segunda-feira, 6 de março de 2017

Mariah Carey - Butterfly

Butterfly é o titulo do quinto álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 16 de setembro de 1997, com musicas sobre amor, relacionamentos e liberdade. Sua sonoridade é inspirada no hip hop e urban, bem como algumas melodias mais suaves e mais contemporâneos
O novo trabalho é a continuação da transição que começou no seu sucessor, que a empurrou ainda mais para o R & B e hip hop mercador.
O disco marca o divorcio entre a cantora e o empresario Tommy Motola, presidente da sua então gravadora. A separação inspirou as canções e também deu a Mariah o total controle criativo, em entrevista comentou que  "essa foi a maneira de alcançar a liberdade, e um novo estilo de vida".
A cantora definiu o álbum como o seu ''opus magnum e um ponto de viragem na ambas sua vida e carreira''.
Cinco singles foram lançados: ''Honey''; ''Butterfly''; ''The Roof''; ''Brekdown'' e ''My All''. Promovido através da ''Butterfly World Tour''.
Suas letras pessoais e lentas, fazem do álbum mais intimista, Carey também começou a explorar a sua sensualidade, com vocais mais sussurrados, passando a mostrar uma imagem mais sexy, com um faixa a faixa vamos conhecer a borboleta:


Honey (Mel)

“E é como mel        
Quando seu amor se derrama sobre mim
Oh, baby, eu tenho uma dependência
Sempre amarrado para fora
Por outro sabor do seu mel"


O primeiro single já mostra grande mudança de Mariah, com vocais sussurrados e uma melodia bem suave. A letra fala sobre a dependência que a cantora sente do amor de seu parceiro e descreve essa sensação como o mel, pois é um doce sentimento e conta que precisa sentir esse sabor. 


O vídeo conta a historia da “agente M”, interpretado por Mariah que no inicio do vídeo estava amarrada em uma grande mansão, mas após conseguir fugir é perseguida por seus sequestradores. Em algumas cenas a cantora esta em um grande navio dançando com roupas mais curtas que nos outros vídeos, mostrando Carey mais solta. Alguns acreditam que o vídeo ilustra o seu divorcio, em que a cantora finalmente teria liberdade pra fazer o que sempre quis.

Butterfly (Borboleta)

“Arrume suas asas e prepare-se para voar
Para você tornar-se uma borboleta"


O segundo single e também faixa titulo é uma belíssima balada. Mariah fala de forma figurada e conta sobre um relacionamento em que seu parceiro a mantém em um vidro, mas ele percebe que se quiser vê-la feliz terá que deixá-la voar como uma borboleta. Em entrevista comentou: "Era 97 e eu estava deixando o meu casamento, isso abrangeu a minha vida. Eu estava escrevendo a canção 'Butterfly' desejando que isso é o que ele diria para mim”.


O video foi inspirado em um sonho de Mariah, as cenas contam a historia de uma moça que ficava presa dentro de uma casa em um lugar distante de tudo, se mostrando triste, deprimida, com roupas surradas. Em outras cenas a cantora deixa o lugar como se fosse a primeira vez em anos, como uma fuga e corre por um longo pasto. Um cavalo preso também é retratado no vídeo e no final Carey esta montada nele, finalmente mostrando felicidade e liberdade. Novamente se especula-se a referencia com seu divorcio.

My All (Tudo de mim)

“Eu daria tudo de mim para ter
Só mais uma noite com você
Eu arriscaria minha vida para sentir
Seu corpo junto ao meu"


O quinto single também uma balada falando sobre o sofrimento de Mariah com o fim de um relacionamento. De uma forma melancólica Carey se sente solitária, lamentando essa perda e conta que daria tudo para ter só mais uma noite com ele, pois não consegue esquecê-lo. Em entrevista comentou sobre a inspiração para canção: Eu tinha ido para Porto Rico e fui influenciada pela música latina naquele momento. Quando voltei, a melodia estava na minha cabeça. Foi em um ponto melancólico em minha vida e a música reflete o anseio que estava acontecendo dentro de mim. Era como estar em uma situação, mas você quer se libertar e você não pode, então você está confinado, mas você está liberando essas emoções através das letras e do ato real de cantar. É por isso que acho que muita gente sentiu muito fortemente sobre essa música, porque a emoção é clara quando você ouvi-la”.


O vídeo mostra a cantora deitada em um pequeno barco na praia, cantando enquanto olha pro céu e lamentando o fato de seu amado estar distante. Em outras cenas seu parceiro esta em um farol procurando por ela. 

The Roof (O Telhado)

“Toda vez que eu fico carente
Eu imagino você me acariciando
E volto no tempo para reviver o esplendor de nós dois
No telhado naquela noite chuvosa"


O terceiro single é uma canção lenta e sensual, cheia de melancolia e saudosismo. Na letra Mariah se perde em suas memórias e relembra momentos íntimos com seu ex-parceiro, isso a afeta e a faz se sentir triste, se mostrando vulnerável, querendo voltar no tempo só pra reviver esses momentos. 


No vídeo Mariah esta em uma limusine enquanto se lembra de uma noite chuvosa com um rapaz, a cantora se mostra triste por não estar mais junto com ele. Ao final a cantora esta na chuva enquanto canta e chora, como uma tentativa de recuperar os bons momentos que eles compartilharam na chuva.

Fourth Of July (Quatro de julho)

Mas eu quis ficar
Apertada lá contra você
e deixar o mundo para trás
Naquele Quatro de Julho"

Fazendo referencia ao dia quatro de julho, dia de ação de graças no Estados Unidos, Carey se recorda de um momento especial que teve com seu parceiro nesse dia. Em um dos versos comenta: “Era crepúsculo no quatro de Julho. Cores cintilantes cobriam o céu e nos sentamos tão próximos que quase nos tocávamos, enquanto fogos de artifício voavam sobre nós e querido”.

Breakdown (Pra baixo)

“Bem eu acho que estou tentando ficar
Indiferente a isso
E estou indo aos extremos para provar que estou bem sem você
Mas na verdade estou aos poucos perdendo a cabeça”


O quarto single conta com a participação de Krayzie Bone. A letra fala sobre os sentimentos que Mariah tenta desesperadamente esconder, após terminar com seu ex-parceiro, querendo mostrar que esta bem e que não se importa, mesmo que passe a impressão de que esta bem quando chega em sua casa chora, pois na verdade sente a falta dele.


No vídeo Carey assume vários papeis como uma menina de cassino, cabré, showgirl e cowgirl, como a mensagem de que seus personagens escondem o que realmente sente.

Babydoll (Boneca)

“Eu quero ser sua boneca
Envolva-me bem e apertado
Me ame durante toda a noite
Venha me deitar”

Durante a madrugada Carey esta sonhando com seu ex-parceiro, a cantora se perde em pensamentos e deseja que ele possa ir até onde esta e a faça dormir, querendo os seus beijos e o seu toque, então o questiona se quer que ela seja sua boneca. A canção é uma parceira de Mariah com Eliot e em entrevista comentou: "Eu já tinha o gancho, bem como uma melodia e letra para o coro. Então ela e eu colaborou em uma nova melodia para os versos, e fizemos o primeiro verso e a segunda metade do segundo verso juntos”.

Close My Eys (Fechar meus olhos)

“Mas quando eu fechei meus olhos
Fixei meus pés no chão e ergui minha cabeça para o ceú
E apesar do tempo ter passado
Eu ainda me sinto como aquela criança conforme eu olho para a lua"

Carey fala sobre as coisas ruins que já aconteceram em sua vida, lutas pessoais e problemas que a obrigaram a crescer antes do tempo, a cantora fala sobre as dificuldades da sua infância e algumas pessoas acreditam que também sobre o seu divorcio. Mas Mariah agradece a Deus, pois essas dificuldades a fizeram crescer.

Whenever You Call (Sempre que você me chamar)

“E eu nunca estarei longe demais pra sentir você
E não hesitarei de jeito nenhum
Sempre que você me chamar"



Lançado como single promocional. A letra fala sobre a força de um amor, Mariah fala ao seu parceiro que pode contar com ela, que sempre irá estar ao seu lado e dará todo o seu amor, a cantora revela que sempre reza por ele, prometendo conforta toda dor e ajudá-lo a vencer os seus medos. Uma nova versão foi lançada com a participação de Brian Mcknight.


O vídeo é uma performance da canção com a participação de Brian que foi filmado e lançado como parte do projeto “Around the World”.

Fly Way (Voe)

“Não, não tenha medo
Não tenha medo de voar
Venha abra suas asas e apenas voe”

A faixa é uma espécie de interlude, nele Carey encoraja ao seu ouvinte para não ter medo e voar, como uma borboleta. Com alguns versos de “Butterfly”, mas uma versão mais animada que a canção original incluindo a participação de um coral. Inicialmente o desejo de Mariah quando escreveu era que fosse uma musica mais pra cima, mas ao terminar decidiu fazer dela uma balada. 

The Beautiful Ones (Os bonitos)

“Você o quer ou você quer a mim?
Porque eu quero você
Eu disse que te quero
Me diga, baby
Você me quer?"

Um cover de Prince, gravada originalmente em 1983. Ao regravar a canção contou com a participação de Dru Hill. A letra fala sobre as duvidas em relação aos sentimentos da pessoa amada, um amor não correspondido em que a pessoa tem outro interesse amoroso. 

Outside (Por fora)

“Ficando sozinho
ansioso para apenas acreditar que é bom o bastante 
para ser o que o que você realmente é
Mas em seu coração
incerteza para sempre habitará"

Encerrando o disco com uma balada que fala sobre o sentimento de Mariah em ser parda e por ter crescido em um bairro onde era discriminada por não ter a mesma etnia, tachada como uma garota metida por não ser negra. A cantora conta se sentia perdida e fala sobre seus sentimentos em relação a isso de forma melancólica. Em entrevista comentou: Eu era uma pessoa diferente etnicamente. Pode ser um problema. Se você olhar de uma certa maneira, todo mundo vai 'garota branca', e eu diria, Não, isso não é o que eu sou".


Butterfly marca o ponto alto da transição que começou no disco anterior, deixando totalmente de lado o que já havia feito abandonando os fortes vocais e os substituindo por sussurros. Mariah comentou sobre a mudança: "Eu não acho que isso seja uma grande mudança do que eu fiz no passado. Não é como se eu estivesse ficado louca e pensado que eu seria uma rapper. Pessoalmente, este álbum é sobre fazer tudo aquilo que eu queria fazer".
Carey também começa a explorar sua sensualidade e finalmente teve todo controle criativo, porém isso resultou em conflitos com a gravadora do seu ex-marido. 
O disco é uma obra prima com uma sonoridade refinada, que marcou a liberdade da cantora em se expressar da forma que queria e como uma borboleta finalmente esteve livre para voar.


"No passado as pessoas tinham medo de me deixar explorar diferentes tipos de música que eu amava, eles me viam com um instrumento e eles queriam tirar o máximo disso. Muita gente a minha volta que estava com medo da mudança, eu era uma mercadoria valiosa e eles não queriam perder isso. Eu fui encorajada a agir monótono, porque monótona vende discos"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário