segunda-feira, 12 de junho de 2017

Kelly Clarkson - My December

My December é o titulo do terceiro álbum de estúdio de Kelly Clarkson, lançado no dia 22 de junho de 2007, as musicas são todas autorais. Apos seus trabalhos anteriores, Kelly resolveu intensificar o Rock, sendo todo ele Pop Rock.
Ao contrario do seu antecessor "Breakaway", Clarkson escreveu todas as canções ao lado de outros compositores, também optou por explorar mais seu lado "dark" com mais rock, segundo Kelly compor o material foi como uma "terapia gratuita". Porém sua gravadora ficou receosa porque o disco era muito pessoal e pouco comercial, sugerindo substituir algumas musicas.
Apos muitos conflitos a cantora conseguiu lançar o disco do jeito que queria, mas em contra partida a gravadora boicotou o trabalho, reduzindo sua divulgação. 
Segundo a cantora ela escreveu todas as musicas, porque sua gravadora lhe mandava somente "musicas fracas" em entrevista comentou: "Eles não querem que eu escreva o meu álbum, mas só me mandam materiais baratos".
Foram lançados quatro singles para promover o disco: "Never Again"; "Sober"; "One Minute" e "Don't Waste Your Time". Embarcou também na "My December Tour".
Vamos conhecer o polemico dezembro de Kelly Clarkson com um faixa a faixa:


Never Again (Nunca mais)

“Nunca mais vou te beijar
Nunca mais vou te querer
Nunca mais vou te amar
Nunca”


O disco começa com o primeiro single, uma canção agressiva, cheia de magoa e ressentimento por um ex-namorado, como um hino de amargura.  Após uma traição Kelly sofre pelo fim da sua relação e o que mais a irrita é o fato dele já estar com outra, então deseja muitas coisas ruins pra ele, como que o seu dedo fique verde por causa da aliança que estava usando ou que pense nela enquanto estiver na cama com sua nova namorada. A cantora a definiu como um pop amargo.


O vídeo conta historia do ex-namorado, após traí-la esta sendo assombrado por sua consciência. As cenas são inspiradas no filme “What Lies Beneath” e em entrevista acrescentou: "Não se sabe se ele me matou ou se está apenas a ser assombrado pela sua consciência". A cantora também afirmou que a sala branca em que canta com sua banda simboliza sua inocência que essa magoa a tirou. 

One Minute (Um minuto)

“Um minuto você ri
No próximo minuto você está afundando em algo negro
Eu tenho a impressão de que nada realmente dura
Eu continuo tentando levantar, mas continuo caindo pra trás
E você ama e você odeia e você espera
Porquê um minuto passa rápido”


O terceiro single fala sobre os sentimentos bipolares do parceiro de Kelly, contando que em um minuto ele a ama, mas em outro minuto a odeia e em tão pouco tempo os sentimentos mudam. Clarkson o define como prisioneiro desse seu transtorno e revela estar cansada de viver dessa maneira. 

Hole (Burraco)

“Há um buraco
Dentro de mim
Está tão frio
Aos poucos me matando"

Nessa faixa Kelly se mostra deprimida e cansada da situação em que se encontra. Desejando apenas um pouco de paz e esperando que alguém a ajude, pois essa tristeza esta a matando, sentindo como se houvesse um buraco em seu peito.

Sober (Sóbria)

“Três meses e eu continuo sóbria
Cortei todas minhas ervas daninhas, mas mantive as flores
Mas eu sei que nunca acaba realmente”

O segundo single é uma canção voz e violão. A letra fala sobre um relacionamento que chegou ao fim e agora após três meses desse termino Kelly ainda sofre pra superar esse amor do passado. A letra fala sobre drogas e a sobriedade emocional da cantora diante dessa situação, como uma sobrevivente, mas que essa tristeza nunca tem fim. Em entrevista acrescentou: "Eu não sou uma alcoólatra, o que não é o que se trata, é apenas uma metáfora. Todo mundo tem algo que eles são viciados em que eles podem fazer sem em sua vida, assim que poderia ser sobre qualquer coisa que é seu vício".

Don’t Waste Your time (Não desperdice seu tempo)

“Não perca seu tempo tentando consertar
O que eu quero é apagar
O que preciso é esquecer
Não perca seu tempo comigo meu amigo"


O quarto single fala sobre os sentimentos de Kelly após o fim de um relacionamento. A cantora luta pra seguir em frente e esquecer seu ex-parceiro. Mas agora ele a procura querendo voltar, mas Clarkson já adianta que ele não precisa nem desperdiçar o seu tempo, porque não existe mais possibilidade deles voltarem a ser o que eram.  


O vídeo foi inspirado em um “rocker fairytale”, como uma versão mais obscura de “A bela adormecida”. Kelly esta presa em um castelo, deitada em uma cama envolvida de videiras e enquanto um rapaz tenta salva-la as videiras vão cercando todo o lugar, em referencia a musica pra não perder o seu tempo, pois ela não será dele.

Judas

“Não pude acreditar, não pude acreditar
Como você me traiu, como você me traiu
Eu nunca pensei que você faria isso comigo”

O titulo faz referencia a historia bíblica em que Judas trai a Jesus. Kelly fala sobre uma grande decepção. Contando que foi a única que ficou do lado de seu ex-parceiro, acreditou nele quando ninguém mais acreditava, mas quando precisou ele a deixou na mão. Inconformada conta que não esperava essa ingratidão.  

Haunted (Assombrada)

“Sombras permanecem
Somente ao meu ver
Eu vejo você, eu sinto você
Não saia do meu lado
Isso não é justo”

Após o fim de um relacionamento Kelly luta para esquecer o seu parceiro e seguir em frente, mas se sente sozinha e vulnerável, contando que precisa dele do seu lado e revelando que não consegue sobreviver sem ele. Na letra Clarkson esta se sentindo assombrado com as vozes em sua mente, se perdendo em memórias.

Be Still (Fique quieto)

“Todas as vezes nós caímos
Mas estamos perdendo a inocência
Aqui está minha mão e pegue meu coração
Ele é todo seu"

A canção é uma balada voz e violão, a letra fala sobre um novo começo em um relacionamento, desejando consertar as coisas entre eles. Em entrevista comentou: “É tudo sobre parar as coisas, abrandar para apreciar a vida. Tudo vai tão rápido, especialmente neste negócio. Não há tempo para ficar sozinho por um momento de silêncio. É por isso que eu não moro em Los Angeles e sempre vivi no Texas. Trata-se de ficar longe da corrida de ratos e esculpir um espaço para si mesmo”.

Maybe (Talvez)

“Eu só quero ser amada por você e eu não vou parar
Porque acredito
Que talvez, yeah talvez
Talvez, yeah talvez”

Voz e violão, a canção fala sobre as esperanças que tem de um dia o sentimento pelo seu amado ser reciproco. A cantora pede para que ele olhe e veja o quão doce pode ser se permitir esse sentimento crescer, mesmo que seja uma pessoa difícil, mas tudo que precisa é ser amada, talvez possa dar certo. Prometendo dar cada pedacinho de si para fazê-lo feliz. 

How I Feel (Como eu me sinto)

“Oh, estou cansada de acreditar
Mas ainda de fingir...
É assim que eu me sinto agora
Deixe-me ser”

Kelly conta nessa faixa qual é os seus sentimentos sobre seus relacionamentos. A cantora se questiona se acabará sozinha ou se encontrará o amor de vida. Em alguns momentos parece estar tendo um caso amoroso com um homem casado, ao dizer que todos os bons homens que encontrou tinham esposas, que estava cansada de fingir e que desejaria também ter uma família. 

Yeah (Sim)

“Tudo dentro de você, sobre você
Eu quero conhecer, provar, segurar
Amar você a hora que quiser
Deixe-me te mostrar
Deixe-me te dar tudo que guardei só pra você”

De um jeito malicioso fala sobre sexo. A cantora se mostra cheia de desejo por seu parceiro, usando varias frases com duplo sentido para demonstrar isso. Procurando satisfazer o seu parceiro e se mostra no controle. Alguns versos são sussurrados.  

Can I Have a Kiss? (Posso ganhar um beijo?)

“Eu não posso prometer para sempre
Mas eu estou trabalhando nisso
Se eu não puder te abraçar
Posso te dar um beijo?
Posso ganhar um beijo?”

Assumindo a culpa pelo termino de um relacionamento, Clarkson chega a se colocar pra baixo e conta não ser digna de ter o seu ex-parceiro. A cantora diz se culpar e se rotula como uma concha vazia, pois se sentia confusa desde que o conheceu. Mas promete estar tentando melhorar e pergunta ao seu parceiro se pode ganhar um beijo. 

Irvine

“Porque é tão difícil?
Porque você não pode simplesmente me levar?
Eu não tenho muito para onde ir
Antes de desaparecer completamente”

Encerrando o disco com uma balada melancólica somente voz e violão, podendo sentir a dor em seus vocais. Kelly canta sua dor pela morte de seu parceiro, se perguntando se ele esta a observando e porque não poderia levá-la junto. Em entrevista comentou: “A última música em Meu Dezembro, "Irvine", que literalmente foi o ponto mais baixo que eu tive na minha vida. Eu escrevi isso depois do meu show Irvine na minha última turnê. Eu estava tão queimado. Eu estava realmente lutando para tirar alguém da minha vida e encontrar pessoas que realmente se importavam. Toda a canção é uma oração. Escrevi no banheiro do local depois do show. Eu tive que cancelar meu meet-and-greet; É o único meet-and-greet que eu já cancelei. Eu não conseguia sorrir. Foi apenas uma noite realmente, realmente ruim”.


Kelly mergulhou de cabeça em seus sentimentos e se aprofundou em sua dor para finalmente curá-la, as canções todas pessoais reflete um momento de escuridão em sua vida, definido por ela como o ponto mais baixo de sua vida e carreira.
As letras são melancólicas, porém cheias de atitude, com fortes vocais e grandes emoções, falando sobre os sentimentos de um fim de relacionamento, misturando raiva, culpa e saudade.
O disco foi injustificado e boicotado pela sua gravadora, sem receber a atenção que merecia. E comentou: "Eu já vendi mais de 15 milhões de discos em todo o mundo, e ainda ninguém escuta o que eu tenho a dizer. Eu não poderia dar uma porcaria sobre ser uma estrela. Eu sempre quis apenas cantar e escrever”.
Nessa era mostrou amadurecimento em sua musicalidade e se revelou grande compositora, a parte visual do trabalho é incrível, parecendo com um filme e a melhor até hoje em sua carreira. Mais uma vez afirmando que é mais que uma vencedora de um concurso de talentos, mas uma artista completa.


"Tudo meu pegou de uma maneira ruim. Meu corpo estava cansado e minhas emoções estavam desgastadas. Eu estava tentando esquecer alguém.Eu não tinha visto meus amigos e família por um tempo e isso estava tornando um incômodo, porque eu estava tão ocupada. Eu estava viajando e então ouve mais adições a agenda. E isso me derrubou. Eu não podia sorrir, não podia fazer nada. Eu me esgotei, eu chorei tanto que não conseguia falar. Eu estava tão cansada, eu fui drenada. Não queria agir, não queria agir, apenas me esgotei... Foi o ponto mais baixo da minha vida e carreira.


Kelly Clarkson

2 comentários:

isabelle disse...

Esse cd marcou minha adolescência!

FERNANDO O BORGES disse...

Esse álbum foi mesmo incrível. Marcou muito como amadurecimento, nem sempre canções são feitas pra se divertir. Gosto muito desse álbum e levo com carinho, aprendendo que sentir a dor as vezes também é muito importante.

Postar um comentário