segunda-feira, 17 de julho de 2017

Alicia Keys - As I Am

As I Am é o titulo do terceiro álbum de estúdio de Alicia Keys, lançado no dia 13 de novembro de 2007. Com musicas sobre amor, relacionamentos e empoderamento. Sua sonoridade é R&B, soul e Pop.
Após o lançamento de seu antecessor e de seu livro de poemas, Alicia gravou um disco ao vivo em parceria com a serie da MTV, intitulado “Unplugged” e mais uma vez dominou as paradas.
Depois de todo sucesso em seus antecessores o próximo trabalho gerou grande expectativa e outra vez não decepcionou. O primeiro single passou onze semanas no topo das paradas de sucesso.
Sempre muito honesta, nessa era tem como tema sua própria personalidade e comentou em entrevista: "Eu só tento não me definir, eu gostaria de descobrir quem eu sou, me tornando definitivamente uma mulher forte".
Foram lançados quatro singles: "No One"; "Like You'll Never See Me Again"; "Teenage Love Affair" e "Superwoman". Embarcou também na "As I Am Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer Alicia Keys em "Como eu sou":


As I Am (Como eu sou)

[Instrumental]

O disco começa com uma introdução instrumental com quase dois minutos e ao final aplausos. A faixa foi intitulada com o nome do disco e ao contrario dos outros álbuns não possui nenhuma parte falada.

Go Ahead (Vá em frente)

“Vá em frente, vá pra sua casa e saia daqui
Vá embora baby
Você sabia que estava errado
Você sabia o tempo todo"

Apos ser descobrir que estava sendo enganada pelo seu parceiro, Alicia o manda embora e revela que não sente mais nada por ele. Na letra reflete o quanto foi tola por ter se entregado, se apaixonado e acreditado que eles poderiam ter um futuro juntos. Mas em entrevista a cantora disse que não se trata de relacionamentos e acrescentou: "É mais do que isso. Ultimamente, tomei problemas sociais ou políticos ou problemas ou idéias gerais e tornando-os pessoas, para que pareça como se eu estivesse falando sobre um relacionamento, mas eu realmente estou falando de um problema mundial".

Superwoman (Super-mulher)

“Mesmo quando estou confusa
Eu ainda coloca uma roupa que combine
Com o "S" que trago no peito
Sou uma super-mulher"



O quarto single é uma canção de empoderamento feminino. Alicia conta que mesmo quando se sentir confusa ela é uma super-mulher e que pode voar, demonstrando força interior. Na letra também exalta as mulheres guerreiras, cheias de forças, como mães, esposas, irmãs que lutam pela sua família muitas vezes sozinhas e acreditam em dias melhores. Em entrevista explicou o sentido pessoal da letra: "Esta música é um lembrete para mim mesmo, mesmo quando estou fora, e eu sou apenas uma bagunça, e eu não sou perfeito, e tudo não é ótimo, e eu estou lutando para descobrir o que é o que, eu ainda sou uma super-mulher."


No vídeo Alicia desempenha vários papeis de mulheres que vão a luta e se esforçam, conciliando família e trabalho, indo contra suas limitações, com uma mãe solteira que se candidata a universidade, uma mulher africana, uma empresária, Cleópatra e até astronauta. 

No One (Ninguém)

“Ninguém, ninguém, ninguém
Pode mudar o que eu sinto por você"


O primeiro single é uma canção cheia de força e sentimento, dizendo que o amor é capaz de suportar qualquer coisa. Na letra Alicia declara que ninguém pode mudar o que ela sente pelo seu parceiro, podem dizer o que quiser porque acredita que tudo vai dar certo. Segundo a cantora essa foi a ultima entrar no disco e entrevista acrescentou: "Eu precisava dizer isso. É força total, clássica e vintage, desesperada, mas triunfante. Quero que as pessoas sintam minha alma".


No vídeo Alicia esta em quatro cenários diferentes durante as cenas, mas interligados como se fosse uma engrenagem, interpretando a canção seja sozinho, em estúdio, acompanhada de outras pessoas ou em uma festa.

Like You'll Never See Me Again (Como se você nunca fosse me ver novamente)

“Então toda vez que você me abraçar
Me abrace como se fosse a última vez
Toda vez que me beijar
Me beije como se nunca fosse me ver novamente"


O segundo single é sobre aproveitar cada momento como se fosse o ultimo. Na letra Alicia sugere ao seu parceiro que a abrace, a beije e a ame como se fosse a ultima vez, porque o amanhã é incerto. A cantora também se sente grata por tê-lo em sua vida. "A música é sobre viver cada momento como se fosse o seu último. Porque se é a nossa última vez para dizer: "Eu te amo", então não deixe passar".


O video conta uma trágica historia, ao desenrolar dos fatos Alicia e o seu parceiro teve uma briga, logo em seguida seu parceiro sofre um terrível acidente de moto e esta muito mal, quando Keys descobre  o que aconteceu se sente desesperada e arrependida por tudo que aconteceu. Com a mesma mensagem da canção de que devemos declarar o nosso amor enquanto podemos.

Lesson Learned (Lição aprendida)

“Sim, eu desabei então eu chamo isso de lição aprendida
Erro revirado, então eu chamo isso de lição aprendida
Minha alma retornou..
Outra lição aprendida"

A parceria entre Alicia e John Mayer fala sobre aprender com os próprios erros. Apos uma decepção amorosa a cantora diz que essa foi uma lição aprendida, um lembrete para não cometer o mesmo erro ou cair no mesmo engano. Em entrevista comentou sobre a experiencia da parceria com John: "E se ele soubesse o quanto eu precisava daquela música naquele momento. Cantar no final dessa música foi um alívio para mim de muitas maneiras".

Wreckless Love (Amor destruidor)

“Eu queria que me tocasse
Não podia deixar passar
Eu não podia saber como
Isso poderia ir longe"


 Com uma letra cheia de duplo sentido Alicia fala sobre sexo, desejando desesperadamente ter relações com um ex-namorado, voltar no tempo e fazer um tipo de amor destruidor e isso pode ser em qualquer lugar.

The Thing About Love (A coisa sobre o amor)

“Com certeza isso pode ferir você 
Mas da-lhe uma pequena chance
Esse é o lance sobre o amor"


O amor assim como fazer bem, também pode fazer mal se amar a pessoa errada, mas que nunca devemos desistir, porque essa é a coisa sobre o amor. Segundo Alicia: "Ele fala sobre o amor de maneiras muito grandiosas: entre a família, entre amantes, entre amigos. Que vai te cegar, esgueirar-se atrás de você, tentar tomar o que você tem, tentar abandonar você. Isso vai te machucar, mas é claro, tente".

Teenage Love Affair (Romance Adolescente)

“Realmente não me importo com o que as pessoas dizem
Eu quero estar aqui
É um caso de importância extrema
Meu primeiro romance adolescente"



No terceiro single Alicia fala sobre sua paixão pelo seu parceiro, se comparando a obsessão de um caso adolescente, em que os dois envolvidos querem estar sempre juntos, se falando a todo o momento, algo um pouco inocente com uma extrema importância. A letra também faz referencia a encontros secretos na escola e outras situações de um primeiro amor como escrever o nome do parceiro no caderno e desejar que ele seja o primeiro e ultimo amor de sua vida.


O video conta a historia de um caso adolescente, começando com Alicia conversando com um rapaz pelo telefone, voltando duas semanas antes mostra como eles se conheceram, a cantora o convidando para um show de talentos em que faria uma apresentação e também o primeiro encontro deles. 

I Need You (Eu preciso de você)

“Nunca jamais... pense isso
nunca jamais... faça isso
Nunca haverá duas coisas... que ficará melhor juntos
Do que você e eu”

Apaixonada Keys declara todo o seu amor para com o seu parceiro, dizendo ser dependente dele e usando varias metáforas de coisas opostas para demonstrar isso, como norte e sul, vida e morte, entre outras. Um pouco exagerado.

Where do We Go From Here (Para onde vamos?)

“Para onde iremos a partir daqui?
Tudo que podemos fazer é seguir os rastros das minhas lágrimas”

O parceiro de Alicia disse que anda confuso e pede um tempo para clarear a mente, na letra conta que eles tão em uma encruzilhada e mesmo que ela tente. no fundo já sabe que o perdeu. Sem saber o que fazer diz em um dos versos: "Eu não sei se posso erguer minha cabeça e encarar outro dia. Ah, é uma estrada tão solitária".

Prelude to a Kiss (Prelúdio para um beijo)

“Mas isso é uma estrada solitária para viajar
E uma carga pesada
E é um longo, longo caminho para o céu
Mas eu tenho que chegar lá
Pode enviar um anjo?
para me guiar”

A inspiração para musica veio depois de uma viagem de Alicia a África, onde testemunhou pessoas que vivem em situações horríveis. A faixa na verdade se parece uma interlude com um pouco mais de dois minutos. 

Tell You Something (Te contar algo)

“Imagine se houver amanhã
Imaginar que não veria seu rosto
Haveria nenhum limite para minha tristeza
Então tudo que eu posso dizer"

Uma reflexão sobre viver hoje e ser grato pelas pessoas que amamos enquanto elas ainda estão vivas, dizer o quanto a amamos enquanto podemos, pois o amanha não existe. A letra foi inspirada na perda de um ente querido de Alicia e em entrevista comentou: Testemunhar um ente querido morrendo era muito difícil. Ela era uma das mulheres mais influentes da minha vida e vê-la com dor não era legal, não havia nada que eu pudesse fazer. Eu tentei manter uma perspectiva positiva, mas o que será será. A música veio do sentimento de saber que eu precisava dizer todas essas coisas para ela enquanto ela ainda estava lá. Não há motivo para trazer flores para o funeral de alguém. É mais importante trazer as flores enquanto seus entes queridos ainda estão vivos”.

Sure Lokes Good To Me (Parece bom pra mim)

“Eu quero ver a vida antes que eu morra ou uma mentira em um espaço vazio
A escuridão vem e eu tenho dito a minha alma
E me e eu nos viramos, estamos a ficar velhos”

Encerrando o disco com a mensagem de que a vida é muito curta e o tempo passa rápido demais. Nessa reflexão Alicia conta que decidiu que não vai viver com medo ser quem é, pois não quer ser uma mentira, dizendo que vai arriscar a sorte. Nos versos finais diz: "Então não chova no meu desfile, a vida é curta para desperdiçar um dia. Eu vou arriscar tudo para a liberdade".


As I am mostra a fidelidade de Alicia consigo mesmo, ainda que o disco possui um apelo ao pop, ainda se mantém fiel as suas raízes e sua identidade. A  cantora encanta o seu ouvinte com sua honestidade, com seus vocais mais orgânicos. As faixas soam que se tivessem sido feitas ao vivo, sempre acompanhada por ser companheiro o piano. 
O fato de compor as próprias músicas deixam os seus trabalhos mais autênticos e sempre soando como ela mesmo, fugindo da superficialidade. Algumas letras o sentimento pelo seu parceiro aparece de forma mais açucarada, mas ainda sim nada enjoativo. 
Em entrevista comparou o disco aos outros trabalhos: "Eu definitivamente sinto que estou aprendendo, mas eu me sinto mais madura do que quando comecei, porque eu conheci pessoas que já passaram muito mais do que eu. E trabalhar com pessoas tão talentosas é tão incrível. E o disco soa como uma historia e quando terminar de ouvi-lo não vai conseguir descrever toda a historia".
Mais uma vez não desejar, sua voz brilha em cada faixa, provando que é merecedora de todo sucesso e prêmios que recebeu, isso tudo sem imitar ninguém, sem se definir, sendo apenas como ela é Alicia Keys.


"Eu só tento não me definir, eu gostaria de descobrir quem eu sou, me tornando definitivamente uma mulher forte. Eu sou uma pessoa que esta aprendendo a cada minuto, estou questionando o tempo todo. Mas realmente é um bom caminho quero tomar conta de mim mesma. E esse álbum é sobre isso, sobre esse ultimo ano e da maneira que me mostrando mais claramento o que eu quero. Eu definitivamente sinto que estou aprendendo, mas eu me sinto mais madura do que quando comecei, porque eu conheci pessoas que já passaram muito mais do que eu. E trabalhar com pessoas tão talentosas é tão incróvel. E o disco soa como uma historia e quando terminar de ouv-lo não vai conseguir descrever ela toda "

Alicia Keys

0 comentários:

Postar um comentário