segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Alicia Keys - HERE

 Here é o título do sexto álbum de estúdio de Alicia Keys, lançado no dia 04 de novembro de 2016, as musicas falam sobre família, racismo, vícios, direitos LGBT, guerra, empoderamento feminista, amor, entre outros temas. Inspirado no Soul, R&B, gospel, blues e Hip Hop.
Apos o grande sucesso de seu antecessor, Alicia volta apos quatro nos sem lançar nenhum material inédito. Segundo a cantora não foi um hiato planejado, porém nesse tempo ficou grávida e disse era "um tempo diferente para as coisas girarem".
Um dos marcos desse disco é a decisão da cantora em não usar mais maquiagem, em entrevista comentou sobre: "Não quero me cobrir mais, nem meu rosto, nem minha mente, nem minha alma, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, nem meus esforços, nem meu crescimento emocional. Nada".
O processo de composição foi muito natural segundo a mesma e comentou sobre: "A música para este álbum foi criada tão rápido. Era como chovendo todas as noites, como tempestades de música estava saindo. Era uma loucura porque eu nunca experimentei. Eu sabia que os temas que eu queria abordar e eu sabia que eu queria montar para me ajudar a criar esta viagem muito poderoso sonora e lírica. Então tudo o que eu o fiz com tanta intenção que, quando a música começou, fazia sentido que veio tão rápido. Nós provavelmente fizemos 30 músicas em 10 dias". 
Foram lançados três singles oficiais até o momento: “In common”; "Hallelujah" e “Blended Family (What You do For Love)”.
Segundo a própria cantora a inspiração para o trabalho veio de uma lista que fez sobre coisas que estava cansada e que precisavam ser mudadas e o titulo foi inspirado nisso, uma resposta ao mundo que vivemos hoje, com um faixa a faixa vamos conhecer o aqui de Alicia Keys:


The Beginning (O começo)

“Eu me sinto como história nos toca-discos
Da velha escola para a nova escola
Como se nada tivesse sido mais real
Na história dos toca-discos"

O disco começa com um intertule em que Alicia conta que se sente como uma velha historia, cheia de metáforas para introduzir o assunto do disco, pra falar sobre o passado, o começo de sua historia, como se sente diante disso tudo e serve também como apresentação para próxima faixa.

The Gospel (O evangelho)

“As baratas e os ratos, a heroína e as rachaduras
Não poderiam me culpar, eu estou apenas dando os fatos
Tentando chegar no topo, o fundo não é onde ele está
Todo mundo tem um passado, mas você nunca pode voltar”

A faixa um pouco agressiva, com versos rápidos e uma letra forte. Keys revisita o seu passado, se lembra de alguns problemas de sua família, a luta para conquistar fama, sua infância difícil no gueto e a mensagem de que todos têm um passado, mesmo que seja ruim nunca será apagado. 


Junto com o disco a cantora lançou um curta-metragem intitulado “The Gospel”. O vídeo de 22 minutos apresenta a cidade de Nova York, cidade natal de Alicia, mas com a dura verdade de algumas vidas, com uma explicação para alguns temas abordados na composição do disco. 

Pawn It All (Penhorar tudo)

“Vou empenhar-lhe o meu relógio
Vou empenhar-lhe estes anéis de ouro e diamantes
Eu te daria tudo
Só assim eu poderia começar minha vida de novo”

Nessa faixa Alicia relata o momento em que teve que se desfazer de alguns bens materiais para pode recomeçar a sua vida. A letra também fala sobre estar determinado a ir a busca dos sonhos, de não se conformar e confiar em Deus.

Elaine Brown

“Então ele disse gospeie a mãe negra
Eles sempre anunciam o titulo de mãe negra"

O interlude é um depoimento da ativista pelo direitos civis de Elaine Brown, em que buscava a igualdade para as mulheres negras, falando também da violência.

Kill Your Mama (Matar sua mãe)

“Existe alguma mudança em nós
Mesmo por uma questão de amor
Como você pode matar sua mãe
Quando ela é a unica que vai te amar até na sepultura"

De um jeito bem realista e muito forte, Alicia fala sobre a situação do mundo atual, em que por dinheiro e ambição destroem cada vez mais a natureza sem pensar nas conseqüências que isso trará, se questionando se haverá salvação para nos, pois nos tornamos pessoas perigosas. A cantora se sente indiquinada com essa imposição e conta que a mãe natureza será a única que continuará nos amando quando estivermos na sepultura, e como podemos mata-la?.

She Don’t Really Care (Ela realmente não se importa)

“Ela cresceu no Brooklyn
Ela sabe que era uma rainha
Mas ela não se importa
Ela joga os diamantes no ar"

Nessa nova fase desapegada das coisas materiais, Alicia conta um pouco de sua infância, dos lugares que cresceu em sua cidade natal Nova York. A musica mistura também outra chamada “1 Love” contando também sobre a sua busca pelo amor quando jovem. A faixa tem participação do rapper Nas. Em entrevista comentou: É realmente o mais proposital e mais intencional que já escrevi antes da música, e é tudo sobre a cidade de Nova York de muitas maneiras, e é por isso que estou trazendo você para o meu mundo um pouco”.

Elevate (Elevar) 

“Você não pode trazer, não pode fazer o que já foi feito
Você tem que sempre adicionar
Nos temos que construir e sempre crescer
Isso nos eleva"

O interlude é uma espécie de dialogo, soando como conselhos de um produtor musical com a visão de elevar mais ainda o som de Alicia, como uma conversa em estúdio. Com o propósito de não fazer o que já foi feito, mas se reinventar.

Illusion Of Bliss (Ilusão de felicidade)

“Então eu persisto
Como um beijo sem fundo
Uma ilusão da felicidade"

Falando sobre vicios, começando por um depoimento de uma viciada de 29 anos. Alicia conta a dificuldade de algumas pessoas em se livrar de algum tipo de vicio, tratamento isso como ilusão de felicidade, algo que só faz mal, como o uso de drogas. Contando estar farta de ser julgada, de implorar por ajuda, mas todos se afastarem. Os vocais da cantora soam de forma desesperada, como um grito de socorro, deixando a emoção tomar conta.

Blended Family (What You do For Love) (Familia abençoada – o que você faz por amor)

“Não há nada que eu não faria por nós
Pode não ser fácil
Essa família misturada, mas querida
Isso é o que você faz, o que você faz, o que você faz
O que você faz por amor"


O segundo single conta com a participação de Asap Rocky. A letra fala sobre o seu casamento com Swizz Beatz e seu relacionamento com a ex-mulher dele e também seus filhos fruto do outro casamento. A cantora conta que pode sim existir amor entre essa família misturada. Em entrevista comentou: “Minha nova canção é inspirada na trajetória pessoal da minha família em cultivar profunda compreensão, compaixão, apoio e amor. Para mim, não há uma definição singular de família e a família moderna é composta de todos os tipos de pessoas bonitas dispostas a colocar o amor em primeiro lugar”.


O video mostra Alicia com sua família, visto que o seu marido tem três filhos do outro casamento e mais dois com ela. As cenas em preto e branco também apresentam outras famílias misturas.

Work On It (Trabalhe nisso)

“Alguns podem pensar que mudamos muito rapido
Mas eu sei que você e você me conhece
Tantas mentiras espalhadas sobre nós
Mas isso faz nos construirmos confiança"

Alicia fala sobre um casal que recebem diversas critica de outras pessoas, que dizem que eles começaram rápido demais, mas Keys conta que eles estão mais preocupados na confiança um com o outro, com o amor, do que os comentários.

Cocoa Butter (Manteiga de cacau)

“As mulheres são inseguras com suas estrias
Por isso se escondem"

O interlude é um dialogo entre alicia e mais dois homens, em que eles contam que as mulheres são inseguras até com suas estrias e por isso se escondem. Uma introdução pra próxima faixa.

Girl Can’t Be Herself (Garota não pode ser ela mesma)

“Quando uma garota não pode ser ela mesma
Eu só quero 
Chorar pelo mundo"

Uma posição dura tomou Alicia no processo de criação desse novo trabalho, uma delas foi abandonar o uso de maquiagem, defendendo a ideia de as mulheres devem ser elas mesmas, sem querer se esconder, dizendo chega aos padrões da sociedade e a liberdade. Segundo a cantora espera que isso seja o começo de uma revolução. E em entrevista acrescentou: “Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que a gente tenha que ser magra, ou sensual, ou desejável, ou perfeita”.

You Glow (Você brilha)

“Olhe no espelho
E veja
Você brilha"

Outro interlude que conta a historia de uma menina que questionou o seu professor sobre sua cor e ele provou que todos são iguais, que todos podem brilhar.

More Than We Know (Mais do que sabemos)

“Porque baby
Podemos fazer mais do que sabemos
Oh Baby, mais do que sabemos"

Incentivando o seu ouvinte a acreditar no impossível, Alicia motiva dizendo que todos podem fazer mais do que imaginam, basta ter fé, acreditar em si mesmo e coisas que nem sabemos pode acontecer.

Where do We Begin Now (Onde é que vamos começar agora)

“Porque baby
Podemos fazer mais do que sabemos
Oh Baby, mais do que sabemos"

Falando sobre os direitos LGBT, a cantora conta sobre duas pessoas do mesmo sexo que se apaixonam e sentem perdidos, pois esse sentimento é novo pra eles, se questionam como vão contar para os seus amigos que agora são um casal. Os dois envolvidos sentem que estão certos, mas ao mesmo tempo tem medo.

Holy War (Guerra santa)

“Talvez devêssemos amar alguém
Talvez pudéssemos nos importar um pouco mais
Talvez pudéssemos amar alguém
Em vez de polir bombas de guerra santa"

Lançado como single promocional, a canção é um grande grito pela paz, no qual a cantora se questiona sobre a inversão de valores, como por exemplo, o sexo ser obsceno e a guerra ser sagrada. Alicia também fala sobre a divisão da sociedade por diferença, sexualidade e raça. Do ódio, orgulho e vingança que se espalha. Mas Keys deixa a mensagem que o único modo de resolver isso é amando uns aos outros, que só o amor poderia resolver e isso seria um sonho maravilhoso.


O lyric vídeo mostra vários jovens saindo pelas ruas com cartazes espalhando a letra da canção, pessoas de diferentes raças aparecem no vídeo também, traduzindo bem a mensagem central.

Hallelujah (Aleluia)

“Aleluia, aleluia, deixe-me entrar
Estou orando, mas estou pagando pelos meus pecados
Você não vai me dar um sinal se eu perder a cabeça?
Aleluia, deixe-me entrar"


O single promocional disponível somente nas versões internacionais do álbum. A letra é como uma oração em que Alicia implora por uma resposta, por perdão pelos seus pecados e pede para que Deus esteja ao seu lado. A canção é intimista, descantando a voz e o piano.

In Common (Incomum)

“Temos muito em comum
Se estou sendo honesta com você"


Encerrando o disco com o primeiro single que possui uma sonoridade que difere das outras musicas do disco. A letra fala sobre uma espécie disfuncional dos casos de amor, onde os parceiros são semelhantes, apesar de todos defeitos, divergências e diferenças. Defendendo a ideia de que os opostos se atraem. 


O clipe apresenta Alicia cantando a canção em uma escada de incêndio, acompanhada por dançarinos das mais diversas etnias e idades, contorcionistas e casais. Em entrevista comentou sobre: "Este vídeo é sobre celebrar nossa individualidade, e como no brilho de nossa unicidade, a magia de tudo está no cerne, nós somos todos iguais. Todos nós queremos experimentar o amor, a liberdade de sermos os nossos verdadeiros eu, amar a quem quisermos e sermos aceitos e celebrados por todas as nossas nuances e as chamadas imperfeições que nos fazem, nós ". 


O disco marca um novo tempo em sua carreira, pois a cantora parece de forma mais crua, sem edições, falando abertamente sobre assuntos que não são muito falados por outros artistas e se posiciona de um jeito sincero, com muita paixão, vocais limpos e sentimentos, sem censura.
Alicia mostra a mulher forte que se tornou ao longo dos anos, exalando beleza natural, totalmente imponderada, com uma visão do futuro.
Em entrevista comentou: “A música neste álbum reflete a verdade que encontrei em mim mesmo e nas conversas que escuto ao meu redor. É sobre explorar o bom, o mau, o feio, as sombras e a luz com compaixão e mente aberta. Percebo que, para que possamos compreender e aceitar uns aos outros, é necessário reconhecer as complexidades em nós mesmos e em todos ao nosso redor. Temos que estar dispostos a falar sobre nossas diferenças e enfrentar cada desafio com amor”.
As letras englobam muitos problemas sociais, pois Keys ainda tem fé de que pode mudar e o amor pode ser o grande segredo pra isso acontecer.
Segundo Alicia com esse trabalho ela que ver quem realmente é no espelho e enxergar o que nos tornamos no mundo que vivemos. Uma obra prima que pode não ser muito comercial, mas é um trabalho incrível, digno de uma grande artista.


 "Nesse álbum eu chego ao 'aqui', um lugar onde estou disposta a olhar honestamente para mim no espelho e ver também a realidade de quem nos tornamos no mundo. O bom, o feio, as sombras e a luz. Percebo que, para que possamos crescer, compreender e aceitar uns aos outros, precisamos reconhecer a nossa complexidade; É necessário ser capaz de falar sobre isso e conhecer uns aos outros"

Alicia Keys

0 comentários:

Postar um comentário