segunda-feira, 19 de junho de 2017

Alicia Keys - The Diary Of Alicia Keys

The Diary Of Alicia Keys é o titulo do segundo álbum de estúdio de Alicia Keys, lançado no dia 01 de dezembro de 2003. Com musicas sobre amor e desabafos pessoais da cantora. Sua sonoridade é R&B, soul e Jazz.
Após o grande sucesso do seu trabalho de estréia e de ganhar cinco Grammys de uma vez, Alicia se tornou bem popular e junto veio a pressão pelo segundo trabalho pra que fosse igual ou melhor que o primeiro.
O titulo foi inspirado no fato de Alicia ser compositora da maioria de suas canções e segundo a mesma as letras de suas musicas são como escrever em seu diário e comentou sobre: "Tudo que eu já escrevi derivou de minhas lágrimas de alegria, de dor, de tristeza, de depressão, até mesmo de pergunta".
O conceito do disco também inspirou Keys a lançar um livro com seus poemas e letras de musicas, intitulado “Tears for Water”, com vinte e sete poemas e as canções dos seus dois álbuns. 
Quatro singles foram lançados: “You Don’t Know My Name”;  “If I Ain’t Got You”; “Diary” e “Karma”. Para promover o disco embarcou na “The Diary Tour”.
Com um faixa a faixa vamos conhecer o diario de Alicia Keys:


Harlem's Nocturne

“E então eu pego tudo que tenho
E coloco aqui dentro
Eu coloco aqui no meu diário
Você pode sentir?”

O disco começa com uma introdução em que Alicia convida o seu ouvinte a descobrir o que tem em seu diário, com uma conversa intimista, apresentando o conceito de todo o disco. O toque da musica é uma regravação de Earle Hagen e Dick Rogers escrita em 1939 para a orquestra Ray Noble.

Karma

“O que vai, vem de volta
O que está em cima pode vir abaixo
Agora quem está chorando, desejando voltar de volta pra mim”


No quarto single Alicia usa o termo de “carma”, no qual diz que toda ação gera uma reação com a mesma intensidade a quem realizou. A letra fala sobre o arrependimento do seu ex-parceiro por ter terminado com ela, após dizer que precisava de espaço e que não a amava mais, Keys revela que sofreu muito quando foi abandonada, mas que superou esse termino dramático e agora quem quer voltar é ele e esse é o seu carma.


O vídeo mostra a cantora em vários lugares diferentes como um metro em Nova York, anfiteatro Altos de Chavón e em La Romana. Cada um com um visual diferente, acompanhada ou sozinha. 

Heartburn (Azia)

“Você não sabe, mas eu tenho azia
Queimando na minha alma
Chame o corpo de bombeiros”

De um jeito divertido Alicia conta os efeitos de uma paixão sobre ela, comparando com ter azia, uma queimação que sente em seu peito e que não consegue lutar com isso, que já foi ao médico e até chamou os bombeiros, mas o sentimento continua queimando.

If I Was Your Woman\Walk on By (Se eu fosse sua mulher\Ande por perto)

“Ela te destroi, querido      
Diz que você não é nada
E eu vou te levantar, querido
Quando ela te deixar cair”

Uma regravação de Gladys Knight & the Pips, originalmente gravada em 1970, junto com outra regravação de Dionne Warwick gravada em 1964. Alicia une as duas canções e comenta: "Quando faço um remake, não se trata de saber como as pessoas vão criticá-lo. É uma escolha privada". Na letra conta sobre um rapaz que não é muito bem tratado por sua atual namorada e então a cantora diz que se eles estivessem juntos iria receber um tratamento especial, pois ela realmente o ama.

You Don’t Know My Name (Você não sabe o meu nome)

“E que se sente
Você não sabe meu nome
Eu juro
Se sentir como, você nunca vai saber?"


O primeiro single fala sobre uma paixão platônica de Alicia. Mesmo que ele não saiba nem o seu nome, sonha em poder revelar os seus sentimentos. Sua sonoridade é baseada no década de 70 e foi inspirada na música “Let Me Prove My Love to You” do grupo “The Main Ingredient”. Em entrevista comentou sobre a música: "É uma loucura. Isso foi muito especial, esse foi um momento muito especial. Como, como na minha carreira, e, e você sabe, quando estávamos no estúdio criando isso, porque Kanye e eu fizemos algumas vibrações diferentes quando começamos. E então, na época, John Legend ainda não foi realmente estabelecido como um artista, e ele fez origens sobre essa música junto com Harold Lilly, de quem falei anteriormente, porque nós escrevemos muitas dessas músicas anteriores e um, e Era tão fresco combinar esse "Kanye" quando ele começou, e, como, a amostragem dos velhos, você sabe, os clássicos do vintage, e esse é o meu estilo, e depois colocando tudo junto”.


No vídeo Alicia interpreta uma garçonete que encontra um homem no restaurante que trabalha e se apaixona. Keys sonha em ligar para ele e revelar todos os seus sentimentos, mas não tem coragem e permanece somente na fantasia. Mas em uma tigela em seu trabalho o rapaz deixou um cartão com seu telefone, mas ela nem notou que seu sonho pode se realizar.

If I Ain’t Got You (Se eu tenho você)

“Algumas apenas querem tudo
Mas tudo significa nada
Se eu não tiver você”


O segundo single é um dos grandes clássicos da carreira de Alicia. A letra fala sobre o desejo e a busca das pessoas por dinheiro, bens materiais e realizações pessoais, coisas que a cantora chama de superficial. Keys conta que tudo isso significa nada se ela não tiver o seu parceiro ao seu lado, com a mensagem de que o amor é o mais importante. Em entrevista comentou sobre a sua inspiração: “A idéia da música se juntou logo depois que Aaliyah faleceu. Foi um momento tão triste e ninguém queria acreditar. Isso simplesmente tornou tudo claro para mim, o que importa e o que não".


O vídeo se passa em um cenário de inverno em Nova York. Contando a historia de Alicia com seu namorado, em que vão morar juntos. No começo tudo vai bem, até que algumas brincadeiras do seu parceiro acabam irritando a cantora que decide terminar e mandá-lo embora. Ao final ela se arrepende, mas já não o encontra. 

Diary (Diario)

“Eu não vou contar os seus segredos
Seus segredos estão seguros comigo
Eu guardarei seus segredos
Pense em mim como se eu fosse páginas no seu diário”


O terceiro single conta com a participação do grupo Tony! Toni! Tom! Na letra Alicia pede para o seu parceiro confiar nela, pois todos os seus segredos estarão seguro, se comparando a um diário em que tudo foi dito ficará guardado com ela. Jurando lealdade e dizendo que estará sempre ao seu lado.


O vídeo mostra algumas apresentações da canção e também os bastidores da “The Diary Tour”. O grupo que colabora com Alicia não aparece, no lugar deles, foi adicionado os vocais de Jemaine Paul.

Dragon Days (Dias de dragão)

“Dias de dragão
Preciso ser salva
Estou sentindo sua falta
E o dia se arrasta de novo e de novo”

Fazendo referencia a contos de fadas, Alicia conta ser prisioneira em seu próprio castelo e espera que o seu príncipe vá salva-la. Usando metáforas sobre os perigos que esta exposta, mas que sente falta do seu amado.  Chamando esse tempo de “Dias de dragão”, falando sobre a lenda do dragão protege a torre onde esta presa.

Wake Up (Acordar)

“Quando nós iremos acordar
Baby é tempo para amar
Quando nós iremos acordar
Meu amor, antes que seja tarde demais”

Nessa faixa fala sobre um relacionamento que esta em crise. A letra descreve os vários conflitos que esse casal tem passado. Envoltos de orgulho, então Alicia pede para que acordem antes que seja tarde, pois quando a poeira abaixar tudo que vai restar é dor e saudade.

So Simple (Tão simples)

“Encontrá-lo de novo
Beijá-lo de novo
Sinto sua falta de novo
Poderia ser,poderia ser,tão simples”

Após o fim de um relacionamento, Alicia recorda as lembranças que compartilhou com seu parceiro e sente sua falta. Desejando poder voltar e tentar de outro jeito, dizendo que é tão simples assim.  

When You Really Love Someone (Quando você realmente ama alguém)

“Para amar você quando você está certo
Amar você quando você está errado
Amar você quando você estiver fraco
Amar você quando você estiver forte
Te coloca pra cima quando o mundo te coloca para baixo”

Desejando ser amada, Alicia pede a Deus por um homem de verdade, que possa amá-la e estar com ela em todos os momentos. Em um dos versos conta que nem um homem e nem uma mulher é suficiente se não souber amar. Descrevendo todas qualidades que ambos devem ter, fazendo referencia ao amor como um verbo, para dizer que as ações falam mais alto que as palavras. 

Feeling U, Felling Me (Sentindo você, me sentindo)

“Tudo que você diz
Tudo que você faz
Me deixar perdida em você cada dia mais
Diga-me você esta me sentindo”

Um interlude com pouco mais de dois minutos em que Alicia se encontra apaixonada por um rapaz e questiona se ele também está a sentindo. A faixa possui mais toque e menos partes cantadas ou faladas.

Solow Down (Devagar)

“Devagar baby, deixe levar nosso tempo
Devagar baby, se você não lembrar
Devagar baby, depois faremos isso avança”

Alicia conhece um rapaz e começa a se envolver, mas ele já quer começar um relacionamento. Então pede para que vá mais devagar, mesmo que ela queira e que pareça tão certo, mas primeiro quer conhecê-lo e com o tempo farão isso avançar, completando que isso será em breve.

Samsonite Man (Homem Samsonite)

“Arrumando as malas dele, precisa ir
Ele é um homem Samsonite
Talvez ele é apenas um rolling stone
Vagabundeando daqui para lá”

O titulo faz referencia a uma famosa marca de malas de viagem. Alicia conhece um rapaz encantador e conquistador, que apareceu com diversas promessas e que deixa qualquer uma achando que foi abençoada, mas quando a deixa segura e apaixonada, ele vai embora. Por isso a cantora o chama de Homem da mala de viagem.

Nobody Not Realy (Ninguém realmente)

“Quem realmente quer saber?
Quem realmente quer saber quando eu falo?
O que eu sinto?”

Encerrando o disco com uma interlude em que Alicia se pergunta quem é que vai querer saber o que ela fala ou que sente. E um dos versos diz que talvez o mundo não seja o seu bairro para encontrar seu canto, sua vida e seus sonhos, se sentindo incompreendida. 


The Diary seguiu os mesmos passos do seu antecessor, um trabalho que foi aclamado pela mídia e critica. Ganhador de três Grammys.
A cantora demonstra muito maturidade, com uma sonoridade mais apurada, sem exageros, experiencias pessoais, com seus vocais mais limpos, sem musicas muito dançantes, como uma continuação de seu antecessor.
Mesmo sendo muito bom, ainda soa muito parecido com o disco anterior, como se tivesse usado a mesma formula e com certeza deu muito certo.
Alicia se manteve fiel as suas raízes e mostra uma ligeira evolução do outro trabalho. Nessa era explora os seus sentimentos e faz do álbum um diário pessoal, com suas experiências amorosas de forma admirável. 


“Eu percebi naquele momento que todas que eu escrevo, toda poesia que escrevo, cada maneira que eu me expresso vem as minhas lagrimas, minha dor, minha felicidade, minha alegria, minha frustração, minha confusão. E eu os bebo para que a água seja nutrida e para sobreviver de alguma forma”

Alicia Keys

0 comentários:

Postar um comentário