terça-feira, 21 de março de 2017

Zayn - Mind Of Mine

Mind Of Mine é o titulo do primeiro álbum solo de Zayn, lançado no dia 25 de março de 2016, com musicas sobre felicidade, desejo, frustração, amor, sexo e tristeza. Sua sonoridade é inspirada no Pop, R&B, Soul, Folk, Hip hop, entre outras.
Zayn Malik começou sua carreira em 2010 no “The X Factor”, mas ao ser eliminado, voltou junto com mais quatro rapazes para formar a boy band “One Direction”, onde conseguiu muito sucesso e reconhecimento. 
Após lançar quatro discos com a banda, em 2015 anunciou sua saída da banda. Muitos foram os boatos sobre o motivo de sua saída, mas em entrevista revelou: "Nunca houve qualquer espaço para eu experimentar criativamente. Se eu fosse cantar uma estrofe que tivesse alguma entonação de R&B, ou um pouco de mim, a gravação era refeita até 50 vezes até que fosse pop e genérica”.
Pela primeira vez em sua carreira o cantor teve a oportunidade de explorar o seu estilo e ter a liberdade de fazer o que tinha vontade.
O disco possui uma identidade, todos os nomes das musicas são escritos em maiúsculos e minúsculas, representando assim uma confusão em sua mente. Uma curiosidade é que foi lançado exatamente um ano apos sua saída da banda. 
Foram lançados três singles: "Pillowtalk"; "Like I Would" e "Befour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer sobre a mente de Zayn Malik:


MiNd Of MiNdd (Minha Mente)

“Agora que estou no limite
Não consigo encontrar meu caminho
Está dentro da minha mente
Abra e veja o que esta dentro da minha, minha mente"

O disco começa com uma introdução de pouco menos de um minuto, onde Zayn convida o seu ouvinte para descobrir o que tem dentro de sua mente, em seu mundo e o conhecer melhor.

PiLlOwT4lK (Conversa de Travesseiro)

“Um lugar que é tão puro, tão sujo e cru
Ficar na cama o dia todo, cama o dia todo, o dia todo
Transando com você e lutando
É o nosso paraíso e é a nossa zona de guerra"


O primeiro single é uma canção bem sensual com letra explicita. O cantor fala sobre o ato sexual de uma forma tão “pura e suja” ao mesmo tempo, falando sobre as diferentes sensações que o sexo pode proporcionar desde dor a prazer. Em entrevista comentou sobre o single: "Todo mundo faz sexo, e é algo que as pessoas querem ouvir falar. É parte da vida de todos, uma grande parte".


O vídeo conta com a participação de Gigi Hadid e as cenas são cheia de efeitos caleidoscópio tudo remetendo ao ato sexual, com muita pegação do cantor com a modelo.

IT’s YoU (É você)

“Eu não vou, não vou, não vou cobrir a cicatriz
Vou deixar sangrar
Então, o meu silêncio não vai ser confundido com paz
Estou errado por querer que a gente fique junto?"

Liberado antes do seu lançamento, a canção fala sobre o sentimento de Malik no fim de um relacionamento, em que ele ainda acredita ser possível recuperar o amor falido, mas que pra sua ex-parceira já deu como encerrada a relação e então o deixa sofrendo. Em um dos versos se questiona se esta cometendo um erro em querer que eles fiquem juntos.


Mesmo não sendo single a canção ganhou um clipe, todo em preto e branco, onde Zayn esta sofrendo por amor, vendo sua amada com outro homem. Em entrevista ele revelou que escrever a musica foi como uma terapia ajudando ele a passar por muita coisa.

BeFoUr (Antes)

“Se há algo que eu quero
Vou transformar todos os acertos em erros
Agora, vou ficar na minha área
Estou cansado de discutir"


O segundo single também já era conhecido antes do lançado. Na letra Zayn revela o seu desejo em viver do seu jeito e nada mais, após a saída do One Direction o cantor revelou que queria ser um garoto normal de 22 anos e acredita-se que alguns versos podem ser para os antigos colegas de banda.


No vídeo Zayn confirma o seu desejo em ser apenas um garoto normal, em que ele vai cortar o cabelo, come batata frita e andando de carro com os amigos, sem a perseguição de paparazis ou até fãs.

sHe (Ela)

“Nas luzes brilhantes ela desaparece
Parece tão natural, ela é louca...
Ela quer alguém para amara-la da maneira certa"

Uma garota independente, que faz o que quer e não precisa de alguém pra dizer o que tem que fazer. Quando chega à festa rouba a atenção, o cantor a chama de louca, mas na verdade o que ela precisa é de amor, alguém que a me do jeito certo. 

dRuNk (Bêbado)

“Agora, não consigo ver direito
Embriagado é verdade, quando estou com você
Estou tonto e me sinto flutuando
Venho de uma fase diferente quando estou com você"

Aqueles típicos casos de verão intenso e passageiro, nesse caso os dois estavam bêbados o tempo todo, curtindo as férias e o verão alcoolizados. A letra conta às sensações que o cantor sentiu ao estar sobe efeito do álcool, um casal unido pelas bebidas.

INTERMISSION: fLoWer (Flor)

"Até a flor deste amor florescer
Esse coração não encontrará paz
Me dê o seu coração"

O interlúdio é cantado em Urdu, idioma nativo de seu pai, a letra fala que o seu coração não terá paz enquanto sua amada não se entregar a ele.

rEaR vIew (Retrovisor)

“Contanto que você olhe nos meus olhos
Eu vou onde quer que esteja, vou lhe seguir"

Zayn esta interessado em uma moça, mesmo sabendo que ela esta ferida e já passou por varias coisas, agora tudo que ela precisa é de um amigo, de alguém para estar ao lado dela. O cantor esta disposto a ser esse alguém, mas pra isso precisa abrir seu coração a ele e assim ajudá-la a superar. 

wRoNg (Errado)

“Você esta procurando no lugar errado o meu amor
Não para o que esta fazendo, pois eu gosto disso também"

Com a participação de Kehlani, a canção fala sobre o sexo casual. O cantor não esta disposto a se apegar, não é esse o momento, tudo que ele tem a oferecer ali é apenas sexo, dizendo que aquele é o lugar errado para procurar amor, bem direto diz que é isso ou nada. “Algumas pessoas servem pra amar e outras só pra tirar a roupa”.

fOol fOr You (Tolo por você)

“Eu sei que se eu tivesse mais uma chance faria de novo
Pois não consigo evitar
Pois não consigo me parar
Eu amo ser um tolo por você"

Se mostrando carecido pelo amor de sua amada, dizendo estar nas mãos dela, Zayn conta ser um verdadeiro tolo, mesmo sabendo que esse sentimento vai lhe derrubar, mas ele ama ser assim e que se pudesse faria tudo de novo.

BoRdErSz (Fronteira)

“Você estava bem na fronteira
Me dê tudo isso
Se entregue toda para mim"

Seguindo com o álbum, a canção fala sobre derrubar as barreiras em um relacionamento, para que não haja segredos. O desejo de Zayn é que seja tudo sincero e transparente, ao final pede para que ela se entregue totalmente.


tRuTh (Verdade)

“Não vou apontar nenhum dedo, não vou dizer que foi você
Vou deixar a vida agir com o tempo
Na hora certa, você vai ver a verdade"

Em um caminho que não era o que queria seguir, em um sonho que não era o seu, Zayn culpa uma pessoa por isso, mas não vai revelar quem é essa pessoa, que o tempo se encarregue de trazer a verdade. Boatos de que a musica é uma direta para os integrantes do One Direction.

lUcOzAdE

“O que esta acontecendo?
Acho que entendi errado 
Quando eu disse que estava tudo acabado 
ou você estava em cima de mim?"

O titulo faz referencia a um energético com mesmo nome, Zayn esta bebendo e fumando, perdendo sua sanidade mental. Em certos momentos da musica soa sem sentindo, como estar ao efeito de bebidas e isso devido à ausência de alguém. 

TiO (Tira)

“Eu só quero lhe ver quando você tira tudo
Tira toda sua maquiagem, quando tira tudo"

Encerando a versão Standard com uma canção que novamente explora a natureza mais sexual do álbum. Zayn conta quer assistir sua parceira tirar toda a roupa, durante a letra fala explicitamente sobre o ato sexual e o que gostaria de fazer com ela. TIO é as iniciais de “Take It Off”.

A versão Deluxe ganhou mais quatro canções inéditas:


BLUE (Triste)

“Eu preciso de alguém para amar
Me amar quando eu estiver triste"

A versão Deluxe começa com uma faixa bem melancólica. Zayn esta a procura de alguém que o ame mesmo quando esteja triste, o cantor reflete os seus erros e o quanto precisa de sua amada. O titulo “Blue” pode ter varias traduções no inglês e ao dizer “I need somebody to Love me blue” ele deseja um amor que mesmo quando ele estiver triste ainda permaneça.

BRIGHT (Brilhar)

“Eu a acendo como uma dinamite
A carrego como um gigabyte
Apago as luzes
Quero ver você brilhar"

Falando sobre sexo e bebidas. Na noitada Zayn encontra uma moça que mexe com ele e então decide levá-la para sua casa, pois deseja vê-la brilhar.

LIKE I WOULD (Como Eu Faria)

“Ele não vai tocá-la como eu te toco
Ele não vai amá-la como eu amaria
Ele não conhece o seu corpo
Ele não vai tratá-la bem"


O terceiro single fala sobre um relacionamento que chegou ao fim, Malik ainda sofre com o termino, mas percebe que sua parceira esta seguindo frente. Mesmo sabendo que eles não vou mais voltar, o cantor conta que o seu novo amante jamais poderá amá-la como ele a amou.     



O clipe para canção é todo psicodélico e foi inspirado no filme “Tron”.

SHE DON’T LOVE ME (Ela Não me Ama)

“Acho que eu sei que ela não me ama
É por isso que transo com outras"

Encerrando o disco, Zayn revela que ainda sofre por um amor do passado, ainda pensa em sua antiga parceira e quando a vê na rua deseja declarar seus sentimentos, mas percebe que na verdade ela não o ama mais e por isso ele decide transar com outras.


Não é tão simples sair de uma banda tão bem sucedida para ter carreira solo e ainda sim mostrar autenticidade, provar que é bom mesmo longe dos colegas. Mas Zayn conseguiu, mostrou ter estilo próprio e um grande talento.
O disco possui uma sonoridade mais adulta mostrando seu amadurecimento, somado a sua liberdade criativa e também explora toda sua potencia vocal. Segundo ele o disco "Trata-se de negar a autenticidade de quem eu era, e o que eu gostava de música, e por que eu entrei nela”. 
Em entrevista comentou sobre o conteúdo do seu primeiro trabalho: "Todas as canções são gêneros diferentes, e elas realmente se encaixam. Não tem um tipo específico de música. Eles não são como, isso é funk, isso é alma, isso é otimista, esta é uma melodia de dança. Nada é assim, eu realmente não sei qual é o meu estilo, estou apenas mostrando quais são minhas influências, dependendo da reação, então eu vou a algum lugar com isso”.
Mine of Mind é um tiro certo, apagando totalmente o estilo do One Direction e não sendo rodulado como "ex-integrante", mas como o cantor Zayn.


“Não é porque eu estou tentando ser mais bem sucedido ou tão tão bem sucedido como o que estava acontecendo antes. Não era realmente sobre ser o maior, mas era mais sobre as pessoas que eu quero alcançar, eu quero que eles acreditem no que estou dizendo, eu só quero fazer música agora"

Zayn Malik

0 comentários:

Postar um comentário