terça-feira, 26 de julho de 2016

Madonna - Like A Prayer

Like a Prayer é o titulo do quarto álbum de estúdio de Madonna, lançado no dia 21 de março de 1989. Nessa nova fase fala sobre religião, amor, feminismo, seu divorcio e também sobre sua mãe.
O álbum marca o divorcio de Madonna com Sean Penn e também a época em que a cantora completava 30 anos, idade em que sua mãe faleceu, causando sentimentos heterogênicos e trazendo a tona magoas de sua infância. A cantora aparece morena nessa era, para se aproximar da garotinha que perdeu a mãe.
Em entrevista contou outra inspiração para o álbum, a sua educação católica: “Porque no catolicismo você é um pecador ao nascer e você é um pecador por toda vida. Não importa como você tenta ficar longe, o pecado está dentro de você o tempo todo. Foi este medo que me perseguiu, insultado e me doía a cada momento. A minha música foi provavelmente a única distração que eu tinha".
Foram lançados seis singles: “Like a Prayer”; “Express Yourself”; “Cherish”; “Oh Father”; “Dear Jessie” e “Keep It Together”. Para promover o álbum também saiu na a icônica e de mais sucesso a “Blond Ambition World Tour”,
Toda provocativa logo na capa com o titulo de “Como uma oração” e na capa parte de sua barriga com o botão da calça aberta. Mas vamos com um faixa a faixa:


Like a Prayer (Como uma oração)

“Quando você chama o meu nome é como uma oração
Estou de joelhos, eu quero te levar lá
A meia-noite eu posso sentir o seu poder
Como uma oração, você sabe que te levarei até lá"


O primeiro single e carro chefe do álbum é um tanto quanto polemica, onde se mistura sexualidade e religião. Segundo Madonna a letra é sobre uma garota tão apaixonada por Deus que faz dele a única figura masculina em sua vida, usando como inspiração sua educação católica e fazendo metáforas para relação sexual. A música conta também com a participação de um coral. Em entrevista comentou: "Like a Prayer é uma música muito importante para mim. Eu senti o impacto que ela iria causar. Eu a escrevi, e veio do meu coração. É uma canção muito espiritual. Acho que eu estava mais espiritualmente em contanto com o poder das palavras e da música na época em que comecei a gravar a música e o álbum".


No vídeo a cantora usa muitos símbolos católicos, como estigmas, cruzes em chamas e desejos sexuais com um santo. A música foi usada para um comercial da Pepsi na época, porém após o lançamento do clipe foi boicotada pelo vaticano e o comercial foi tirado do ar. Nas cenas além de beijar o santo, também canta na frente de cruzes pegando fogo e se fere com a faca do santo no centro de suas mãos.

Express Yourself (Se expresse)

“Não seja a segunda melhor, baby
Ponha seu amor à prova
Você tem que fazê-lo expressar como ele se sente
E talvez então você saberá que seu amor é real"


Segundo single é um grande hino feminista, falando sobre o poder feminino. Madonna exorta as mulheres para não aceitar nada menos que um amor verdadeiro e por a prova para sentir que é real, que os bens materiais não são superiores ao amor. Em entrevista comenta sobre a música: A mensagem da canção é que as pessoas devem sempre dizer o que é que eles querem. A razão pela qual as relações não funcionam é porque eles têm medo. Esse tem sido o meu problema em todos os meus relacionamentos”.


O vídeo clipe foi inspirado no filme “Metropolis” e foi um dos clipes mais caros daquele ano. Ao ser anunciada com single ganhou uma nova versão mais eletrônica, diferente do álbum onde tem uma versão mais instrumental. Em entrevista comentou sobre: Eu supervisionava tudo, a construção dos cenários, os trajes de todos, eu tinha reuniões com maquiagem e cabelo e o diretor de fotografia, todo mundo. E eu tinha algumas idéias estabelecidas, por exemplo, o gato e a ideia de Metropolis. Eu definitivamente queria ter essa influência, que olhar para todos os homens - os trabalhadores, diligente, metodicamente trabalhar afastado”.

Love Song (Canção de Amor)

“O tempo passa tão devagar para aqueles que esperam
E aqueles que correm parecem ter toda a diversão
Mas eu estou perdendo meu tempo
Você está apenas sendo gentil"

Com a participação de Prince a música fala sobre uma desilusão amorosa, pois confundiu gentileza com amor e se apaixona. Mas ela já adianta que essa não é uma canção de amor, pois reconhece que esta apenas perdendo seu tempo.

Till Death do Us Part (Até que a morte nos separe)

“Nossa sorte está indo embora de vez
Você não está mais apaixonado por mim
Eu queria que isso mudasse, mas não mudará
Pois você não me ama mais”

No ano que antecede o lançamento do álbum Madonna se divorciou, o casamento com Sean Penn foi intenso e turbulento, ele chegou até ser acusado de agredi-la. A letra faz referencia ao voto de casamento “até que a morto os separe”, a cantora conta que foi perdendo o interesse e o amor que tinha acabou. A letra também revela o comportamento agressivo e seus vícios com o alcoolismo. 


Promise to Try (Prometo Tentar)

“Garotinha não fuja tão rápido
Acho que você esqueceu-se de beijá-la
De dar a ela um beijo de despedida”

Ainda muito jovem a cantora perdeu sua mãe, vitima de câncer de mama. Pela primeira vez fala sobre isso em suas músicas. Madonna cresceu sem sua mãe e fala o quanto sente sua falta, nessa balada cheia de sentimentos extremamente pessoais. A letra é como as palavras de sua mãe a incentivando seguir em frente. “Faça como vento nunca olhe para trás, a vida não é justa é o que você dizia...Eu prometo tentar, mas não é a mesma coisa”.

Cherish (Cuidar)

“Estimo a alegria
Que você continua trazendo para a minha vida
Eu estou sempre cantando isso...
Você tem o poder para me fazer sentir bem”


Terceiro single mostra um lado mais apaixonado da cantora, na letra fala sobre o amor verdadeiro e o desejo de mantê-lo pra sempre. Madonna pede ao cupido que acerte sua flecha nela, pois não é fácil encontrar um amor assim e promete nunca ir embora. Segunda a mesma a inspiração foi do filme “Romeu e Julieta”.


As cenas em preto e branco foram gravadas em uma praia, com três rapazes “tritões” metade homem e metade peixe. Uma curiosidade é que o vídeo foi lançado em preto e branco porque a água estava muito gelada e Madonna ficou muito pálida devido a frio.

Dear Jessie (Querida Jessie)

"Carinha de bebê não cresça tão rápido
Faça um desejo especial que sempre durará 
Esfregue sua lampada magica 
E os seus sonhos se tornaram realidade"


O quinto single possui uma roupagem mais infantil com uma visão mais fantasiosa, típica de uma criança, incentivando a pequena Jessie a dar lugar para sua imaginação. A canção foi inspirada na filha de um dos produtores, visto que a menina ficava com eles no estúdio durante as gravações e criou uma boa relação com Madonna, que segundo ela se sentiu como mãe dela.


O vídeo clipe é uma verdadeira viagem ao mundo infantil, cheio de animações, incluindo fadas, elefantes rosa voadores, entre outras, levando uma garotinha a ser guiada pela sua imaginação e fantasia.

Oh Father (Oh Pai)

“Você não pode me machucar agora
Eu fugi de você, nunca pensei que conseguiria
Você não pode me fazer chorar, você tinha o poder uma vez
Nunca me senti tão bem comigo mesma"


Novamente revisitando o passado e dessa vez fala sobre o relacionamento com o seu pai. Após a morte de sua mãe o seu pai se casou com a governanta de sua casa, o que causou muito magoa na cantora e nessa canção revela esses sentimentos não resolvidos, em entrevista falou sobre isso "Eu perdi minha mãe, mas meu pai ainda era meu. Mas ele foi tirado de mim quando se casou. Foi então que eu disse, eu não preciso de ninguém e sendo assim ninguém vai quebrar meu coração novamente".


A balada foi o quinto single e o seu vídeo clipe é todo em preto e branco, recriando a morte de uma jovem mulher, explorando a relação conturbada que fica entre o marido e a filha que deixou pra trás. Segundo Madonna o vídeo é uma tentativa de aceitar a morte de sua mãe.

Keep It Together (Mantenha Unido)

“Mantenha a família unida
Eles são lembranças da nossa história...
Não se esqueça que sua família vale ouro”


O sexto e ultimo single fala sobre a importância da família em nossas vidas, a cantora conta o quanto sente falta dessa união, pois segundo ela se sentia distante dos seus irmãos quando estava crescendo e agora reflete o valor de tê-los sempre por perto. Os seus familiares valem mais que ouro, pois eles a amam pelo que ela é, e não pelo que querem que seja.


O vídeo é uma apresentação da “Blond Ambition World Tour”.

Spanish Eyes (Olhos Espanhóis)

“Você não era a maravilha em que imaginávamos
Estávamos orgulhosos por lutar
Mas não podemos vencer esta decepção
Ponha as armas contra a parede" 

O divorcio não foi nada fácil para Madonna e essa canção reflete toda essa dor. A letra fala sobre memórias, saudades e a solidão que sente na ausência do seu amado chamado por ela de “Olhos Espanhóis”, rezando a Deus por ele, pois agora tudo o que resta é lagrimas em seu travesseiro. 

Act Of Contrition (Ato de constrição)

"Eu firmemente decidi com a ajuda da tua graça
Confessar meus pecados e consertar minha vida"

Encerando o disco com um remix muito sinistro, com sons distorcidos, a letra da canção Madonna reflete ser uma pecadora e reconhece ser dependente da graça divina, pedindo perdão pelos seus erros.


Like a Prayer é um retrocesso de Madonna ao seu passado, mais especialmente em sua infância, falando sobre sua mãe, pai e irmãos.
A cantora descreveu o álbum como um registro confessionário e dedicou a sua mãe que morreu ainda jovem, vitima de câncer de mama. 
A Rolling Stone definiu o trabalho como "o mais próximo que o pop já chegou da arte". A rainha do pop crescia absurdamente em cada novo trabalho, com uma imagem diferente a cada trabalho, reinventando também o seu som. 
No processo criativo foi um misto muito grande de sentimentos, pois estava sentindo a dor do seu divorcio, a morte de sua mãe, sentimentos conturbados e a religião, segundo ela suas orações diretas a Deus, são lindas e inspirou o conceito.
O disco quebrou tabu e somado a sua icônica turnê "Blond Ambition", foi um grande fenômeno pop e em entrevista comentou: "Eu sei que eu não sou a melhor cantora e sei que não sou a melhor dançarina. Mas, porra, eu posso criar bordões e ser tão provocante como eu quero. O objetivo da turnê é de quebrar tabus inúteis".
A rainha do pop fez um disco sensível, onde pela primeira vez falou do seu passado e ao mesmo tempo tão forte indo de frente a igreja católica e defendendo o poder das mulheres. Uma verdadeira obra prima que se tornou um dos seus discos mais icônicos.


“Like a Prayer é sobre a influencia do catolicismo na minha vida e a paixão que provoca em mim. Nessas canções que eu estou lidando com questões especificas que significam muito pra mim. Eles são cerca de uma assimilação de experiencias que tive na minha vida e meus relacionamentos. Eu tenho tomado mais riscos com este álbum do que nunca antes, e eu acho que isso mostra crescimento

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário