terça-feira, 11 de abril de 2017

Kelly Clarkson - Breakaway

Breakaway é o titulo do segundo álbum de estúdio de Kelly Clarkson, lançado no dia 01 de novembro de 2004, com musicas sobre amor, sonhos e relacionamentos, inspirados em sua adolescência. Sua sonoridade inspirada no Pop Rock.
Como uma continuação de seu álbum de estréia “Thankful”, todos acreditavam que o sucesso de Kelly seria passageiro como outros ganhadores de show de talentos.
O tema central do álbum é o escapismo, ou seja, escapar das obrigações e realidades desagradáveis.
Kelly escreveu grande parte das musicas, mas decidiu que metade do disco seria com canções de outros compositores e ainda durante o processo criativo comentou: "Escrevi a maior parte das canções até agora, mas há algumas pessoas que têm algumas coisas para mim. Não sou daquelas pessoas que acha que tem que escrever tudo. Vou cantar, desde que me consiga relacionar com elas"
Para promover o disco foi lançado cinco singles: “Breakaway”; “Since U Been Gone”; “Behind These Hazel Eyes”; “Because of You” e Walk Away”. Embarcou também na "Breakaway Tour".
Vamos saber mais sobre a “fuga” de Kelly Clarkson com um faixa a faixa:


Breakaway (Fugir)

"Eu abrirei as minhas asas e aprenderei a voar
Eu farei o que for necessário até tocar o céu
E farei um pedido, arriscarei, mudarei e escaparei"


Além de ser o primeiro single do álbum, a canção também fez parte da trilha sonora de “O diário de uma princesa 2”. A letra conta a historia de alguém que cresceu em uma pequena cidade, mas sonha em fugir dali, para realizar seus sonhos. Kelly deseja encontrar o seu caminho e finalmente voar, se identificando com sua historia. A música foi escrita por Avril Lavigne, mas descartada pela mesma.


O clipe conta a historia de Kelly, fazendo uma ligação com sua infância em que sonhava em ter uma carreira, como no filme. No inicio aparece como uma criança e ao fim como uma pop star em seu show. Segundo Clarkson a mensagem central do vídeo é: "Abrir asas e voar, mas sem esquecer quem deixa para trás".

Since U Been Gone (Desde que você se foi)

“Mas desde que você foi embora
Eu posso respirar pela primeira vez
Eu estou seguindo em frente, yeah, yeah
Graças a você agora eu tenho o que eu quero
Desde que você se foi"


O segundo single fala sobre o fim de um relacionamento que segundo Kelly foi um alivio. A cantora relembra o inicio e conta que tudo era fingimento, mas agora que ele foi embora pode finalmente respirar e que sem ele pra atrapalhar pode ter tudo que sempre quis. E em entrevista comentou sobre: Na primeira vez que ouvi a música, senti-a um pouco pop demais, então perguntei se poderíamos incluir um pouco de rock no tema. Colocamos algumas guitarras mais pesadas e baterias. Agora é explosivo”.


O Seu clipe é bem divertido, Kelly entra no apartamento da mulher que seu ex-namorado esta saindo e quebra tudo, segundo ela a ideia do vídeo partiu de que toda mulher quer se vingar depois que um homem mente pra elas e acrescentou em entrevista: No inicio, começo a fazer tombar as coisas e manchar as paredes e parece o meu apartamento, mas acaba por ser o da rapariga com a qual ele me está a trair, por isso é um vídeo humorístico”.

Behind These Hazel Eyes (Por trás desses olhos castanhos)

"Aqui estou eu, novamente estou rasgada em pedaços
Não posso negar e nem fugir
Achei que você era a pessoa certa pra mim...
Mas você não verá lagrimas que vou chorar por trás desses olhos castanhos"


O terceiro single fala sobre um relacionamento que começou bem e agora esta ruim. Kelly descreve o quanto essa ilusão a deixa em “pedaços”, pois se sente usada e enganada, mas que nunca dará a ele satisfação de vê-la sofrendo, nem as lagrimas que estão atrás desses olhos castanhos, preferindo esconder o que esta sentindo. A canção é uma das preferidas da cantora, visto que até foi cogitada a ideia de ser o titulo do disco.


Segundo Kelly o vídeo é uma metáfora de um conto de fadas falido “Você pensa que tudo está indo bem, e então a realidade lhe nocauteia. É um vídeo meio triste, mas ele vai ser o melhor que fiz. É real,  por isso que as pessoas gostam de mim".

Because of You (Por sua causa)

“Por sua cause eu acho difícil confiar não só em mim
Mas em todos à minha volta
Por sua causa eu tenho medo”


O quarto single carrega um grande peso sentimental para Kelly. A letra fala sobre as conseqüências de um relacionamento nocivo, o quanto fez mal essa separação, além de causar a dor da separação, fez com que a cantora se tornasse incapaz de confiar nas outras pessoas. A inspiração para a faixa foi o divorcio de seus pais e as lembranças de seu agressivo pai que a marcou por toda vida. Clarkson dispões de fortes vocais e faz com que a musica ganhe um grande poder emocional.


Seu vídeo clipe foi inspirado na dor que Kelly sentiu com o divorcio de seus pais. As cenas começam com a cantora discutindo com seu marido na frente de sua filha, até perceber que estava cometendo o mesmo erro de seus pais e então percebe que pode reparar esses erros. O vídeo é emocionante e faz até arrepiar. Em entrevista comentou; "É uma canção triste, então o vídeo obviamente deve seguir essa linha. Mas termina tudo muito feliz e a minha família, acaba por quebrar o ciclo dos meus pais. Isto é muito íntimo. Eu entrei em acordo com a minha família e tudo mais porque eles acham que é importante, porque estamos obviamente muito diferentes agora do que estávamos quando éramos mais novos. E é essencial que as pessoas vejam o tipo de emoção crua que acontece na vida. É chato às vezes, por isso é importante ver que penso. E é isso que estamos retratando no vídeo”.

Gone (Fui)

"Não ha nada que você possa dizer
Desculpa não resolve meu bem
Pegue sua insinuação e vá embora
Porque eu já fui"

Após um termino dramático, o ex-namorado procura por Clarkson na esperança de reatar. Depois de um relacionamento complicado e cheio de mentiras Kelly conta que deixou de ser real, agora que ela finalmente superou e foi atrás de um novo amor, não tem volta, pois quando a for procura-la já terá ido embora.

Addicted (Viciada)

“É como se não pudesse respirar
É como se eu não pudesse ver nada
Nada além de você
Eu estou viciada em você”

Como uma viciada que se sente dependente e incapaz de viver sem algo, assim a cantora se sente em relação ao seu parceiro. Kelly revela que se sente prisioneira a esse rapaz. A cantora o descreve com uma sanguessuga que esta tirando a sua vida, mas como viciada não consegue se livre dele, cheia de melancolismo.

Where is Your Heart? (Onde esta o seu coração?)

“Onde está seu coração?
Porque eu realmente não sinto você
Onde está seu coração?
O que eu realmente quero é acreditar em você”

Uma balada de piano em que Clarkson fala sobre os sentimentos confusos de seu parceiro, se questionando onde esta o seu coração, por mais que ele seja honesto, não consegue sentir que esta inteiramente nessa relação e se sente perdida. 

Walk Away (Cai fora)

“Estou procurando por atenção
Bem, se você não tem a resposta
Então por que ainda está aqui? Cai fora"


O quarto e ultimo single conta a historia de um relacionamento que desde inicio não ia bem, agora que chegou ao fim Kelly conta que a manipulação da família nessa relação foi um dos grandes motivos. Agora cansada dessa situação o manda cair fora, pois quer alguém que realmente a dê valor.


O video é divertido apresenta Kelly cantando a musica com uma banda, intercalado com pessoas em suas atividades diárias cantando a musica e se divertindo, seja no trabalho, no banho, no transito, etc. Em entrevista comentou: "Os últimos dois vídeos foram um pouco mais obscuros, então decidi fazer um mais feliz. Normalmente, sou eu que escrevo a história, como em 'Hazel Eyes' e a mesma coisa com 'Because of You', mas este quis fazê-lo um pouco mais divertido. Não quero adiantar mais, apenas dizer que é um vídeo muito divertido".


You Found Me (Você me encontrou)

“Você me encontrou
Quando ninguém estava procurando
Como você soube onde eu estaria?”

Revelando um lado mais romântico, Kelly se vê vivendo um sonho, dizendo que foi encontrada por alguém especial, mesmo que ninguém estava a procurando, mas ele a achou. Clarkson conta que a ajudou a vencer suas confusões e mesmo a conhecendo seu parceiro ainda permaneceu ao seu lado.

I Hate Myself For Losing You (Eu me odeio por ter perdido você)

"Eu estou vendo tudo tão claro
Eu me odeio por perder você"

Após o fim de um relacionamento Kelly começa a se culpar por esse termino, de um jeito agressivo e até depressivo, contando que pensa em morte e se odeia por ter o perdido, agora ele estava feliz com outra pessoa e ela se entrega a solidão.

Hear Me (Escute-me)

"Escute-me, estou chorando
Estou pronta agora
Encontra-me"

Encerrando o disco Kelly grita por um amor do passado, pois se sente perdida e sozinha, desejando que esse alguém a encontra. Clarkson conta que agora esta pronta e precisa desse romance novamente. Soando como um pedido de socorro.


Breakaway prova que Kelly não é apenas uma ganhadora de concurso de talentos, mostrando que veio pra ficar, que possui um grande talento, não apenas uma voz.
Sobre a decisão de fazer um disco somente com musicas de sua autoria comentou: “Sempre incentivei as pessoas a escrever as suas próprias canções, mas no mundo pop, onde a carreira depende totalmente de sucessos, podemos ficar cépticos. Artistas com grandes vozes como Melissa Manchester e Taylor Dayne poderiam ter tido carreiras muito mais longas se não tivessem insistido em escrever o seu próprio material”.
Kelly se porta como alguém que saber o quer e cheia de atitude, sua bela voz somando com sua seriedade ao cantar, fazem dela uma grande artista.
Ao ser questionada sobre sempre carregar o titulo de ganhadora do American Idol a cantora responde: "Fui a primeira, e estou ciente de que isso vai sempre acompanhar-me sempre. Não há como fugir disso, então porquê tentar?". 
Com o disco Kelly conseguiu sucesso, notoriedade e respeito. Mostrando que além de tudo é uma ótima compositora, para aquelas que duvidaram de sua capacidade.


"Eu só acho engraçado é que todos estes homens de meia-idade me disseram que eu não saberia como uma canção pop precisava soar, mas tenho apenas 23 anos e tenho que travar essas batalhas sozinhas"

Kelly Clarkson

0 comentários:

Postar um comentário