terça-feira, 28 de junho de 2016

Madonna (Álbum)

O auto intitulado álbum de estréia de Madonna foilançado no dia 27 de julho de 1983, com musicas sobre amor, relacionamento, sexo e curtição. O disco possui poucas faixas a todas são dance pop.
Em 1977 a cantora mudou-se para Nova York, com apenas 35 dólares na carteira e segunda ela foi o ato mais corajoso que fez. Antes de começar a gravar passou pelas mais diversas situações, pousou nua para uma escola de arte, foi dançarina, tocou bateria, participou de uma banda, foi garçonete e enfrentou muita coisa.
Madonna andava nas ruas da cidade com uma fita demo da canção “Everybody” em busca de uma oportunidade para tocar sua musica, sua primeira composição.
Inicialmente se apresentava junto com uma banda "Breakfast Club", mas depois que se separaram começou a produzir suas próprias músicas, ao frequentar uma danceteria em Nova York convenceu o DJ Mark Kamins a tocar sua música que foi recebida de forma positiva, então levou o material ao chefe da gravadora e finalmente conseguiu seu contrato pra lançar seu primeiro trabalho.
Cinco singles foram lançados: “Everybody”; “Holliday”; “Lucky Star”; “Bordeline” e “Burning Up”. Não houve turnê para promover o disco.
Vamos conhecer o primeiro disco da corajosa e destemida futura rainha do pop Madonna com um faixa a faixa:


Lucky Star (Estrela da sorte)

“Você deve ser minha estrela da sorte
Pois você brilha sobre mim aonde quer que esteja
Eu só penso em você e começo a me iluminar


O disco já começa com o quinto single do álbum. Madonna se sente sortuda por ter alguém na sua vida e o chama de "estrela da sorte", pois é só pensar nele que começa a se iluminar e quando se sente perdida é seu guia. Contando o quanto precisa desse alguém acredita que ele fará tudo dar certo.


O vídeo clipe mostra bem o estilo da cantora nessa época, ainda jovem com 25 anos, muita maquiagem, muitas pulseiras e correntes. As cenas são simples, é basicamente ela dançando com mais duas pessoas seu irmão (Christopher) e sua amiga (Erica Bell).

Bordeline (Limite)            

“Ao limite, parece que eu vou perder a cabeça
Você leva o meu amor ao limite
Vai me levando, garoto, sabia que você me deixa louca?”


Quarto single fala sobre um relacionamento em que o seu parceiro parece não ligar muito para Madonna, mesmo ela se dedicando. Isso esta causando um desgaste, essa falta reciprocidade e se sente uma tola, confessando que ele esta deixando seu amor no limite, a fazendo perder a cabeça e ficar louca.


O vídeo clipe Madonna interpreta uma modelo que sofre com o ciúme possessivo de seu namorado, o clipe foi o primeiro mais bem produzido de sua carreira.

Burning Up (Queimando)

“Diferente das outras, eu faria qualquer coisa
Eu não sou a mesma, eu não tenho vergonha
Estou pegando fogo”


Segundo single traz como tema sexo e mostra que Madonna sempre foi safadinha. A canção é bem provocativa, na letra ela revela que ta "pegando fogo" e que quer ter relações sexuais com um rapaz, se insinuando e prometendo fazer tudo pra poder satisfazê-lo, pois ela esta incendiando pelo amor do seu parceiro. 


I Know It (Eu sei isso)

“Eu sei que você vai pegar o amor e correr
Eu sei que você acha que eu sou uma daquelas tolas
Eu sei que você vai dar as costas e dizer adeus”

A canção é animada, porem a letra é bem melancólica. Madonna fala sobre o fim de um relacionamento e quão doloroso foi, mesmo sofrendo para superar, ela revela que sabia que isso iria acontecer e então não vai chorar por ele.

Holiday (Feriado)

“Feriado comemore
Se nós tirássemos uma folga
Tirássemos um dia para comemorar”


O terceiro single é bem animado e prova que Madonna é gente como a gente, comemorando a chegada de um feriado e convida a todos a celebrar por isso, revelando o desejo universal de todos por um dia de folga."Um jeito de nos unirmos e fazer as coisas melhor, precisamos de uma folga".

Think of Me (Pense em mim)

"Você não sabe que tem alguém aqui
Pare de pensar só em si mesmo"

A canção fala sobre o descontentamento de Madonna com um relacionamento no qual seu parceiro é egoísta e só pensa em si mesmo. Pedindo pra que ele também pense nela, pois esta farta e se caso não fizer a perderá.

Physical Attraction (Atração Física)

“Bem, você diz que precisa do meu amor
E você está querendo o meu corpo,
Não me importo”

Nessa faixa a cantora fala sobre um rapaz que não conhece, mas que esta interessa por ela e sabe quais são suas reais intenções, que é somente ter relações sexuais. Mesmo que tente enganá-la falando que quer seu amor, ela não se importa com suas mentiras e esta disposta a dar o que ele quer.

Everybody (Todo Mundo)

“Vamos, arrisque-se
Levante-se e comece a dançar
Deixe o D.J. sacudir você
Deixe a música tomar você”


A primeira canção de Madonna foi à porta de entrada para sua carreira artística. Como um convite da cantora ao seu ouvinte, falando pra se soltar na pista de dança, deixar se levar pelo musica, esquecer tudo e dançar. "Deixe seu corpo tomar um percurso, sinto o que e o passo por dentro, musica faz o mundo rodar".


Ao lançar à capa do single as pessoas começaram a achar que Madonna fosse negra e então a cantora conseguiu junto a gravadora lançar o clipe da canção para as pessoas verem quem ela realmente era, a produção simples é basicamente ela dançando em um fundo de discoteca. 


Esse disco marca o começo de uma grande carreira. Madonna surgiu de um jeito todo irreverente e estreou no mundo da musica ainda com pouca credibilidade.
Em uma época onde a musica não tinha tantas “divas” pra se referenciar Madonna mostra ser autentica e teve um grande papel na musica pop, com sua ousadia, talento e coragem. Nessa época a cantora possuía um estilo bem peculiar e que com o sucesso de seus vídeos clipes influenciaram o publico feminino e virou tendência na década de 80.
Um trabalho revolucionário, pois não era comum na época musicas tão sensual, com ironia e duplo sentido. Mesmo que ainda pobre de conteúdo foi apenas a primeira pagina da historia e em entrevista comentou sobre isso: "As músicas eram muito fracas e eu fui para a Inglaterra durante as gravações para que eu não estivesse por perto. Eu não estava no controle”.
Em 1985 o álbum foi relançado e ganhou uma nova capa junto com um novo titulo “The First Album”, em português “o primeiro álbum”.
A cantora é um exemplo de que o sonho pode se tornar real, que nada se conquista sem esforça e se quer alguma coisa tem que correr atrás. 


“Meu pai nunca acreditou que o que eu estava fazendo em Nova York valia a pena, ele nem acreditava que eu era boa. Depois que o álbum foi lançado, ele começou ouvir minhas musicas no radio e parou de fazer perguntas”

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário