The Fame Monster é o título do segundo álbum e terceiro EP (Extend
Play) de Lady Gaga, lançado no dia 18 de novembro de 2009. O disco traz como
tema o lado obscuro da fama, com musicas sobre amor, álcool, sexo e dança. Sua
sonoridade é pop inspirado em dance music e glamrock.
No principio seria apenas um relançamento de seu álbum de estreia, mas a cantora disse que o conceito dos dois eram diferentes,
chamando-os de “Yin-Yang”.
Em entrevista a cantora contou que o processo criativo foi
inspirado nas passarelas, já que ela compunha assistindo desfiles de moda.
A capa do trabalho possui um ar gótico e sombrio, já que o desejo
de Gaga era que seus fãs olhassem para capa e sentissem o mesmo que ela sentiu.
A cantora ainda afirmou que estava obcecada por
filmes de monstros e compara com a fama dizendo: "A decadência da
celebridade e da maneira que a fama é um monstro na sociedade! É sobre isso que
o meu disco se trata, por isso era uma espécie de combinação perfeita".
O EP contém apenas oito faixas e contou com três singles: “Bad
romance”, “Telephone” e “Alejandro”. Para promover o álbum saiu na "The
Monster Ball Tour".
Cada canção representa um medo de Gaga, então vamos descobrir o
lado obscuro do “monstro da fama”:
Bad
Romance (Romance ruim)
“Eu quero o seu amor
E eu quero a sua
vingança
Você e
eu poderíamos escrever um romance ruim"
Primeiro single revela o seu medo de relacionamentos fúteis. A
cantora explica que o tema central retrata sobre estar apaixonado pelo seu
melhor amigo e então ela sugere para que eles tenham um “romance ruim”, pois
ela sabe quem não dará certo. Na letra fala do amor como uma visão mais
sombria, como se fosse uma penitencia, onde ela deseja a feitura, a doença,
vingança do seu parceiro.
Nas cenas, gaga
esta em um lugar surreal. Ela foi sequestrada e é vendida para
ser escrava sexual. No final ela mata o homem que a comprou e após
aparece deitada ao lado de seu cadáver queimado. Os
"looks" bizarros do clipe começam a revelar o que estava por
vir.
Alejandro
“Não chame meu nome, Alejandro
Eu não sou sua Fernando!
Não quero beijar, não quero tocar
Só quero fumar mais um cigarro...
O
terceiro single. Segundo Gaga a canção é inspirada em seu medo do “monstro
sexo”, ela despede de seus amantes, pra fumar o seu cigarro. São citados três
nomes, Alejandro, Fernando e Roberto. A repetição dos nomes traz uma impressão
de insistência da parte deles.
Seu vídeo é bem longo e traz
Gaga dançando com vários soldados, também a cantora de freira engolindo um
terço, ela semi-nua amarrada na cama com um dos soldados. Em entrevista
comentou: "Trata-se da pureza da
minha amizade com meus
amigos gays, e como eu fui incapaz de achar isso com um homem
hetero em minha vida. É uma celebração e uma admiração do amor gay que confessa
a minha inveja da coragem e bravura necessitada para estarem juntos. No vídeo
eu estou ansiando pelo amor dos meus amigos gays, mas eles simplesmente não
querem que eu esteja com eles".
Monster (Monstro)
“Aquele cara é ruim
E honestamente ele é um lobo mascarado
Mas eu não
consigo parar de olhar esses olhos malvado”
Gaga descreve o seu medo de se apegar e do medo de amar alguém que
não é bom pra ela. Ela diz esta apaixonada por um cara malandro, que sai com
todas e o chama de monstro. Segundo Gaga a canção surgiu da necessidade de ter
um relacionamento estável. Com referencias a Zumbis ao dizer que ele comeu
seu coração. Em entrevista comentou: "É
o medo do apego e do medo de amar algo que é ruim para você ... Se você ouvir
as letras, é como estar apaixonado pelo garoto mau o tempo todo, e
você Continue voltando para mais".
Speechless
(Sem palavras)
“Eu nunca vou falar novamente
Oh garoto você me deixou tão sem palavras"
Agora o seu medo do “monstro morte”. Segundo Gaga a canção foi
inspirada em seu pai, a fim de convencê-lo a se submeter a uma cirurgia
cardíaca. A cantora diz que ficou sem palavras e com medo de perdê-lo. Depois
de um tempo seu pai fez a cirurgia e a ela disse que “eles consertaram
o seu coração e o meu”.
Dance In
The Dark (Dançar no escuro)
“Baby
adora dançar no escuro
Porque
quando ele esta me olhando eu desmorono”
Lançado como single
promocional, uma das musicas que tem a melodia mais sombria do Ep falando sobre
o medo da exposição e do julgamento. Ela fala sobre uma moça que só faz sexo
no escuro, pois tem vergonha do seu corpo. Na letra faz referencias a vampiros
e lobisomens. Em Entrevista a cantora diz: “Esta letra é
uma maneira de eu falar sobre como acredito que as mulheres e alguns homens
sentem-se inatamente inseguros sobre si mesmos o tempo inteiro. Não é às vezes,
nem na adolescência, mas sim sempre".
Telephone (Telefone)
“Alô, Alô, Baby
Você ligou, eu não
consigo escutar nada
Eu não tenho serviço
na boate, você não está vendo"
O segundo single conta a participação de Beyoncé. A letra fala
sobre dar preferência a pista de dança do que atender seu namorado. A
cantora conta que a musica fala sobre seu medo de “asfixia”, medo de não poder
mais se divertir. Uma curiosidade é que a musica era pra ser de Britney
Spears, mas foi rejeitada por ela. Em
entrevista comentou: “O medo de asfixia é algo que tenho, ou medo de
nunca ser capaz de me divertir, porque adoro muito o meu trabalho, acho que é
realmente difícil sair e passar um bom serão. Não vou a discotecas, ninguém vê
fotos minhas numa discoteca a cair de bêbada. Eu não saio e isto porque
normalmente costumo ir a algum lado, mas bebo um uísque e depois tenho que
voltar ao trabalho”.
O vídeo da
canção é uma continuação de seu clipe "Paparazi", em que a cantora
mata o seu namorado. Em "Telephone" a cantora é levada para prisão e
resgatada por Beyoncé. Logo apos as duas vão para um restaurante e matam todos
os clientes envenenados, incluindo o namorado da Bey e fogem em alta
velocidade. E o vídeo termina dizendo que terá continuação, na qual esperamos
até hoje.
So Happy
I Could Die (Tão feliz que eu poderia morrer)
“Feliz na boate com
uma garrafa de vinho tinto
Estrelas nos olhos
porque estamos nos divertindo...
Tão feliz que eu poderia
morrer”
Nessa canção a
cantora fala sobre o “Monstro Álcool”, descrevendo um “lugar feliz” onde as
pessoas que estão bêbadas vão, se dizendo nas nuvens e tão feliz que poderia
até morrer. Além do alcoolismo ainda traz alguns temas sexuais. Em entrevista
Gaga diz: “Mas o álcool é engraçado, porque ele te leva a este lugar
muito feliz e acaba com todos seus problemas e em apenas um minuto você está
tão feliz, e então, de repente, o estômago começa a doer...”
Teeth
(Dentes)
“Só quero seu sexo
Pegue um pedaço da minha carne de garota má
Me de uma mordida e me mostre os seus dentes”
Encerrando o disco com uma canção fazendo referencia ao
sadomasoquismo, com letra erótica, a cantora pede para que seu parceiro a morda
na relação sexual. Que ele pegue um pedaço da carne de uma garota má. Em
entrevista Gaga comentou sobre o significado da música: “Significa duas coisas:
o primeiro tipo de conotação provocativa sexual juvenil é sobre sexo oral, mas
também o monstro na música é o medo da verdade. "Mostre-me seus
dentes" significa "diga-me a verdade" e acho que durante muito
tempo na minha vida eu substituí o sexo pela verdade”.
Em seu álbum de estreia,
gaga foi dita como um “pop passageiro”, mas em “The fame monster” a cantora
prova que veio pra ficar.
O disco é sombrio e com um
tom gótico na sua melodia, fotos e até na sua capa. O
disco se mantém fiel ao seu conceito e com poucas faixas fez um trabalho
memorável. Gaga disse que ao viajar o mundo
encontro diversos tipos de “monstros”. Cada monstro é representado por uma
canção, seu medo dos monstros do sexo, do álcool, do amor, da morte, da solidão
entre outros.
Gaga foi fortemente
inspirado por filmes de terror e em entrevista comentou: “Eu tenho uma
obsessão com a morte e sexo. Essas duas coisas são também o nexo de filmes
de terror, que eu tenho obcecado ultimamente. Eu tenho assistido a filmes
de terror ea filmes de ficção científica dos anos 50. Meu relançamento é
chamado de O Monstro da Fama, então eu acabei de ser bulimicamente
comendo e regurgitando filmes de monstros e todas as coisas assustadoras. Eu
só tenho notado um ressurgimento dessa idéia de monstro, de fantasia, mas de
uma maneira muito real. Se você notar nesses filmes, há sempre uma
justaposição do sexo com a morte. Isso é o que torna tão
assustador. Corpo e mente são preparadas para o orgasmo e em vez disso
alguém é morto. Esse é o tipo de circunstância psicológica doente e
retorcida”.
Em "The Fame" fala sobre o seu desejo
em ser famosa, agora fala sobre o lado obscuro disso tudo. Lady Gaga provou com
seu EP que ainda tem muito o que dizer com sua musica.
“No meu relançamento eu escrevi sobre tudo o que não escrevi em 'The fame'. Enquanto viajava o mundo por dois anos, eu encontrei vários monstros, cada um representado por uma diferente canção. Meu medo dos monstros sexo, álcool, amor, morte, solidão, etc. Esse disco é um experimento pop com som industrial e gótico, melodias do dance dos anos 90 uma obsessão com o genico lirico do pop melancólico dos anos 80 e as passarelas. Eu compus enquanto assistia desfiles de moda e devo confessar que minha musica foi inspirada por isso”
Lady Gaga
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