segunda-feira, 3 de julho de 2017

Mariah Carey - Me. I Am Mariah... The Elusive Chanteuse

Me. I Am Mariah... The Elusive Chanteuse é o titulo do décimo segundp álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 23 de maio de 2014, as musicas falam sobre amor, nostalgia, magoas e sobre seus filhos. Sua sonoridade é inspirada no R&B, Soul, Hip Hop, gospel e pop.
Planejado pra ser lançado em 2012 com o primeiro single sendo "Triunfante (Get'em)", mas devido ao mal desenvolvimento acabou sendo descartado e seu lançamento adiado diversas vezes. 
Apos o lançamento do seu antecessor, começou a trabalhar em álbum de remixes intitulado "Angels Advogate", mas o projeto foi descartado e algumas faixas entraram para esse disco. Então a cantora voltou ao estúdio e lançou também seu segundo álbum natalino "Merry Christismas II".
O titulo é inspirado em um desenho feito pela cantora com apenas três anos, um auto- retrato, em que escrevia "Eu. Sou Mariah". E em entrevista comentou sobre:  
“Este álbum é um reflexo de alguns dos picos e vales que me fizeram ser quem sou hoje. Sempre me conheci, sou Mariah". 
O disco também é o primeiro apos se tornar mãe em 2011, o nascimento de seus filhos gêmeos também serviu de inspiração.
Foram lançados quatro singles: "Beautiful"; "The Art Of Letting Go"; "You're Mine (Eternal)" e "You Don't Know What to Do". Promovido através da "The Elusive Chanteuse Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer Mariah Carey de um jeito bem simples:


Cry. (Choramos)

“Preciso te abraçar até que nós dois
Até nós dois cairmos
Deveria ter adivinhado que você estava cansado de mim
Até nós dois cairmos
Até nós dois cairmos e chorarmos"

O disco começa de um jeito bem melancólico, Carey fala sobre um relacionamento que foi morrendo aos poucos e quando viu já era tarde demais. A letra fala sobre culpas e arrependimentos que envolvem esse termino, refletindo sobre a falta de honestidade de seu ex-parceiro. A voz e o piano são os destaques da faixa, deixando a música contar essa trágica historia de amor.

Faded (Desbotando)

“Então intangível, como um eco
E ainda tentar fingir que é possível
Para nos trazer de volta para a vida
Mas continuamos a diminuir"

Nessa faixa a cantora compara as boas lembranças de um relacionamento que esta morrendo como fotos desbotadas, Mariah conta que o seu parceiro é sempre tão ausente e aos poucos esta sumindo, sempre quando precisa ele não esta lá. No começo tem sons de teclado de celular como se estivesse mandando mensagem o procurando.

Dedicated (Dedicado)

“Assim como fizemos naquela época
E essa é pra você"

Com a participação de Nas, Mariah reflete sobre os relacionamentos passados, de um jeito nostálgico relembra antigas canções que foram feitas para um ex-parceiro e dedica essa pra ele também, assim como fazia no passado. 

#Beautiful (#Belo)

“Que isso não significa nada para mim, para mim, é
Você é belo
Meu bom Senhor, você é belo para caramba
E não posso fingir"


O primeiro single conta com a participação de Miguel. A letra é como um dialogo entre eles, uma conversa cheia de segundas intenções, uma paquera, o cantora esta admirado com a beleza de Mariah e pede para dançar pra ele, com um tom de malicia combinado a uma melodia suave. A voz dois combinaram muito, trazendo um ar sensual para a faixa.


O vídeo é simples com um ar cowntry, assim como na letra Mariah esta na garupa da moto de Miguel e em algumas cenas dança para o cantor em frente ao seu conversível. Carey exala beleza e sensualidade.

Thirsty (Sedento)

“Você está sedento por um sonho
Me deixa afogando
Querido, não há como pedir ajuda
Cheia de desgosto
Lutando, por que você é tão insistente?"


O quinto single fala sobre o desejo do amante de Carey em ter fama, a cantora descreve como sedento e com esse desespero pra ter uma vida de celebridade acaba a afogando, ou seja, esta a fazendo mal e destruindo a relação deles. A canção conta com a participação de Rich Homie Quan.


Make It Look Good (Faz com que pareça bom)

“Eu só quero gosto que você tem
Mas minha mãe sempre me disse para não jogar
Com os jogadores que você joga
Até que não há mais um jogo, deixou de ser jogado"


Apaixonada por um rapaz, um tipico garanhão que segundo ela deixa qualquer mulher encantada, a mãe de Mariah a adverte para não se envolver, mas ela o quer mesmo assim e conta que não pode fazer nada para ajudar a si mesma, porque ele faz com que as coisas ruins pareçam boas. 

You're Mine (Eternal) (Você é meu eternamente)

“Não consigo viver sem o seu amor
Estou sufocada aqui e sozinha, ansiando pelo o seu toque
O olhar da primavera que te cativa a todo o momento
E não consigo desistir de você
Você é meu”


O terceiro single é uma declaração de amor e por isso foi escolhida pra ser lançada no dia dos namorados. Mariah conta ao seu parceiro que ele pertence a ela e que nunca irá desistir dele, pois o que sente realmente é amor. Em alguns dos versos se mostra totalmente vulnerável e dependente, quando esta sozinha e anseia pelo seu toque, confessando que não sabe viver sem esse amor.


No clipe a cantora esta em uma floresta, enquanto sofre com a falta de seu amado, exalando beleza, sedução e brilho, algumas pessoas chegaram a compará-la com uma fada. Em algumas cenas Mariah aparece nadando como uma sereia. Enquanto o seu amado esta na cidade em uma seção de fotos. Em entrevista comentou como foi às gravações: "Eu diria que foi um esforço colaborativo de direção. Parte do motivo foi porque eu amo Porto Rico um dos meus lugares favoritos sempre e um dos meus favoritos vídeos, ' Honey ', gravado em Puerto Rico no El Conquistador hotel. Eu estava envolvido a cada passo do caminho ... Eu gosto de muitos das cenas no vídeo ... Houve um momento em que eu tive que fazer uma seqüência de água adicional sem diretor, só eu e um homem de câmera Com uma câmera subaquática. Eu estava olhando para a tomada às 5 da manhã, eles estão prontos para me matar. Mas se não tivéssemos esses tiros não haveria nada para cortar, exceto eu”. 

You Dobn't Know What To Do (você não sabe o que fazer)

“Como eu te amei
Oh como eu precisei de você
Oh garoto eu me sinto novo
Desde que você me soltou
Você não sabe o que fazer”



O quarto single Mariah fala sobre um um relacionamento instável em que seu parceiro é indeciso, não sabe se vai embora ou se fica, Mariah esta decidida e o deixa livre, pois ele a perdeu, se cansando desse chove não molha, agora tudo que pode fazer é apenas ouvi-la cantar. A canção conta com a participação do rapper Wale.

Supernatural (Sobrenatural)

“Nosso amor é sobrenatural
Hey baby
Na verdade eu tenho certeza
É para sempre o nosso amor"

Em 2011, Mariah deu a luz ao casal de gêmeos Moroccan e Monroe, nessa faixa fala sobre o amor que sente por eles, dessa experiência com a maternidade, descrevendo esse sentimento como algo sobrenatural. As vozes de seus filhos aparecem no decorrer da musica, com uma melodia leve transmitindo o sentimento simples e verdadeiro, junto com a alegria de Mariah.

Meteorite (Meteorito)

“Você tem a noite para iluminar o céu
Meteorito na frente de cada olho
Uma estrela cadente
Sua fama é uma chama
Eles vêem você se queimando"

Um comentário de Mariah sobre a cultura da celebridade, na visão de uma observadora, não como famosa. Comparando a ascensão de alguém como um meteoro que surge e conquista a todos, ganhando fama e reconhecimento. Mariah motiva ao seu ouvinte a brilhar e se destacar.

Camouflage (Camuflagem)

“Eu vou camuflar minhas lágrimas
E usar um disfarce
Eu preciso saber
Se você ainda me ama"

A balada de piano fala sobre os sentimentos de um relacionamento já quase em seu final. Acredita-se que a faixa foi inspirada no fim do seu casamento com Nick Cannon e que as coisas já não iam bem. Carey deseja camuflar suas lagrimas pra ninguém saiba que ela esta sofrendo, enquanto questiona se ele realmente a amou ou se fingiu esse tempo todo.

Money (S*/...) (Dinheiro) 

“Dinheiro, tanto faz
Não significa nada mais do que
Jets em feriados e chefe com molho holandês
Lingerie cara, porque no fim eu vou voltar pra casa, pra você"

Falando logicamente sobre dinheiro a faixa conta com a participação do rapper Fabolous. A cantora conta quantas coisas se pode comprar com dinheiro, como Jets no feriado, chefes de cozinha e lingeries caras, mas que não comprará o amor.

One More Try (Mais uma tentativa)

“Então, se você me ama
Diga que me ama
Mas se você não fizer isso
Apenas me deixe ir"

Uma regravação do cantor George Michael, originalmente gravada em 1987. A letra fala sobre alguém que já se machucou muito emocionalmente em seus relacionamentos e de forma honesta pede ao seu parceiro que se realmente amá-la que diga, mas se não a deixe ir e essa seria mais uma tentativa de tentar ser feliz em uma relação.

Heavenly (Celestial)

“Não posso desistir agora
Vim de muito longe
Ninguém me disse que o caminho seria fácil
E eu não acredito que ele me trouxe até aqui para me abandonar"

Com a participação de um coral, Mariah volta a explorar o gospel. Com uma faixa que fala sobre a força da fé em Deus e a determinação de lutar e vencer, contando que confia que Deus estará com ela, pois foi ele que a trouxe até aqui e que não vai desistir.

A versão Deluxe ganhou uma nova capa e mais quatro musicas, incluindo um remix de "It's A Wrap" com a participação de Mary J. Blige e também "Betcha Gon Know" com a participação de R. Kelly ambas versões estariam no seu álbum de remix "Angles Advocate":


The Art Of Letting Go (A arte de desapegar)

“Desapegar não é fácil
É extremamente doloroso
Alguém que você conhecia
Está fazendo seu mundo virar
E eles assistem enquanto você está caindo, caindo
Caindo, baby"


O segundo single, planejado inicialmente pra ser o titulo do disco. A letra fala sobre a tentativa de desapegar de seu ex-parceiro e acrescenta que não é fácil esquecer alguém, um processo doloroso. Carey reflete que tudo que ele a disse era mentira, desejando que ele não queira voltar porque ela quer seguir em frente e pede pra que ele apague o seu numero. Em entrevista comentou: "Todos podem se identificar com a letra e libertar algo que precise ir embora, algo que os prenda, algo que os deixe para baixo. Obrigada por compartilharem essa experiência comigo!"

Me. I am Mariah...The exclusive Chanteuse

“Na contracapa deste álbum é um tesouro pessoal
Este é o meu primeiro e único auto-retrato
eu desenhei quando eu tinha três anos e meio ea chamou de "me. Eu sou Mariah. "
Por favor, não me julgue por um título tão simplista
Vamos lá, eu tinha apenas três anos e meio"

O disco encera com uma espécie de interlude, uma faixa explicativa o desenho na contra capa do disco, junto com o titulo e o conceito.


Me. I am Mariah…The exclusive é o verdadeiro “memórias” de Mariah, de um jeito simples, sem grandes produções, sem preocupação em inovar, transparente, manteve sua essência e estilo.
O disco é feita especialmente para os fãs que acompanham sua carreira a muito tempo, não para conquistar novos. E acrescentou em entrevista: “Estou colaborando com muitas das minhas pessoas favoritas, mas o principal é que eu não estou tentando seguir uma tendência particular, quero que ela seja bem recebida. Fique fiel a mim mesmo e à música que eu amo e faça os fãs felizes”.
Os boatos que o seu casamento com Nicki não ia bem começaram a surgir e em entrevista comentou: "Como compositora, nunca gosto de ser muito específica, porque gosto que as pessoas possam fazer as suas próprias experiências de vida. Mas existe uma arte para aprender a deixar de lado as coisas na sua vida, as pessoas Em sua vida, coisas que não são boas para você. Seja qual for o caso”.
O titulo talvez deixou o disco um pouco confuso, mesmo com a faixa explicativa.
O disco possui uma produção simplista, sem muito exagero e explorando novos elementos pra sua música, falando sobre si mesma de um jeito natural, cru e classico, com novas camadas. "Há muito mais Baladas crua do que as pessoas poderiam esperar ... também há uptempo e assinatura-tipo canções que representam [minhas] facetas diferentes como um artista .... Onde quer que vamos com este projeto, eu tentei manter a alma eo coração em isto".


"Foi uma visualização criativa de como eu me via, com a pureza do coração de uma criança, como se nunca tivesse sido quebrado. Eu mantive este desenho privado por tanto tempo, mas porque este álbum é um reflexo de alguns dos picos e vales que me fez ser quem sou eu hoje. Eu decidi compartilhá-lo com aqueles que realmente importam e estar aqui para mim por tudo isso. Eu já passei por muita coisa, mas eu sempre me conheci, eu estou Mariah"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário