sexta-feira, 2 de junho de 2017

Rihanna - ANTi

ANTi é o titulo do oitavo álbum de estúdio de Rihanna, lançado no dia 28 de janeiro de 2016. As musicas falam sobre a complexidade do amor e autoconfiança. Sua sonoridade é inspirada no R&B, soul, urban e até reggae.
O disco marca o retorno da cantora, após quatro anos sem lançar um material inédito e comentou sobre esse hiato: "Quero ter um ano para fazer o que quiser artisticamente, criativamente". Nesse período lançou três singles experimentais “FourFiveSeconds”; “American Oxigen” e “Bitch Better Have My Money”, que não entraram no trabalho final.
Em outubro de 2015 a cantora organizou uma exposição privada para alguns fãs, onde revelou a capa e o titulo do novo trabalho. Segundo ela foi inspirado no fato de que ela é Uma pessoa contrária a uma determinada política, atividade ou idéia”.
A foto escolhida para capa foi uma arte feita com uma foto de Rihanna ainda criança, aos cinco idades em seu primeiro de creche. Descrito como sua favorita. O braile é o tipo de escrita de todo o disco e sobre a decisão acrescentou: "Às vezes, os que têm visão são os mais cegos”.
Foram lançados quatro singles: “Work”; “Kiss It Better”; “Needed Me” e “Love On the Brain”. Foi promovido através da “Anti World Tour”.
Com um faixa a faixa vamos saber mais sobre “anti-pop” de Rihanna:


Consideration (Consideração)

“Eu tenho que fazer as coisas da minha maneira, querido
Você deve apenas deixar
Será que você vai me respeitar? Não
Fazer as coisas à minha maneira, querido”

O disco começa com uma canção que soa como uma introdução e conta com a participação de SZA. Na letra Rihanna conta que finalmente pode fazer as coisas da sua maneira, do jeito que quer e tomar a direção que deseja para esse novo trabalho, fazendo referencia a alguém que a limitava e a impedida de crescer. A cantora considera que para ser a artista que deseja, significa escrever e produzir seu álbum. A faixa também reflete a sua primeira mudança de gravadora, como um hino de liberdade.

James Joint

“Eu prefiro ficar fumando maconha
Sempre que respiramos
Toda vez que você me beija
Não diga que você sente saudades
Apenas venha me pegar”

Um interlude com pouco mais de um minuto, o titulo faz referencia a um dos compositores da cantora, chamado de James Fauntleroy. Na letra Rihanna se declara a um amante e sobre um tipo de vida “torta” que os dois levam, mas ela o ama. Em entrevista comentou que ama a pequena faixa.

Kiss it Better (Beijo é melhor)

“Cara,  fod*** seu orgulho, só me faça sua de novo
Me faça sua de novo garoto, me faça sua a noite toda
Só me faça sua de novo, me faça sua de novo”


O segundo single fala sobre um relacionamento destrutivo, que no fundo Rihanna sabe que é errado e faz muito mal, mas que não consegue se livrar, mesmo que a deixe cheia de hematomas, ele é irresistível. A letra também faz referencia a remendar relacionamentos quebrados e ficar juntos novamente. Alguns acreditam que a faixa é para Chris Brown.


O clipe filmado em preto e branco apresenta Rihanna contorcendo-se no chão, seminua enquanto parece flutuar. O diretor do vídeo comentou sobre a inspiração: "Tudo vem de você como pessoa, sua inspiração interior e idéias que você teve dentro por toda a vida”.

Work (Trabalho)

“Trabalho, trabalho
Se você me olhar estarei
Trabalho, trabalho, trabalho”


O primeiro single conta com a participação de Drake. Enquanto Rihanna busca algum tipo sentimento, Drake só está interessado em sexo. Na letra a cantora usa várias gírias jamaicanas, como trabalho que na verdade quer dizer sexo, entre outras. Em entrevista comentou sobre: “Você começa o que eu estou dizendo, mas não é todo o caminho perfeito. Porque é assim que falamos no Caribe”.


Por falta de um clipe, a faixa apresenta dois. Um deles se passa em uma boate chamada de “The Real Jerk” e apresenta os dois dançando sensualmente durante a festa. O outro vídeo se passa uma sala rosa e foi gravado pra ser adicionado as outras imagens, mas acabou virando outra versão.

Desperado (Desesperado)

“Desesperado
Sentados na antiga Monte Carlo
Um homem cujo coração é oco
Uh huh, vá com calma
Eu não estou tentando ir contra você
Na verdade, eu vou com você”

Nessa faixa Rihanna chama o seu parceiro de “desesperado”, pois ele não consegue ficar em um lugar e o define como um homem de coração oco. Mesmo assim a cantora conta que esta disposta a fugir se for preciso, mas que não quer ficar sozinha e quer ir com ele.

Woo

“Estes dias você vem se sentindo sozinho
Sim, eu estive me sentindo sozinha também
Eu vou acabar com isso, você não vai me mostrar?
Faça isso como se você me devesse algo”

Com a participação de Travis Scott, mesmo sem ser creditado contém seus vocais. A letra fala sobre separação e o quanto Rihanna odeia ainda se importar com seu ex-parceiro. Demonstrando desprezo sobre sua nova namorada, dizendo que as cicatrizes do seu coração são dela, pois a nova parceira nunca irá tão fundo quanto ela foi e se questiona se iria entendê-lo. 

Needed Me (Precisa de mim)

“Para sentir um pouco mais, e dar um pouco menos
Sei que odeia confessar
Mas amor, você precisava de mim”


O terceiro single fala sobre uma rejeição amorosa por parte de Rihanna. Na letra conta que estava bem sozinha até ele aparecer e se tornar um passa-tempo, alguém apenas para transar, mas que ele pensava significar algo. Agora manda real dizendo que na verdade é ele quem precisa dela, mas que não se importa.


O vídeo se passa todo em câmera lenta, Rihanna interpreta uma mulher que tem sede de vingança e vai de encontro com um homem acertar as contas. A cantora aparece seminua com um roupão transparente. 

Yeah, I Said It (Sim, eu disse isso)

“Você pode ser bruto, mas não vai ser
Me dê um pouco de amor até o amanhecer
Sim, eu falei”

Uma faixa bem curtinha com um pouco mais de dois minutos. Rihanna fala sobre sexo, contando que esta cheia de desejo pelo seu parceiro e pede para que ele a satisfaça com relações sexuais até o amanhecer.

Same Ol Mistakes (Mesmos antigos erros)

“Sentir-se como uma nova pessoa
(Mas você comete os mesmos erros de sempre)
Eu não ligo de estar apaixonada
(Pare antes que seja tarde demais)”

Uma regravação de Tame Impala, a faixa é bem longa e se torna até cansativa. A letra fala sobre ser uma nova pessoa, mas não se importar em cometer os mesmos erros, de sempre acreditar e se apaixonar novamente. A canção soa como uma conversa entre Rihanna e vozes de sua cabeça.

Never Ending (Nunca termina)

“Isso está me destruindo, desta vez
Tudo nunca termina
Caí em um perigo que eu nunca vou entender
Este sentimento sempre vai embora
Desejando que eu pudesse aguentar por mais tempo
Não precisa ser tão estranho
Estar apaixonada novamente”

Uma balada que conta o sofrimento de Rihanna em tentar esquecer um antigo amor. A cantora se questiona se isso nunca vai terminar e deseja que seu ex-namorado volte pra ela. Em alguns momentos da entender que esta sob o efeito de alguma droga ao falar que esta separada do aqui e agora.

Love on the Brain (Amor na cabeça)

“Me deixa cheia de hematomas, mas transa tão bem
E eu não me canso
Deve ser amor na cabeça, sim”


O quarto single é uma balada que soa como clássico e sem duvidas a melhor do disco. Rihanna coloca vida na música com seus vocais e interpretação. A letra fala sobre o sofrimento de estar em um relacionamento abusivo, sofrer agressões verbais e físicas, mas mesmo assim continuar amando aquela pessoa e a cantora acredita que só pode ser amor em sua cabeça. A canção conseguiu ótimas posições nas paradas de sucessos, sem qualquer tipo de divulgação e os fãs esperam pelo clipe até hoje. 

Higher (Mais alto)

“Você me leva mais alto, mais alto do que eu já estive, amor
Apenas venha, vamos beber, amor
Espero não estar te ligando muito tarde, muito tarde
Você me incendeia”

A canção foi descrito por Rihanna como um “correio de voz bêbado”. Na letra a cantora manda um recado para seu ex-namorado, o convidando para beber, fumar maconha e relembrar os velhos tempos. A faixa foi gravada enquanto estava sob influencia do álcool.

Close to You (Perto de você)

“Algum lugar perto de você
Perto de você
Tão perto que se te ouvissem, você não descobriria
Apenas diga agora, estou chegando, para fica perto de você"

Uma balada que fala sobre a luta de Rihanna pra superar um amor do passado, mas quer mesmo é reatar. A cantora tenta varias aproximações e confessa que só quer ter um lugar junto dele.

Goodnight Gotham (Boa noite Gotham)

“Para uma noite, oh, por uma noite, oh

noite, noite, para uma noite, oh”


Primeira faixa da versão Deluxe não contém nenhum vocal de Rihanna, apenas um sample de “Only If For a Night” de Florence and the Machine. A musica serviu como divulgação para “Secret Garden IV” também com a cantora.


Em dezembro de 2014, a cantora conheceu alguns fãs em Paris para ser filmado um vídeo para o disco. Ela corre em direção a eles até pular nos braços dos pais e ser cercada por ele. O video foi lançado poucos dias antes do lançamento.

Pose

“Quero ver você, trabalhar com isso
E a coisa é que eu sei que você sabe
Pose, vadia, e você saltando como eu sei que você sabe
vadia, eu sei que você sabe”

Mostrando quem é que manda, Rihanna mais uma vez exala autoconfiança, se gabando e deixando as “vadias” no chinelo. Na faixa usa vocais mais descontraídos. 

Sex With Me (Sexo comigo)

“Sexo comigo, tão incrível
Tudo isso, todo esse trabalho, sem férias
Fique longe do meu Instagram, é pura tentação"

Encerrando o disco com um verdadeiro hino de autoconfiança e amor próprio. Rihanna conta que fazer sexo com ela é tão incrível, que seu instagram é pura tentação. Dando detalhes de como seria essa relação com ela, provando que se garante.


Nessa nova fase vai literalmente “Anti” tudo que já fez e tudo que toca na rádio ou faz sucesso no momento. Demonstrando não se importar pra isso, mas desejando fazer um trabalho mais cru, explorando novos ritmos, mais honesto. A cantora não mediu esforços pra fazer um trabalho diferente, conceitual, com uma sonoridade distante de suas raízes, causando grande surpresa. A embalagem do disco físico foi feita em material diferenciado, todo encarte em braile e com o preço bem salgado.
Rihanna demonstrou claro desejo em fazer um álbum honesto e assim como disse na faixa de abertura busca por uma paz interior, em trabalhar para se tornar uma grande artista.
Antes do lançamento foram liberado oito videos intitulados de "ANTi diaRy", uma parceria com a sansung. As cenas são cheias de simbolismos e mensagens subliminares, revelando o processo de criação do disco e de suas inspirações.
O ponto fraco do disco foi o fato da sua divulgação ter sido praticamente abandonada depois do fim da turnê, mesmo o quarto single sendo um grande sucesso não houve nenhum clipe ou vídeo promocional.
O seu trabalho no decorrer dos anos a ajudaram a amadurecer e após tanto sucesso isso reflete em “ANTi”, soando como uma artista que só deseja ser ela mesma, sem restrições ou preocupações com o sucesso.


"Eu só queria me concentrar em coisas que se sentiam reais, que sentiam com alma, que sentiram para sempre. Queria músicas que eu poderia cantar daqui 15 anos; Eu queria um disco que eu poderia cantar em 15 anos. Não há músicas que foram queimadas, Eu acho que quando eu subir no palco agora, eu não quero tocar muitas das minhas músicas porque elas não se sentem como eu"


Rihanna

0 comentários:

Postar um comentário