quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Gwen Stefani - The Sweet Escape

The Sweet Escape é o titulo do segundo álbum de estúdio de Gwen Stefani, lançado no dia 5 de dezembro de 2006, com musicas sobre moda, carreira e vida pessoal. Com estilo parecido com seu antecessor, mas com um pop mais “maduro”.
Após o lançamento do seu primeiro álbum, a cantora declarou que não daria continuidade a sua carreira solo e iria voltar a gravar com sua banda. Porém ainda possuía ótimas faixas que foram descartadas de “Love.Angel.Music.Baby” e então decidiu produzir o próximo disco, pois segundo ela “algumas faixas maravilhosas não podem ficar pra trás”.
O titulo foi inspirado na canção de mesmo nome e apresenta como tema fugir para uma vida melhor. As fotos para o disco foram inspirada em Elvira Hancock, personagem de Michelle Pfeiffer no filme Scarface.
Foram lançados cinco singles: “Wind It Up”; “The Sweet Escape”; “4 In The Morning”; “Now That You Got It” e “Early Winter”. Promovido através da “The Sweet Escape Tour”.
Com um faixa a faixa vamos conhecer a “doce escapada” de Gwen:


Wind it Up (Dê corda)

“Essa é a chave que nos dá corda
Quando a batida chega, todas as garotas se alinham
E todos os garotos olham, mas não, eles não podem tocar
Mas as garotas querem saber, por que os garotos gostam tanto da gente"



Inicialmente planejado somente para “Harajuku Lovers Tour”, mas devido ao sucesso da canção foi lançado como primeiro single. A letra fala sobre como os meninos gostam de ver as meninas dançando e também faz referencia a sua grife de roupas “L.A.M.B”. Com um mashup de “The Lonely Cabrera” de 1959, parte do musical “A noviça rebelde”. Em entrevista comentou sobre a faixa: "Uma canção como ‘Wind It Up não é sobre nada”.


O vídeo foi inspirado em “A noviça Rebelde”, com imagens fantasiosas em um cenário que se parece com vídeo game. Em algumas cenas a cantora dançando com suas “Harajuku Girls”.

The Swet Escape (A doce fuga)

 

“Se eu pudesse escapar e recriar
Um lugar que fosse meu próprio mundo
E eu poderia ser sua garota favorita
Perfeitamente juntos"


Segundo single é a faixa titulo e conta com a participação de Akon. A letra é um pedido desculpa da cantora para o seu parceiro, pois ela tem agido de forma errada. Trazendo como tema o “escapismo” desejando “fugir” para uma vida melhor, idealizando um sonho de voltar com seu amado e fugir com ele.


No clipe Gwen tenta escapar de uma prisão toda dourada, simbolizando o fato de “ser preso pelo amor”. As cenas também fazem uma alusão ao conto de fadas da Rapunzel. A mensagem central do vídeo é que não se pode escapar de si mesmo. 

Orange Country Girl (Garota de O.C)

 

“Se você me aplaudir, eu te dou bis
Não quero que isso acabe, eu vou abalar um pouco mais
Eu estou viajando no melhor sonho que eu já tive
Eu acho que por trás da cortina laranja não é tão ruim”

Um retrocesso de Gwen, relembrando seu passado em que sonhava em um dia ter sucesso e lutava por isso, agora se sente grata ao recordar esses dias em sua juventude, vendo tudo que conquistou durante esses anos. "Eu sei que estou vivendo um sonho perfeito para uma garota de OC isso é quase desconhecido, então agradeço por todo amor".

Early Winter (Inverno Prematuro)

"Parece um inverno prematuro pra nós
Dói e não posso me lembrar da luz do sol
Um inverno prematuro pra nós
As folhas estão mudando de cor pra nós"


O ultimo single é uma balada que fala sobre a decadência de um amor, Gwen conta que tudo aconteceu muito rápido e quando viu já não poderia fazer nada pra evitar esse termino, chamado por ela como o inverno que chegou antes do esperando. Descrevendo como essa aproximação do termino a faz mal.


O vídeo foi filmado em lugares como Budapeste, Milão e Prada, as cenas mostram Stefani sofrendo por um mesmo amor em vários lugares diferentes. As cenas são cheias de elegância e encenação, mostrando vários dos talentos de Gwen.


Now That You Got It (Agora que você vai fazer)


“Agora que sou seu amor,
quero tudo o que você prometeu
Agora que você conseguiu,
o que irá fazer?”


Quarto single é um desafio de Stefani para o seu parceiro. Mesmo que ele tenha a conquistado, agora a cantora quer saber como vai fazer para mantê-la do seu lado, pois conquistá-la não é suficiente, tem que tratá-la bem. Contando com a participação de Damian Jr.


O vídeo filmado na Jamaica conta com a participação de Damian Jr e das inseparáveis Harajuku Girls. Com varias cenas, desde cantora andando de moto, até em uma festa. 


4 In The Morning (4 da manhã)

 

“Fico acordada até as 4 da manhã, as lagrimas derramando
E quero fazer valer essa luta
O que estivemos fazendo todo esse tempo?
Baby, se vai fazer isso, venha e faça direito"


No terceiro single a cantora mostra sua insegurança em relação ao seu parceiro. Na letra conta que são altas horas da madrugada e ela ainda não dormiu, pois não para de pensar e refletir o quanto esta disposta a lutar por esse amor, mas que não depende só dela, por isso pede para que ele faça as coisas direito. 


No vídeo Gwen se mostra triste e pensativa, representando o momento em que alguém perde o sono devido ao excesso de pensamentos, rolando na cama, andando por seu apartamento, etc.

Yummy (Gostosa)

“Eu sei que você esteve esperando
mas eu estive ocupada fazendo bebês
e como uma cozinheira fazendo donuts e massas
é hora de fazer você suar”

O nascimento do seu primeiro filho foi um dos marcos que antecederam o álbum. A canção fala sobre esse segundo trabalho solo e da sua gravidez. Em um dos versos a cantora conta que estava ocupada fazendo bebes, mas que sente muito sexy depois de dar a luz. Com a participação de Pharrell Wlillians. 

Fluorescent (Florescente)

“Eu devo ter perdido minha cabeça
Não posso acreditar que você ainda esta na minha cama
Eu quase fui embora
Eu não pensei que ainda rolaria”

Após ter conhecido um rapaz, Gwen se encontra tarde da noite na casa dele e após ter feito sexo com ele começa a admirá-lo e ver o quanto ele é sexy. Agora o seu desejo é tê-lo ao seu lado, pois viver com ele é como estar em um eterno fim de semana.

Breakin’Up (Terminando)
                              
“E a minha bateria esta acabando
É melhor me carregar, ou você vai se arrepender
Preciso te ligar de volta pra te ouvir melhor
Vou também terminar essa conversa"

Stefani faz uma analogia com o termino de um relacionamento  a um celular com a bateria fraca. A canção soa como uma ligação falhando, Gwen conta que se ele quiser ficar com ela, têm que colocá-la pra “carregar”, se não eles vão terminar.


Don’t Get It Twisted (Não se confunda)

 

“Qual é o assunto comigo?
Estou agindo realmente estranho
E eu esqueço de respirar
Deve haver algo de errado”

Após dizer na canção “Yummy” que continua se sentindo sexy mesmo após dar a luz, Gwen volta a falar da sua gravidez. A canção tem uma letra confusa e às vezes sem sentido, falando sobre o sentimento de descobrir que esta esperando um bebe, às vezes soando como uma gravidez inesperada. 

U Started It (Você quem começou)

 

“Eu sei que você está certo e você ganha
Eu não quero nenhuma parte disso
Você sabe como eu sou, eu desisto
Mesmo que você tenha começado"

A letra da canção soa como uma discussão entre a cantora e o produtor sobre o novo álbum, como sendo um grande conflito, pois ela não se sente preparada para um novo disco. “Eu sei que você esta certo e você ganha, eu não quero nenhuma parte disso”.

Wonderful Life (Maravilhosa vida)

“Eu não tenho pensado em você por anos você sabe
Sua memória parece ir e vir
Nosso tempo juntos significou tanto para mim
Agora você não pode ser encontrado"

Encerrando o disco com uma canção nostálgica, falando sobre o primeiro amor de Gwen. A cantora relembra os momentos em que passaram juntos e sente vontade de voltar no tempo, pois seu desejo é que esse amor nunca tivesse acabado, chamando esse tempo de uma vida maravilhosa e diz ser grata pelo tempo que tiveram juntos. 


The Sweet Escape marcou a continuação na carreira solo de Gwen, após muito sucesso gerou uma grande expectativa no publico.
Mesmo sendo uma grande artista, esse trabalho soa como feito em um momento errado, as presas, como refletido em “U Started It”.
Ouvindo o álbum como um todo acaba soando confuso.
Mesmo sendo fortemente criticado e comparado com o seu antecessor, em entrevista Gwen comentou sobre o trabalho e o defendeu: Eu ainda acho que é brilhante e eu fico com ele. Por que você não pode fazer algo estranho por um tempo? Essas músicas são todas sobre se divertir, registros tolos que estão para ser apreciados e não para ser levados muito a sério”.
O disco é imaturo, como se precisasse de mais tempo para ser desenvolvido, um retorno precoce.


"Eu estou me sentindo tão mal sobre mim, você sabe que eu não quero estar aqui. Eu estou tentando descobrir de onde esses sentimentos são, eu não sei porque estou fazendo isso. Eu sei que você esta certo e você ganha. Eu não quero nenhuma parte disso. Você sace como eu sou, eu desisto mesmo que você tenha começado

Gwen Stefani



0 comentários:

Postar um comentário