terça-feira, 11 de outubro de 2016

Madonna - MDNA

MDNA é o titulo do décimo segundo álbum de estúdio de Madonna, lançado em 23 de março de 2012. Com musicas sobre diversão, vingança, drogas, sexo e decepções amorosas. Sua sonoridade mistura pop, dance com EDM.
Apos três longos anos sem lançar nenhum tipo de material é o grande retorno da cantora, também o primeiro na nova gravadora.
Nesse período a cantora adotou seus dois filhos “Mercy James” e “David”. Anunciou o lançamento de sua turnê e disco depois da apresentação no Super Bowl.
Apos o fim dos trabalhos em "W.E", filme roteirizado e dirigido por ela, começou a desenvolver o disco e em entrevista comentou: "As gravações dessas musicas foi algo que rapidamente tornou-se muito natural e eu acho que realmente nos ajudou a criar algo interessante"
Segundo Madonna o titulo foi ideia de "M.I.A" e além de uma abreviação do seu nome como "DNA de Madonna" ou um trocadilho com a droga "MDMA" que "prevê os sentimentos eufóricos do amor. 
Em entrevista comentou sobre as faixas: “Eu sinto que todas as músicas no rádio atualmente têm uma qualidade homogeneizada a elas. Eu fiz um esforço enorme para tentar não soar como todo mundo. A música que eu fiz com William é bastante introspectiva, enquanto [que a que eu fiz com] Martin é mais irônica, engraçada e alegre. Há um jeito meio animado nela e um aspecto muito divertido nas faixas”.
Três singles foram lançado para promover o disco: "Give Me All Your Luvin"; "Girl Gone Wild" e "Turn Up the Radio". Também saiu na "The MDNA Tour".
O disco divide opiniões dos fãs, amado e odiado com seus pontos altos e baixos, vamos com um faixa a faixa:


Girl Gone Wild (Garota descontrolada)

“As garotas, elas só querem se divertir um pouco
Ficarem quentes como uma arma fumegante
Na pista de dança até a luz do dia chegar
As garotas, elas só querem se divertir um pouco”


O disco começa com o segundo single, a canção se inicia com uma fala de “Act Of Contrition”, no qual a cantora pede a Deus que perdoe os seus pecados, pois quer ser uma boa garota. Já a letra da musica fala sobre uma garota que perdeu suas inibições e ficou descontrolada, celebrando sua vida na pista de dança. Com um ritmo dançante e uma batida eletrônica é uma ótima forma de iniciar o álbum.


O vídeo para canção é todo preto e branco, nas cenas Madonna dança com seus dançarinos do grupo “Kazaky”, homens malhados, sem camisa e de salto alto. Em alguns momentos mostra a cantora algemada, uma orgia em que ela é acariciada por seus dançarinos e ao final a cantora chora.

Gang Bang

“Bang bang, te matei com um tiro
Atirei na cabeça do meu amante
Bang bang, te matei com um tiro
E não me arrependo”

De forma agressiva e violenta Madonna fala sobre uma mulher com sede de vingança. O seu amante a deixou e desesperada vai até ele e o mata com um tiro na cabeça, sem sentir remorso algum. A musica possui sons de tiro, motos e sirene. Alguns momentos a cantora sussurra com uma batida pesada trazendo o mesmo ambiente da letra. O titulo também controverso faz referencia a uma pratica sexual em que alguém tem relações sexuais com varias pessoas em curto espaço de tempo. Foi inspirado no diretor “Quentin Tarantino”.



O vídeo foi tirado de uma performance da canção durante a “MDNA Tour”. A cantora faz uso de armas e violência, em entrevista comentou: "Eu não dou a mínima para a violência ou o uso de armas. Em vez disso, eles são símbolos de querer parecer fortes e querer encontrar uma maneira de parar os sentimentos que eu acho prejudiciais ou prejudiciais.No meu caso eu quero parar as mentiras e hipocrisia da igreja, a intolerância de muitas culturas e sociedades de espírito estreito Experimentei durante toda a minha vida e, em alguns casos, a dor que senti por ter o meu coração partido".

I'm Addicted (Sou viciada)

“Parece uma droga
Não consigo me satisfazer
E cai como uma luva
Sou viciada no seu amor”

Apaixonada e encantada Madonna conta que os efeitos do seu amado sobre ela é como o de uma droga, que a deixa viciada e sempre querendo mais. Usando o trocadilho do titulo do disco com a droga “MDMA”, em um dos versos diz: “Agora que seu nome bombeia como o sangue nas minhas veias, pulsa pelo meu corpo, coloca minha mente em ignição, é como o MDNA e esta tudo bem”.

Turn Up the Radio (Aumente o radio)

“Aumente o rádio
Não me pergunte para onde quero ir
Temos de aumentar o rádio”


O quarto single é uma musica cheia de energia, com uma ótima batida. A letra fala sobre o escapismo, Madonna conta ao seu ouvinte que quando tudo der errado o melhor é aumentar o radio, deixar a musica te levar para onde quiser e fugir das realidades da vida. Sua mensagem é simples e muito eficaz. 


O vídeo clipe mostra Madonna fugindo dos paparazzis na parte de trás de um conversível, viajando por toda cidade enquanto reúne algumas pessoas que encontra pelo caminho, em sua maioria homens para uma festa no carro. Ao final seu motorista diz: "A festa acabou, agora apertem o assento - cinto, cadela!".

Give Me All Your Luvin’ (Me todo o seu amor)

“Não jogue o jogo estúpido
Porque eu sou um tipo diferente de garota
Todos os discos soam iguais
Você tem que entrar no meu mundo”


Primeiro single conta com a participação de M.I.A e Nicki Minaj. A canção começa com um tema semelhante a lideres de torcida, se referindo ao amor a Madonna. De forma animada a cantora sugere que o seu parceiro lhe entregue todo o seu amor. Alguns fãs acreditam que a música seria uma indireta para todas as novas artistas que copiavam as muitas formas da cantora e que seria um pedido aos fãs dar “todo o seu amor” a ela.


O vídeo da canção as cantoras como lideres de torcida e os jogadores de futebol se rendendo a Madonna fazendo tudo por ela. No inicio aparece a seguinte mensagem: “Os fãs podem torná-lo famoso, um contrato pode torná-lo rico, a imprensa pode torná-lo um superstar, mas só amor pode fazer você um jogador".

Some Girls (Algumas garotas)

“Algumas meninas não são como eu
eu sou tudo que você sempre sonhou
eu tenho você implorando baby, por favor

Nessa faixa Madonna fala a diferenças entre algumas garotas, aquelas que são mais independentes, gostam de curtir e aquelas mais tímidas, recatadas e do lar. A cantora conta que algumas delas não são como ela, pois ela é tudo que o seu parceiro sempre sonhou.

Superstar (Super estrela)

“Oh la la, você é meu superstar
Oh la la amor, do jeito que você é"


Lançado como single promocional, a letra remete a paixão da cantora por um rapaz, o comparando com homens famosos, como John Travolta, Abraham Lincoln, entre outros e afirma ser seu maior fã, irremediavelmente atraída por ele. Durante a passagem de sua turnê no Brasil, o jornal brasileiro Folha de S. Paulo fez um promoção e a capa do single foi escolhida por Madonna e feita por uma brasileira.

I Don’t Give A (Eu não dou a mínima)

“Eu ficarei ok
Não me importo com o que as pessoas dizem
Eu ficarei bem
Vou viver rapidamente e da maneira certa”

Recém separada de “Guy Ritchie” no qual foi casada por oito anos, Madonna fala sobre sua vida após o divorcio, suas obrigações do cotidiano e como é atarefado, rápido assim como o ritmo da musica, mas a cantora garante que ficará bem. A letra também faz referencia a tudo que aconteceu em sua vida no período que antecede o disco. A canção conta a participação de Nicki  Minaj.

I’m Sinner (Eu sou uma pecadora)

“Eu sou uma pecadora, sou uma pecadora
Eu sou uma pecadora, eu gosto de ser assim”

Madonna se assume uma pecadora e afirma que gosta de ser do jeito que é, ainda diz que todos querem ser assim. Na letra também faz referencias a diversos santos, inclusive reza “ave Maria”.

Love Spent (Amor gasto)

“Me abrace igual abraça seu dinheiro
Me diga que você me quer
Gaste seu amor comigo”

Até que ponto o dinheiro pode influenciar em uma relação, novamente falando da sua separação que foi uma das mais caras da indústria. Madonna conta que o seu ex-marido a enganou para ter o seu dinheiro, o chamando de avarento. A cantora conta que todo esse “amor fingido” não foi muito barato e toda essa riqueza subiu para sua cabeça.

Masterpiece (Obra prima)

“Eu paro em frente a uma obra de arte
E não consigo dizer porque machuca tanto
Estar apaixonada por uma obra prima”


Escrita para trilha sonora de “W.E” foi lançado como single promocional do álbum e foi ganhadora de um globo de ouro como melhor canção original. Uma balada que segundo Madonna fala sobre o drama de uma mulher que se apaixonou por uma coisa “Intocável”, o tratando como uma obra arte em que ela somente sonha com ele, mas não pode tê-lo. A cantora não tinha nenhuma intenção de fazer uma musica para o filme e em entrevista comentou: “Eu terminei o filme e comecei a fazer meu disco e, de alguma forma, magicamente e miraculosamente a canção surgiu”.

Falling Free (Queda Livre)

“Profundos e puros, nossos corações se alinham
E então estou livre
Me desapego da necessidade de saber
Então ambos estamos livre pra ir embora”

Uma balada que lembra muito o álbum “Ray Of Light”. A letra fala sobre um amor tão puro que chegou ao fim, Madonna conta que se sente como se caísse em queda livre e deseja que eles possam recomeçar o amor.

A versão Deluxe do álbum ganhou uma nova capa e também mais quatro canções inéditas:


Beautiful Kiler (Belo Assassino)

“Você pode chamar meu nome e eu estarei por perto
Talvez eu deixe você atirar em mim
Pois você é um belo assassino
Com um belo rosto"

A primeira faixa da versão Deluxe, cheia de metáforas de amor entre assassino e vitima. Madonna conta que o seu parceiro é um “Lindo assassino”, ela se encanta com suas habilidades e conta que talvez deixe ele atirar nela, pois ele tem um bolo rosto, prometendo amá-lo pra sempre.

I Fucked Up (Estraguei tudo)

“Desculpe-me
Não tenho medo de dizer
Gostaria de poder voltar atrás, mas não posso”

Cheia de arrependimentos Madonna assume a culpa da decadência de um amor, ela sente vontade de voltar ao tempo e recuperar aquele amor que a fazia tão bem, recordando dos diversos planos que tinham, acreditando que eles eram “indestrutíveis”, dos conselhos das pessoas, mas mesmo assim estragou tudo.

B-Day Song (Canção de aniversario)

“E a batida continua
eu sou uma menina feliz
É a minha canção de aniversário
No meu mundo feliz"

Com a participação de M.I.A, Madonna canta sobre a chegada de seu aniversario, de como comemora essa data especial e convida os seus ouvintes pra curtir essa festa. Claro que cheia de metáforas e duplo sentido como “lamber o glacê do bolo” ou “me de uma palmada”.

Best Friend (Melhor amigo)

“É tão triste que tenha chegado ao fim
Eu perdi meu grande melhor amigo
Não vou dizer que não foi nada
E eu não quero fingir"

Encerrando o disco falando sobre a perda do seu ex-marido e contando que ele era o seu melhor amigo, recordando alguns momentos íntimos do casal, confessando que sente saudade e ao final reconhece alguns erros que levaram ao fim.


Todos os discos de Madonna refletem muito o momento em que estava vivendo e esse não é diferente. Cheio de sentimentos conturbados. 
Após uma longa pausa e viver o seu segundo divorcio, a cantora fala sobre seus arrependimentos e sentimentos sobre o fim desse casamento. Também encontra um cenário pop bem diferente de quando lançou seu ultimo disco, muitos artistas novos surgiram nesse tempo, mas mesmo assim nenhuma pode roubar sua coroa.
Comparado a outros grandes lançamentos esse novo trabalho é consideravelmente “frio”, o excesso de auto-tune e algumas letras supérfluas tiraram todo o brilho. MDNA é como um misto de sentimentos que não foram bem executados como os seus antecessores. Um disco bem acido e até agressivo.  
Mas Madonna provou que não precisa se esforçar muito pra provar que seu talento nunca envelhecerá.


“É incrível estar de volta á musica. Eu gosto da intimidade de um estúdio de gravação e escrita. Eu uso uma parte diferente do meu cérebro quando escrevo uma canção e outra quando dirijo um filme. Eu amo os dois, mas foi ótimo ter a simplicidade de compor apos três anos escrevendo um roteiro. Apenas sentar, tocar meu violão e contar uma canção, eu quase chorei

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário