sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Katy Perry - PRISM

Prism é o titulo do terceiro álbum de estúdio de Katy Perry, lançado no dia 17 de outubro de 2013, as musicas falam sobre amor, decepções, relacionamentos e autocapacitação. Sua sonoridade inspirada no pop, dance pop e hip hop.
Após o grande sucesso do seu antecessor, a cantora procurava uma nova direção, pois achava bobagem repetir a mesma formula.
O período que antecede o disco foi marcado pela separação de Perry com o ator e comediante Russell Brand, que pediu o divorcio por mensagem enquanto estava em turnê, fato que inspirou varias das canções e em entrevista comentou: "Era inevitável, depois do que eu passei, agora você vai descobrir outra parte de mim". Katy definiu o álbum como "esquizofrênico" e que todo o seu conteúdo foi fruto de autorreflexão.
O novo trabalho visa mostrar novas faces da cantora, soando de forma mais madura que seu antecessor sem perder a sua identidade única.
Segundo a mesma seu desejo inicial era fazer um disco menos alegre e mais obscuro, mas que ao finalizar percebeu que na verdade ele estava cheio de vida e por isso o intitulou de "Prism".
Cinco singles foram lançados: "Roar"; "Unconditionally"; "Dark Horse"; "Birthday" e "This Is How We Do". Para promover o disco embarcou na "Prismatic World tour". 
Com uma faixa a faixa vamos conhecer a era "Prisma" de Katy Perry:


Roar (Rugir)

“Eu tenho o olho do tigre,
De uma lutadora dançando no fogo
Porque sou uma campeã 
E você vai me ouvir rugir"


O primeiro single é um hino de auto-descoberta. Já cansada do seu parceiro que sempre a deixava pra baixo e reduzia o seu valor, Katy toma uma atitude e descobre ter o poder de escolha, decidindo não viver assim. Agora ele não poderá mais fazer isso, porque a cantora encontrou o seu valor e a ouvirá rugir como um tigre. Em entrevista comentou sobre a inspiração para compor a faixa: "Eu compus isto porque já estava cansada de guardar todos estes sentimentos dentro e não falar por mim mesma, o que causou um grande ressentimento. Obviamente, eu venho fazendo bastante terapia desde o meu último disco e sobre isso do que se trata”.


No vídeo gravado para canção Katy e o seu namorado folgado e egocêntrico ficam perdidos em uma selva, até um tigre o ataca-lo, mas Perry mostra ser uma mulher de fibra, sobrevivendo sozinha e se tornando a rainha da floresta. Ao fim encontra com o mesmo tigre e mostra pra ele como é que se rugi. 


Legendary Lovers (Amantes legendários)

“Leva-me até o rio
Sob o sol laranja intenso
Diga o meu nome como uma escritura
Mantenha meu coração batendo como um tambor”

Girando em torno da filosofia oriental e com um conteúdo sexualmente sugestivo, Katy fala sobre uma eterna paixão, com referencias a personagens fictícios de figuras históricas como Cleopata e Julieta, usando conceitos de infinidade e carma, sugerindo que ela e o seu parceiro sejam amantes legendários. 

Birthday (Aniversário)

“Mas quando você esta comigo
Vou te dar um gostinho
Vou fazer isso 
Como se o seu aniversario fosse todos os dias"


Quarto single é cheio de duplo sentido, que faz parecer uma canção boba e até infantil, mas Katy usa um trocadilho da comemoração de aniversario para fazer insinuações sexuais ao seu parceiro, prometendo satisfazê-lo todos os dias, pois o seu presente de aniversario é ela. "Sei que você gosta bem docinho, então, você pode ter o seu bolo, vou te dar algo bom para comemorar".


Para o vídeo clipe Perry fez algo tanto quanto inusitado. A cantora interpretou cinco personagens e foi a cinco festas como animadora e então cria as mais diversas confusões até as pessoas saber de quem se tratava. Um dos mais divertidos videos musicais e segundo a mesma o mais insano até hoje. 

Walking On Air (Nos ares)

“Quando eu acho que não consigo mais aguentar
Vamos mais fundo e mais além do que antes
Vamos mais alto e mais alto
Eu sinto como se já estivesse lá"


Lançado como single promocional é uma canção dance, nela Perry fala sobre um amor tão forte capaz de fazer o próprio céu sentir ciúmes deles. Cheia de insinuações sexuais, a cantora conta que seu parceiro faz com que ela fique nos ares, pois ele realmente a satisfaz e se sente em êxtase. Explorando o erotismo, em entrevista a cantora revelou que a inspiração foi o som da década de 90.

Unconditionally (Incondicionalmente)

“Vou te amar incondicionalmente
Não há medo agora
Liberte-se e seja livre"


O segundo single fala sobre um amor incondicional, ou seja que não depende das condições, ela o ama em qualquer circunstancia. Katy se compromete amar alguém, aceitando-o com todas as suas imperfeições e fazer qualquer coisa por ele. Em entrevista comentou sobre a musica: "Essa letra ensina-te a não ser tão auto-consciente, você não tem o que temer, porque todos tem seus defeitos. Ninguém nasce livre de problemas. Todos tem suas imperfeições e você nunca será perfeito, e aceitar e compreender isso, especialmente em um relacionamento, abre espaço para um amor verdadeiro e genuíno"


Inspirado no filme "ligações perigosas", o clipe para canção segundo Perry foi combinado ao tom da musica, explicando que queria estar em um mundo misterioso, elegante e sofisticado.

Dark Horse (Cavalo Negro)

“Então, você quer brincar com magia?
Garoto, você deveria saber com o que esta lidando
Amor, você se atreve a fazer isso? 
Porque estou indo até você como um cavalo negro"


O terceiro single tem como tema magia negra e conta com a participação de Juicy J. Segundo Perry a letra foi feita da perspectiva de uma bruxa, que adverte o seu parceiro que se ele se apaixonar, pode ter certeza que ela será sua ultima paixão, pois depois de se entregar não vai ter mais volta. Esse homem que não fique esperto não.


O vídeo para canção tem como tema o antigo Egito e Katy interpreta Cleopata, que recebe alguns pretendentes trazendo seus presentes para conquistá-la. As cenas são cheias de simbologias envolvendo o conceito e a cantora chegou até ser acusada de blasfêmia por grupos de religiosos.

This Is How We Do (Assim que nós fazemos)

“É assim que nós fazemos
Sim relaxamos, descontraímos
Somos cativantes, fazemos tipo assim"


Quinto e ultimo single é uma canção descontraída com uma batida dançante. Katy fala sobre sua rotina e pontos de encontros com amigos, onde eles se divertem e querendo apenas relaxar. Com varias referências a produtos burgueses, segundo ela é uma musica de ostentação e curtição.


O vídeo gravado para o single mistura a realidade com animação, super colorido e com animações de comida, vários cenários e também diversos estilos de Katy Perry, o deixando divertido assim como o que propõe a canção. As cenas foram inspiradas no movimento "pop art" da década de 60.


International Smile (Sorriso Internacional)

“Essa garota é uma viagem, uma passagem de ida
Leva você para as alturas
Porque ela tem aquele sorriso internacional" 

Uma garota desejada por todos os garotos, com um sorriso internacional, é dessa garota que Katy fala nessa canção, aquela que tem vários estilos e facetas, fazendo quem esta com ela sentir grande prazer pela sua companhia. Como um sonho surgiu na vida do seu amado, cheia estilo e carisma.

Ghost (Fantasma)

“E agora você é apenas um fantasma
Quando olho para trás nunca saberia
Que você poderia ser tão frio"

O amor acabou e um relacionamento chegou ao fim, Katy conta que o seu ex-parceiro costumava ser o seu melhor amigo, mas agora é apenas um fantasma, pois só restam as lembranças. A cantora esta superando e agora enxerga claramente que ele não era tão bom como parecia ser.


Love Me (Me ame)

“Me ame, sem mais tentativas
Eu serei a unica a definir quem eu quero ser
Vou me amar do jeito que eu quero que você em ame" 

Se o segredo pra ser amado é ter amor próprio, Katy acaba de descobrir. Ela tentava ser quem não era só para chamar atenção do seu parceiro, fazia tudo que ele queria e acaba esquecendo-se de si mesma, mas um dia cansou e decidiu se colocar em primeiro lugar, agora vai se amar como quer ser amada.

This Is Moment (Este momento)

“Então, porque você não está aqui comigo?
Tudo o que temos é este momento
Para colocar nosso amor em movimento" 

Katy convida o seu amado para aproveitar o momento, pois é tudo que eles têm. Ela reflete o quanto a vida é rápida e passageira, por isso quer o agora, sem lembrar-se do ontem ou pensar no amanhã. “Tudo o que temos é este momento, o amanhã é implícito, o ontem é uma historia”.

Double Rainbow (Duplo Arco-iris)

“Secretamente, eu ganhei na loteria
Porque você é mais brilhante que a toda a aurora boreal
Você fala comigo até mesmo nos meus sonhos
Não deixaria você ir mesmo pelo maior preço”

Se sentindo sortuda por ter encontrado o seu amado, Katy usa varias metáforas para descrever esse sentimento e conta que eles são como um duplo arco-íris, tão difícil de encontrar, pois onde ele for irá acompanhá-lo. Ela sente como se tivesse ganhado na loteria e não o deixaria embora nem pelo maior preço.


By the Grace By God (Pela graça de Deus)

“Eu sabia que tinha que ficar
Coloquei um pé na frente do outro
Olhei no espelho e decidi ficar
Não ia deixar o amor me levar para fora do meu caminho”

Após a sua separação, Kary se sentiu derrotada chegando a pensar em suicídio e a letra autobiográfica conta sobre esses pensamentos e como venceu essa loucura. No inicio ela demonstra vulnerabilidade, mas se levanta com força e pela graça de Deus decidiu vencer. Somente voz e piano, a balada vai crescendo e ganhando cada vez mais força.

Spiritual (Espiritual)

“Isso é espiritual, sob o seu feitiço
Fenomenal, o jeito que você me faz sentir
Como um anjo, brilhando completamente
Como uma pena, você me faz flutuar”

Primeira faixa da versão Deluxe, conta que há uma grande conexão entre Katy e seu parceiro, ela explica que isso é espiritual, como uma magia, que a faz sentir algo fenomenal. A letra é cheia de metáforas que remetem a isso.

It Takes Two (Pega dois)

"São precisos dois
Dois lados para cada história
Não somente eu
Você não pode continuar ignorando"

Assumindo culpada pela decadência de um amor e das varias discussões que levaram a isso, Katy reconhece que também errou e agora pede desculpa, pois esta cansada de arrumar um jeito de culpar seu parceiro. Desistindo da razão, pois agora só quer tê-lo de volta e concertar as coisas.

Choose Your Battles (Escolha suas batalhas)

“Escolha as suas batalhas, querido
Depois, vença a guerra
Pare de cavar o seu próprio desejo
Lá dentro, há muito o que viver”

Começou o disco cheio de força e assim também terminou. A ultima canção fala sobre conflitos em um relacionamento, Katy conta que não é inimiga do seu parceiro e levanta a bandeira da paz, mesmo que se machuque, esse é o seu desejo, estar ao lado dele e que não vai brigar mais.


Prism é como um irmão mais velho de "Teenage Dream", com uma Katy mais madura, sem repetir a formula de sucesso do álbum anterior, porém sem perder sua essência. A cantora reinventa o seu som e explora novos estilos. 
Em entrevista comentou sobre o titulo: “Após ter passado por um momento de escuridão, a luz veio a atravessar sua vida novamente, liberando cores lindas, como um prisma, e por isso esse é o título do novo álbum, no qual quero mostrar ao público todas as cores que estão dentro de mim"
Antes do lançamento do primeiro single foram liberados alguns teasers em que mostrava a cantora queimando uma peruca azul ou em um enterro, como se estivesse enterrando a era passada, o que causou nos fãs uma grande expectativa, mesmo que o trabalho seja excelente o disco possui um conceito totalmente diferente do que se esperava.
Perry demonstra ser uma mulher forte, mesmo depois de passar momentos conturbados, ainda que vulnerável, chega cheia de vida e mais madura, com um álbum cativante e genuíno. 


“Eu estive pensando sobre o meu futuro e que o próximo passo é em termos do que eu preciso fazer. Eu acho que seria muito estupida tentando refazer o que  tinha sido sucesso. Talvez seja a hora de fazer que é diferente, que não podem ser comparados. Eu sinto como se vou ser criticada, independente do que eu faço, então eu poderia muito bem fazer algo que eu me sinta realmente apaixonada”

Katy Perry

0 comentários:

Postar um comentário