sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Kesha - Rainbow

Rainbow é o titulo do quarto álbum de estúdio de Kesha, lançado no dia 11 de agosto de 2017. As músicas são inspiradas nas experiencias vividas em seu desenvolvimento. Sua sonoridade mistura, cowntry, pop, rock e foulk. 
O trabalho marca o retorno da cantora apos cinco anos sem lançar nenhum material devido a uma luta judicial que enfrentou com seu produtor.
Apos o fim da promoção de seu álbum "Warrior", Kesha entrou com um processo contra Dr. Luke o acusando de abusos fisicos e sexuais, lutando para ter o direito de ter o controle de sua prória carreira. As condições contratuais a impediam de trabalhar com outras pessoas e não poderia ser lançado nada sem a autorização de Luke. A cantora não obteve sucesso no processo e mesmo anunciando um novo trabalho precisou da autorização do homem que tanto a fez mal.
A cantora também deixou de usar o $ em seu nome, depois que saiu da reabilitação para tratar seus transtornos, foi onde também começou a criar o disco.
Ao anunciar o novo disco liberou uma música por semana até o dia do seu lançamento. Em entrevista comento o conceito do trabalho: "Cor pra mim é muito simbolica, tipo a luz, alegria, juventude e com a juventude vem a ingenuidade e eu sinto que tipo você cresce e passa por muitas coisas, tem seu coração partido e o que seja as coisas te machucam e começa a arrancar pedaços do seu coração. E pra mim foi tipo isso, voltar e tentar curar meu coração da melhor forma que pude e tentar me conectar com mue coração infantil".
Até o momento foi lançado um unico single: "Praying"
Com um faixa a faixa vamos conhecer o "arco-iris" de Kesha: 


Bastards (Bastardos)

“Não deixe que os bastardos o derrubem
Não deixe que os idiotas o desgastem
Não deie que as garotas malas tomem a coroa"

O disco começa muito bem com uma balada voz e violão. Na letra Kesha se mostra otimista diante de tudo que passou, dizendo que vai levantar sua cabeça e não vai deixar os "bastardos" a derrotarem, mas vai continuar vivendo sua vida da sua maneira. A faixa se destaca pelos vocais suaves e limpos. Em entrevista comentou sobre o processo de composição: “Bastard' é uma música que escrevi sozinha em um violão às 4 da manhã. Eu escrevi isso porque não entendo por que as pessoas são tão malditas para o outro, mas não posso mudar e escrever é como eu lido com tudo. Eu escrevi essa música para pessoas que dificilmente entendem isso também. Eu simplesmente não gosto de valentões, e a gentileza não é superestimada. Quando eu falo sobre isso com meus amigos, eles riem de mim e me dizem que eu soa como se eu tivesse 5 anos - mas é verdade, é muito bom ser legal”.

Let'Em Talk (Deixa falar)

“Não deixe que esses perdedores tomem sua magia
Deixa falarem
Apenas deixa-os falarem"

Com a participação de Eagles od Death Metal a canção possui uma sonoridade contagiante. A letra fala sobre ignorar comentários negativos, aproveitar a vida com coisas boas e deixar as ruins pra lá. Mandando um grande foda-se aos odiadores. E adicionou: "Você não pode impedir que eles falem sobre você, então deixe-os conversar e enquanto eles estão sobre você, apenas dance e ria com isso".

Woman (Mulher)

“Eu sou uma mulher do caralho
Eu não preciso de homem pra ficar me segurando
Eu sou um mulherão da porra, meu bem isso ai"


Lançado como o primeiro single promocional, é uma faixa cheia de atitude com uma mensagem de empoderamento feminino. Kesha diz ser uma mulher independente que não depende de homens, pois trabalha muito e tem o seu próprio dinheiro. "Espero que meus fãs ouvirem esse espírito selvagem ainda forte dentro de mim".


O clpe possui mostra Kesha indo para um bar e fazendo um show, mostrando para todos os homens quem é que manda, reforçando a mesma mensagem de empoderamento. As cenas são divertidas. 

Hymn (Hino)

“Um hino para quem não tem hino
Não precisa de perdão
Porque se há um paraíso
Não ligo se entraremos lá
Este é um hino, hino, hino, para como vivemos, vivemos”


Também lancada como single promocional é realmente um grande hino. Nessa letra Kesha luta contra as separações de grupos, de padrões impostos, apoiando as minorias e exaltando a liberdade de ser. Em entrevista comentou sobre a faixa: “Esta música é dedicada a todas as pessoas idealistas ao redor do mundo que se recusam a dar as costas ao progresso, ao amor e à igualdade sempre que são desafiados. É dedicada às pessoas que saíram pelas ruas em todo o mundo para protestar contra o racismo, o ódio e a divisão de qualquer tipo. Também é dedicada a qualquer pessoa que sinta que não é compreendida pelo mundo ou que não é respeitada exatamente por quem é. É uma canção de esperança sobre todas essas pessoas, eu me considero uma de vocês e o poder que todos nós temos quando todos nos juntamos”.

Praying (Rezando)

“Eu espero que você esteja em algum lugar rezando
Espero que a sua alma esteja mudando, mudando
Eu espero que você encontre a sua paz         
Ajoelhando-se, rezando”


O primeiro single foi o grande retorno de Kesha, uma balada carregada de sentimento que ganha vida com os fortes vocais de uma sobrevivente a um turbilhão de problemas. A faixa foi inspirada no que aconteceu entre ela e o produto Dr. Luke, no qual a cantora o acusa de abuso sexual e lutou na justiça para conseguir o controle da sua carreira. Na letra mostra que não possui ressentimento e deseja que ele encontre a paz, uma mensagem linda de amor ao próximo, mesmo que essa pessoa a fez mal. Conta o quanto isso a fez mais forte e descreve o inferno que passou, mas agora finalmente conseguiu fazer sua música.


O emocionante clipe mostra a trajetória de Kesha até o lançamento do álbum, todo sofrimento que passou e chegou a pensar que nunca mais gravaria em sua vida. E adianta ao final do video que é apenas o começo. 

Learn To Let Go (Aprender a deixar pra lá)

“Acho que está na hora de fazer o que eu falo
Exorcizar os demônios de dentro de mim
Preciso aprender a deixar para lá
O passado não pode me assombrar se eu não permitir
Vivendo e aprendendo e nunca esquecendo
Preciso aprender a deixar para lá"


Também lançada antes do disco, a faixa possui uma pegada forte. A letra fala sobre seguir os próprios conselhos e aprender a deixar pra lá, viver a vida sem medo, Kesha conta que vai exorcizar os próprios demônios e desapegar do passado. Segundo a cantora o titulo é um dos seus mantras e acrescentou: "Isso se tornou um dos seus mantras nos últimos anos. Por mais que o passado crie quem somos, não podemos deixar que ele nos defina ou nos atrase".


No clipe Kesha revisita o seu passado, assistindo velhos filmes caseiros, gravados por sua tia. Então as paredes caem e ela se encontra no meio de uma floresta, viajando e recriando as suas cenas de infância. E comentou sobre: "É essa a ideia de reconectar-se com meu lado infantil, porque é quando você esta tão cheio de maravilhas e alegrias". 

Finding You (Encontrando você)

“Eu sei que o para sempre não existe
Apos essa vida vou encontra-lo, na próxima
Eu continuarei encontrando você"

Aqui temos uma Kesha mais romantica. Ela fala sobre sua conexão com o seu parceiro, um amor que vai além dessa vida, que quando eles morrerem, vão se encontrar novamente em outra vida e sempre estarão se encontrando. "Realmente espero que eu tenha múltiplas vidas, porque não consigo suportar o pensamento de apenas uma vida com as pessoas que eu amo. Então, esta música é sobre minha crença de que temos grupos de almas e quando eu morrer eu quero encontrar as pessoas que eu amo na próxima vida. Uma vida não é suficiente quando você ama alguém tão profundamente que dói".

Rainbow (Arco-iris)

“Eu encontrei um arco-íris
Confie em mim eu sei que a vida é assustadora
Mas basta colocar essas cores
Venha e brinque comida esta noite"

A faixa que dá titulo ao álbum foi o ponto de partida para as outras músicas do disco e também para turnê segunda Kesha. Composta por ela ainda quando estava na reabilitação. Na letra a cantora promete pra si mesma que as coisas vão melhorar, com a mensagem de que depois da tempestade vem o arco-íris. A canção vai cresce e ganha muita emoção em seus vocais. 


 No vídeo a cantora nos leva aos lendários estúdios da Capitol Records e permite que se veja um pouco o que se passa durante a gravação de uma música.

Hunt You Down (Caçar você)

“Não tenho medo ficar um pouco louca quando estou apaixonada
Mas você acabou e eu sou a unica
Apenas saiba isso, se você se virar
Menino, eu vou caçar você"

Explorando o Cowntry Kesha manda um recado para o seu parceiro, dizendo que ela é romântica, companheira e se dedicara a esse relacionamento, mas se caso ele a machucar a situação será bem diferente e pede pra que não o faça caçá-lo, pois ai a coisa fica bem feia. "Lembro-me de ouvir uma música onde um cara estava falando sobre como ele tinha o revólver no bolso e ele ia atirar na garota porque ela estava dormindo com seu melhor amigo ou algo assim. E eu estava tipo, 'OK - Bem, se um homem pode dizer isso, então vou escrever uma música sobre como se você me enganar, eu vou te matar".

Boogie Feet (Pés Boogie)

“Dance comigo, por favor
Venha por favor
Ou você tem medo desses pés boogie"

Mesmo com tantos problemas, Kesha quer dançar e esquece-los. A faixa é uma das mais animadas e veio do desejo da cantora em ter uma faixa divertida, despreocupada para curtir. O titulo faz referencia a um estilo musical.

Boots (Botas)

“Eu estou caminhando no ar, chutando minhas tristezas
Tudo para quando estou com você
Então deslize aqui, diga-me a verdade
Eu sei que você ama quando estou usando nada além de suas botas"

Com um estilo faroeste sexy, a faixa é divertida e ousada. Na letra Kesha conta que o seu parceiro ama quando ela esta nua usando somente suas botas e acrescentou em entrevista: "Eu sempre imagino imagens para as coisas quando eu escrevo, então, quando eu estava imaginando o vídeo para 'Boots', eu estava me vendo andando pelo meio da rua no meio do deserto com as mais velhas botas de cowboys velhas, como na direção certa De um filme de Quentin Tarantino". 

Old Flames (Can't Hold a Candle to You) (Velhas chamas- não posso segurar uma velha pra você)

“Com uma palavra, ou um toque, eu poderia reativar aquele fogo
Mas as chamas antigas não podem segurar uma vela pra você"

Uma regravação de Dolly Parton, que foi escrita originalmente pela sua mãe e fez grande sucesso na década de 80. Kesha ja havia regravado a música em seu EP "Desconstruted", mas resolveu incluí-la em seu novo disco e dessa vez com a participação da própria Dolly. A letra fala sobre sentir falta de um antigo amante e desejar que tudo volte como era antes. Em entrevista comentou: "Eu simplesmente amo a música - está na nossa família, e sempre foi um sonho gravá-la com Dolly Parton. Sempre foi uma daquela coisa ridícula dizer alto, então você não diz isso. Eu me senti bobo dizendo isso em voz alta, porque, quero dizer, é Dolly Parton".

Godzilla

“Enquanto os outros estão correndo e gritando
Eu simplesmente adoro estar com você"

Usando uma metáfora pra falar de um homem brusco, grosseiro, mas que no fundo é apaixonada por ele. Kesha fala como seria um relacionamento com o Godzilla, como seria passear com ele, leva-lo para conhecer sua mãe, entre outros.

Spaceship (Nave espacial)

“Eu vive em uma galáxia solitária
Mas em meus sonhos eu vejo que eles vêm me resgatar"

Encerrando o disco Kesha cantando sobre naves espaciais. Desejando que a levem para sua casa, onde vai se sentir confortável e não mais sozinha, pois toda sua vida se sentiu diferente das outras pessoas. A faixa também fala sobre sua crença em alienígenas. O que inspirou também toda arte do disco.


Depois da tempestade vem o arco-iris, isso realmente aconteceu na vida de Kesha. O disco marca sua volta por cima, apos todo processo que enfrentou, voltando mais forte, confiante, com um som totalmente novo, musicas com profundos significados, totalmente pessoal. Segundo ela esse disco salvou sua vida. 
Em entrevista comentou sobre a produção: “Eu estava em um lugar muito escuro. Eu estava sozinha e assustada na reabilitação para cuidar de um transtorno alimentar que havia ficado totalmente fora de controle. Eu não tinha permissão para trabalhar ou ter qualquer tecnologia – sem telefone, sem computador, sem mensagens de texto, sem mídias sociais. Na primeira, eles também não me deixariam ter nenhum tipo de instrumento. Eu implorei que me deixassem ter um teclado – até um teclado de brinquedo. Eu tinha tantas emoções e eu não sabia como mais lidar com elas. Escrever músicas é a única maneira de saber como processar as coisas. Fiquei implacável. Todos os dias eu sentei lá no chão e joguei. Foi assim que a música "Rainbow" veio a ser. Toda a ideia do álbum e turnê e tudo, veio de mim chorando e cantando e brincando e sonhando até a hora em que estava e tirou o teclado de novo. Todos os dias eu simplesmente chorava e tocava aquela música porque sabia que tinha que superar esse incrivelmente difícil”.
O disco é todo coeso, bom do começo ao fim. Kesha contou que chegou acreditar nunca mais iria gravar e muitos já davam sua carreira como encerrada, mas a cantora voltou mostrando todas as suas cores, abrindo seu coração e fazendo um tipo de musica geniuna, estando totalmente nua, crua e vulneravel para todos, conhecendo a verdadeira Kesha longe de todo glitter, sem toda produção que tinha em seus trabalhos anteriores. Uma verdadeira obra-prima.


“Desde esses dias difíceis e emocionais na reabilitação, comecei a imaginar que um dia eu lançaria um novo álbum e eu o chamaria de 'Rainbow'. Por um longo tempo, não sabia se essa ideia era apenas uma fantasia, um fantasma para me manter acordada e realmente sair da cama ou se poderia realmente se tornar realidade. Mas eu simplesmente segurei essa ideia, porque era tudo o que eu tinha. Eu sei que esse álbum salvou minha vida ”

Kesha

0 comentários:

Postar um comentário