sexta-feira, 3 de junho de 2016

Lady Gaga - The fame

The Fame é o título do álbum de estreia de Lady Gaga, lançado no dia 19 de agosto de 2008. Com musicas sobre diversão, sexo, dinheiro e fama. Sua sonoridade é inspirado no Pop, Electropop e Dance Music.
Antes de iniciar sua carreira solo, Stefani Joanne Angelina Germanotta começou a se apresentar em teatros, bares e também com sua banda na época
O nome artístico Lady Gaga, aconteceu acidentalmente. Foi inspirado na musica “Radio Ga Ga”, o seu antigo produtor na época mandou uma mensagem como o nome da musica, mas o corretor corrigiu para Lady e no mesmo momento a cantora disse que esse seria seu nome artístico “Lady GaGa”, apos um tempo ela desmentiu dizendo que ela criou o seu nome artístico.
O disco tem como tema se sentir famoso, fazendo referencia ao amor de Gaga pela fama e o dinheiro. Em entrevista comentou sobre o conceito do disco: "Essa é uma fama que é compartilhada. Eu quero convidar todos para a festa. Quero que as pessoas se sintam como uma parte desse estilo de vida".
O Disco contou com cinco singles: “Just Dance”; “Poker Face”; “Paparazi”; “Eh Eh”; “LoveGame” e o promocional “Beautiful, Dirty, Rich”. Promivdo através da "The Fame Ball Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer “A fama” de Lady Gaga:


Just Dance (Apenas dance)

“Apenas dance, vai ficar tudo bem
Apenas dance, gire este disco querido"


Primeiro single do álbum e a estreia de Gaga é uma canção bem divertida e dançante com a participação de Colby O'Donis. Gaga esta em uma boate e que bebeu demais, agora já intoxicada pela bebida conta que perde suas chaves, seu celular e nem se lembra onde esta, mas que só quer curtir a noite, apenas dançar e vai ficar tudo bem. Em entrevista comentou sobre a faixa: “Todo mundo está procurando por uma música que realmente fala à alegria em nossas almas e em nossos corações e nos divertindo. Eu acho que é uma música-tema do coração".


As cenas gravadas para o vídeo clipe trazem Gaga em uma festa muita louca e a cantora apronta as mais diversas loucuras junto com os convidado, entre eles o cantor Akon. No vídeo também Lady usa pintura de um raio azul no seu rosto em homenagem a um de seus ídolos e inspiração David Bowie. Em entrevista comentou: "Oh, foi tão divertido, foi incrível. Tenho sido tão baixo orçamento por tanto tempo, e ter este vídeo incrivelmente incrível. O vídeo era uma visão minha, foi Melina, a diretora, que queria fazer alguma coisa, ter um aspecto de arte de performance tão pop, mas ainda era comercial.

Lovegame (Jogo do amor)

“Me abrace e me ame
Só quero te tocar por um minuto
Querido três segundos, é isso para meu coração te deixar...
Vamos jogar o jogo do amor?”


Terceiro single a cantora se refere ao sexo como sendo o “jogo do amor”, a letra é metafórica e cheia de duplo sentido. Gaga conta sobre sua atração física por um estranho em um clube de dança, flertando com ele e o convida para “jogar". A cantora também usa algumas expressões próprias como "Disco Stick", que segundo ela esta se referindo ao órgão sexual masculino.


O clipe é cheio de coreografia e também bem sensual, Lady Gaga aparece nua com o corpo coberto por pedras brilhantes. Outro destaque do vídeo é a dança dentro de um metrô, inspirado no vídeo “Bad” de Michael Jackson. Em entrevista comentou: “É um vídeo de estilo de vida genuíno de Nova York, tem a sensação de 'gay, negra de Nova York', de inclusão e glamour".

Paparazzi

“Prometo que serei gentil
Mas não vou parar até que aquele garoto seja meu
Baby você será famoso, te perseguirei até você me amar
Papa Paparazzi"


O quinto e ultimo single mostra o real desejo de Gaga em ter fama, chamar atenção e ser amada. A letra fala sobre um paparazzi apaixonado pelo ídolo que o segue e faz de tudo pra conseguir aquela foto ou aquele flagra do artista. A canção revela a obsessão quando diz que ele ira segui-la até ela o amar. Com varias interpretações que pode ter a letra, Gaga comentou em entrevista: “Bem, eu estou feliz que existem algumas interpretações diferentes sobre a canção, essa era a ideia. A música é sobre algumas coisas diferentes - é sobre minhas lutas, eu quero fama ou eu quero amor? É também sobre cortejar os paparazzi que se apaixonam por mim. É uma canção de amor para as câmeras, mas também é uma canção de amor sobre a fama ou o amor ? Você pode ter ambos, ou você pode ter apenas um".


O vídeo é considerado um curta-metragem e traz a trama de um assassinato. Gaga interpreta uma famosa que vive sendo seguida por fotógrafos, após perceber que esta sendo fotografada na varanda de sua casa com seu namorado, ela entende que na verdade ele só quer conseguir algumas fotos e em uma tentativa de fuga ele acaba por joga-la do alto. Após se recuperar ela resolve se vingar, então o mata, vai presa e a historia continua...Segundo a cantora o vídeo traz uma mensagem sobre o que é a fama e o que as pessoas pode fazer pra consegui-la. 

Poker Face (Cara de Blefe)

“Eu quero jogar os dados, tirar um par bom de cartas
Um pouco de jogatina é bom quando você está comigo...
Ele não consegue decifrar minha cara de blefe”


O Segundo single é uma canção estilo Las Vegas que fala sobre sexo e jogos de azar. O título faz referencia ao jogo de Pôquer, sendo os jogadores não devem ter nenhum tipo de expressão durante os jogos e Gaga conta que ele não consegue saber o que ela esta sentindo. A cantora afirmou que nada verdade a música fala sobre bissexualidade e que descreveu "poker face" como a expressão de quando esta tendo relações sexuais com um homem, mas na verdade queria uma mulher.


O vídeo começa com Gaga emergindo de uma piscina vestindo uma mascara de espelho e em uma grande mansão. Em entrevista comentou: “Eu sabia que queria que fosse sexy, então eu pensei que não calças, porque isso é sexy. E eu sabia que queria fosse futurista, então eu pensei ombreiras, porque isso é coisa minha”.

Eh, eh (Nothing Else I Can say) (Eh, Eh não posso dizer mais nada)

“Então encontrei alguém
E eh! Não posso dizer mais nada”


O quarto single é uma balada que fala sobre romper com um parceiro por ter encontrado um novo, Gaga deseja tudo de bom para o seu ex, mas que encontrou um novo alguém e não pode dizer mais nada. Segundo Gaga a inspiração para música foi de uma experiencia pessoal e que não conseguia dizer nada ao seu ex.



O clipe possui uma imagem vintage e Gaga aparece como uma domestica e uma garçonete. Em entrevista comentou: "Eu queria mostrar um outro lado de mim, talvez um lado mais doméstico. E queria criar belas e deslumbrante imagens de moda futurista dos anos 50".

Beautiful, Dirty, Rich (Linda e pobre de rica)

"Papai sinto muito
Nos apenas gostamos de festejar
Bang bang somos lindas e pobres de ricas"


A canção foi escolhida como single promocional, com um ritmo divertido fala sobre festas, bebidas e dança. A letra faz referencias a juventude atual e a sede de curtição em boates e clubes, mesmo sem dinheiro você ainda pode se sentir bonito e rico. Segundo Gaga ela queria todas as pessoas também se sentissem bem enquanto estão se divertindo.


No vídeo para canção Gaga esta em uma mansão, cheia de dinheiro a cantora apronta varias e em uma das cenas até fuma suas notas de dinheiro. Em entrevista comentou: "É sobre quem você é ou onde você vive, você pode auto-proclamar esta fama interior com base em seu estilo pessoal, e suas opiniões sobre a arte eo mundo, apesar de ser consciente dele".

The Fame (A fama)

“Fazendo isso pela
Fama
Porque queremos viver a vida de ricos e famosos"

O título ao disco revela o grande desejo de Lady Gaga em ter uma vida de fama e materialismo, visto que nunca escondeu esse seu sonho, sua adoração pela vida de pop star. Ela conta que faria qualquer coisa pra realizar esse seu sonho e já consegue se ver em telas de cinema e holofotes.

Money Honey (Dinheiro querido)

“Você sabe que eu aprecio as coisas mais finas
Mas não é o que me faz mais feliz, baby
Eu posso viver sem isso baby”

Declarando seu amor pelo luxo e pelo dinheiro, mas dessa vez revela que não é o que a faz totalmente feliz, pois ela pode viver sem isso, o amor vale mais. Falando sobre o seu amor por coisas cara e a necessidade em ter um parceiro.

Starstruck (Chocada)

“Eu estou tão chocada
Baby, porque você explodiu meu coração"

Uma canção bem animada com a participação de Space Cowboy e Flo Rida, fala sobre atração física tão forte que Gaga sentiu por alguém que fez seu coração “explodir”, em sua letra explora a dança de forma sensual.

Boys, boys, boys (Garotos, garotos, garotos)

“Garotos, garotos, garotos
Nós gostamos de garotos em carros
Meninos, meninos, meninos
Comprem para nós drinques em bares"

Gaga revela que tipo de garoto que gosta, um que tenha carro, com spray no cabelo e de jeans. Ela encontra um rapaz desse na boate e começa a flertar. Cheia de segundas intenções o convida para encontra-la na arquibancada. A inspiração pra canção foi a canção "Girls, girls, girls" de Motley Crue, que segundo a cantora ela queria uma versão feminina pra canção.


Paper Gangsta

"Não vou assinar nenhuma droga de papel
Eu não falo palhaçada por negocio
Não to interessada em falsos"

Falando sobre negócios, a canção faz referencia a um contrato de seis meses com uma gravadora entre 2006 e 2007 onde ela lançou um EP com o nome de “Red and Blue”, Gaga se mostrou descontente com isso e chama todos de falsos. 

Brown Eyes (Olhos castanhos)

“Eu acho que essa é apenas uma música boba sobre você
E sobre como eu perdi você
E os seus olhos castanhos"

Uma balada melancólica fala sobre um amor perdido, Gaga reflete sobre essas lembranças e sente falta de seu amado com olhos castanhos, terminando a canção confessando que se perdeu nos olhos dele.


I Like It Rough (Eu gosto quando é dificil)

“Você me faz questionar
Eu gosto quando é díficil”

Nessa faixa Gaga reflete que sempre gosta dos garotos que não a fazem muito bem, dizendo que não pode ficar com um garoto que diminui o seu valor, mas que ela gosta quando é assim, mesmo sabendo que não deveria.

Summerboy (Garoto de verão)

“Baby, você será apenas meu namorado de verão
Garoto do verão”

Tipico caso de verão, passageiro e intenso, uma aventura romântica de Gaga. Segundo ela se inspirou em um relacionamento que sabia que não ia durar e a maioria das meninas se apaixona no verão.

Disco Heaven (Disco céu)

“As luzes ainda acesas estamos dançando
É o chão está tremendo
Nesta boate paraíso"

Encerrando o disco com uma canção bem animada, falando sobre os prazeres de se jogar na “noite” e aproveitar uma discoteca, chamada por ela como “Disco Haven”. Fazendo referencia também ao seu amor pela vida noturna.


Um verdadeiro fenômeno pop foi à estreia de Gaga, logo em seu primeiro disco se consagrou como uma “pop star”. Com seu jeito irreverente conquistou o publico.
Em entrevista Gaga diz que “The Fame” é sobre como é alguém pode sentir-se famoso. “Essa ideia de The Fame é executada por completo. Basicamente se você não tem nada, sem dinheiro, sem fama, você ainda pode se sentir bonito e podre de rico. É sobre fazer escolhas, e ter referências, coisas que você puxa da sua vida e que você acredita em. Trata-se de auto-descoberta e ser criativo. A gravação é um pouco focada, mas também é eclética. O objetivo da música é de inspirar as pessoas a sentirem-se de uma certa forma sobre si mesmas, de modo que vão ser capazes de abranger em suas próprias vidas, uma sensação de fama interior que pode ser projetada para o mundo, e a natureza despreocupada do álbum é um reflexo daquela aura. Eu gosto de fundir ideias interessantes para o resto do mundo através de uma lente pop”.
Se o objetivo do álbum era se tornar famosa, certamente Gaga conseguiu, pois o álbum foi um sucesso e trouxe notoriedade ao seu trabalho.


“Isso tudo é parte de um movimento. Minha arte é muito mais profunda do que apenas moda ou qualquer coisa assim. Eu amo musica pop e eu quero trazer isso de volta. The Fame não é sobre quem você é, é sobre como todo mundo quer saber quem você realmente é! Levei um tempo, mas se pensar bem, chego à conclusão que consegui. Não poderia estar mais orgulhosa deste trabalho. Não é apenas um álbum, é um movimento de arte. Não se trata apenas de uma canção”


Lady Gaga

0 comentários:

Postar um comentário