terça-feira, 5 de julho de 2016

Madonna - Like A Virgin

Like a Virgin é o titulo do segundo álbum de estúdio de Madonna, lançado no dia 14 de novembro de 1984, com musicas sobre sexo, amor, dinheiro e religião.
Após o sucesso de seu álbum de estréia, Madonna volta com um dos seus maiores sucessos, essa era trouxe as primeiras polemicas de sua carreira. Esse novo trabalho possui uma sonoridade melhor que o antecessor e também mais conteúdo.
Nesse novo trabalho queria ir além e logo na imagem da capa fez uma ligação provocativa com o conceito cristão de se casar virgem.
Em entrevista a cantora conta algumas dificuldades que teve em lançar seu segundo álbum: “Warner Bros Records é um hierarquia de homens velhos e um ambiente machista de estar trabalhando, porque eu sou tratada como esta menina sexy. Eu tinha que provar que eles estavam errados. Eu tive que fazer tudo sozinha e foi difícil tentar convencer as pessoas que eu valia um registro. Depois disso eu tive o mesmo problema tentando convencer a gravadora que eu tinha mais a oferecer, eu tinha que vencer essa luta”.
Foram lançados quatro singles: “Like a Virgn”; “Angel”; “Material Girl” e “Dress You Up”. Embarcou na "The Virgin Tour" sua primeira turnê mundial. 
Com uma faixa a faixa vamos falar sobre um dos álbuns mais lendários da rainha pop “como uma virgem”:


Material Girl (Garota Materialista)

“Porque nós vivemos num mundo materialista
E eu sou uma garota materialista"


Segundo single do álbum fala sobre o materialismo, Madonna pede por uma vida rica e abastada com amor somente nas coisas materiais, não com garotos ou relacionamentos. A garota quer luxo e se um rapaz quiser ficar com ela tem que conquistar com presentes. E reconhece ser uma garota materialista. Na época comentou: "Você é atraído por coisas materiais, porque isso que paga as contas e compra suas pele. Isso é uma segurança dura mais que emoções".


O vídeo clipe foi inspirado no filme “Os garotos preferem as loiras” em uma cena clássica do cinema com Marilyn Monroe. Em entrevista comentou: “Bem, a minha cena favorita de todos os filmes de Marilyn Monroe é quando ela faz a sequência de dança de 'Diamonds Are a Girl's Best Friend'. E quando chegou a hora de fazer o vídeo para a canção Material Girl, eu disse: 'eu posso apenas refazer toda aquela cena e vai ser perfeito'. (...) Marilyn foi transformada em algo que não é humano de alguma forma, e eu posso me relacionar com isso. A sua sexualidade é algo que todo mundo estava obcecado e que eu podia me relacionar. E havia certas coisas sobre a sua vulnerabilidade que eu estava curiosa e me senti atraída”.

Angel (Anjo)

“Você deve ser um anjo
Posso ver isso em seus olhos
Cheio de maravilhas e surpresas
E só agora eu percebi”


O terceiro single Madonna fala sobre o quanto o seu amado é bom e ele se parece com um anjo, pois a salvou e segundo a cantora nada pode se comparar ao amor do seu parceiro, pois sua tristeza desaparece perto dele e o trata como um ser divino. Segundo Madonna: “É sobre uma menina, que estava em depressão por algo. Um anjo apareceu e curou sua alma, fazendo-a cair loucamente apaixonada por ele. É algo que eu senti quando eu era jovem. Eu pensei que isso faria uma história interessante, eu escrevi isso como uma canção no meu disco”.

Like a Virgn (Como uma virgem)

“Mas você me faz sentir
Nova em folha...
Como uma virgem tocada pela primeira vez”


O primeiro single, Madonna usa tom provocativo sobre pratica sexual antes do casamento, porem com um tom mais romântico a cantora revela que estava “derrotada, incompleta, triste e usada”, mas que ao conhecer um novo amor ela se sentiu como uma virgem, apaixonada, inocente se entregando a ele, esquecendo os encontros passados e apreciando o ato sexual como se fosse a primeira vez. 


O vídeo foi gravado em Veneza, segundo Madonna a inspiração para o vídeo foi “A bela e a fera”, o que explica um leão em algumas cenas, em entrevista comentou sobre a experiência: "O leão não fez nada que era suposto fazer, e eu acabei encostado neste pilar com a cabeça na minha virilha ... Eu pensei que ele ia me morder uma coisa, então eu levantei o véu que eu estava Vestindo e tinha um olhar para baixo com ele e ele abriu a boca e soltou este rugido enorme.Eu fiquei tão assustado meu coração caiu no meu sapato.Quando ele finalmente se afastou, o diretor gritou 'Cut' e eu tive que tomar um, mas eu realmente poderia me relacionar com o leão. Eu sinto como em uma vida passada eu era um leão ou um gato ou algo assim".

Over and Over (De novo e de novo)

“Não é ‘o’ jogo, é ‘como’ você joga
E se eu cair, me levantarei novamente
De novo e de novo”

Madonna mostra não ter medo de tentar, arriscar, ousar, mas se caso cair se levantará de novo e de novo. A letra diz que a vida é como um jogo, a questão é como você joga, pois não importa o que você é e sim o que você faz, isso te levará longe. Nessa canção esta o segredo que a tornou a rainha do pop.

Love Don’t Live Here Anymore (O amor não vive mais aqui)

“O amor não vive mais aqui
Apenas o vazio e as memórias
Do que nós tínhamos antes
Você foi embora”

A primeira balada de sua carreira possui uma letra melancólica sobre alguém que a abandonou. Madonna se sente vazia e solitária após essa dor, contando que o amor não esta mais com ela, apenas memórias e a saudade. 


Into The Grove (Entre no clima)

"A musica pode ser uma grande revelação
Dançando você pode sentir-se tão bem"



Em 1985 Madonna estreou no cinema com o filme “Procura-se Susan Desesperadamente”. A faixa esta presente apenas no relançamento do disco no ano seguinte. Liricamente fala sobre os prazeres da dança e Madonna convida um garoto pra dançar. Segundo a cantora além da inspiração da pista de dança, escreveu enquanto olhava para um homem bonito de sua varanda.


O vídeo possui cenas do filme, inicialmente a música foi descartada por Madonna, mas ao estrelar no filme, decidiu usá-la para o tema e se tornou um de seus grandes sucessos.

Dress You Up (Vestir Você)

"Todos os seus ternos são por encomenda em Londres
Mas eu tenho algo que você vai adorar...
Vou te vestir com meu amor"


De um jeito divertido a canção fala sobre um rapaz que só se veste com as melhores roupas e ternos importados, mas a cantora conta que tem algo melhor que isso, que ela vai vesti-lo com o seu amor, cobrir todo o seu corpo de beijos de veludo, usando como metáforas pra falar sobre sexo.


O vídeo foi retirado de uma apresentação da musica na “The Virgn Tour”.

Shoo-Bee-Doo

“O amor pode abrir qualquer porta e talvez
Se você confiar em mim,
Eu possa fazer você enxergar”

O seu parceiro se sente confuso, pois foi magoado outras vezes e agora sente medo de se entregar. Então Madonna pede para que ele confie nela e se entregue, pois não é igual às outras e só quer amá-lo. A letra da canção conta que o amor é capaz de abrir qualquer porta e se permitir ela o fará enxergar.

Prenteder (Pretendente)

“Eu sei que deveria ter seguido os conselhos dos meus amigos
Pois se acontece uma vez, você sabe que vai acontecer duas"

A cantora se apaixonou pela pessoa errada, seus amigos bem que tentaram a avisar, mas não escutou, pois estava cega de paixão. Agora se decepcionou e percebe que ele é na verdade um grande mentiroso.

Stay (Fique)

“Quando você passou pela minha porta
Eu sabia que você voltaria para mais
Vamos deixar o passado para trás
O amor verdadeiro é tão difícil de encontrar”

Encerrando o disco Madonna conta que encontrou um grande amor, alguém que a faz bem e que sempre esta com ela. Pela letra parece que seu parceiro esta passando por momentos difíceis, agora  pede pra que fique e fará de tudo pra que ele a ame e tudo ficara bem.


Like a Virgin é o começo do pop que temos nos dias atuais, foi a partir de Madonna que as mulheres começaram a ganhar cada vez mais espaço.
A cantora não era vista como uma boa moça, mas como uma garota que era desejada por todos os homens.
Em entrevista comentou: “Like a Virgin é um álbum muito mais difícil, muito mais agressivo do meu primeiro disco. As canções eram muito fracos. Nesse trabalho eu escolhi todas as musicas e e quero que os acessos a elas não sejam cheios. É por isso que eu escolhi todas as canções, bem como cinco da minha própria autoria... Eu queria que cada canção fosse forte”.
Ela não teve medo e colocou a cara a tapas e a consequência disso foi uma revolução na musica e também dando uma voz para as mulheres. Foi a primeira vez que a cantora foi pra estrada com sua turnê mundial.
Apos o sucesso dos dois primeiros single a cantora foi intitulada como uma garota materialista e esclareceu o conceito: “É tudo ironia e provocação ao mesmo tempo. Eu não sou uma pessoa materialista, e eu certamente não era uma virgem, e, a propósito, como você pode ser como uma virgem ? Eu gostei do jogo de palavras; Eu pensei que eles eram inteligentes. Eles são tão geeky, eles são legais. Eu nunca percebi que eles se tornariam minhas canções de assinatura, especialmente a segunda”.
A origem de toda musica pop feminino começou por ela e por isso ganhou o titulo de “Rainha do pop”.


“Aqueles que disseram que eu não tinha talento, que eu era gordinha, que eu não podia cantar, que eu era uma mulher de apenas um hit, eles me fizeram ser melhor e estou grata por suas resistências

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário