quarta-feira, 1 de junho de 2016

Christina Aguilera (Álbum)

O álbum de estréia o auto-intitulado Christina Aguilera, foi lançado no dia 20 de agosto de 1999. Com musicas sobre amor, dança, romance e um conteúdo sexualmente sugestivo. A sonoridade é pop e dance pop.
Christina ficou conhecida por participar do programa “The Mickey Mouse Club” no ano de 1993, mas sua carreira como cantora começou quando conseguiu a oportunidade de interpretar a canção “Refletion” do filme “Mulan” em 1998. A potencia vocal impressionou, durante as audições de teste, Aguilera acertou em cheio cantando uma música que possuía uma nota altíssima muito de alcançar que era necessário na música e segundo ela foi a nota que mudou a sua vida. E logo conseguiu assinar contrato com uma gravadora. 
Inicialmente o seu primeiro trabalho seria lançado logo após o fim da serie de entre 94 e 95, chegou a entrar em estúdio, mas ficou insatisfeita com o resultado final e descartou todo material. Hoje disponível na internet com o titulo de “Just Be Free”.
Foram lançados quatro singles: “Genie In a Bottle”; “What a Girl Wants”; “I Turn to You” e “Come On Over”. Foi promovido através da “Christina Aguilera in Concert”.
Como um faixa a faixa vamos saber mais sobre o primeiro trabalho de Christina:


Genie In a Bottle (Gênio na Garrafa)

“Se você quer ficar comigo
Baby há um preço a pagar
Eu sou um gênio em uma garrafa
Você tem que esfregar do jeito certo se você quiser ficar comigo"


O primeiro single foi a porta de entrada de Aguilera no mundo pop. De um jeito bem provocativo, a letra é cheia de duplo sentido. Christina usa como metáfora ser um gênio aprisionado em uma garrafa e para ser libertada o rapaz tem que esfregar do jeito certo. Mesmo se sentindo solitária apresenta uma certa resistência para se entregar a um rapaz. Em entrevista acrescentou:  "Se você ouvir as palavras" Meu corpo está dizendo vamos ir, mas meu coração está dizendo não ". meu coração está dizendo que não. Então é realmente uma música sobre auto-estima e de me tratar do jeito que eu gostaria de ser tratada antes de eu dar o meu amor". 


O vídeo foi gravado em uma praia na Califórnia. As cenas são cheias de coreografias com um estilo oriente médio, com um jovem e de festa.

What a Girl Wants (O Que Uma Garota Quer)

“E agora eu te agradeço por saber exatamente
O que uma garota quer, o que uma garota precisa
O que me faz permanecer em seus braços
E eu te agradeço por me dar tudo isso"


O segundo single Aguilera conta que o seu parceiro é tudo o que qualquer garota sonha, alguém que a faz feliz, alguém sensível, mas ao mesmo tempo forte, o relacionamento que todas queriam, um homem que a satisfaz sexualmente e emocionalmente e o agradece por dar tudo precisa.


No vídeo Aguilera faz uma declaração ao seu namorado, cantando e dançando, as cenas são cheias de coreografias e algumas a cantora esta vestida de princesa.

I Turn to You (Eu volto pra você)

“Para ter força e aguentar
Para ter a vontade de continuar
Pois tudo o que você faz
Para tudo o que é verdade
Eu volto para você”


O terceiro single se trata de uma regravação do grupo All-4-One que foi escrito para trilha sonora do filme Space Jam. Aguilera fala sobre um amigo, alguém que pode contar que sempre vai ajudá-la, uma pessoa especial que ela sabe que pode correr e a fará encontrar a força de vencer. Christina falou em entrevista: “A música é sobre esse tipo de amor perfeito, que todos sonhamos. Esse tipo de música pode fazer com que você se sinta seguro e caloroso a qualquer hora do ano. E não há mais ninguém para se adaptar à minha mãe”.

 

Inicialmente o vídeo foi planejado pra contar vários historias de amizade e companheirismo, mas somente a historia do acidente de carro entrou na versão final. Em entrevista Aguilera comentou: "Este vídeo é um pouco diferente dos meus outros vídeos. Eu estou praticamente em um palco apenas caindo meu coração. E toda a cidade que eu estou cantando, e Estou narrando diferentes eventos que estão acontecendo nesta cidade estão em sincronia comigo".

So Emocional (Tão Emotiva)

“Você me faz sentir tão emotiva
Eu não posso esquecer, eu sou tão emotiva
Eu estou afundando rápido dentro de um oceano cheio de você
Eu estou tão emotiva"


Um relacionamento instável e as sensações heterogênicas que causam é sobre isso que fala essa canção. Christina conta que as vezes seu parceiro a deixa tão triste, mas algumas vezes tão feliz, as vezes ele é tão frio e outras quente, porém ele a conquistou e essa mistura de sentimentos a deixa emotiva.


O vídeo é uma versão em estúdio de Christina interpretando a canção.

Come On Over (Venha aqui)

"Tudo que eu quero é você, não seja tímido
É melhor atravessar o limite
Eu vou amar você essa noite"


O quarto e ultimo single é uma canção bem animada cheia de duplo sentido. Christina convida o seu parceiro para ter relações sexuais, revelando que quer amá-lo durante toda noite, pois ela não pode resistir o seu toque. Em um dos versos pede pra que cruze o limite, pois esse é o seu desejo.


O vídeo clipe mostra Christina mais sensual do que nos seus outros trabalhos visuais, com roupas provocativas e coreografias mais ousadas. 

Reflection (Reflexo)

“E não fingirei mais que sou
Outra pessoa o tempo todo
Quando meu reflexo mostrará
Quem eu sou por dentro?"


Parte da trilha sonora do filme “Mulan” de 1998, foi a porta de entrada para Aguilera. Escolhida para interpretar a canção por conseguir atingir uma nota muito alta durante os testes que foi chamada pro ela como “a nota que mudou minha vida”. A balada fala sobre fingir ser algo que na verdade não é, como usar uma mascara e cheia de melancolia se pergunta se algum dia o seu reflexo mostrará sua verdadeira personalidade, buscando pela liberdade de ser. 


O video é intercalado com cenas de Christina e com cenas do filme. 

Love For All Seasons (Amor para todas as estações)

“Eu serei a chuva no seu verão
O frio no seu outono
Eu serei o que você quiser, qualquer coisa mesmo
Eu tenho um amor para todas as estações"

Um voto de Christina para o seu amado, no qual promete amá-lo em qualquer momento, independente da situação e será tudo que ele precisa. Usando as características de qualquer estação para dizer que nunca o abandonara e em qualquer uma delas estará ao seu lado.

Somebody's Somebody (O alguém de alguém)

“Eu quero um amor para chamar de meu
Eu quero alguém que eu possa abraçar
Quero alguém me querendo
Eu quero sentir qual é a sensação de ser"

Buscando um amor de verdade, Christina conta que viu um casal de namorados e começou a refletir sobre sua vida amorosa, desejando ter um namorado. A cantora se mostra sozinha e carente, dizendo que esta a procura de um verdadeiro amor que mudará sua vida, um parceiro bondoso, fiel e amoroso, pois seu desejo é ser o “alguém de alguém”.

When You Put Your Hands On Me (Quando você coloca suas mãos em mim)

"Eu apenas sei que quando põe suas mãos em mim
Eu me sinto sexy
E meu corpo se transforma em ouro"

Cheio de duplo sentido fala sobre o sentimento da cantora quando o seu parceiro a toca. Ela conta que o seu toque a faz se sentir sensual, desejada e confiante. Com varias referencias sexuais, conta que perde o controle quando eles estão juntos.

Blessed (Abençoada)

“Abençoada por amor e compreensão
Abençoada quando ouço você chamar meu nome
Faço meu melhor com uma fé que nunca acaba
Abençoada por ter certeza que você sente o mesmo”

Gratidão é sem duvidas essencial e motivos não falta pra Christina agradecer. Na letra conta que se sente abençoada por ter o seu parceiro na sua vida, pois não tinhas mais esperanças, mas agora o conhece e diz que antes andava na escuridão e agora é luz seu caminho. Toda canção é cantada em tom de ternura. 

Love Will Find A Way (O amor encontrará um caminho)

“A chuva não durará para sempre
Encontre um jeito de melhorar
Enquanto ficarmos juntos
O amor encontrará um caminho”

Nenhuma relação é perfeita e a canção fala sobre os altos e baixos de um relacionamento, mas Christina se mostra otimista e acredita que o amor encontrará um caminho. O Seu desejo é que ela e o seu parceiro fiquem juntos, pois a chuva não irá durar pra sempre, uma hora irá passar.

Obvious (Obvio)

“Que eu não sei mais o que estou fazendo
Estou me sentindo uma garotinha
Pega pelas emoções
Estou fora de controle
Não é óbvio?"

Na faixa Aguilera diz estar tomada pela emoção enquanto declara os seus sentimentos a um rapaz. Seu rosto esta vermelho, suas mãos tremulas, seus olhos cheios de lagrimas a entrega e pergunta se não esta obvio que esta apaixonada.

Don't Make Me Love You (Til I'm Ready) (Não faça te amar até eu estar pronta)

“Não me faça te amar até eu estar pronta
Não me faça te dar mais do que meus beijos
Preciso que você vá devagar e constantemente”

Em 2000 o álbum foi relançado com uma nova versão dupla, no primeiro disco todas as canções do disco e no segundo com remix de algumas canções, uma versão em espanhol “Genie In a Bottle. A faixa inédita Encerrando fala sobre não estar pronta para começar um relacionamento, pedindo para que vá com calma, que a conheça melhor, sem se precipitar, pois eles tem todo tempo pra isso, até que finalmente esteja pronta para assumir esse compromisso.


O álbum de estréia de Christina foi a oportunidade que precisava para começar sua grande carreira. O trabalho de Aguilera ficou cada vez mais conhecido e todo esse sucesso rendeu a ela o Grammy como “Artista Revelação” em 2000 e ao receber o premio disse que não havia preparado nenhum discurso por achar que ia perder. 
Apesar do enorme sucesso, a cantora revelou em entrevista que o processo de gravação foi frustrante, pois tudo estava no controle da gravadora, as musicas e até o que iria vestir na seção de fotos para capa. Chegou até descrever algumas canções como sufocantes para sua voz e completou em entrevista: "Eu estava tentando muito fazer canções mais R&B. Eles [os executivos da RCA] claramente queriam fazer um disco com um som pop novo e jovem, e nem sempre era a direção que eu queria ir. Às vezes, eles não queriam, não queriam me ouvir por causa da minha idade, e isso foi um pouco frustrante. Desde todo o sucesso, é mais fácil aceitar as minhas opiniões".
Um dos pontos negativos é a falta de ligação das musicas, uma grande mistura de sentimentos confusos, em uma canção se sente sozinha procurando um relacionamento e outra esta grata por um parceiro ao seu lado.
Mesmo com pouca idade já mostrava o grande potencial e no primeiro trabalho prova que é uma verdadeira artista. Christina tinha uma mensagem a passar, mas estava sob as asas da gravadora e por sua idade a lançaram como um “pop feliz” e adolescente da época.



“Eles claramente queriam fazer um disco pop ao som jovem e que nem sempre á direção que eu queria ir. Às vezes eles não entendem, não queria ouvir-me por causa da minha idade e foi um pouco frustrante, mas eu quero escrever mais sobre as experiências que vivi, eu já passei por situações ruins, eu tenho de um lar divorciado, eu estive em torno de abuso, eu vivi uma vida diferente do que as pessoas pensam

Christina Aguilera

1 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, adorei a resenha sobre a Xitinha, por que além de você falar do CD você ainda conta a historia da cantora e sua trajetória na composição do msm, de forma simples e reta consegue-se entender aquilo que você quer falar.
Parabéns pelo trabalho, e não desista dos seus sonhos mesmo que as vezes eles sejam loucos.
Abraço
PS: Estou aguardando por mais e mais resenhas

Postar um comentário