segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Christina Aguilera - Lotus

Lotus é o titulo do quinto álbum de estúdio de Christina Aguilera, lançado no dia 9 de novembro de 2012. Com musicas sobre amor, decepções, dança e sexo. A sua sonoridade inspirada no  pop, dance pop e baladas no piano.
Após o fracasso comercial do seu antecessor, muitas coisas aconteceram em sua vida, uma delas foi o fim de seu casamento. Nesse tempo colaborou com Marrom 5 em "Moves Like Jagger".
O disco foi inspirado nas experiências pessoais da cantora, como ser jurada do programa americano "The voice" e de seu divorcio. Aguilera conta que tudo isso foi um renascimento pra ela e se inspirou nas lutas pessoais.
Em entrevista comentou: "O culminar de tudo o que eu experimentei até este ponto, eu já passei por muita coisa desde o lançamento do meu último álbum, tendo tido um divórcio. Isso tudo é uma espécie de renascimento livre pra mim".
Christina descreveu essa fase com uma representação de uma flor inquebrável que sobrevive as mais duras condições e ainda prospera. A flor de lótus.
A capa foi definida pela cantora como “auto-expressão e de liberdade”, onde ela esta nua e com um cabelo longo e louro cobrindo seus mamilos, enquanto ao seu redor esta sombreada por uma lua branca, entende os braços e os lençóis que estavam a cobrindo caem e formam a flor.
Foram lançados dois singles: “Your Body” e “Just a Fool”.
Com um faixa a faixa vamos descobrir mais sobre Lotus:


Lotus

“Um canário renasce, ascendendo para a luz
Surge das mágoas, das dores, de pedaços quebrados
Emergência, batidas cardíacas aumentam
Levante-se, lotus, levante-se, é apenas o começo"

O disco começa com uma pequena introdução, que se parece um poema pela sua pureza e seriedade. A cantora usa o clico de vida da Flor-de-lótus, uma flor que floresce em qualquer condição climática, como referencia ao seu renascimento. Aguilera prova que este é um novo começo.

Army Of Me (Exercito de mim)

"Uma de mim é mais sabia
Uma de mim é mais forte
Uma de mim é uma lutadora
E cada vez que você tentar me derrubar você enfrentara um exercito de mim"

Cheia de atitude e com belos vocais, Christina fala sobre a superação de um fim de relacionamento, a cantora conta que esse termino a machucou tanto que a fez em “pedaços”, mas deu a volta por cima, se fortaleceu e esta mais sabia e forte. E usa uma simbologia de que cada “pedaço” representa um lado dela e se tentar derrubá-la enfrenta um exercito. A cantora definiu a canção como um “Fighter 2.0.

Red Hot Kinda Love (Esse amor vermelho quente)

"Oh baby estou queimando
Você tem aquele amor vermelho quente"

Apaixonada a cantora conta que esta queimando de paixão e realiza algumas tentativas de impressionar o homem que esta paquerando e que não vai voltar pra casa sem ele, a canção possui um ritmo animado e dançante, a letra maliciosa cheia de duplo sentido.

Make The World Move (Faça o mundo mexer)

“Se um sorriso pode apagar uma cara feia
Imagine o que dois podem fazer
E se uma voz pode mudar um coração
Imagine o que duas podem fazer"

Seguindo a linha mais animada da canção anterior, a letra fala sobre ao poder da união e do amor. Christina sugere que aumente o amor e diminua o ódio, mais sorrisos e diversão com uma letra bastante positiva. A faixa conta com a participação Cee Lo e sobre essa parceria comentou: Eu tinha que colaborar com o meu bom amigo. Havia uma parte para um potencial vocal masculino no refrão, e ouviu de imediato a voz de Cee Lo nele, a sua assinatura Cee Lo, e foi divertido colaborar com ele e tê-lo no meu disco e unir forças em conjunto".

Your Body (Seu corpo)

"Tudo que eu quero fazer é amar o seu corpo
Hoje é o seu dia de sorte, eu sei que você quer isso"


O primeiro single mostra um lado bem pervertido e promiscuo da cantora. Falando sobre o sexo casual, Aguileira deseja ter um caso de apenas uma noite com um desconhecido pra tirar um antigo amor da cabeça, sem necessidade de saber o seu nome só onde vai ser, pois ela esta desejando apenas o seu corpo, uma noite de sexo.  Existe um versão explicita intitulada "Fuck Your Body".


O Seu vídeo clipe é bem divertido, Aguilera interpreta uma mulher sedutora e confiante que conquista os rapazes e depois os mata. No inicio do vídeo aparece a mensagem de que nenhum homem foi machucado na gravação desse vídeo, mostrando o poder feminino. 

Let There Be Love (Que haja amor)

“Que haja amor, que haja amor
Aqui no, aqui no escuro
Me excitando, me excitando
Não vou resistir mais
Porque eu quero seu toque"

Animada e dançante, Aguilera fala novamente sobre sexo, sobre o amor e prazer na hora da relação sexual, pedindo ao seu parceiro pra fazer seus olhos virarem. 


Apesar de não ser single, a canção ganhou um vídeo. As cenas falando sobre a luta contra o preconceito, ao desrespeito e a homofobia, com a mensagem de espalhar o amor. As pessoas no vídeo fazem a "L" com a mão, pra simbolizar Love. Christina comentou sobre o video: "Por vezes posso estar mais quieta, mas quando tenho algo para dizer, cada palavra tem o seu significado. Decidi compartilhar os meus pensamentos convosco e dizer abertamente o que sinto. Obrigado por preencherem a minha alma com melodia e canção... letras e amor... e por me darem um lugar seguro onde me sinto confortada em ser corajosa o suficiente para abrir sempre meu coração e expressar o que vem de um lugar honesto e genuíno. Sejam corajosos o suficiente para serem alvo de conversas... Digam a vossa própria verdade... Como sempre, obrigado por me aceitarem como eu sou: Um ser humano, com defeitos e tudo".


Sing For Me (Canto por mim)

"Porque quando eu abro minha boca
Meu coração vem todo pra fora
Cada lagrima que quero derramar se satisfaz
Eu canto até nos momentos de glória"

Com o lançamento do seu antecessor o trabalho apesar de excelente foi taxado como um fracasso, devido as suas vendas e a pouca de divulgação, mas nessa canção fala sobre isso. Na letra Aguilera conta o que a musica e o canto representa em sua vida, como algo libertador, uma forma de expor seus sentimentos. E que não se importa com o que o mundo acha sobre sua musica, pois toda vez que abre sua boa tudo que sente fica exposta, somado aos vocais poderosos enche a musica de emoção, provando que realmente nasceu pra cantar.

Blank Page (Pagina em branco)

“Como posso apagar as decisões que tomei?
Como volto atrás? O que mais posso dizer?
Tudo o que sobra, nossos corações cheios de culpa..."

Uma balada melancólica, que reflete a culpa e os arrependimentos envolvidos em uma relação falida, Christina mostra seu lado mais frágil e se compara com uma pagina em branco, aguardando o seu amado lhe trazer a vida e a salvar.

Cease Fire (Cesar fogo)

“Jogue suas armas no chão
Eu estou ao seu lado
Então cesse o fogo
Cessar o fogo vai acabar com tudo isso"

Como um grito pela paz, fala sobre guerras, brigas, dores e magoas. Aguilera esta abrindo mão da razão, engolindo o próprio orgulho para essa guerra parar, trazendo a mensagem que dor e magoa não levam a nada. Segundo a cantora a inspiração pra essa musica foi o seu trabalho social de combate a fome. Em entrevista comentou: “Experimentar coisas que acontecem, devastação e sofrimento, as histórias que você ouve, mesmo fora do ‘a fome no mundo’ como um problema global, por isso ‘cessar-fogo’ tem um, surpreendente, bonito pista muito profunda".


Around The World (Ao redor do mundo)

“Quer ficar comigo no meu quarto?
Querido, sente aqui e aproveite o passeio
Essa noite vou te levar pra lugares que você nunca foi”

Aguilera convida o seu parceiro para durma com ela e então irá levá-lo a vários lugares, como uma viagem ao redor do mundo, citando vários países, prometendo um amor internacional nessa viagem em seu globo.

Circles (Círculos)

“Fica frio, eu tenho mais dinheiro do que eu possa contar
Eu vejo você super-odiando enquanto eu conto
Eu sugiro que você cresça, merda
Ou você pode girar em círculos"

Aqui está a resposta para os inimigos e pessoas que falam mal de Christina. A letra conta que enquanto falam dela, cada vez mais enriquece, irônica também fala que se eles não crescerem suas vidas vão continuar girando em círculos.

Best Of Me (Melhor de mim)

“Você não está cansada de atirar pedras?
Tentando me chutar quando eu estou mal?
Mas você nunca vai conseguir o melhor de mim"

Nessa faixa Christina fala sobre alguém que a causou muita dor, mas ainda com todo esse sentimento Aguilera conta que essa pessoa nunca mais vai conseguir o seu melhor, sem mostrando otimista dizendo vai dar a volta por cima, subir invicta, pois não vai deixar ser derrotada.

Just a Fool (Apenas uma tola)

“Esperei e esperei por tanto tempo
Por alguém que jamais voltará para casa
É culpa minha ter acreditado que você seria verdadeira
Sou apenas uma tola"


Com a participação de Blake Shelton, a canção chegou até ser anunciada como segundo single, mas infelizmente nunca ganhou um clipe. A letra fala sobre a dor de uma desilusão amorosa, como um dialogo entre os dois envolvidos, Aguilera sente apenas uma tola pelo seu ex-parceiro e luta para superar.

 A edição Deluxe ganhou mais três faixas inéditas e um remix de "Your Body":

Light up the Sky (Iluminar o céu)

“Nós somos as estrelas no céu
Nós iluminamos a escuridão, eu e você
Nós somos a faísca na noite
Nunca brilhamos tanto"

A primeira faixa da edição Deluxe fala sobre a força e superação de um relacionamento, como um amor que estava falido, mas agora brilha e ilumina o céu. E com tudo isso agora esse amor tem asas e pode voar e tudo os deixou mais forte.

Empty Words (Palavras Vazias)

“Então vá em frente e diga o que você tem a dizer
Você sabe que você está jogando palavras vazias no meu caminho
Porque você não vai me quebrar, você não vai me quebrar
Você não pode me derrubar"

A balada parece como uma continuação de “Best of Me”, Christina fala sobre alguém que a machucou, mas que agora superou e o que antes a machucava, hoje não machuca mais, pois percebeu que tudo precisa é da sua própria aprovação, que nunca mais ira feri-la e tudo que ele disser será apenas palavras vazias.

Shut Up (Cale a boca)

"Você tem algo contra mim querida?
Eu nunca me importei com as merdas que saem da sua boca...
Mas você poderia calar a boca por favor"

De um jeito descontraído e cheia de ironia o disco se encerra. Christina manda um lindo Fo***** pra todos que falam mal dela. A canção é cheia de palavrões, Aguilera pede que as pessoas irritantes que só sabem criticar, apenas calar a boca, beijar sua bunda e chupar sua ***. Um recadinho bem delicado para as inimigas.


Lotus marca um novo renascimento pessoal na vida de Christina, o disco pode ser até um pouco agridoce e difícil de ser entendido pela primeira vez, mas não deixa de ser um trabalho digno de uma artista como Aguilera.
O álbum tem muito mais que batidas sem letras ou hits sem sentido, possui conteúdo e expressa exatamente o que significa a musica “manifestar os afetos da alma mediante o som”.
Em geral o disco não foi tão bem recebido, mas ele tem muito mais de um de seus melhores trabalhos do que se imagina, estou falando de “Stripped”. Se observar os dois álbuns marca o renascimento da cantora, seja como artista ou mulher.
Em entrevista comentou sobre o trabalho: "Este álbum é uma celebração do novo "eu", e as flores de lótus representam o que eu estou vivendo. Elas são inquebráveis e resistem a condições climáticas diversas, e continua forte por muito tempo. Eu sempre quis escrever minhas próprias músicas, começando em Stripped, que me fez promover a força de inspirar as pessoas com a mensagem de meus álbuns. Isso quando eu tinha 21 anos, agora tenho 31 e eu tenho muito a dizer".
Nessa era não estava buscando notoriedade e fama, ela apenas quis ser verdadeira e nos presenteou com “Lotus” uma verdadeira carta aberta.


"Para o céu, eu me levanto, abro as minhas asas e passo a voar. Deixo o passado para trás e digo adeus para a criança assustada dentro de mim. Eu canto para me libertar e por amor, olho para o meu reflexo e aceito a mulher que me tornei, a lótus indestrutível que vive em mim agora eu dou liberdade"

Christina Aguilera

0 comentários:

Postar um comentário