sexta-feira, 7 de abril de 2017

Mariah Carey - Charmbracelet

Charmbracelet é o titulo do nono álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 03 de dezembro de 2002, segundo a cantora as musicas abordam historias de celebração e diversão, como o amor sendo o tema predominante. Sua sonoridade é a mesma já apresentada com baladas, pop, hip hop e R&B.
O ano em que antecede o lançamento não foi nada a fácil para Mariah, após o fracasso comercial de seu filme junto com a trilha sonora, a gravadora Virgin Records rompeu contrato com a cantora.
Devido a muito trabalho sofreu um colapso nervoso e chegou a ficar internada por “extrema exaustão”, já não bastava tantos acontecimentos em sua vida, o seu pai morreu no mesmo ano vitima de câncer. 
Sobre o titulo do álbum comentou: "Pulseiras encantadas sempre tiveram um significado pessoal e sentimental para mim. Encantos são como pedaços de si mesmo que você passar para outras pessoas, os itens que contar a sua história e que podem ser compartilhados, como uma canção. A pulseira representa o fundamento deste álbum, um corpo de trabalho que engloba muitos sentimentos”.
Três singles foram lançados: “Through the Rain”; “Boy (I Need You)” e “Bringin on the Heartbreak”. Mariah também embarcou na “Charmbracelet World Tour: An Intimate Evening With Mariah Carey”, sua turnê com maior duração, foram aproximadamente oito meses com mais de 70 shows.
Com um faixa a faixa vamos conhecer a “Pulseira de charme” de Mariah:


Through the Rain (Através da chuva)

“Eu posso fazer isso através da chuva
Eu posso levantar, mais uma vez
E cada vez que eu me sinta amedrontado
Eu segurar firme a minha fé e eu vivo mais um dia
E eu faço isso através da chuva"


O disco começa com o primeiro single, uma linda balada que fala sobre a força interior e a fé em si mesmo. A letra metafórica usa a chuva como símbolo de dificuldades. Mariah motiva o seu ouvinte a acreditar que é capaz de se levantar mesmo com dificuldades, encorajando que mesmo sozinho agarrar-se a sua fé. A faixa também ilustra o período que Mariah viveu anteriormente e comentou: Eu sempre tentei inserir positividade em minhas músicas onde quer que eu pudesse, para inspirar outras pessoas que passam por coisas. Quero dizer, o material de que falavam nos tablóides e as coisas que eram tão excessivamente exageradas, esse é um aspecto. Eu também passei por um monte de coisas pessoais, um monte de coisas de família este ano. Perder um pai é uma coisa intensa para qualquer um. Isso me trouxe para outro lugar. As pessoas vão lê-lo como: "Esta é Mariah e sua luta". Mas a maneira que eu tento dizer é: "Tudo bem, uma vez que você diz que eu posso fazer isso através da chuva." Não só eu indo, "eu posso fazer isso através da chuva", é eu dizer às pessoas que se você acredita que pode passar por tudo o que você está passando, você pode chegar ao outro lado”. 


O video conta a historia de um “amor proibido”, os pais da garota não aprovam o relacionamento devido o rapaz ser negro. A historia foi inspirada no relacionamento dos pais de Mariah. E em entrevista acrescentou: Originalmente não iria ter nada a ver com isso, mas as pessoas estavam olhando através de meus álbuns de fotos este ano. Meu pai e eu fizemos alguns álbuns de fotos juntos de seus parentes e pessoas diferentes na família. Algumas pessoas viram e eles disseram: 'É incrível que você tenha isso'. Eu acho que todo mundo estava tipo, 'Como você se sentiria sobre esse tipo de conceito para um vídeo?' Então eu acho que eu pensei que se alguém vai fazer isso poderia muito bem ser eu. A história é sobre um casal inter-racial. É uma espécie de Romeu e Julieta, mas é fixado nos anos 60 e eles são meio despedaçados. É sobre sua luta e eu sou uma espécie de narrador. Eu não quero dar muito sobre isso, mas é bom. Algo que eu pudesse me relacionar, sendo o produto de uma união inter-racial, embora meus pais não acabassem felizes para sempre depois de ficar juntos na igreja”. 

Boy (I Need You) (Garoto eu preciso de você)

“Garoto, preciso de você
Garoto, te adoro 
Tenho de ter você, Oh garoto
Quero sentir seu toque”


O segundo single conta com a participação de Cam’ron. A letra fala sobre a necessidade em ter um rapaz ao seu lado, mesmo tentando não demonstrar os sentimentos, mas cada vez que o seu Motorola toca ela torce pra ser ele. Mariah se mostra carente e sozinha, prometendo um grande amor ao seu parceiro. 


No vídeo incorpora elementos da cultura Japonesa e um deles é o uso de animes, personagens de vídeo game, a cidade sendo atacada por um dinossauro gigante. Mariah vive as mais diversas aventuras entre as cenas.

The One (O único)

“Finalmente encontrei alguém
Que poderia ser o único
Mas eu prometi a mim mesma
Que eu não cederia ao amor"

Com a participação de Jermaine Dupri, Mariah fala sobre o seu medo em se apaixonar. A cantora conhece um rapaz que é diferente, especial dizendo que é o único, mas ainda sim conta que prometeu não entregar o seu coração a ninguém, pois segundo ela relacionamentos são como jogos, que no começo é tudo belo e depois acaba, então se realmente quer ficar tem que fazê-la confiar que é pra valer.

Yours (Sua)

"Você ilumina a lua e as estrelas a noite
Você me deixa vendo arco-irís no céu
Você trouxe novo sentido a minha vida
Agora eu sou sua pra sempre"

Toda apaixonada Mariah se declara ao seu parceiro e o conta como ele a faz bem, descrevendo o amor que recebe como terno e agradece a Deus por ser tão abençoada, prometendo que será dele pra sempre.

You Got Me (Você me tem)

“Sempre me pego pensando em você
Nas coisas que você faz
Não há ninguém mais
Tenho meu coração ligado em você
Você realmente me tem, baby, é verdade"

Repetindo a parceria a canção conta com a participação de Jay-Z e Freeway. A letra Mariah novamente fala sobre a paixão que sente pelo seu parceiro e que só ele a tem, Carey conta que ele a deixa toda apaixonada, sonhando acordada e pensando nele.

I Only Wanted (Eu só queria)

“Eu só queria que você
Estivesse lá quando eu
Abrisse meus olhos"

Uma balada que apresenta semelhança ao sucesso “My All”. A letra fala sobre o fim de um relacionamento, em que Mariah sofre para tentar esquecê-lo, desejando que ele a queira de volta. Algumas pessoas acreditam que a cantora faz alusões ao ex-marido Tommy Mottola.

Clown (Palhaço)

“Quem vai te amar quando tudo isso vier abaixo e quando a piada for você
Quem vai te amar quando sua conta bancária esvaziar
Uma marionete do show
Quem vai se importar quando a novidade tiver passado
Quem vai te promover mesmo assim"

Cheia de ironias Mariah manda uma resposta ao Rapper Eminem, após os boatos que ele espalhou de que os dois foram amantes e contando com detalhes como foi essa relação em suas musicas. Então Carey desmente esses boatos, se arrependendo de qualquer contato amigável, o chamando de palhaço e fantoche do show, o ridicularizando. 


My Saving Grace (Minha graça salvadora)

“Já amei bastante e me magoei bastante
Queimei-me muito na minha vida inteira e no meu tempo
Gastei preciosos anos presa no medo
Sem um fim à vista
Até que minha graça salvadora me iluminou"

Junto com elementos do gospel e a letra, a canção soa como uma oração em que Mariah conta que estava se sentindo triste e perdida, mas que Deus foi sua graça salvadora, agora ela tem paz e força pra seguir em frente. Ao final agradece a Deus por ser tudo em sua vida.

You Had Your Chance (Você teve sua chance)

“E agora você me quer de novo
Depois de me desiludir e me fazer sofrer
Eu fui tua tola, mas isto é passado
Então me desculpe cara, mas você já teve tua chance"

Um rapaz que não deu o devido valor a Mariah enquanto eles estavam juntos, depois que terminou quer tê-la de volta, mas a cantora já avisa que ele teve sua chance e não aproveitou, agora chora porque não vai conseguir voltar.

Lullaby (Canção de ninar)

“Deveria apenas te dar um abraço de adeus
Mas apenas não posso sair do paraíso
Então acho que vou cantar para você aquela doce canção de ninar
E nós podemos nos ver mais uma vez
Sim, eu voltarei para casa com você essa noite”

Soando como uma conversa de Mariah com um ex-namorado, a cantora propõe que eles relembrem os velhos tempos, desejando passar a noite com ele para cantar uma canção de ninar pra ele.

Irresistible (Irresistível)

“Sempre que dizemos adeus
Lágrimas amargas enchem meus olhos
Queria não precisar tanto de você
Mas você é irresistível”

Carey conta que sempre que tenta deixar o seu parceiro, seus olhos enchem de lagrimas amargas e simplesmente não consegue, pois ele é irresistível.

Subtle Invitation (Convite sutil)

“Se você precisar de mim
Querido apenas estenda a mão e me toque
Você não terá que ficar triste novamente"

Mariah faz um convite ao seu ex-parceiro, mesmo que o relacionamento que tinham se acabou ela ainda o ama e estará por perto se caso precisar, mesmo que tenha encontrada uma nova parceira, mas Carey conta que se ela o magoar irá consolá-lo.

Bringin’ On the Heartbreak (Deixando o coração partido)

“Você está causando dor no coração
Tirando tudo de melhor em mim
Oh você não pode ver?
Você teve o melhor de mim"


O terceiro single é uma regravação gravada originalmente pela banda Hard Rock em 1981. A letra fala sobre a dor que a pessoa amada pode causar, um amor não correspondido, Mariah conta que estava ficando com seu coração partido e questiona se o seu amado não vê isso. Em entrevista comentou sobre a decisão de regrava-la:  "Eu acabei de colocar a música e comecei a ouvi-la, então pensei que poderia fazer isso do meu jeito".


O clipe parece mais como os bastidores de um show, em que a cantora atende os seus fãs, mas secretamente sofre por um amor, intercalado com cenas dela e o seu parceiro.

Sunflowers For Alfred Roy (Girassóis para Alfred Roy)

“Por favor descanse em paz pai
Estou em paz com você
A amargura não vale a pena
Depois de toda angustia que passamos"

Encerrando o disco com uma linda homenagem ao seu pai que faleceu durante o processo de gravação do álbum, Alfred Roy foi vitima de câncer em 2002. Mariah nunca foi muito próxima de seu pai, visto que seus pais se separam quando ainda era muito nova, em entrevista chegou até dizer que ele não sabia do seu sucesso ou conhecia suas musicas, mas antes de falecer descobriu que na verdade ele sempre esteve acompanhando sua carreira. Mas Carey mostra não ter magoas e conta que agora ele é um girassol brilhando no céu.


Apesar de todos problemas enfrentados no período que antecede o disco, Carey se mostra otimista e isso reflete em sua musica. Seja falando sobre a morte de seu pai ou sobre a superação dos problemas que enfrentou na sua carreira.
Em comparação aos seus grandes sucessos o álbum é ligeiramente fraco e os seus vocais mais contidos. Uma tentativa de Mariah recuperar sua popularidade que se manteve cada vez maior nos anos 90 e após o lançamento do seu filme decaiu.
Após sofrer um colapso nervoso, Mariah volta aos poucos, cuidando mais de si mesma e em entrevista comentou: "Eu trabalhei muito, muito duro por muito anos, e eu nunca fiz uma pausa, e ano passado, eu tinha ficado muito exausta e não estava bem fisicamente e emocionalmente. Aprendi um pouco mais sobre trabalhar duro, mas também, como ser saudável e cuidar de mim, agora, em geral na minha vida eu estou num lugar muito bom, feliz”.
Mesmo não sendo tão bem recebido e não se destacando entre seus discos, o trabalho é bom, mas não apresenta o melhor de uma grande artista.


"A experiência de gravar este álbum é quase como a experiência na minha vida, passando por isso lidando com as coisas e tentando ser esperançosa. Não é um álbum cheio de desgraça e miséria. Há algumas músicas que lhe dão essa sensação de melancolia, mas eu tento sempre ir ao mais alto mesmo em uma situação que parece que poderia lhe quebrar. Eu tento sempre recorrer para o positivo em vez de se afogar no negativo"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário