sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Alicia Keys - Girl On Fire

Girl on Fire é o titulo do quinto álbum de estúdio de Alicia Keys, lançado no dia 22 de novembro de 2012. Com musicas sobre amor, medo, viver o presente, sexo e feminismo. Sua sonoridade é essencialmente R&B junto com baladas no piano
O disco foi inspirado no casamento com o produtor Swizz Beatz e também o nascimento de seu primeiro filho Egypt, em entrevista comentou como esses eventos foram essências para o disco: "Estes últimos três anos foram o mais novo, o mais difícil, o mais amoroso, o mais cheio dos sonhos, o mais romântico. toda uma dinâmica louca de lições e emoções para crescer e reivindicar. Esse redemoinho definitivamente me forçou a ser quem eu sou”.
Ao contrario do seu antecessor, Keys conta que assumiu o controle e acrescentou em entrevista: "Eu pisei mais no meu negócio e realmente ... assumi o controle de como eu quero que seja. Então, cada maneira que eu criei agora Está totalmente em um novo espaço. É mais em um verdadeiro espaço de quem eu sou e qual é a história que estou tentando dizer, o que estou passando, o que o mundo atravessa. E é realmente importante Para que eu descreva isso e diga exatamente o que eu vejo, período. Então, as coisas são novas. O mundo é novo! Tudo se sente como novo para mim". O titulo foi inspirado no personagem principal de "Hander Games".
Cinco singles foram lançados: “Girl on Fire”; “”Brand New Me”; “New Day”; “Fire We Make” e “Tears Always Win”. Também embarcou na “Set the World on Fire Tour”. 
Com um faixa a faixa vamos conhecer “a garota em chamas”:


De Novo Adagio

[Instrumental]


O disco começa com a clássica introdução que prepara para o humor do álbum e dessa vez é somente instrumental, sem nenhum vocal ou fala de Alicia. Lembrando que além de cantora é uma ótima pianista. 

Brand New Me (Novo eu)

“Não fique bravo, é apenas meu jeito novo em folha
Você não pode ficar bravo
Encontrei um tipo de liberdade novo em folha”


O segundo single é uma balada de piano que vai crescendo e ganha vida com fortes vocais. Na letra Alicia fala sobre autocapacitação e autoaceitação, a cantora encontra um antigo parceiro controlador e o convida para conhecer a nova versão de si mesma, nova em folha, alguém que não vai deixar ser controlado novamente, que assumiu o controle, celebrando por esse amadurecimento e sentindo bem consigo mesmo. Em entrevista comentou: "Pode haver pessoas em sua vida que o conheceram há muito tempo e eles pensam em você apenas como a pessoa que você costumava ser e não a pessoa que você é agora! E esta música é uma conversa, apresentando-os ao novo você. Onde Nada pode mantê-lo de volta e ninguém pode te impedir...é como minha autobiografia. Ele diz Tudo em todos os lugares que eu venho e quem sou agora. É sobre ser completamente feliz em encontrar-se”.


Para o video a cantora esta em uma gravação acompanhada por seu piano, o diretor demonstra que teve algo no passado com ela, mas Alicia mostra que não sente mais nada, no ponto algo da canção Keys chega em uma sala cheia de espelho, como um encontro com si mesma e tira sua peruca assumindo seu próprio cabelo e ao final do video chega ao mesmo lugar de inicio só que já diferente do inicio. A artista definiu como: "Brand new me é sobre a viagem que leva para chegar a um lugar onde você se orgulha de ser um novo você".

When It’s All Over (Quando tudo estiver acabado)

“Quando tudo estiver acabado, quando tudo estiver dito e feito
Quando tudo acabar pelo eu tenho que te amo
Pelos menos eu sei que te amo”

Com uma melodia leve a canção fala sobre não viver com medo, não se preocupar tanto com o amanha até porque ele pode nem chegar. Alicia esta apaixonada e só quer amar, aproveitar o momento, refletindo que o tempo que temos é emprestado. A faixa também fala sobre a sua experiencia com a maternidade e ao final possui algumas falas do seu filho Egypt.

Listen To Your Heart  (Ouça o seu coração)

Ouça o seu coração
Tem que ouvir o seu coração
Ouça o seu coração
Por que você não ouve o seu coração?"

Refletindo sobre o medo que muitas vezes nos impede de tentar algo novo e o quanto perdemos com isso, Alicia aconselha o seu ouvinte a ouvir seu coração, pois nunca irá saber o resultado se não tentar e ainda afirma que os corações não mentem. Em entrevista acrescentou: “Mesmo diante de tantas pessoas, nos esquecemos de nos ouvir".

New Day (Novo dia)

“Sei que está a caminho
Deixe o sol nascer
Diga-me, você sente o mesmo?"
O pessoal festeiro diz
É um novo dia"


O terceiro single é uma canção festeira que celebra a chegada de um novo dia e Alicia vê como uma nova chance de tentar ser melhor, uma nova oportunidade de ir atrás dos seus sonhos, viver cada momento intensamente, prometendo dar o seu melhor pra isso e não permitir que ninguém estrague, nem que seja desperdiçado. 


O video é cheio de vida e energia, Alicia interpreta a canção junto com alguns dançarinos, intercalados com uma apresentação do single e algumas cenas da cidade tudo muito rápido refletindo como o dia passa rápido. 

Girl On Fire – Inferno Version (Garota em chamas)

“O espírito de Marilyn me chamando
Distintamente chorando, ela
Disse que nunca irá partir
Continua a me torturar"

Além da versão lançada como single, a faixa titulo ganhou uma nova que contém a participação de Nicki Minaj intitulada "Inferno Version" que acrescentou mais dois versos na música. Nicki diz ser assombrada pelo espirito de Marilyn e ao final pede apoio aos seus fãs, pois dará o seu melhor. a rapper soa mais sombria com versos mais contidos e por isso o titulo.

Fire We Make (Fogo que fazemos)

“Com o fogo que acendemos
Está ficando cada vez mais quente
Como uma mariposa para uma chama
Não consigo ficar longe"


O quarto single conta com a participação de Maxwell. A musica possui uma sonoridade mais sensual, com vocais mais sussurrados, na letra Alicia conta que todas as vezes que ela e o seu parceiro entram em contato ficam mais quente. Fazendo claras referencias ao ato sexual e ao seu desejo de realizar com ele.



O clipe se passa nos anos 20 com uma fala de Alicia: "Foi um momento maravilhoso. Um momento maravilhoso para estar em Nova Orleans. O calor, o French Quarter e ele. E nos apaixonamos". A cantora trabalha em um hotel e se apaixona por um hospede e as cenas conta a historia de como se aproximaram.

Tears Always Win (Lagrimas sempre vencem)

“Estes braços estão te querendo
Porque esses braços não estão segurando você
Estes olhos lutam
Mas mais uma vez estas lágrimas sempre vencem”


O quinto single fala sobre o vazio que Alicia sente apos o termino de um relacionamento, a cantora esta deitada e sente a falta do seu parceiro, desejando que ele esteja lá e mesmo que lute as lagrimas sempre vencem. Em entrevista comentou: "Então, é realmente sobre um relacionamento que acabou e você está lembrando todas as vezes que estava lá. Você está lembrando todas as maneiras que eles preencheram seu espaço e agora que não está lá. Você está se dizendo que não precisa deles, mas você está perdendo e você está chorando sobre isso".


O video se passa em Las vegas e enquanto Alicia se prepara para um espetáculo sofre sentindo a falta de seu antigo parceiro.

Not Even The King (Nem mesmo o rei)

“Eles não podem comprar o que temos
Nem mesmo o rei”

A balada fala sobre o imenso valor de um amor, Alicia conta que nem mesmo um rei com toda sua fortuna poderia comprar tudo que ela e seu parceiro tem. Na letra também referencia do insignificante valor do dinheiro nessa situação, que algumas pessoas são tão pobres que só tem dinheiro para oferecer. Em um dos versos completa: “Eles oferecem o mundo só para ter o que nós temos, mas eu encontrei o mundo em você”.

That’s When I Kew (Isso quando eu soube)

“Isso é quando eu soube que eu me apaixonei
Isso é quando eu soube que você era o único
Isso é quando eu soube que você roubou meu coração” 

Cheia de ternura Keys conta o momento em que descobriu que estava apaixonada, de forma inesperada, sem ao menos perceber estava totalmente entregue ao seu parceiro. Na faixa Alicia deixa de lado o piano e é acompanhada por violões. 

Limitedless (Limites)

“Eu não posso contar a quantia
Não há limites, não, não
Para as maneiras que eu poderia te amo”

Sem limites, assim Keys define o amor que sente pelo seu parceiro, dizendo ser capaz de qualquer coisa. Descrevendo como infinito, pois esse é o tamanho do seu amor e que durará toda a eternidade.

One Thing (Uma coisa)

“Esta única coisa que foi feita para nós
Nos perseguindo, nos salvando
eu levo uma coisa sobre tudo
eu tomar essa coisa mais ninguém"

Apos o fim de um relacionamento Alicia revive algumas memórias que compartilhou com seu ex-parceiro e revela que ainda precisa dele, contando sobre sua decepção relembrando que ele disse que nunca a deixaria. Em entrevista comentou: “Eu realmente amo a música, porque é essa historia sobre esse relacionamento, começa no trem e no final você descobre quem eu peguei nesse trem. E o que acontece em seguida”.

101

“Todo mundo diz que eu tenho quer ser louco
Que eu mereço tudo que eu recebo
Mas eu tenho um sentimento
Isso me faz querer ignorar tudo o que já fez 100 vezes"

O disco se encera com uma balada que fala sobre o quanto o seu parceiro brinca com seus sentimentos, mas Alicia realmente o ama e perdoa todas as vezes que ele a feriu. O titulo faz referencia a uma expressão de que ela ja o perdoou por cem coisas que ele fez e o perdoara a centésima primeira vez.  A faixa termina com uma parte mais intensa com vocais gritados, dizendo Aleluia como se estivesse livre, como uma parte escondida da música.

Girl On Fire (Garota em chamas)

“Ela é só uma garota e está em chamas
Mais quente que uma fantasia
Solitária como uma rodovia
Ela está vivendo em um mundo em chamas
Sentindo a catástrofe, mas sabe que pode voar para longe”


O primeiro single presente esta presente somente em algumas versões do álbum. A faixa foi inspirado em uma personagem de Hander Games e também no casamento junto com a maternidade. Homenageando todas mulheres que desempenham varias funções como ser mãe, esposa, trabalhar e tantas outras coisas. Os vocais fortes de Alicia deixam a faixa poderosa. A canção ainda possui outra versão intitulada “Bluelight” sem os tambores e piano, uma produção mais escassa. 


No video Alicia vive uma mãe trabalhadora cuida de seus filhos e sua mãe idosa. Fazendo uma homenagem as muitas mulheres que fazem múltiplas tarefas, fazendo magica para conseguir fazer tudo e ainda mantendo o glamour.


Em Girl on Fire Alicia se preocupa em viver o hoje e o faze-lo o melhor. O amanhã é muito incerto e vive isso intensamente no álbum
Segundo Alicia "é sobre encontrar Sua voz, sobre ser desencadeada e sobre confiar em seus instintos e confiar em si mesmo ". O disco marcou varios acontecimentos na vida pessoal, como o seu casamento com Swizz Beatz e o nascimento do seu primeiro filgo Egypt, que foram os mais intensos da sua vida e depois dessas experiencias começou a ver o mundo de outro forma.
Em entrevista comentou sobre: E é exatamente assim que eu me sinto, uma garota em chamas, mas antes de fazer esse registro, de certa forma me senti como um leão trancado em uma gaiola ... Eu senti como uma garota mal entendida que ninguém sabia, senti que era Tempo para deixar de desculpas para qualquer parte da minha vida que queria mudar. Uma vez que fiz essa escolha, tornei-me uma menina no fogo, o leão libertou-se”.
O novo trabalho demonstra um amadurecimento tanto pessoal quanto vocal de Alicia, a fotografia é uma de suas melhores, demonstrando uma mulher poderosa. A garota esta livre para queimar as suas chamas por todo o mundo. 


"É exatamente assim que eu me sinto, uma garota em chamas, mas antes de fazer esse registro, de certa me senti como um leão trancado em uma gaiola. Eu senti como uma garota mal entendida que ninguém sabia, sentia que era tempo de deixar de desculpas para qualquer parte da minha vida que queira mudar. Uma vez que fiz essa escolha, me tornei uma menina no fogo, o leão libertou-se  "


Alicia Keys

0 comentários:

Postar um comentário