terça-feira, 18 de outubro de 2016

Madonna - Rebel Heart

Rebel Heart é o titulo do décimo terceiro álbum de estúdio de Madonna, lançado em 6 de março de 2015, com musicas sobre amor, festas, desabafos, sexo e também sobre sua carreira. Sua sonoridade  pop com R&B, electropop, gospel e até reggae.
Após a conclusão da sua turnê a cantora deu inicio a produção de um novo trabalho e trabalhou com diversos produtores, compositores diferentes, divulgando imagens no instagram falando sobre o trabalho.
As musicas concentra-se em ouvir o coração e ser um rebelde. O titulo retrata as duas faces diferentes da cantora, um lado romântico e um lado mais rebelde.
O álbum é bem autoral e segundo Madonna foi como “escrever seu diário na frente de alguém e ler em voz alta”. O disco também traz elementos que fizeram da cantora um ícone pop durante três décadas.
No final de 2014 o álbum foi todo vazado ilegalmente na internet e a cantora disse que isso era um “estupro artístico”, o que levou adiar o lançamento do álbum. Em entrevista comentou sobre: "Obviamente há uma pessoa, ou um grupo de pessoas por trás disso, que estava me aterrorizando. Eu não quero soar alarmante, mas certamente que é como eu senti. Uma coisa é se alguém entra em sua casa e rouba um quadro de sua parede: isso também é uma violação, mas, seu trabalho, como artista, isso é devastador".
Três singles foram lançados para promover o álbum: “Living For Love”; “Ghosttown” e “Bitch I’m Madonna”. Também embarcou na “Rebel Heart Tour”. 
Com um faixa a faixa vamos saber mais sobre o “coração rebelde”:


Living For Love (Vivendo para o amor)

“Você me levou ao paraíso e me deixou cair
Agora que isso acabou vou continuar...
Você me levantou e me viu tropeçar
Depois dessa mágoa eu vou continuar vivendo para o amor"


O primeiro single e faixa de abertura fala sobre o fim de um relacionamento, mas não daquele jeito típico triste e melancólico, Madonna mostra superar todo esse ressentimento, seguindo em frente e dizendo que vai continuar “vivendo para o amor”, que ainda tem esperança de encontrar o amor. Neutralizando pensamentos negativos que cercam um termino. Em entrevista comentou: "É uma música separada, ninguém escreve sobre ter o coração partido e ser esperançoso e triunfante. Então pensei como pode fazer isso, não queria compartilhar o sentimento de ser uma vitima, esse cenario me devastou, mas me deixou mais forte".


No vídeo Madonna interpreta toureira, lutando contra vários homens com chifres, representando os pensamentos negativos que cercam a mente de alguém quando passa por uma decepção amorosa, a cantora luta bravamente e ao final aparece triunfante e vencedora. Inspirado no trabalho de Francis Bacon.

Devil Pray (Reza do diabo)

“E nós podemos usar drogas
E podemos fumar maconha
E nós podemos beber uísque
Sim nós podemos ficar bem loco"

Após as polemicas com drogas envolvendo o disco anterior essa canção fala sobre alguém que se sente atraído por narcóticos e pede a salvação de seus abusos com drogas, com alusões a Maria e Lucifer. Para se livrar do vicio de drogas, desejando a salvação pede para que “salve a sua alma”. Sobre a música comentou: "Essa é a ilusão das drogas, de que você esta perto de Deus, mas elas acaba te matando".

Ghosttown (Cidade Fantasma)

“Quando tudo cair, quando tudo desmoronar
Eu vou ser a chama quando as luzes se apagarem
Quando não houver ninguém
Vamos ser duas almas em uma cidade fantasma"


O segundo single faz uma alusão a cidade destruída após o “apocalipse” e a única maneira dos sobreviventes recomeçarem e reconstruírem suas vidas é com o amor. Madonna se declara ao seu parceiro prometendo sempre ficar ao seu lado e ser tudo que ele precisar e assim vão superar qualquer coisa. Trazendo como tema a importância da unidade entre as pessoas. "Essa música é uma especie de olhar para o mundo de uma maneira, vendo o mundo colapsar em torno de nós por falta de uma palavra melhor, e ao fim do dia se ficarmos longe de todas as conveniências modernas, tudo que teremos é um ao outro".


O vídeo mostra Madonna em um cenário apocalíptico, no qual ela encontra com outro sobrevivente e um menino, eles se juntam e partem os três para recomeçarem suas vidas. Em entrevista comentou sobre a inspiração: Então, este é sobre a cidade após o armageddon. A cidade queimada, os edifícios em ruínas, a fumaça que ainda persiste após o incêndio. Como pegamos as peças e vamos daqui? Tipo dramático. Mas não totalmente impossível nesta fase do jogo ... E todos nós estaremos em nossa versão de um 'Ghosttown'', e no final do dia, tudo o que temos que fazer é ter um ao outro. Então isso é realmente o que essa música é sobre”.


Unapologetic Bitch (Vadia sem remorso)

“Pode soar como eu sou uma vadia sem remorso
Mas às vezes você sabe, eu tenho que dizer como as coisas são"

Após finalmente ter superado do fim de um romance, Madonna quer se divertir, sair com seus amigos e que isso pode até aparecer que ela é uma “vadia sem remorso”, mas que ela esta bem melhor sozinha e ao final ainda manda seu ex-parceiro ir se fud**. A faixa é um reggae pop que segundo ela fala sob encontrar a força interior após uma separação.

Illuminati

“O olho que tudo vê está assistindo esta noite
Nada a esconder, segredos por dentro
É como se todo mundo nessa festa, brilhasse como illuminati"

A inspiração para canção surgiu dos vários comentários de que a cantora pertencia aos illuminatis, segundo Madonna ela queria escrever uma canção dizendo o que eles são e o que não são, então fala sobre as teorias da conspiração illuminati. Durante a canção cita vários nomes de celebridades, desde cantores, lideres religioso e até o presidente do EUA. Falando referencia também a magia negra, piramides do Egito, entre outros símbolos. 

Bitch I’m Madonna (Vadia eu sou a Madonna)

“Vamos até o fim ou voltamos para casa
Vamos fazer isso a noite toda
Vamos enlouquecer se você quiser
Vadia, eu sou a Madonna"



O terceiro single possui uma batida eletrônica única que deixa qualquer um “viciado”, a canção conta com a participação de Nicki Minaji. A letra fala sobre curtir a noite, fazer muita bagunça e aprontar as mais diversas loucuras, a cantora conta que ela pode fazer o que quiser, pois “vadia, ela é a Madonna”.Em seu disco anterior as cantoras também trabalharam juntas e Madonna comenta sobre a escolha de novamente fazer essa parceria. Sempre que trabalhamos juntos ela sempre senta comigo e ouve a música, e diz 'me diga o que essa música é para você'. Ela é muito metódica em seu pensamento. Falamos sobre isso, ela escreve palavras que eu digo descrevendo o que a música é sobre e o sentimento que eu gostaria que ela sair lá, e então ela vai embora e ela trabalha nisso. Ela escreve, ela volta. Ela faz uma versão dele, nós falamos sobre isso. É um ida e volta até que ela acerta. É uma colaboração total”. 


O vídeo clipe mostra Madonna em uma louca festa, se divertindo e aprontando var, com a participação de Beyonce, Katy Perry, Miley Cyrus, Kenye West, Rita Ora e Nicki Minaji. As filmagens ocorreram no Standard Hotel em Nova York.

Hold Tight (Segure firme)

“Segure firme, contanto que esteja do meu lado
Segure firme, tudo ficará bem
Só o amor, só o amor essa noite
Vamos amar nossos corpos tão vivos"

Falando sobre o companheirismo, Madonna conta que o amor é tudo que temos para passar pelos momentos difíceis, a ajuda da pessoa amada ser essencial. A letra traz uma mensagem de sustentar ao outro e ser forte, segurar firme a mão do parceiro em tempos difíceis, sempre com uma mensagem positiva.

Joan Of Arc

“Eu não posso ser super-herói agora
Mesmo corações feitos de aço podem quebrar
Eu não sou Joan of Arc, eu sou humana"

Mostrando seu lado mais frágil, Madonna usa “Joana d’Arc”, uma heroína da França, conhecida por ajudar o seu país a vencer a guerra dos cem anos, pra contar que até as pessoas que tem “corações feitos de aço” podem se quebrar. Segundo a cantora o ar de autoconfiança de alguém pode ser apenas um escudo para esconder suas inseguranças. Com mais voz e violão a musica traz como destaque aos vocais suaves da cantora.

Iconic (Icônico)

“Há outra parte de você que ninguém vê
Há um fogo ardente que está embaixo
Baby você não sabe que nasceu destinado a ser
Nasceu para ser um Iconic"

Com a participação de Chance The Rapper e Mike Tyson a letra é incentivo para as pessoas tomarem o controle de sua vida, não se conforma, tomar uma atitude e ir em busca do que sempre desejou, Madonna aconselha o seu ouvinte a nunca desistir de seus sonhos pois você nasceu pra um iconic. “Diga-me que eu sou bom e eu serei grande, diga-me que eu tenho que lutar e eu não posso esperar, de asas abertas, uma borboleta que ferroa, vou subir porque é o meu destino”.

Heartbreakcity (Cidade dos corações partidos)

“Agora eu estou no meio da cidade dos corações partidos
Porque estou no meio de um mundo não tão bonito
Você nunca conseguiu o melhor de mim
E não vai conseguir o resto de mim
Porque eu estou na cidade dos corações partidos"

Uma balada de piano que conta a historia de um romance que chegou ao fim, pois o seu parceiro preferiu a liberdade. Madonna revela que o seu ex só queria alguns minutos de fama, após conseguir partiu o seu coração e ainda teve a audácia de dizer que talvez eles pudessem ser amigos. Cantada em tom de rancor, a cantora amaldiçoa o dia em que eles se conheceram, pois agora ela se encontra na cidade dos corações partidos. 

Body Shop

"Você pode polir os faróis
Você pode suavizar a fenda
Você pode começar a ignição...
Eu ouço você trabalhar na oficina"

Da mesma forma que um carro precisa de manutenção e se necessário de reparos constantes para continuar a rodar, assim é o amor segundo Madonna, para se manter “vivo”. O titulo faz referencia a uma oficina para concerto de funilaria. 


Holy Water (Água benta)

“Baby, você deve ir lá embaixo
E beber meu precioso álcool
Você parece tão sedento, eu acho que você precisa"

Voltando a explorar o seu lado ousado e depravado, agora falando sobre sexo oral e sugere para que o seu parceiro experimente. Tratando sua vagina como algo “sagrado’ que segundo ela tem gosta de “água benta” e que pode se saciar. Essa mulher é safada meus queridos!

Inside Oud (De dentro pra fora)

“Eu quero saber tudo sobre você
Você e tão lindo quando esta triste
Deixe suas barreiras caírem
Deixe eu te amar de dentro para fora"

O seu parceiro se sente triste e decepcionado, então Madonna começa a se insinuar e conta que quer consolá-lo com sexo, conhecendo-o “dentro pra fora”, além de relações sexuais procura achar um jeito de distrai-lo. Em certos momentos a cantora fala sussurrando, pedindo para que ele a deixe amá-lo. 

Wash All Over Me (Lava-me por inteiro)

“A vida é como um deserto
Um oásis para me confundir
Então eu ando neste fio de navalha
Será que vou ficar ou vou cair?"

Refletindo sobre o mundo e suas constantes mudanças, desgostos e aceitações, Madonna fala sobre suas tristezas, superficialidades e ilusões, se sentindo uma estranha. A letra cheia de metáforas trata a vida como um “deserto” e o fim dela como uma “chuva”, pedindo para lavá-la por inteira. 


Best Night (Melhor noite)

"Perca seu autocontrole podemos ser selvagens
Mostrarei o que é estar vivo
Eu vou fazer dessa noite a melhor de sua vida"

Cheia de confiança e desejos, Madonna pede ao seu parceiro que a chame de “M”. Começando a se insinuar prometendo que vai fazê-lo se sentir vivo, garantindo fazer daquela noite inesquecível, a melhor da sua vida. Com a proposta de aproveitar o momento sem pensar em mais nada.

Veni Vidi VicI (Vim, Vi e Venci)

"Eu fui constante como uma estrela do norte
Eu tinha um fogo que arde em meu coração
Eu nunca desisti lutando no escuro
 Eu vim, Eu vi e Eu venci"

Já na estrada por mais de 30 anos Madonna se sente uma vencedora por chegar aonde chegou. E nessa canção fala sobre toda sua trajetória, desde sua infância, as dificuldades que teve no inicio de sua carreira, sobre seus altos e baixos que vivenciou. Na letra é feita referencia ao titulo de alguns grandes sucessos de sua carreira. Com a participação de “Nas” a cantora afirma que “Vi,vim e venci”.

S.E.X (S.E.X.O)

“Você tem uma atitude ruim
Eu gosto de rebolar em você
E quando eu deixar você colocar em mim
É melhor você me dar o que eu quero baby"

Sexo nunca foi um tabu pra rainha do pop e nessa faixa fala explicitamente sobre seus desejos mais pervertidos com seu parceiro, com referencias as posições sexuais, sugerindo que ele segure forte em seu cabelo e que tenham relações até a cama quebrar. Cheio de sussurros e gemidos.

Missiah

“Eu acenderei uma vela aqui no escuro
Fazendo meu caminho para o seu coração
Eu lançarei um feitiço que você não pode desfazer
Até que acorde e ache que você me ama também"

Uma balada dramática, sombria e cheia de melancolia, Madonna se compara como algo a escuridão, como a “lua”, porém sem luz própria e o seu amado como o “sol”. A cantora conta que vai lançar um feitiço sobre ele e assim irá amá-la

Rebel Heart (Coração Rebelde)

“Então eu peguei a estrada menos percorrida e por pouco sai viva dela
Em meio à escuridão, de alguma forma, eu sobrevivi
Um amor difícil, eu sabia desde o início
No fundo, nas profundezas do meu coração rebelde"

Uma linda canção cheia de violões e com belos vocais. A letra conta a historia da cantora e sua trajetória, sua infância e suas dificuldades em ser aceita pelo seu pai, de não ser como as outras meninas e as criticas que recebeu, até finalmente se aceitou, superou o passado e caminhou pela “estrada menos percorrida”, mesmo sabendo em seu “coração rebelde” que não seria fácil, mas se tornou uma sobrevivente.

O disco além da versão Deluxe ganhou uma versão Super Deluxe  composta por dois discos, mais cinco musicas inéditas e uma nova capa:


Beautiful Scars (Lindas Cicatrizes)

“Acho que esta me confundindo com outra pessoa
Eu nunca pedirei desculpas por ser eu mesma
Me leve com todas minhas lindas cicatrizes”

A primeira faixa da versão Super Deluxe. Madonna fala sobre suas falhas e imperfeições, mesmo que tentem mudá-la é impossível, seria como um tiro no escuro. Ela conta que nunca irá se desculpar por ser ela mesma, pois quem quiser amá-la tem que aceita-la com suas lindas cicatrizes.

Borrowed Time (Tempo Emprestado)

"Estamos aqui somente para amar
Como se não houvesse amanhã
Vamos viver cada momento como se o nosso tempo fosse emprestado"

Refletindo a situação do mundo atual, conflitos sociais, raciais e religiosos, a letra da canção é um grito a liberdade de expressão. A cantora conta que estamos aqui somente para amar e não devemos se importar com as diferenças, com a fé do outro ou orientação sexual, pois nada disso importa, devemos amar como se o nosso tempo fosse emprestado, sem se importa quem ta certo ou errado. Questionando se vale a pena morrer por essa guerra. Um verdadeiro hino que nos faz refletir sobre o sentido da vida e amor ao próximo. 

Addicted (The One That Got Away) (Viciado - Aquele que partiu)

“Você foi o único que quebrou meu coração
Você ia ser aquele que rasgou em pedaços
Faça-me cair de joelhos e começar a rezar
Você foi o único que se manteve afastado"

Cheia de saudosismo Madonna se recorda de alguém que foi embora e partiu o seu coração, mas que ela se sente viciada nessa pessoa sem conseguir esquecê-lo. Na letra o compara com um fruto doce e amargo, contando que ele foi o único que se manteve afastado.

Graffit Heart (Coração Grafite)

“O amor é uma pinta e pintura é arte
Mostra-me o teu coração grafitado”

Encerrando o disco a cantora fala do poder da arte e a liberdade. Em entrevista a cantora descreveu a canção “uma carta de amor a galope para a criatividade”.


Rebel Heart é um verdadeiro retrocesso a carreira de Madonna, em que abre seu coração e mostra todo seu lado rebelde, sensual, ousado e depravado, mas também seu lado sensível, frágil e honesto.
Já com mais de 30 anos de carreira, cheia de autos e baixos, prova que criatividade não tem prazo de validade como dito por ela e nos presenteia com um trabalho cheio de qualidade, ótimas musicas e reivent novamente o seu som. Como um verdadeiro dever cumprido.
Em entrevista a cantora comentou: “Eu sou humana e gostaria de chegar num ponto onde nada pudesse me abalar”.  
A verdadeira face da rainha do pop é mostrada nas canções, uma mulher guerreira que enfrentou as mais diversas critica e polemica, com a alma vulnerável. Madonna é uma sobrevivente.
O disco é um resumo de sua bela carreira, mesmo depois de tanto tempo na estrada ainda consegue ser atual e nunca se apagar. Retratando todas suas personalidades no decorrer do tempo.


Há muitas lembranças neste álbum. Eu venho fazendo o que faço por mais de 3 décadas, então por vários motivos eu me sinto como uma sobrevivente. Eu vejo que muitos colegas, amigos e pessoas com as quais colaborei não estão mais conosco. Isso me fez fazer uma pausa. Eu disse ‘Nossa, eu não posso acreditar que eu fiz isso até aqui’. Isso foi um catalisador pra mim. Há um olhar pro passado aqui, algo que fui perdendo no início da minha carreira quando eu era cercada por outras artitas – não artistas músicas, mas artistas-artistas – como Keith Haring e Basquiat e Warhol. Era um tempo na qual o pop era mais ingênuo e livre.”

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário