tentativa da cantora em enfrentar um relacionamento que esta esfriando cada vez mais e o espaço entre eles é muito grande. 

Em 5 de setembro de 2016, a Sia lançou o single "The Greatest" com o Kendrick Lamar como o terceiro single do álbum. Em 21 de outubro de 2016 relançou o disco, com uma nova capa, com o remix de " Cheap Thrills ", versão solo do novo single e quatro novas músicas:


The Greatest (O melhor)

“Sou livre para ser o maior, estou vivo
Sou livre para ser o maior aqui nesta noite, o maior
O maior, o maior vivo"

O terceiro single foi escrita em apoio a comunidade LGBT, após o incidente na boate “Pulse Nighclub” em 2016.  A letra fala sobre como qualquer um pode ser “o melhor” com dedicação. Mesmo o que seu valor não visto pelos outros, independente de seu gênero, raça, identidade sexual, etc. No álbum possui a versão solo que foi lançado como o single e outra versão como o rapper Kendrick Lamar.


O vídeo possui 49 dançarinos para representar as vitimas no horrível incidente na boate. As cenas são cheias de simbolismos, os dançarinos a maioria crianças representando a idéia inocente de que somos livres para nos expressar. No inicio do vídeo Maddie desenha linhas de arco-íris embaixo dos olhos representando a bandeira do orgulho gay.

Confetti (Confetes)

“E você pode tratar outra com suas mentiras
Você nunca vai entender
Eu prefiro andar sozinha
Do que deixá-los jogar confetes sujos"

Se questionando sobre o valor de seu relacionamento, Sia conta como era o começo de sua relação com seu parceiro e que cada célula do seu corpo se apaixonou por ele. Mas que agora prefere ficar sozinha a jogar “confetes sujos”, fazendo referencia a se casar com alguém e ter seu casamento manchado pela infidelidade.

Midnight Decisions (Decisão da meia-noite)

“Na noite passada nós fizemos algumas decisões da meia-noite
Eu estraguei tudo? Oh Deus, eu espero que eu não
É tudo um borrão quando falamos através do licor
Eu sempre me arrependo de decisões da meia-noite” 

Nessa faixa a cantora fala sobre uma decisão que tomou durante a noite, da a entender que a cantora estava sob efeito de alguma bebida e acabou estragando seu relacionamento, chamando de “decisões da meia-noite” e que se sempre se arrepende delas. Sofrendo por esse rompimento, volta a procurar consolo nas bebidas alcoólicas.

Jesus Wept (Jesus lamentou)

“Como Jesus lamentou
Ele lamentou enquanto ele
Tomou doze passos
E me carregou” 

Encerrando o disco a cantora fala sobre sua batalha para vencer o alcoolismo, fazendo referencia a buscar a religião para conseguir vencê-lo. Inspirado em sua luta pessoal para vencer o vicio. 


Sia soube manter o conceito do álbum perfeitamente, em cada faixa podemos ver a atuação da cantora em busca de outra identidade, mostrando que além de cantar e compor, ainda atua muito bem.
O disco também mostra como é essa industria “musicas por encomenda” que nem sempre entram em seus trabalhos. Segundo a própria cantora alguns artistas encomendam as musicas e as vezes nem se quer aparecem no estúdio.
Na versão Deluxe expôs seus sentimentos, sendo ela apenas, com seu jeito metafórico e profundo de compor. 
Ainda bem Furler gravou essas musicas que são maravilhosas e mereciam ser ouvidas, pegando o que muitos rejeitaram e fez uma verdadeira obra prima.



“Sinto que essas musicas são hits, mas ninguém as quis então pensei, 'deixe-me ver, como um experimento, se estou certa. E por isso intitulei o disco como uma atuação, porque são musicas que eu escrevi para outras pessoas, então pensei que talvez fosse algo que eu diria. É mais como uma ação de teatro. É divertido”

Sia

0 comentários:

Postar um comentário