terça-feira, 25 de abril de 2017

Mariah Carey - E=MC²

E=MC² é o titulo do décimo primeiro álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 15 de abril de 2008, as musicas falam sobre festas, sexo, amor e corações partidos. Sua sonoridade é inspirada no R&B, Soul, Hip Hop, pop e também reggae.
Apos o grande sucesso de seu antecessor, Mariah repete a formula de sucesso.
O titulo é bem diferente e criativo com referencia ao seu disco anterior. E (Emancipação) igual a M (Mariah) C (Carey) ao quadrado, como uma especie de continuação do "The Emancipation Of Mimi" ou até uma melhoria, fazendo referencia a formula de Albert Einstein. Como se tivesse encontrado a formula do sucesso apos conseguir grande reconhecimento com seu antecessor. 
Mariah também se apresenta de forma mais provocativa, logo no ensaio fotográfico para o álbum aparece nua. 
O álbum anterior teve total influencia nesse novo projeto e em entrevista comentou:"É difícil para mim sentar aqui e falar sobre isso sem soar como se eu estou me gabando se eu estou apaixonado por ele, eu acho que ter o sucesso com o último álbum me permitiu ter mais liberdade e apenas fazer discos que eu goste, um tipo de um recorde realmente divertido".
Quatro Singles foram lançados: “Touch My Body”; “Bye Bye”; “I'll Be Lovin' U Long Time” e "I Stay in Love".
Com um faixa a faixa vamos conhecer a formula de emancipação de Mariah Carey:


Migrate (Migrar)

“Do meu carro para a balada nós migramos,
Do bar para a área VIP nós migramos,
Da festa para o pós-festa, migramos
Dessa festa para o hotel, migramos”

O disco começa com a participação de T-Pain. Na letra Mariah se cansa das atitudes do seu parceiro e resolve abandoná-lo, durante aquela noite vai migrar do seu carro para balada, para o bar, para festa, pós-festa e o hotel. Com intuito de se divertir e aproveitar a noite.

Touch My Body (Toque meu corpo)

 “Toque meu corpo
Jogue-me na cama
Eu só quero fazer você se sentir como nunca se sentiu"


O primeiro single possui uma letra maliciosa falando sobre sexo. Mariah se insinua e conta suas fantasias sexuais junto com seu parceiro, mas adverte que nada pode ser filmado, porque ele pode querer se gabar por ter tido um encontro com ela, então pede para que toque o seu corpo e a jogue na cama.


 O vídeo é cheio de humor, um técnico de computador da empresa “compu nerd” vai até a mansão de Carey, quando o rapaz reconhece sua cliente fica completamente encantado e então começa a fantasiar um relacionamento com a cantora.

Cruise Control (Crise de controle)

“Talvez precise ir devagar, eu não sei
Porque aliviar o freio
Sempre que vejo o rosto dele?
Estou fora de controle, ah eu não sei”

Apaixonada Mariah se sente fora de controle, sem querer deixar acontecerem querendo apresar as coisas, contando que cada vez que o vê se sente fora de controle. Mesmo que todos digam pra ela ir com calma e faz uma analogia ao transito dizendo que sinal esta no amarelo não consegue pisar no freio, que precisava mesmo era de um carro com controle de velocidade.

I Stay in Love (Eu continuo apaixonado)

“Você realmente se foi
Está me matando
Porque não há nada que posso fazer
Oh, eu continuo apaixonada"


O quarto single fala sobre a luta de Mariah em superar um antigo amor, a cantora conta que ainda acredita que possam reatar e sofre esperando por isso. Mesmo que ele tanto a decepcione, não sabe o que fazer, pois continua apaixonada.


O vídeo conta a historia de um romance da cantora com um rapaz que conheceu durante um espetáculo em Las Vegas, após se envolverem, ele começa a sair com um colega de Mariah. Então resolve se livrar de todas as lembranças de um jeito tanto inusitado. 


Side Effects (Efeitos colaterais)

“Perdoo, mas não posso esquecer
Todos os dias eu fico cheia disso
Eu convivo com esses efeitos colaterais
Mas não irei deixá-los tomarem o melhor de mim”

Um relacionamento abusivo chegou ao fim, mas ainda deixou efeitos colaterais sobre Mariah, contando que não consegue confiar em ninguém, tentando disfarçar desesperadamente. A letra descreve detalhes dessa relação, Carey revela que vivia em um inferno particular e se sentia presa, pois o seu parceiro não a permitia voar, mas que foi embora e não se arrepende de sua decisão, algumas pessoas acreditam que foi inspirada em seu casamento com Tommy Motola. A canção conta com a participação de Young Jeezy.

I’m That Chick (Eu sou aquela garota)

“Estou quase chegando na neblina,
Eles sabem fazer um verdadeiro incêndio,
Nós vamos tocar o céu,
Porque eu sou a garota como você gosta”

Inicialmente a canção daria titulo ao disco, mas foi substituída, pois Mariah achou interessante fazer o trocadilho com a equação. Na letra Carey se insinua para um rapaz contando que ela é uma garota do jeito que ele gosta e usa varias metáforas para se comparar, como que é saborosa como um sorvete.

Love Story (Historia de amor)

“Mas essa não é só mais uma história de amor
Juntos, faremos história
Eu sei, porque é real demais
Não haverá fim na nossa história de amor e isso não terminar"

Um dos acontecimentos que antecederam o disco foi o acontecimento de seu segundo casamento com Nick Cannon. A canção conta sobre uma historia de amor e Mariah assume que essa é a sua historia. De quando se conheceram tentavam qualquer intervalo em suas vidas corridas só para estarem juntos e que todos os contra tempos só os fortaleceram. 


O clipe para musica mostra momentos íntimos do casal apaixonado e também o rapper fazendo a polemica tatuagem com o nome de Mariah em suas costas. 

I’ll Be Lovin’ U  Long Time (Eu te amarei por muito tempo)

“Enquanto eu souber que você tem a mim
Eu te amarei por muito tempo
Enquanto eu existir”


O terceiro single é uma declaração de amor ao seu parceiro e também uma promessa em que não vai deixar ninguém os separar, dizendo que vai amá-lo por toda sua vida como um voto de casamento. Ao ser lançado como single ganhou uma versão com a participação de T.I.


O vídeo foi gravado no Havaí, Mariah aparece em diversas praias, nadando com golfinhos, exalando sensualidade nas cenas.

Last Kiss (Ultimo beijo)

“Mas no meu coração eu sei
Que esse não será nosso último beijo
É grande demais, nós não podemos simplesmente terminar”

O relacionamento de Carey esta passando por uma crise e a cantora não acredita que o beijo da ultima despedida seria o ultimo, então motiva o seu parceiro a lutar por eles, contando o quanto o ama e deseja ficar com ele por toda sua vida. Em alguns versos também fala da constante invasão da mídia em sua vida pessoal. 

Thanx 4’ Nothin (Obrigado por nada)

“Mas eu nunca teria enfrentado a verdade
Que eu só estava sendo utilizado
Ah rapaz, obrigado por nada”

Após o fim de um relacionamento que não bastava apenas de fingimento, Mariah conta que ele apenas a usou e o agradece por ter significado nada, se sentindo tola por ter confiado nele e a culpa por estar com o coração partido, pois o rapaz estava apenas jogando o seu jogo.

O.O.C. (Fora de controle)

“Apesar de eu ter estado fora por um minuto
É errado eu admito
Seu amor é tão viciante que eu fico tão FDC
Fora de controle, querido"

O titulo da canção é a abreviação de “Out of Control”, com um estilo latino e alguns versos em espanhol. Mariah fala sobre o seu amante e a química que existe entre os dois, que a faz perder o controle, cheia de segundas intenções e um conteúdo sexualmente sugestivo.

For the Record (Pra deixar registrado)

“Me dê uma boa razão pela qual não possamos apertar o botão de rebobinar
Não quero passar minha vida
Pensando em como poderia ter sido
Se tentássemos outra vez”

Só pra deixar registrado Mariah conta a um ex-parceiro que sente sua falta e que fica pensando como será se eles tentassem mais uma vez, prometendo que se ele decidir tentar será diferente. A letra também faz referencia a canções como “My All”; “Underneath the Starrs”; “We Bellong Together” e “Honey”, como se essas musicas e mais essa fossem para a mesma pessoa. 

Bye Bye (Adeus)

Levante suas mãos para o céu
Porque nunca diremos adeus”


O segundo single é um dialogo entre Mariah e o seu pai, que faleceu em 2002. A cantora conta o quanto sente a falta dele e que trocaria todo o mundo só pra vê-lo mais uma vez, relembrando o pouco tempo que passou com ele. A canção também é dedicada a todas as pessoas que já perderam alguém e que nunca se diz adeus para quem ama. Em entrevista comentou: "Às vezes, quando estou escrevendo uma canção, ela vem de um lugar tão cru que eu realmente estou chorando enquanto escrevo. Às vezes eu ouço e sinto que isso vai tocar um monte de gente, e é por isso que é importante que não importa o que já aconteceu comigo ao longo da minha carreira, que eu mantenho o rumo e continuo a escrever e tentar alcançar pessoas que necessidade”.


O video começa com Mariah deitada em um sofá compondo a música, intercalado com algumas cenas dela durante a divulgação do disco e também fotos de pessoas que já partiram como familiares, amigos, pessoas que já colaboram ao longo de sua carreira e também alguns animais de estimação.

I Wish You Well (Eu te desejo o bem)

“Como várias vezes que já aconteceu
Debochavam de mim ignorantemente
Mas o Senhor disse ame, ame seu inimigo”

Encerrando o disco a canção incorpora gêneros do gospel, ao som de voz e piano com a participação de um coral. Mariah conta que apesar de tudo que passou com um ex-parceiro ela deseja o bem pra ele, assim como manda a bíblia.


Apesar de serem parecidos “E=MC²” se difere um pouco de seu antecessor, com canções cheias de duplo sentido, mais divertido, demonstrando realmente uma emancipação e a liberdade de poder se expressar, explorando também novos ritmos e estilos, reinventando totalmente o seu som. Algumas letras mais melancólicas, mas a cantora não perdeu o otimismo e a essência que a tornou um grande sucesso. 
Segundo Mariah “Mimi” seria o prato principal e o disco seria como uma sobremesa, realmente uma continuação do trabalho anterior. 
A turnê para promover o disco foi anunciada pela artista, porém adiada diversas vezes, após muitas especulações descobriu que foi cancelada, pois a mesma estava grávida na época e após dois meses do cancelamento sofreu um aborto.
Carey também volta ao passado e fala sobre seu primeiro casamento, visto que marcava um década desde que se separou de Tommy Motola.
Após encontrar a formula de sucesso, expressa isso em forma de equação, mas de um jeito simples de ser analisado e resolvido.


"A teria de Einstein, Física, eu...Olha eu até falhei em matemática de correção. Eu não podia passa dessa matéria na sétima série, mesmo na classe mais baixa com as piores crianças, mas se o último álbum foi um almoço, este é a sobremesa, basicamente estou mais livre neste disco do que alguma vez fui, algumas das músicas do ultimo foram legais, mas talvez não bastante tão puto quanto neste"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário