segunda-feira, 20 de março de 2017

Mariah Carey - Rainbow

Rainbow é o titulo do sétimo álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 2 de novembro de 1999, as musicas falam sobre amor, decepções, força interior e sexo. Inspirado em gêneros que vão do R&B ao Hip Hop.
Carey deu inicio a um projeto para o cinema intitulado "The Glitters", mas devido a conflitos com a gravadora adiou novamente o projeto e começou a trabalhar em seu próximo álbum que seria também o ultimo com a Sony.
Devido aos seus conflitos com a gravadora, visto que o presidente era o seu ex-marido, Carey concluiu o projeto em três meses. Essa tensa relação afetou seu trabalho com o companheiro de longa data Afanasieff.
O disco também sofreu boicote por parte de sua gravadora que parou a divulgação apos o lançamento de dois singles, depois de muita luta eles lançaram mais alguns para tentar manter a artista.
Cinco singles foram lançados: “Heartbreaker”; “Thank God I Found You”; “Can’t Take That Away”; “Crybaby” e “Against All Odds (Take a Look at Me Now)”. Embarcou também na "Rainbow World Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer polemico arco-iris de Mariah:


Heartbreaker (Destruidor de corações)

“Destruidor de coração você tem o melhor de mim
mas eu continuo voltando incessantemente
Ah, por que você tem que executar o jogo em mim?
Eu deveria ter sabido desde o início
Você iria e partiria meu coração"


O primeiro single conta com a participação de Jay-Z. A letra fala  de um relacionamento em que Mariah sempre acaba voltando ao seu parceiro, mesmo que ele a engane e sempre quebre o seu coração, a cantora deseja que dê amor a ela. Em entrevista comentou: "Foi do ponto de vista das meninas que continuam voltando para o mesmo cara e elas não podem se ajudar. Elas sabem que vão se machucar. Eu fui uma daquelas garotas, então eu sei que há um monte delas lá fora".


O vídeo é divertido e foi um dos mais caros na época estimando 2,5 milhões. Mariah com suas amigas vão até o cinema atrás do interesse amoroso da cantora e também para acertar as contas com a sua namorada. Na época Jay-z não pode aparecer no vídeo devido a um contrato de exclusividade e por isso a animação.

Can’t Take That Away (Não podem tirar)

“Porque há uma luz em mim que brilha fortemente
Eles podem tentar
Mas não podem tirar isso de mim"


O terceiro single é uma linda e inspiradora balada. A letra fala sobre a força interior e não permitir que os outros façam perder a fé nos sonhos. Mariah conta que mesmo que queiram deixá-la pra baixo, ela confia em Deus e sabe que vai conseguir. A inspiração para canção foi os conflitos com sua gravadora, fazendo com que a cantora se sentisse oprimida, depois de muita luta conseguiu que a canção fosse lançada como single.


O vídeo contou com a participação de alguns fãs, no qual eles contam as dificuldades de suas vidas e como a canção inspirou-os a olhar a vida diferente, ajudando-os a vencer inseguranças pessoais, racismo, traumas, etc. Mariah esta em seu apartamento enquanto em sua televisão passa historias de outras pessoas, no final aparece o arco-íris, com a mensagem de que depois da tempestade vem o arco-íris.

Bliss (Felicidade)

“O que eu faço? O que eu digo?
Assim está bom para você?
Eu quero ser tudo o que você precisa
Garoto, qual é a sua fantasia?"

De um jeito doce e cheio de ternura Mariah fala sobre sexo. A cantora se preocupa como pode agradar o seu parceiro e o dar prazer. Desejando tê-lo, confessa que o seu amor é todo dele e que pra ela isso sim é felicidade. “Então me dê amor puro e prazeroso como eu darei a você, continue vindo, porque eu não fugirei, eu não me canso de você”.

How Much (O quanto)

“Você já esteve tão apaixonado, amor
Por isso é que eu te amo tanto
Tudo que eu preciso nesta vida, sabe
Somos eu e meu namorado"

Contando com a participação de Usher, Mariah fala sobre um intenso sentimento que sente pelo seu parceiro, o colocando como tudo em sua vida. A cantora conta que só será feliz se estiver com seu namorado e se mostra loucamente apaixonada.

After Tonight (Depois dessa noite)

“Depois dessa noite
Você irá se lembrar de
Como doce e suavemente
Você estendia a mão
E me puxava para mais perto?”

Após uma noite intensa com um rapaz, Mariah se pergunta o que será depois daquele momento, se haverá um sentimento entre eles, se ele se lembrará quão doce foi, enquanto a cantora se recorda desses momentos.

X-Girlfriend (Ex-namorada)

“Hei, ex-namorada
É muito ruim quando você o teve
Todas as suas coisas não funcionam
Mas ele é todo meu agora
Então pare de persegui-lo”

Um recado bem direto para a ex-namorada de seu parceiro, mesmo que ela tente tê-lo de volta Mariah a adverte que é melhor parar de ir atrás dele, pois agora ele é dela e ainda aconselha que é hora de arrumar outro homem. “Eu entendo porque você o quer de volta, mas você não sabe que nosso amor é muito forte pra você estragar. É muito tarde, ele não é seu mais querida”.


Heartbreaker ganhou uma nova versão remix, com a participação de Da Brat e Missy Elliott, totalmente da versão oficial.

Vulnerability (Vulnerável)

“Eu deveria saber que você
Desde o começo que você, você iria e quebraria
Sabendo que eu estava meu coração
Sabendo que eu estava
Tão vulnerável"

Um interlúdio com pouco mais de um minuto, Carey lamenta que o seu parceiro a machucou e se acha estúpida por deixar isso acontecer, sabendo que seu coração estava tão vulnerável. 

Against All Odds (Contra todas as possibilidades)

“Olhe para mim agora
Porque há apenas um espaço vazio
E você voltar para mim é contra todas as probabilidades
É isso que eu tenho que encarar"


O quinto single é uma regravação, que foi originalmente gravada por Phil Collins em 1983 como single da trilha sonora do filme de mesmo nome. A balada fala sobre acreditar em um amor mesmo depois de ter acabado, Mariah conta que sabe que é contra todas as possibilidades, mas que não consegue fazer nada, só vê-lo partir.


Além do cover de Carey, a musica foi regravada também por uma boyband irlandesa Westlife e contou com a participação de Mariah, sendo o primeiro single do seu segundo álbum. Nas cenas a cantora e os integrantes da banda cantam em estúdio e passeiam pela cidade.

Crybaby (Eu choro baby)

“Tarde da noite como uma criança pequena
Vagando sozinha na casa do meu novo namorado
Na ponta dos pés
Assim ele não saberá que
Eu ainda choro baby, por você e eu”


O quarto single conta com a participação de Snoop Dogg. Mariah conta que esta com um novo namorado, mas que perde o sono pensando e chorando por seu antigo parceiro, a cantora não sabe o que fazer para conseguir dormir, pois durante a madrugada fica pensando nele, principalmente depois que a prima dele a contou que ele estava a procura-la.


Nas cenas Mariah estava deitada em sua cama quando recebe uma mensagem de Snoop Doog, perguntando o porque ela esta chorando e ela responde porque não conseguiu dormir. Carey também aparece em uma banheira cantando. 

Did I Do That? (Eu fiz isso?)

“Você não sabe que você parece
Apenas um pobre louco?
Você tinha minha confiança e intimidade
Mas você jogou isso fora, simplesmente jogou fora
E agora está tudo no passado”

Cheia de ironia e arrependimentos, Carey olha pra trás e lamenta pelo tempo que perdeu com seu ex-parceiro e deseja que quando ouvir essa música saiba que foi feita pra ele, que possa estar feliz com outra pessoa, porque ela encontrou alguém melhor que ele. A cantora não acredita que perdeu tanto tempo com esse relacionamento.

Petals (Pétalas)

“Uma flor me ensinou como rezar
Mas como eu cresci, aquela flor mudou
E ela começou a se despedaçar no vento
Como pétalas douradas se dissipando"

A bala foi inspirada no relacionamento de Mariah e sua irmã, que após descobrir ser portadora de HIV culpou Carey por todos seus problemas e se afastou. A letra é honesta falando sobre a dor da saudade, da traição e o quanto isso a machucou. A cantora também conta que ainda a ama e deseja que ela possa se recuperar. Em entrevista comentou sobre a faixa:É uma grande saída para eu ir para o estúdio e escrever uma canção como "Pétalas", que é uma das minhas músicas mais pessoais e continua a ser um dos meus favoritos. Acho que foi a mais honesta letra que eu já escrevi. A música narra muitas emoções passadas que eu senti para certas pessoas próximas a mim, e a maneira como me sinto em relação a elas e como suas ações me impactaram pessoalmente. Por essa razão, eu cantei em meus registros mais baixos, tentando adicionar esse efeito de sopro para ir de mãos dadas com a composição da música”.

Rainbow (Arco-íris)

“Então eu ficarei bem
Se pudesse encontrar
O fim do arco-iris"

Um pequeno interlúdio que deu titulo ao disco, a cantora fala sobre a lenda de que haveria um pote de ouro ao fim do arco-íris. Mariah se sente triste e que ficaria bem se encontrasse o fim.

Thank God I Found You (Graças a Deus encontrei você)

“Graças a Deus eu encontrei você
Eu estava perdida sem você
Todos os meus desejos e sonhos de alguma forma se tornaram realidade
Quando você trouxe a luz do sol e completou minha vida toda
Eu estou superprotegida contigo
Meu amor sou tão grata! Eu encontrei você"


O disco termina com o segundo single, Mariah se sente grata a Deus por ter encontrado um novo amor, contando que estava se sentindo perdida e muito triste, mas que seu parceiro a salvou, o poder desse novo amor a fez feliz novamente. A canção conta com a participação de 98 Degrees.


O vídeo é uma apresentação de Mariah, Joe e a boyband 98 Degrees em um show da Last Chance Summer Dance, além da performance também mostra cenas dos bastidores.


Rainbow assim como seu antecessor marca o fim de um ciclo em sua vida, os conflitos com sua então gravadora inspiraram algumas faixas e fez com que Mariah concluísse o disco em tempo recorde e em entrevista comentou: Eu fiz isso em três meses, eu estava tipo 'tirem-me desta gravadora!' Eu não podia levá-la. A situação entre mim e a Sony” estava se tornando cada vez mais difícil”.
Nessa era Mariah mistura os ritmos que já havia explorado anteriormente e ao ouvi-lo como um todo se mostra bem diversificado, como o ciclo final de sua transição de estilo, com letras pessoais refletindo aquele momento em sua vida.
O trabalho conta com varias participações especiais em sua maioria homens, destacando ainda mais sua voz. Ainda que boicotada teve mais controle sobre sua obra, assim como em "Butterfly".
O álbum foi injustiçado com a pouca divulgação por parte da gravadora, mas Carey mesmo que em pouco tempo fez uma obra prima, passando sua mensagem, com letras profundas, divertidas, pessoais e com um conceito incrível. 


 "Basicamente muitos de vocês sabem que a situação política na minha carreira profissional não é positiva. Têm sido realmente, muito dificil. Eu nem sei se esta mensagem chegará até vocês porque eu não sei se os executivos da minha gravadora querem que vocês ouçam isso. Eu estou tento muitas reações negativas, mas eu não estou disposta a desistir"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário