quinta-feira, 7 de julho de 2016

Christina Aguilera - Stripped

Stripped é o titulo do segundo álbum de estúdio de Christina Aguilera, lançado no dia 26 de outubro de 2002. As musicas abordam temas como auto-estima, aceitação, amor, relacionamento, infância, família, sexo e feminismo. Incorporando gêneros como pop, R&B, Soul, Hip Hop, Gospel e Latin. 
Após o grande sucesso de seu álbum de estréia, Christina revelou que tudo estava sob o controle da gravadora, porém nesse novo disco assumiu todo processo criativo e pela primeira vez pode falar sobre o que realmente queria.
O disco marca a transição completa de uma adolescente para uma verdadeira mulher, cheia de atitude. Segundo a cantora nesse trabalho começou a mostrar a sua verdadeira personalidade e também passou a utilizar seu alter ego “X-tina”. Nessa era também começou a explorar mais sua sensualidade e comentou: “A sexualidade é um tal liberdade. Através dela eu consigo expressar minha voz. Ao longo dos seculos, as mulheres sempre foram difamadas ou rotuladas por serem sexy e isso me faz sentir no poder de falar, defender e ser forte sobre isto. Os homens pensam que quando uma mulher demonstra sensualidade esta se exibindo para alguém. Eu quero ser sensual para minha propria diversão”.
Cinco singles foram lançados: “Dirrty”; “Beautiful”; “Fighter”; “Can’t Hold Us Down” e “The Voice Within”. Para promover o album embarcou na “Stripped World Tour” e também na turnê conjunta com o Justin Timberlake “Justified\Stripped Word Tour”.
Com um faixa a faixa vamos conhecer a verdadeira Christina sem censura, apenas ela mesma, despida:


Stripped (Despida)

“Eu quero que você chegue mais perto
Eu gostaria que você me conhecesse um pouco melhor
Conhecesse o verdadeiro eu”

O disco começa com uma introdução de pouco mais de um minuto. Christina se apresenta e conta ao seu ouvinte que eles a conhecessem melhor, longe do controle de sua gravadora. Uma jovem de 21 anos sentindo-se livre pra voar, pela primeira vez, sem medo de mostrar suas dores mais ocultas e toda sua sensualidade, como o próprio título diz  “Despida”, sem mascaras, sem rótulos, sem nada a esconder, apenas sendo ela mesma. 

Can’t Hold Us Down (Ninguém pode nos controlar)

“Então eu não posso ter uma opinião?
Devo ficar calada só porque sou uma mulher?
Me chama de vadia porque eu falo o que está na minha cabeça"


O quarto single do álbum conta com a participação da rapper  Lil' Kim. Um hino feminista como tema principal a desigualdade entre homens e mulheres, o duplo padrão da sociedade no qual os homens levam créditos pelo maior número de mulher que ficam e enquanto as mulheres são chamadas de prostitutas se realizarem tal feito. Christina também fala sobre o direito de se expressar-se, que todas as mulheres tem direito a ter opinião na sociedade, não somente os homens.


As cenas se passam em um bairro nos anos 80 em Nova York. O vídeo começa quando Xtina passa na rua e um homem pega em sua bunda, a partir dai começa uma discussão entre os dois e logo varias mulheres que viram a cena se juntam a ela, criticando o ato do homem. 

Walk Away (Me afastar) 

 “E toda vez que eu me viro
Eu continuo voltando exatamente
Para a coisa que eu preciso me afastar”

Uma balada de piano que fala sobre se sentir prisioneiro a um relacionamento ruim, sobre um circulo doentio de saber que aquilo faz mal, mas sempre voltar para aquilo que machuca. Em tom de desespero pede para que isso acabe pra que ela consiga se libertar e finalmente seguir em frente.

Fighter (Lutadora)

“Depois de todos os roubos e trapaças
Você deve achar que eu guardo ressentimentos de você
Mas, oh não, você está enganado
Pois se não fosse por tudo que você tentou fazer
Eu não saberia o quanto sou capaz de aguentar
Então eu quero dizer obrigada”


O terceiro single do álbum fala sobre a superação de um termino. Christina conta sobre um relacionamento que se acabou devido aos erros e mentiras de seu ex-parceiro, contando que isso tudo a magoou, mas agora não tem ressentimentos e até o agradece, pois com tudo que a fez passar descobriu o que era capaz de suportar e trabalhou muito mais, então isso só a fez melhor e usou ao seu favor e se transformou em uma lutadora. Aguilera canta como alguém que se levantou de uma queda, conseguiu se fortalecer e sair do chão e já adianta que ele não pode pará-la.


Em seu vídeo clipe, Aguilera faz uma simbologia com uma evolução metafórica de uma larva para crisálida. Mostrando o caminho para transformação, lenta, porém constante. Representando sua força interior, no começo como um coração partido, em um lugar obscuro e com muitas dificuldades, mas depois de passar por varias coisas se fortalece e se torna mais forte. Em entrevista comentou: “A canção é um pouco sobre transformação, então considerei um pouco natura, o caminho da natureza que lida com a transformação. É basicamente sobre chegar de um lugar muito envenenado até um lugar de força. Sempre tive esse medo de traças, e inconscientemente, escrevi isso  com as mesmas nele, então acho que tenho de lidar com isso. São peludas e carregam sujidade. Descobri na antiga mitologia que é suposto representar a alma. Acho que é muito apropriado”.

Primer amor (Primeiro amor)

"Eu te contarei uma historia
De como um porto-riquenho me roubou o coração..."

Um interlúdio com menos de um minuto Christina conta um pouco sobre seu primeiro amor, declamada em espanhol, uma pequena apresentação para a próxima canção.

Infatuation (Paixão)

"Ele sussurra te quiero, te quiero
Eu começo a me entregar sem hesitação
Não posso controlar essa paixão
isto é pura paixão"

O primeiro amor a gente nunca esquece e Christina conta sobre sua paixão por um porto-riquenho, no caso o seu ex-namorado na época, o dançarino Jorge Santos. Sua mãe pede pra que tome cuidado, que não se entregue a um estrangeiro. Mas cega pela paixão, se vê envolvida pelo rapaz e resolve não seguir o conselho de sua mãe, entregando seu coração a ele. Com estilo Latin pop, misturando o espanhol ao inglês.

Loves embrace (Abraço do amor)

"Oh você me faz querer voar
Chorando céu naquela na montanha
Estou tão, tão com medo
Medo do abraço do amor"

Outro interlude com menos de um minuto, poucas palavras, sons da natureza no começo e com tom bem suaves, que trazem sensação de pureza e tranqüilidade. Fazendo como na canção anterior e faz uma pequena apresentação.

Loving Me 4 Me (Me amando por mim)

"Estou meio perdida em meus próprios pensamentos sobre você
Meu coração fala antes de minha mente refletir
E eu fico vermelha de vergonha assim que digo sim”

Apaixonada e totalmente envolvida, Aguilera canta toda canção em tom de ternura, se mostrando esta encantada, pois seu parceiro esta a amando e se entrega com um amor simples e puro. No final da canção é citado um poema.


Impossible (Impossível)

"É impossível te amar
Se você não deixa saber o que você esta sentindo
É impossível pra mim te dar tudo que você precisa
Se você esta sempre escondendo isso de mim"

Parceria de Christina com Alicya Keys começa com um diálogo entre as duas, a letra fala sobre a dificuldade de amar uma pessoa que esconde os sentimentos, alguém que só joga na defensiva e mesmo que tente ler seus pensamentos é em vão, pois não sabe o que o outro sente e clássica como impossível amar alguém assim. Provocando um misto de emoções e duvidas. 

Underappreciated (Menosprezada)

"Um cavalheiro tão atencioso
Agora é difícil fazer você sair de frente da TV
Não tem me dado valor ultimamente...”

Mais uma vez seus sentimentos são expostos, dessa vez Christina fala sobre o sentimento de se sentir menosprezada pelo seu parceiro, um desgaste de um relacionamento de anos e de forma saudosa recorda de como era o inicio, da intimidade do casal. Perdida pede ajuda para suas amigas, pois esta decepcionada com todo tempo e esforço que colocou nessa relação.

Beautiful (Bonita)

“Eu sou bonita de todas as maneiras
Sim, palavras não podem me abalar, oh não
Então não me abale hoje”


O segundo single do álbum e certamente um dos maiores sucesso de Christina, se não for o maior. A canção fala sobre auto-aceitação, não se importar com as palavras, pois cada um é belo da sua maneira. Musica inspiradora, que se tornou um hino para comunidade LGBT e para todas as pessoas que diariamente sofrem pelos padrões que a sociedade impõe. Em entrevista conta que queria ser um consolo para as pessoas que se sentiam sozinhas e abandonadas. Palavras são poucas pra expressar o tamanho significado dessa canção.


Uma canção inspiradora não poderia deixar de ter um belo clipe. O vídeo traz imagens claras da luta contra anorexia, contra o preconceito, homofobia, discriminação e bullying. A canção é um verdadeiro grito pela liberdade, contra os padrões impostos pela sociedade.


Make over (Faça mais)

“Eu não posso acreditar no que você fez comigo
Ajoelhei-me por você e eu preciso ser livre.
Todos esses anos você me violentou
Eu não sei como me sinto por dentro”

Aguilera fala sobre agressões contra mulheres, a letra fala o sentimento de alguém que esta sofrendo violência domestica e como sente em relação a essa situação, refletindo o seu desejo de se ver livre daqueles maus tratos. A canção retrata também sobre a sua mãe que sofria constantes agressões de seu pai.

Cruz

"E sinto como nunca me senti antes
Esqueço as lembranças de anos passados e sonhos quebrados que trago
Estou finalmente livre"

Partindo pra mudanças em sua vida, dar as costas ao seu passado e partir para um futuro melhor, é sobre isso que fala essa canção. Christina conta que mesmo que sinta falta, se sente finalmente livre pra ir à busca de sonhos maiores. Durante a infância de Christina sua mãe certo dia cansada dos maus tratos do seu pai, pega o carro, foge para outra cidade e finalmente pode começar uma nova vida.


Soar (Voar)

“Veja nas suas mãos: o mundo é seu
Não desista e sempre saiba
Que você achará todas as respostas
O que você está esperando?
Abra suas asas e voe”

Junto a um coral, a letra da canção fala sobre acreditar em si mesmo, superar as dificuldades da vida e ir à busca dos sonhos, mesmo que vier a insegurança "não tenha medo, abre suas asas e voe". Refletindo essa nova fase de Christina, que lutou contra tudo e todos para ser ela mesma. 

Get Mine, Get Yours (Ganhar o meu, ganhar o seu)

“Pode pôr as mãos em minha cintura
Quero sentir sua pele contra a minha
Mova seus quadris até embaixo
Deixe-me ganhar o que é meu, e você ganhar o que é seu”

Sexo sem compromisso é o que fala a canção, Christina sugere que ela e o seu parceiro aproveitar aquele momento, sem sentimentos, somente prazer, pois ela quer o seu corpo e não o seu coração. A cantora se insinua e sugere que ele a satisfaça e fará o mesmo, não somente beijos, mas com relações sexuais. Querendo que eles mantenham esse amor secreto debaixo dos lençóis, pois eles tem somente atração física. 

Dirrty (Suja)

“Vamos ficar turbulento, vai ficar um pouco rebelde
Ficaremos excitados rapidamente
Quero ficar suja, está na hora de chegar pra começar a festa”


Primeiro single do álbum conta com a participação de Redman. Christina esta cheia de ousadia, sua imagem de boa moça é totalmente deixado de lado e mostra seu lado mais sexy e pervertido, a letra fala sobre diversão e muita sacanagem. Em entrevista diz: "Vou deixar de ser cautelosa e fo**-se, vou ser quem eu sou".


O vídeo clipe foi chamado de "uma orgia pós-apocalíptica", com pouca roupa e coreografias extremamente sensuais. Christina surpreendeu a todos com seu novo clipe e uma imagem totalmente diferente do que foi apresentado em seu álbum de estréia. Aguilera recebeu muitas criticas por causa do clipe, em entrevista comentou: “Quando você é ousada, artisticamente falando, na música e no vídeo, um grupo de pessoas inteiras são contra você, e não por ser ruim, e sim por que se sentem ameaçados por você, especialmente na América Central. Ok, eu posso ter sido a mulher nua no vídeo, mas se você assistir com bastante atenção ao vídeo, verão que eu estou no controle da situação, não sou a garota fútil quase pelada em um vídeo de rap. Não faço isso por marketing, apenas não me sinto bem sendo como eu era nos anos 90".

Stripped 2 (Despida)

“Perdão se não sou virgem, perdão se não sou vagabunda
Não vou deixar você me ferir, achar o que quer
Para as minhas sonhadoras aí, estou com vocês"

Cristina faz uma continuação da primeira introdução, pedindo desculpa por não ser o que as pessoas esperando dela, e deixa uma mensagem para seus fãs. "Meus azarados, eu entendo vocês. Levantem a cabeça lá no alto e fiquem firmes, continuem empurrando”.

The Voice Within (Voz interior)

“Quando não há mais ninguém, olhe dentro de você mesmo
Como seu mais antigo amigo, apenas confie na voz interior
Assim você encontrará sua força que guiará seu caminho
Você vai aprender a confiar na voz interior”


O quinto e ultimo single é uma das canções mais lindas do disco. A canção fala sobre não perder a fé em si mesmo e confiar em sua voz interior. Christina parece cantar para si mesma. A musica ganha vida em sua voz e que quase ao final nos deixa uma linda mensagem motivacional: “A vida é uma jornada que pode levar você ao lugar que escolher, contando que você aprenda vai achar tudo que aquilo que precisa saber. Seja forte, você consegue. Apenas não vá desistindo de você mesmo. Ninguém pode parar você".


Segundo Leonardo da Vinci "A simplicidade é o último grau de sofisticação" E o vídeo clipe de “The Voice Within” é uma prova disso. O clipe é gravado em uma única cena, todo em preto e branco. Apesar de simples, a interpretação impecável de Christina junto com a mensagem da canção deixa todo o vídeo maravilhoso.

I’m Ok (Estou bem)

“Era uma vez uma menina
Que muito cedo teve que aprender
Como crescer vivendo em uma guerra que ela chamava lar"

A infância de Christina não foi fácil, os problemas com seu pai a marcaram por toda vida, as constantes agressões a sua mãe. A letra é o confronto com os “fantasmas" do passado e expõe como se sente em relação a tudo isso. Com uma letra forte, somente com voz e violão e em alguns momentos até chora. 

Keep on Singin' My Song (Continua cantando minha música)

"Eu acordei essa manhã com um sorriso no rosto
e ninguém vai me abalar hoje...
Eu vejo cada bênção claramente
e eu agradeço a Deus por tudo tudo que ele me deu"

Encerrando o disco da melhor maneira, dizendo que não vai desistir e vai continuar cantando sua musica. E por fim agradece a Deus e encerra dizendo: Finalmente eu respondo a um Deus, que me cobre de amor até eu estar no céu. Eu decidi nunca desistir até o dia que eu morrer, não importa o que for, eu vou levando,eu vou continuar cantando minha música”.


Stripped é uma verdadeira obra-prima, honesto, vulnerável e poderoso, onde seu único desejo era ser verdadeira.
Diferente de seu álbum anterior uma canção se liga com a outra e com o misto sonoridade faz a quem estar ouvindo experimentar diferentes tipos de sensações. As letras contam a historia de Aguilera.
Essa nova fase representou o real desejo de Cristina de abandonar sua Imagem e quebrar os paradigmas que a cercavam, mostrando que amadureceu. Segundo Christina deixou fluir todos os sentimentos nas gravações e que foi dolorido confrontar memórias do passado, mas que tudo foi como um grande alívio. Em entrevista comentou: "Descarregar toda as frustrações que sinto, e de forma igual aprendi a calmar meu estresse, gritando e aceitando os meus erros. Me ensinou que todas as imperfeições são boas e devem ser mantidas, porque vem diretamente do coração. Desse modo, as coisas se saem mais credíveis tendo a valentia de sair para o mundo real”.
Christina tinha mensagem a passar, tinha historia e queria compartilhar suas experiências e esse disco representa sua libertação.
Em uma entrevista Aguilera diz: “Stripped é uma gravação verdadeiramente experimental e com uma representação honesta de mim. Não importa se vendo uma ou um milhão de cópias. Só quero ser real E conseguiu transmitir a sua mensagem e inspirou muitas pessoas.


“Eu sinto que é um novo começo, um re-introdução de mim mesmo como uma nova artista de uma maneira, porque pela primeira vez as pessoas estão me conhecendo como eu realmente sou. Eu tenho a chance de mostrar a todos essas cores e texturas do meu amor pela musica. E é por isso que eu realmente queria chama-lo de Stripped, porque é sobre ser emocionalmente despojado e bastante bua para abrir minha alma e coração

Christina Aguilera

0 comentários:

Postar um comentário