quarta-feira, 13 de julho de 2016

Lady Gaga - The Fame Monster

The Fame Monster é o título do segundo álbum e terceiro EP (Extend Play) de Lady Gaga, lançado no dia 18 de novembro de 2009. O disco traz como tema o lado obscuro da fama, com musicas sobre amor, álcool, sexo e dança. Sua sonoridade é pop inspirado em dance music e glamrock.
No principio seria apenas um relançamento de seu álbum de estreia, mas a cantora disse que o conceito dos dois eram diferentes, chamando-os de “Yin-Yang”.
Em entrevista a cantora contou que o processo criativo foi inspirado nas passarelas, já que ela compunha assistindo desfiles de moda.
A capa do trabalho possui um ar gótico e sombrio, já que o desejo de Gaga era que seus fãs olhassem para capa e sentissem o mesmo que ela sentiu.
A cantora ainda afirmou que estava obcecada por filmes de monstros e compara com a fama dizendo: "A decadência da celebridade e da maneira que a fama é um monstro na sociedade! É sobre isso que o meu disco se trata, por isso era uma espécie de combinação perfeita".
O EP contém apenas oito faixas e contou com três singles: “Bad romance”, “Telephone” e “Alejandro”. Para promover o álbum saiu na "The Monster Ball Tour".
Cada canção representa um medo de Gaga, então vamos descobrir o lado obscuro do “monstro da fama”:


Bad Romance (Romance ruim)

“Eu quero o seu amor
E eu quero a sua vingança
Você e eu poderíamos escrever um romance ruim"


Primeiro single revela o seu medo de relacionamentos fúteis. A cantora explica que o tema central retrata sobre estar apaixonado pelo seu melhor amigo e então ela sugere para que eles tenham um “romance ruim”, pois ela sabe quem não dará certo. Na letra fala do amor como uma visão mais sombria, como se fosse uma penitencia, onde ela deseja a feitura, a doença, vingança do seu parceiro. 


Nas cenas, gaga esta em um lugar surreal. Ela foi sequestrada e é vendida para ser escrava sexual. No final ela mata o homem que a comprou e após aparece deitada ao lado de seu cadáver queimado. Os "looks" bizarros do clipe começam a revelar o que estava por vir. 

Alejandro

“Não chame meu nome, Alejandro
Eu não sou sua Fernando!
Não quero beijar, não quero tocar
Só quero fumar mais um cigarro...
Não chame meu nome Roberto”


O terceiro single. Segundo Gaga a canção é inspirada em seu medo do “monstro sexo”, ela despede de seus amantes, pra fumar o seu cigarro. São citados três nomes, Alejandro, Fernando e Roberto. A repetição dos nomes traz uma impressão de insistência da parte deles.


 Seu vídeo é bem longo e traz Gaga dançando com vários soldados, também a cantora de freira engolindo um terço, ela semi-nua amarrada na cama com um dos soldados. Em entrevista comentou: "Trata-se da pureza da minha amizade com meus amigos gays, e como eu fui incapaz de achar isso com um homem hetero em minha vida. É uma celebração e uma admiração do amor gay que confessa a minha inveja da coragem e bravura necessitada para estarem juntos. No vídeo eu estou ansiando pelo amor dos meus amigos gays, mas eles simplesmente não querem que eu esteja com eles".

Monster (Monstro) 

“Aquele cara é ruim
E honestamente ele é um lobo mascarado
Mas eu não consigo parar de olhar esses olhos malvado”

Gaga descreve o seu medo de se apegar e do medo de amar alguém que não é bom pra ela. Ela diz esta apaixonada por um cara malandro, que sai com todas e o chama de monstro. Segundo Gaga a canção surgiu da necessidade de ter um relacionamento estável. Com referencias a Zumbis ao dizer que ele comeu seu coração. Em entrevista comentou: "É o medo do apego e do medo de amar algo que é ruim para você ... Se você ouvir as letras, é como estar apaixonado pelo garoto mau o tempo todo, e você Continue voltando para mais".

Speechless (Sem palavras)

“Eu nunca vou falar novamente
Oh garoto você me deixou tão sem palavras"

Agora o seu medo do “monstro morte”. Segundo Gaga a canção foi inspirada em seu pai, a fim de convencê-lo a se submeter a uma cirurgia cardíaca. A cantora diz que ficou sem palavras e com medo de perdê-lo. Depois de um tempo seu pai fez a cirurgia e a ela disse que “eles consertaram o seu coração e o meu”

Dance In The Dark (Dançar no escuro)

“Baby adora dançar no escuro
Porque quando ele esta me olhando eu desmorono”


Lançado como single promocional, uma das musicas que tem a melodia mais sombria do Ep falando sobre o medo da exposição e do julgamento. Ela fala sobre uma moça que só faz sexo no escuro, pois tem vergonha do seu corpo. Na letra faz referencias a vampiros e lobisomens. Em Entrevista a cantora diz: “Esta letra é uma maneira de eu falar sobre como acredito que as mulheres e alguns homens sentem-se inatamente inseguros sobre si mesmos o tempo inteiro. Não é às vezes, nem na adolescência, mas sim sempre". 

Telephone (Telefone)

“Alô, Alô, Baby
Você ligou, eu não consigo escutar nada
Eu não tenho serviço na boate, você não está vendo"


O segundo single conta a participação de Beyoncé. A letra fala sobre dar preferência a pista de dança do que atender seu namorado. A cantora conta que a musica fala sobre seu medo de “asfixia”, medo de não poder mais se divertir. Uma curiosidade é que a musica era pra ser de Britney Spears, mas foi rejeitada por ela. Em entrevista comentou: “O medo de asfixia é algo que tenho, ou medo de nunca ser capaz de me divertir, porque adoro muito o meu trabalho, acho que é realmente difícil sair e passar um bom serão. Não vou a discotecas, ninguém vê fotos minhas numa discoteca a cair de bêbada. Eu não saio e isto porque normalmente costumo ir a algum lado, mas bebo um uísque e depois tenho que voltar ao trabalho”.


O vídeo da canção é uma continuação de seu clipe "Paparazi", em que a cantora mata o seu namorado. Em "Telephone" a cantora é levada para prisão e resgatada por Beyoncé. Logo apos as duas vão para um restaurante e matam todos os clientes envenenados, incluindo o namorado da Bey e fogem em alta velocidade. E o vídeo termina dizendo que terá continuação, na qual esperamos até hoje.

So Happy I Could Die (Tão feliz que eu poderia morrer)

“Feliz na boate com uma garrafa de vinho tinto
Estrelas nos olhos porque estamos nos divertindo...
Tão feliz que eu poderia morrer”

Nessa canção a cantora fala sobre o “Monstro Álcool”, descrevendo um “lugar feliz” onde as pessoas que estão bêbadas vão, se dizendo nas nuvens e tão feliz que poderia até morrer. Além do alcoolismo ainda traz alguns temas sexuais. Em entrevista Gaga diz: “Mas o álcool é engraçado, porque ele te leva a este lugar muito feliz e acaba com todos seus problemas e em apenas um minuto você está tão feliz, e então, de repente, o estômago começa a doer...”

Teeth (Dentes)

“Só quero seu sexo
Pegue um pedaço da minha carne de garota má
Me de uma mordida e me mostre os seus dentes”


Encerrando o disco com uma canção fazendo referencia ao sadomasoquismo, com letra erótica, a cantora pede para que seu parceiro a morda na relação sexual. Que ele pegue um pedaço da carne de uma garota má. Em entrevista Gaga comentou sobre o significado da música: “Significa duas coisas: o primeiro tipo de conotação provocativa sexual juvenil é sobre sexo oral, mas também o monstro na música é o medo da verdade. "Mostre-me seus dentes" significa "diga-me a verdade" e acho que durante muito tempo na minha vida eu substituí o sexo pela verdade”.


Em seu álbum de estreia, gaga foi dita como um “pop passageiro”, mas em “The fame monster” a cantora prova que veio pra ficar.
O disco é sombrio e com um tom gótico na sua melodia, fotos e até na sua capa. O disco se mantém fiel ao seu conceito e com poucas faixas fez um trabalho memorável. Gaga disse que ao viajar o mundo encontro diversos tipos de “monstros”. Cada monstro é representado por uma canção, seu medo dos monstros do sexo, do álcool, do amor, da morte, da solidão entre outros.
Gaga foi fortemente inspirado por filmes de terror e em entrevista comentou: “Eu tenho uma obsessão com a morte e sexo. Essas duas coisas são também o nexo de filmes de terror, que eu tenho obcecado ultimamente. Eu tenho assistido a filmes de terror ea filmes de ficção científica dos anos 50. Meu relançamento é chamado de O Monstro da Fama, então eu acabei de ser bulimicamente comendo e regurgitando filmes de monstros e todas as coisas assustadoras. Eu só tenho notado um ressurgimento dessa idéia de monstro, de fantasia, mas de uma maneira muito real. Se você notar nesses filmes, há sempre uma justaposição do sexo com a morte. Isso é o que torna tão assustador. Corpo e mente são preparadas para o orgasmo e em vez disso alguém é morto. Esse é o tipo de circunstância psicológica doente e retorcida”.
Em "The Fame" fala sobre o seu desejo em ser famosa, agora fala sobre o lado obscuro disso tudo. Lady Gaga provou com seu EP que ainda tem muito o que dizer com sua musica.


“No meu relançamento eu escrevi sobre tudo o que não escrevi em 'The fame'. Enquanto viajava o mundo por dois anos, eu encontrei vários monstros, cada um representado por uma diferente canção. Meu medo dos monstros sexo, álcool, amor, morte, solidão, etc. Esse disco é um experimento pop com som industrial e gótico, melodias do dance dos anos 90 uma obsessão com o genico lirico do pop melancólico dos anos 80 e as passarelas. Eu compus enquanto assistia desfiles de moda e devo confessar que minha musica foi inspirada por isso


Lady Gaga

0 comentários:

Postar um comentário