quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Christina Aguilera - Liberation

Liberation é o titulo do sexto álbum de Christina Aguilera, lançado no dia 15 de Junho de 2018. Com musicas sobre experiencias vividas no tempo de hiato. Sua sonoridade é Hip Hop e R&B.
O disco marca o esperado retorno da cantora após seis longos anos sem lançar nenhum material de inéditas.Apos o lançamento de seu ultimo trabalho “Lotus”, Christina entrou em um hiato para se concentrar em sua família e também em fazer novas músicas.
Nesse período participou da serie “Nashville” e lançou duas músicas inéditas: “The Real Thing” e “Shotgun”. Lançou também o single “Change” em homenagem as vitimas do tiroteio na boate em Orlando. 
Sobre o titulo comentou: "Eu queria ter um título que significasse me libertar de qualquer coisa que não fosse minha verdade. Essa é uma constante na vida de todos: toda vez que você se sente sufocado em uma situação atual em que você se sente você não é você mesmo ou está sendo atolado por opiniões de outras pessoas. Ou quando você sente como se estivesse preso em um lugar estagnado".
Para a arte do álbum Christina aparece sem maquiagem e acrescentou: "Estou no local, mesmo musicalmente, onde é um sentimento libertador poder despir tudo e apreciar quem você é e sua beleza crua".
Foram lançados dois singles até o momento: “Fall In Line” e os promocionais “Accelerate” e “Twice”. Aguilera também embarcou na “Liberation Tour”, sua primeira turnê em dez anos.
Com um faixa a faixa vamos conhecer a “libertação” de Christina Aguilera:


Liberation (Libertação)

“Onde você esta?
Você esta ai?
Se lembre"

O disco começa com uma pequena interlude, assim como quase todos os outros trabalhos da cantora, mas diferente dos anteriores é apenas um dramático instrumental com violinos e piano, nas poucas falas a cantora procura por algo ou alguém. A introdução também aparece no clipe de "Fail In Line".

Searching for Maria (Procurando por Maria)

“Como se resolve um problema como Maria?
Como você pega uma nuvem e fixa?
Como você encontra uma palavra que significa Maria?"

Como uma continuação da intro a próxima faixa é bem curtinha com apenas 25 segundos. Nela Christina revela que esta procurando por Maria. A cantora ainda usa um sample da trilha sonora do filme “Noviça rebelde”. E ainda comentou sobre: “A intro vocal do álbum é uma homenagem a um lado de mim com quem perdi contato por vários anos. “Searching For Maria” é uma referência a um dos meus filmes favoritos Sound of Music - em que a personagem Maria, um espírito livre irreprimível, luta para encontrar a si mesma e à sua liberdade”.

Maria

“Onde esta Maria?
Porque eu não a vejo?
Eu só quero -la"

A faixa contém um sample do grupo Jackson 5 que acompanha durante toda a música. Maria também é o nome do meio de Christina e funciona como uma espécie de alter-ego, em que procura a mesma mulher determinada que sonhava em fazer música de verdade. Em entrevista comentou: "Dentro de minha casa uma forma de escapar para mim foi abrir a janela do meu quarto e cantar para o mundo fingindo É sobre voltar para aquela garotinha que só quer cantar pelas razões certas, não necessariamente por gráficos e todas as coisas que esse tipo de negócio faz com você ao longo dos anos e moldar a forma como você olha para fazer música”.

Sick Of Sittin (Cansada de ficar sentada)

“Estou cansada de ficar sentada
Eu tenho trabalhado duro, mas não estou vivendo"

Inspirado em sua passagem como jurada do “The voice”, a cantora fala sobre o programa como uma espécie de prisão pra ela e revela estar cansada de ficar cansada, mesmo que seja um bom salário não pode ficar presa a isso. Em entrevista justificou sua saída:“Tornou-se algo que eu não sentia mais como eu sentia quando havia me inscrito na primeira temporada. Você percebe que não é sobre música. É sobre fazer bons momentos na TV e massagear uma história... Eu me encontrava naquele show tentando desesperadamente me expressar através de roupas, maquiagem ou cabelo. Foi o meu único tipo de saída".

Dreamers (Sonhadores)

“Quando eu crescer quero ser uma roteirista
Eu quero ser uma jornalista
Quero ser um leão"

A faixa funciona como uma interlude de “Fall In Line”. Com poucos segundos apresenta varias jovens garotas contando quais são seus sonhos e aspirações quando se tornarem adultas. Entre as vozes inclui Summer Rain, filha de Christina.

Fall In Line (Cair na linha)

“É assim que as coisas são e talvez isso nunca mude
Mas eu tenho vontade de mostrar minha força
E eu tenho o direito de falar o que penso
E eu pagarei por isso, eles irão me queimar na fogueira
Mas eu tenho fogo em minhas veias
Não fui feita para entrar na linha"


O primeiro single conta com a participação de Demi Lovato que soma força com Christina em um grande hino feminista. A letra fala sobre o direito das mulheres em tomar suas próprias decisões. As duas cantam para outras garotas as advertindo como as coisas são e que talvez nunca mudem, mas que elas não devem nada a ninguém. As cantoras encorajam as mulheres dessa geração a mostrar sua força e se unirem, não permitindo opressão por parte de nenhum homem. Sobre a colaboração comentou: “Eu queria uma cantora poderosa e Demi se encaixa perfeitamente. Também olhei para a história dela e sobre o que ela estava falando na mídia e ela gritou comigo. Eu senti que se era tão doce e uma menina que é tão importante depois que a mídia nos espancou tanto ... Quando eu ouvi seus vocais pela primeira vez nesta faixa eu comecei a rasgar e tudo o que eu queria e ela definitivamente colocou a sua própria girar e levar para o próximo nível”.


O vídeo conta a historia de duas garotas ainda crianças que são sequestradas, representando a infância roubada pela fama, visto que as duas começaram suas carreiras ainda criança na Disney. Christina e Demi são forçadas a cantar em um prisão futurista cheia de câmeras, até que decidem lutar por sua liberdade. Em entrevista Aguilera comentou: “É tanto sobre o apoio uns aos outros como é sobre o auto-capacitação. Eu queria transmitir que, neste vídeo, representando visualmente a prisão que muitos de nós sentimos, e a liberdade que podemos alcançar juntos". 

Right Moves (Movimentos certos)

“Arrepios por toda minha espinha
Você me faz sentir
Todos os pensamentos que tive, você os tornou real"

Com a participação de Keida e Shenseea, a música possui uma sonoridade até então nova para Christina. A letra fala sobre sexo e como o seu parceiro a satisfaz com os movimentos certos, realizando todas as suas fantasias. Aguilera falou sobre a faixa: “Existem algumas faixas que são menos sobre a luta para libertar, e mais sobre a libertação que vem de deslizar para algo um pouco mais confortável e se divertindo. Essa é uma dessas vibrações”.

Like I Do (Como eu faço)

“Não baby, você não pode fazer isso como eu faço
E você não pode fazer bastante como eu faço"


O single promocional conta com a participação de GoldLink. Nos versos rápidos Christina fala para uma pessoa que esta começando agora que ele pode até tentar, mas nunca vai fazer igual ela vez, pois já esta nesse jogo por muito tempo. “O rapper também menciona alguns sucessos da cantora como “Genie In a Bottle” e “Ain”t no Other Man”. 

Deserve (Mereço)

“As vezes acho que não mereço você 
Então eu digo essas merdas
Só pra te machucar
E você não pode fazer bastante como eu faço"

A balada fala sobre as inseguranças dentro de um relacionamento, das brigas, dramas, ciumes e tudo que cerca qualquer relacionamento. Christina diz que as vezes acha que não merece o seu parceiro, então fala algumas coisas só para machuca-lo. Mas torce para que diga que na verdade ela é a unica que o merece.


Twice (Duas vezes)

“Bem, às vezes me pergunto qual é o significado da minha vida
Eu encontrei o preço do amor e perdi a cabeça
Eu vou perdoar todos os meus erros e meus direitos
Eu faria tudo de novo e não pensaria duas vezes
Não pensaria duas vezes”


O single promocional é uma reflexão de Christina sobre o verdadeiro sentido da vida, sobre erros e acertos, amar e ser magoado, mas a cantora diz que viveria tudo novamente sem pensar duas vezes. A letra pode ser uma carta de amor a fama, em alguns versos Aguilera fala sobre perder toda sua juventude por amor a alguém.


I Don't Need It Anymore (Eu não preciso mais disso)

“Eu não preciso mais disso
Não, eu não preciso mais...”

A interlude com menos de um minuto conta com a participação de um coral e alguns versos acapela no qual Christina fala sobre mudanças e se sentir viva novamente.


Accelerate (Acelere)

"Acelere, vamos, amor
Aumente sua velocidade
Energia, me abasteça
É isso que eu preciso"


O single promocional e também a primeira amostra do álbum conta com a participação de Ty Dolla $ign e 2 Chainz. A letra cheia de ostentação fala sobre encontro as escondidas de duas pessoas ricas com sexo, drogas e bebidas alcoólicas.



O clipe simplista mostra Christina totalmente sem maquiagem exalando sensualidade que serve como uma introdução a todo o visual do disco. Os rappers não aparecem. 


Pipe (Acelere)

"Acelere, vamos, amor
Aumente sua velocidade
Energia, me abasteça
É isso que eu preciso"



"Pipe" conta com a participação de XNDA, um rapper até então desconhecido no qual não vou revelado sua verdadeira identidade, mas se especula que seja o piloto Lewis Hamilton. A letra é cheia de insinuações sexuais de Christina e deseja seu parceiro em um sábado a noite. "Diverti-me muito explorando estilisticamente diferentes texturas e tons em minha voz. Tocando em um certo tipo de fluxo e flerte".

Masochist (Masoquista)

"Mas eu devo ser um tipo de masoquista
Para me machucar dessa maneira
Porque amar você é tão ruim pra mim
Mas eu não consigo ir embora”

Um relacionamento ruim é sobre o que trata essa faixa. Na letra Christina conta o quanto o seu parceiro a faz mal, a deixando sozinha e carente, mas que mesmo sabendo que deveria terminar simplesmente não consegue ir embora e acredita ser algum tipo de masoquista, pois mesmo ama-lo sendo ruim não consegue deixa-lo.


Unless It’s With You (A menos que seja como você)

“Estou perdendo a cabeça, não sei o que fazer
Porque eu não quero me casar
A menos que seja com você, a menos que seja com você”

Encerrando o disco com uma balada em que Christina abre o seu coração e fala sobre as suas inseguranças em um relacionamento, causada pelas muitas decepções amorosas que sofreu na sua vida e quando lembra de tudo que já passou sente medo de se envolver com outra pessoa desejando apenas ficar sozinha. Mas diz que só se casaria novamente se fosse com o seu parceiro.



Liberation é o grande retorno de Christina Aguilera apos longos seis anos sem lançar nenhum material inédito. É a volta também da cantora a estrada, depois de dez anos sem entrar em turnê e comentou sobre: "Isso é como molhar os pés. Estou voltando ao meu corpo de artista, que é o que tenho precisado fazer há muito tempo. Tenho sido tão glamorosa, há tanto tempo, e isso é definitivamente divertido, e eu sou uma performer no coração, mas agora quero voltar a tudo e mostrar minhas sardas, me despir”.
O titulo faz referencia ao ato de libertar de tudo que não seja sua verdade, pois depois de um tempo na estrada Aguilera acredita que as pessoas se tornam refém da opinião dos outros e acrescenta: “Eu meio que sinto como se estivesse dormindo no volante e agindo no piloto automático nos últimos anos, não cumprindo todo o meu potencial e meu propósito do porquê estou vivendo nesta Terra: cantar e fazer música. Estou voltando a isso e voltando à minha verdade pessoal”. 
O disco funciona muito bem, de forma coesa e que como sempre vai na contra mão da industria, Christina deixou claro que ama experimentar coisas novas e nessa era estava em busca de sua verdade.
O álbum é libertador e novamente uma reinvenção, visto mudança faz parte do charme de Aguilera, ousando com novas sonoridades, letras sinceras e a busca pelo desejo que a fez uma grande cantora que queria somente se expressar com a musica.


"Eu meio que sinto como se estivesse dormindo no volante e agindo no piloto automático nos ultimos anos, não cumprindo todo o meu potencial e meu propósito do porque estou vivendo nesta terra: Cantar e fazer música. Estou voltando a isso e voltando à minha verdade pessoal... Eu tive que voltar para o meu próprio corpo de artista e para minha real personalidade "


Christina Aguilera

0 comentários:

Postar um comentário