segunda-feira, 5 de junho de 2017

Mariah Carey - Memoirs Of An Imperfect Angel

Memoirs Of An Imperfect Angel é o titulo do décimo segundo álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 25 de setembro de 2009, as musicas falam sobre amores e desilusões. Sua sonoridade é inspirada no R&B, Soul e Hip Hop.
Apos vários contra tempos que causou o cancelamento da sua turnê mundial em apoio ao seu antecessor, Carey resolveu preparar um novo trabalho.
O disco é inspirado em seu disco "Burtterfly" de 1997, por ser o preferido dos fãs e por considerar seu "Magnun Opus". Recriando até o photoshoot usado na época.
O titulo segundo a cantora é inspirado no conteúdo do disco por ser bastante pessoal e dedicado aos seus fãs, cada canção teria seu próprio registro de uma historia. Em entrevista comentou que nesse trabalho se aprofundou completamente.
A capa também possui um significado, Mariah se inspirou no fato de que "há um monte de diferentes emoções reveladas neste disco". Optando por explorar uma sonoridade mais calma.
Cinco Singles foram lançados: “Obsessed”; “I Want To Know What Love Is”; “H.A.T.E.U”, "Up Out My Face" e "Angels Cry". Para promover o disco embarcou também na "Angels Advocate Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer as memorias de um imperfeito anjo de Mariah Carey:

Betcha Gon’ Know (Aposto que vai saber)

“Bem-vindo a um dia de minha vida,
Dia de minha vida
Memórias de um anjo imperfeito”

O disco começa com uma espécie de interlúdio em que Mariah conta ao seu ouvinte que esse é um dia em sua vida. A letra conta sobre uma traição do seu parceiro, contando com detalhes sobre a reação e os sentimentos da cantora em relação a isso. Desejando se vingar, ela permanece aguardando a hora de dar o troco.

Obsessed (Obcecado)

“Por que você está tão obcecado por mim?
Garoto, eu quero saber
Mentindo que você está fazendo amor comigo"


O primeiro single fala sobre o homem que é obcecado por Mariah e ela o questiona o motivo de tudo isso, visto que ele esta agindo de forma estúpida espalhando mentiras sobre ela. A inspiração para canção foi de uma antiga briga com Eminem que contou em algumas musicas que havia tido relações sexuais com a cantora, em 2002 Carey respondeu com a musica “Clow”, mas o rapper não deixou quieto e voltou a mencioná-la novamente, então ela manda sua resposta.


O vídeo Mariah conta a historia de um rapaz obcecado pro ela, o perseguidor é interpretado por ela mesma e algumas pessoas notaram grandes semelhanças com Eminem, esquentando bem mais a briga entre os dois. Em entrevista comentou sobre a experiência: "Bem, nós tínhamos muitas pessoas lá fora, eu estou caminhando até o Plaza Hotel, e quando eu estava vestido como Mariah Carey, Havia muitas pessoas ali de pé tirando fotos, e a rua foi fechada, e foi um rigmarole inteiro.É o que é.Então, basicamente, eu fui para o traje como o stalker, e eu disse ao meu guarda-costas, que não queria que ele andasse comigo. Então, um amigo meu estava lá, e eu estava tipo, 'Vamos andarmos juntos”.

H.A.T.E.U (Odiar você)

“Mal posso esperar pra odiar você
Fazer você sofrer como eu sofri
Mal posso esperar pra romper essas correntes emocionais"


O terceiro single fala sobre o fim de um relacionamento, nesse termino envolve magoas, culpa e até raiva. Mariah conta que seu ex-parceiro a deixou ir, mas ela não consegue fazer o mesmo, então deseja o dia em que vai ódio e se vingar, fazendo com que pague tudo que fez. Em entrevista falou sobre: "Realmente atinge as pessoas nos seus corações porque é do tipo... todo mundo já teve uma experiência de amar alguém, e eles deixam você ir, mas você não consegue deixar eles irem. Então, 'eu mal posso esperar para te odiar' é uma grande afirmação".


O video foi gravado na praia de Malibu na California e mostra Mariah interpretando a canção com o mesmo sentimento de decepção, enquanto deseja fortemente odiar o seu ex-parceiro, enquanto o sol se põe e a cantora descreve o nome da canção na areia.

Candy Bling (Doce Joia)

“Agora eu gostaria de poder voltar
Parar o tempo
Gostaria de aproveitar este amor"


Mariah se perde em memórias de um antigo relacionamento, recordando detalhes de momentos que compartilharam. A cantora deseja voltar no tempo e concertar as coisas entre eles e reviver os momentos felizes, pois sente sua falta. Mesmo que não estejam mais apaixonados, sabe que o amor era verdadeiro.

Ribbon (Fita)

“Garoto, você
Você não sabe como me sinto
Quando você sussurra no meu ouvido
Garoto, você
Você me deixa arrepiada
Sempre que está perto"

Envolvida e apaixonada Carey conta o quanto o seu amado a faz bem e deseja ter milhões de horas para estar com ele, dando carinho e prazer. A cantora se sente embalada, se comparando como um presente com uma fita e um laço, mesmo que faça vinte minutos que o beijou já sente a falta dele.

Inseparable (Inseparável)

“Inseparável
Se você está ouvindo esta música
E procurando pelo momento
Quando dois corações se separam”

Uma mensagem para um antigo amor, Mariah sofre por tentar viver sem o seu ex-namorado e deseja que quando ouvir essa música saiba que é pra ele, pois a cantora ainda acredita que eles são inseparáveis. Em alguns versos revela que possui fotos deles em sua geladeira, vídeos no celular e até a primeira mensagem que recebeu dele e de tempo em tempo volta a lê-la, mas pede pra que agora ele a encontre.

Standing O (Aplauso de pé)

“Aplauso de pé
Parabéns Droga, eu estava totalmente empenhada
Dei a você todo o meu coração
E você só machucou ele”

Cheia de ironia Mariah fala sobre um rapaz que a machucou muito, um relacionamento em que se entregou e não obteve resposta do seu parceiro. A cantora conta que ele merece uma salva de palmas, o maior idiota do mundo, pois ele brincou com a garota que mais o amava.

It’s a Wrap (Já era)

“Deixe-me respirar 
E retomar a minha compostura
Te disse mais uma vez 
Se você der mancada, acabou"


Cansada das atitudes de seu parceiro, resolve dispensá-lo e mostra que realmente não tem volta. Mariah conta que já tinha o avisado, mas ele não ouviu e agora o mando embora, pois essa foi a ultima chance. Sem demonstrar sofrimento, usa até senso de humor ao dizer que ele chega de manhã e não trás nem um donalds ou café, então coloca suas "merdas" no elevador e pede pra que não acorde os vizinhos.

Up Out My Face (Saia da minha frente)

“Não vou andar por aí deprimida e triste
Essa não é nem a minha mala, baby
Quando eu termino, eu termino"


O quarto single foi lançado em uma nova versão, um remix com a participação de Nicki Minaji, para promover o álbum “Angels Advocate”, que seria um álbum só de remixes, mas seu lançamento foi cancelado. A letra fala sobre Mariah terminando com seu namorado, pois achava que eles tinham algo especial, mas se enganou e cheia de ironia o ridiculariza. Já avisando que não tem mais volta pra ele parar de liga-la, pois ela esta em seu jatinho e se terminou, não tem volta.


O vídeo foi dirigido por seu marido na época, mostrando Mariah e Nicki como duas bonecas que escapam de suas caixas, também como enfermeiras sexy, no salão de beleza e indo as compras. Segundo Minaji foi uma grande surpresa ser convidada para colaborar com Carey, pois sempre foi sua grande fã. 

More Than Just Friends (Mais do que apenas amigos)

“Nada igual as outras garotas
Eu nunca seria grossa com você, baby
Não posso esperar, só fale
Que você quer ser mais que amigos
Cara, eu vou te amar até o fim”

Desejando ser mais do que amiga de um rapaz, Mariah deseja descobrir se o seu parceiro tem as mesmas intenções com ela e prometo que irá amá-lo até o fim. Na letra descreve o encontro deles em vários lugares do mundo, Carey sugere que façam sexo até ela atingir o seu soprano e deseja que seja bem quente.

The Impossible (O impossível)

“E agora eu te amo como o verão, amo como vinho caseiro
Amo como dinheiro fácil, amo como o pastor ama o domingo
Amo como gelinho, amo como milk shake”

Inspirado em seu casamento com Nick. Na letra Mariah fala sobre perder a fé no amor e achar que é impossível amar novamente, mas que ao encontrar um novo alguém consegue resgatar o amor que já havia até desistido de encontrar. Agora o ama e vai contar a todos isso.

Angels Cry (Os anjos choraram)

“E um raio não cai duas vezes no mesmo lugar
Quando eu e você dissemos adeus
Eu senti que os anjos choraram"


Assim como “Up Out My Face” foi lançada como single do relançamento que não aconteceu e contou com a participação de Ne-Yo. A letra fala sobre a culpa e arrependimento que Carey sente sobre o fim de um relacionamento, pois quando eles disseram adeus um pro outro até os anjos choraram, mas ela sente que podem recomeçar e que se fosse preciso morreria por esse amor.


O vídeo é simples mostrando os dois cantores em estúdio gravando a musica, com alguns momentos que passaram durante a criação, intercalados com cenas de Mariah na chuva e o cantor ao lado do piano, interpretando a canção.

Languishing (Enfraquecendo)

“Eu estava pensando
Você tentaria chegar até mim
Se você visse que eu estava enfraquecendo"

Um interlude com pouco mais de dois minutos, Mariah reflete sobre o fim de um relacionamento, cada um ficou com suas lembranças e seguiram em frente, mas depois de tanto tempo de inimizade, a cantora se questiona se o seu antigo parceiro choraria por ela se estivesse enfraquecendo ou se estivesse morrendo.

I Want to Know What Love Is (Quero saber o que é o amor)

“Eu quero saber o que é o amor
Eu quero que você me mostre
Eu quero sentir o que é amor
Sei que você pode me mostrar"


O disco encerra com o segundo single, que trata-se de uma regravação que foi gravada originalmente em 1984 pela banda Foreigner. A letra fala sobre o desejo de conhecer o que realmente é o amor, abandonar a vida solitária cheia de mágoa e dor, acreditando que finalmente encontrou o amor e que esse sentimento pode mudar positivamente sua vida. A versão chegou até a ser elogiada pelo autor. 


O vídeo se passa em um estádio, enquanto Mariah canta no centro do estádio junto com um coral, as cenas são intercaladas com membros da platéia, na maioria das vezes acompanhadas com seus entes queridos.


Memoris é um disco agridoce, com letras introspectivas abordando sentimentos distintos, como a chegada do amor e a perda de outro, deixando os sentimentos em relação ao trabalho como um todo confusos.
O conceito inicial era explorar algumas memórias e coisas que já fez em sua carreira, porém as musicas não cumprem essa função, mas funcionam com um álbum com seu próprio humor e características. Talvez alguns interludes contando sobre uma memoria ou historia de cada faixa ajudaria. 
A cantora se afasta da sensualidade apresenta nos seus antecessores, com letras muito melancólicas e algumas alegres. Sobre isso Mariah falou em entrevista: "As pessoas podem ouvi-los e escolher certas canções que significam pra elas. Superar certas coisas é muito divertido, tem algo pra todos".
No geral o disco não é o seu melhor, destacando algumas faixas e descartando outras ao contrario de seus últimos álbuns onde não continham falhas.


"Cada canção conta sua própria, cada uma é como uma conversa íntima ou uma entrada em diário privado. Muitas canções refletem momentos específicos e diferentes na minha vida, eventos reais que aconteceram comigo, alguns dos quais são de volta no passado, outros foram inspirados por filmes ou por um amigo meu que pode ter contado sua história"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário