domingo, 31 de julho de 2016

Christina Aguilera - Back to Basics

Back to Basics é o título do terceiro álbum de estúdio de Christina Aguilera, lançado no dia 10 de agosto de 2006, as musicas são inspiradas nos acontecimentos vividos pela cantora em seu processo criativo como seu casamento.
O tema principal é um retrocesso ao passado, com inspiração na musica da década de 20,30 e 40. Aguilera descreveu o disco como uma fusão de velha-escola de jaz e soul inspirações com um estilo modernizado. Para essa nova fase adotou um novo alter ego “Baby Jane” e se inspirou seu visual em estrelas do cinema de Hollywood, como Marilyn Monroe uma de suas principais influencias.
Nessa nova fase aparece totalmente diferente de seu antecessor, se mostra não mais como uma jovem, mas uma mulher, reinventando totalmente sua imagem e estilo. Em entrevista comentou: "Para o registro de Stripped era um lugar muito real e honesto para mim, mas também era um lugar mais escuro. Então, eu me sinto muito levantada, as coisas são mais leves para mim. Estou mais feliz agora e acho que me inspirar em mulheres fortes da antiga Hollywood combina bem". 
O disco foi dividido em dois que Segundo Christina a primeira parte é uma espécie de regresso com elementos de blues, jazz e soul combinados com um toque moderno com samples antigas e na segundo parte entrou em seu próprio estilo, um som mais tradicional.
Três single foram lançados: “Ain’t No Other Man”; “Hurt” e “Candyman” e mais os promocionais "Oh Mother" e "Slow Down Baby". Embarcou também na "The Back to Basics Tour".
Vamos “voltar a rotina” junto com Christina Aguilera com um faixa a faixa:


Back to Basics (Voltar ao básico)

“Então aqui eu estou hoje
Com tributo eu vou pagar
Para aqueles antes de mim que
Regulamentaram e pavimentaram esse lugar”

Uma das características de Christina é começar seus discos com uma introdução do que esta por vir e com esse trabalho não é diferente, Aguilera presta uma homenagem as cantoras que vieram antes dela, para aquelas que a inspiraram, onde tudo começou, voltando ao básico. A cantora pede a Deus que lhe dê força e que deseja entender como sentiam as grandes cantoras de Soul e os revolucionários do Jazz.

Makes Me Wanna Pray (Me faz querer rezar)

“Seu amor me trouxe em um lugar mais elevado
Teve que ser você para restaurar minha fé 
E isso me faz querer rezar”

Com a participação de Steve Winwood no piano e um grande coral, Christina se mostra apaixonada e revela que o amor esta fazendo algo "estranho" com ela, pois esta mudando, se tornando uma mulher completa e diferente. A cantora faz referencia também a um lado espiritual dizendo que seu amado restaurou sua fé e que a faz ter vontade de rezar, dizendo que foi salva. 

Back in the Day (Antigamente)

“Nós vamos ditar o modo, vamos voltar à velha escola do groove
Vamos rebobinar a outros tempos,
Quando os originadores, inovadores estavam vivos”

Como uma homenagem aos grandes ídolos da cantora, os “inovadores” como descrito por ela, grandes nomes da musica como Etta James, Lady Day entre outros e também referencia ao nome de algumas canções. A canção soa como se tivesse saindo de uma vitrola. Terminando com um convite pegar o “Soul Traind” e voltar no tempo e descobrir estilos, ritmos de épocas passadas.

Ain’t No Other Man (Não há outro homem)

“Não há outro homem que se mantém à sua altura
Não há outro homem no planeta, que faça o que você faz
Você é o tipo de cara
Que uma garota encontra, em uma noite de lua azul”


No primeiro single Christina exalta o seu amado, descrevendo suas qualidades e o transforma em um “incrível homem” que não existe outro que possa se compara a ele. Aguilera conta ser muito sortuda por ter o encontrado, contando para todos o quanto esta apaixonada. Segundo a cantora foi inspirada em seu marido na época Jordan Bratman.


No vídeo clipe Christina interpreta “Baby Jane”, uma cantora de cabaré, cheio de dança com suas amigas, com varias roupas e cenarios, com um visual bem retro e também alguns versos de “I Got Trouble”.


Understand (Entenda)

“Mas então você veio na minha vida
Abriu o meu lado mais macio e
Agora posso ver, você estava certo, de repente, percebo”

Mais uma vez Christina revela seu lado mais apaixonada e conta sobre um relacionamento em que no inicio ela o esnobava e hoje se encontra apaixonada, pois antes acreditava que a felicidade é algo que só acontecia com as outras pessoas, mas quando seu amado apareceu mudou tudo isso. A canção soa como um medley de varias canções juntas. 

Slow Down Baby (Mais devagar baby)

“Mais devagar baby e não aja como um louco
Porque você sabe, pode olhar o quanto quiserk
Mas só não pode tocar”


Lançado como single promocional é um recado de Christina a um rapaz que esta querendo ter relações com elas, mas ela esta comprometida com outra pessoa e não vai cair no papinho dele. Aguilera conta que ele pode apenas olhar e não tocar, apresentando ele como um perseguidor que faria de tudo para tê-la. 

Oh Mother (Oh Mãe)

“Oh mãe, nós somos mais forte de todas as lágrimas que você chorou
Oh mãe, não olhe para trás porque ele jamais irá te machucar novamente”


Single promocional fala sobre a infância de Chrisitna e as constantes agressões sofrida sua mãe, devido a seu pai violento. A balada é bem pessoal serve como um consolo para sua mãe e de todo sofrimento que elas passaram. E Aguilera a apresenta como uma vencedora que passou por momentos não tão bons, elogiando a sua bravura e coragem.


O seu vídeo foi retirado de uma apresentação da “Back to basics tour” para promover o DVD.

F.U.S.S (F***a-se Scott Storch)

“Espero que isso tudo tenha valido a pena, uh
Parece que eu não precisava de você
Ainda consegui ter um disco que foi lançado”

O interlúdio é direta, que mais direta impossível para o produtor Scott Storch, que rejeitou a oferta de Aguilera para produzir seu álbum e ela se mostra chateada por isso, relembrando outros trabalhos juntos. Então Christina manda uma belo f**a-se e diz não precisar dele.

On Our Way (Do nosso jeito)

“O amor que sinto por você cresce todos os dias
E cada vez mais aprendemos com os nossos erros”

Um relacionamento também é superar juntos as muitas dificuldades de um casal, seguir lado a lado ajudando um ao outro e Christina diz que espera que quando chegar o dia e ter que enfrentar suas batalhas ele estará junto dela. 

Without You (Sem você)

“Eu nem posso imaginar se isso nunca tivesse acontecido,
Eu agradeço a Deus todos os dias
Eu quero que nós dois estejamos juntos para sempre,
mas eu sempre lembrarei que você é minha benção”

Totalmente envolvida Aguilera faz uma declaração de amor e conta que desde que seu amado apareceu esta em um “êxtase espiritual” e perde-lo seria como matar sua fé. Mostra-se dependente e não poder respirar sem ele.


Still Dirrty (Ainda Suja)

“Mas não se deixe enganar pelo que vê
Deixe a minha safadeza ser livre”

Christina fala sobre essa sua nova fase e sobre os boatos que a cercaram, como que estava parecendo uma senhora ou que o amor estava a mudando. Mas ela diz que não, que continua igual, sua sensualidade, safadeza ainda esta dentro dela e acaba soando de forma feminista quando questiona sobre o porque uma mulher não pode ser sensual. 

Here to Stay (Aqui pra ficar)

“Eu vou ser audaciosa, vou fazer do meu jeito
 Todos temos uma canção que devemos cantar
E não importa o que as pessoas digam ou possam pensar
Eu não vou a lugar algum, estou aqui para ficar”

Uma resposta para os que a criticam, a cantora conta que não vai parar com seu trabalho, que esta aqui pra ficar. Ignorando todo lado negativo, vai fazer do seu jeito, sem mudar e continuar a excelente artista que é. Uma curiosidade é que nas gravações do disco, Christina cantou essa canção por mais de seis horas e gravou 100 takes da mesma musica, quando o normal é no Maximo 10 vezes. Perfeccionista cantou até ficar satisfeita com o resultado.

Thank You (Obrigado)

“Então obrigado por me esperarem [eu sempre vou amar vocês]
Então obrigado por estarem atrás de mim [vocês são maravilhosos]
E assistiram-me crescer e mostrar para os outros
Que você continua acreditando no que eu iria ser”

Uma dedicatória aos seus fãs, ser fã da dona da voz não é tão simples, visto que o intervalo entre seus trabalhos são sempre enormes, uma eternidade para quem espera, mas claro que sempre vale a espera. Christina agradece por acreditarem nela e ainda a esperarem visto que “Back to Basics” foi lançado quatro anos depois de álbum anterior. Agradece também por todo amor e dedicação e espera retribuir todo esse amor.


Enter to Circus (Entre no circo)

“Eu pergunto para você, você quer vir e jogar?
Ganhe o mundo vindo e jogando!”

Começando o segundo disco, um convite para conhecer além da maquiagem, da superficialidade e ir atrás das câmeras, como um “passeio” até o outro lado, os verdadeiros bastidores da fama. A segunda parte na realidade se parece com outro trabalho, um universo bem diferente do primeiro.

Welcome (Bem-Vindo)

“Então você é deixado sem nada, nem tudo
Você está montando em um meteoro
Com um sorriso em seu rosto
Mas logo o brilho se apaga”

Continuação da introdução anterior, Christina fala sobre o circo, tratando como um lugar mágico e misterioso, logo após começa a falar sobre o lado mais sombrio da fama, o que acontece quando as luzes se apagam e se perguntando o que será quando o sucesso acabar. Dando a entender que a fama é tudo ilusão.

Candyman (Docinho)

“Quando ele beijou minha boca, ele realmente me satisfez
Os lábios dele são como cana-de-açúcar
As coisas boas chegam para os garotos que esperam”


O terceiro single é uma canção bem animada e dançante, sua letra é cheia de duplo de sentido e Christina fala sobre a atração que sentiu em um encontro que teve com um rapaz. De forma descontraída fala que esta excitada, pois ele é um sedutor coberto de açúcar. Com referencias a Tarzan e Jane balançando em uma videira bebendo uma garrafa de vodca.


O visual do vídeo tema como tema a segunda guerra mundial, baseado em elementos do anos 40. Em varias cenas aparece três Christina com as cores do cabelo diferente e a cantora revelou o conceito: “A morena interpreta os meus dias em Stripped, ela é um pouco "safada". A ruiva olha durante todo o vídeo para a loira, como se estivesse com ciúmes dela, tipo 'Porque não sou eu cantando na liderança?'. E a loira, é claro, sou eu, meio doce e atrevida ao mesmo tempo”.

Nasty Naughty Boy (Garoto safado e malcriado)

“Eu te darei um pouco de uh lala
Você quer dormir comigo?
Eu vou te deixar suado
Te deixar quente, incomodado e molhado
Garoto safado”

Voltando a mostrar sua sensualidade, Christina apresenta a canção com gemidos e sussurros de forma bem sexual, falando sobre um garoto safado e mal criado. Aguilera se insinua e promete a ele que dará que o seu amor quente.

I Got Trouble (Eu arrumei problemas)

“Eu tenho um gosto viciante por encrencas
E eu nunca, nunca, estou satisfeita
Sim, sou cheia de problemas, baby
E meus caminhos do mal não podem se esconder”

Com um ar super vintage, o som parece estar saindo de um radio antigo. Na letra Christina conta estar cheia de problemas e sempre procurar por mais. Ao final ela coloca a culpa de seus problemas em sua beleza e nos jeito que se mexe. Os problemas na verdade são homens.

Hurt (Ferida)

“Ohh! Sinto muito por culpar você
Por tudo que eu não consegui fazer
E eu feri a mim mesmo por ferir você”


O segundo single do álbum é uma balada melancólica cheia de sentimentos, que fala sobre a perda de alguém querido. A canção ganha vida com os belos vocais de Aguilera, traduzindo perfeitamente o que a letra esta passando e além disso foi inspirada na morte do pai de Linda Perri.


No vídeo Aguilera interpreta uma artista de circo muito famosa que perde o seu pai, em que deu mais importância a sua carreira do que a sua família, as cenas se passam nos anos 60. Christina dirigiu o vídeo junto com Floria Sigismondi em entrevista comentou: Eu definitivamente tinha uma história para, uma história específica, é por isso que eu senti que era importante para ela e eu co-direcionar este vídeo particular e música e ela completamente conseguiu”.

Mercy on Me (Misericórdia de mim)

“Oh Senhor, tenha misericórdia de minha alma
Por eu ter trilhado o caminho sinuoso
Por isso estou de joelhos
Implorar perdão para ajudar a me libertar”

Nessa faixa incorpora elementos do gospel. Christina pede a Deus que tenha misericórdia de sua alma e perdoe os seus pecados, de joelhos pede por perdão divino. Somando os vocais e a letra deixam a canção incrível. 

Save Me From Myself (Me salvar de mim mesma)

“E quando eu estiver prestes a cair
De alguma maneira você sempre espera com
Seus braços abertos para me pegar
Você vai me salvar de mim mesma”

Com voz e violão Christina declara o seu amor e conta o bem que seu amado faz. Ele a salva de si mesma, a cantora se mostra sensível, emocionada e agradecida por essa paixão. Toda musica é cantada em tom de ternura, demonstrando sinceridade e sentimento.


Apesar de ser single, a canção ganhou um vídeo que traz Aguileira acompanhada por Linda Perri com um violão e imagens de seu casamento.

The Right Man (O homem certo)

"Bom, eu estou na capela
Com meu vestido branco
Eu esperei tanto por esse momento"

Pra encerrar o disco uma canção que fala sobre o sentimento de encontrar o homem certo. Christina conta que esta realizando um sonho e esta se casando com um homem que foi pra ela. A musica fala sobre a marcha nupcial e todo sentimento de estar selando esse matrimonio.


“Back to Basics” é um álbum todo conceitual, como um verdadeiro túnel do tempo. Aguileira leva o seu ouvinte a descobrir o melhor dos anos 20, 30 e 40.
Esse novo trabalho é a prova da grande artista visionaria que se tornou em tão pouco tempo de carreira.
O álbum é divertido, alegre e nos traz sons antigos que ainda desconhecidos por essa geração. Em entrevista comentou: “A primeira parte do álbum é uma espécie de regresso com elementos de blues, jazz e soul combinados com um toque moderno do nosso tempo, como batidas contundentes. E para o segundo disco, nós criativamente entramos em nossa própria zona e em nosso próprio mundo juntos. Não há covers, então fizemos mais da década de 20, com a vibração dos anos 30, um toque autêntico e orgânico. Não existem amostras, é tudo música ao vivo. Uma das músicas soa como se você estivesse em um clube burlesco de 1920 (Nasty Naughty Boy). Outra canção soa como se ela fosse gravada em 1920, usando um microfone vintage, por isso é muito excitante”.
Christina também prova que aprendeu, se inspirando nas melhores e isso é refletido em seus trabalhos e nos muitos estilos que canta.
O disco também marcou o encontro de um amor, o casamento mudou a cantora.
Em tão pouco tempo evoluiu de forma surpreendente, se reinventando a cada fase, seja no estilo musical ou no visual, mostrando cada vez mais sua forte voz. Assim como seu antecessor possui uma grande carga emocional, mas tudo com um estilo vintage. Já dizia o ditado “O que volta depois de ter passado é porque nunca deixou de existir", esse novo trabalho de Christina traduz isso perfeitamente.


"Então para Deus eu rezo que ele irá me dar força para continuar a diante a dádiva da canção em sua boa fé. Voltar no dia em que eles costumavam a dizer: toque aquela canção, mantenha assim e a aquela coisa pura... E ainda hoje, você nos ouvir dizer pra tocar aquela canção a noite toda. Pensei que os tempos tinham mudado ainda não são os mesmos, todos nós precisamos de um minuto para espairecer e então deixe rolar e sinta fluir. Se você tem alma, deixe o mundo saber... "

Christina Aguilera

0 comentários:

Postar um comentário