segunda-feira, 31 de julho de 2017

Alicia Keys - The Element Of Freedom

The Element Of Freedom é o titulo do quarto álbum de estúdio de Alicia Keys, lançado no dia 11 de dezembro de 2009. Com musicas sobre amor e suas varias formas. Sua sonoridade é R&B, mas com uma pegada mais hip hop.
Depois do grande sucesso de seus outros álbuns de estúdio a cantora se sentiu perdida sem saber qual seria o próximo passo, mas que encontrou o que é liberdade e por isso se permitiu mostrar também o seu lado mais frágil.
Keys definiu o novo trabalho como mais diversificado com "um lado é forte e um lado é vulnerável". Segundo Alicia o disco possui uma sensação forte e nervoso, mas ao mesmo tempo intimo, vulnerável e delicado.
Sobre o titulo comentou: "Parece emocional e vulnerável, mas também há uma espécie de liberdade nele. Não consigo encontrar uma palavra melhor do que a liberdade para realmente descrevê-la. Embora cada música tenha toques de diferentes texturas e sons, a liberdade geral é a coisa que justifica. É definitivamente o tema de onde eu estou na minha vida".
Seis singles foram lançados: “Doesn’t Mean Anhythig”; “”Try Sleeping with a Broken Heart”; “Put It in a Love Song”; “Empire State of Mind (Part II) Broken Down”; “Un-Thinkable (I’m Ready)” e  “Wait Til You See My Smile”. Para promover o disco embarcou na “The Freedom Tour”.
 A cantora conta que eliminou todos os seus limites para que pudesse expressar sua liberdade de todas as maneiras possíveis, com um faixa a faixa vamos conhecer “o elemento da liberdade”:


The Elemente Of Freedom (O elemento da liberdade)

“E chegou o dia
Quando o risco para
Permanecer fechada em um botão
Era mais doloroso
Do que o risco de florescer
Este é o elemento da liberdade"

Com uma pequena introdução começa o disco. A cantora recita o texto acima falando sobre a dor de se conter, de não expor todos os sentimentos. Alicia se compara a uma flor em seu processo de desabrochar e florescer. 

Love is Blind (Amor é cego)

“Bem, as pessoas não vêem o que eu vejo
Mesmo quando elas estão bem ali ao meu lado
E todos os meus amigos pensam que eu sou louca por te amar
O que eles não sabem é que não há nada que eu possa fazer"

Se o amor é cego, Alicia confirma isso nessa faixa. Os seus amigos dizem que não sabem o que acontece com ela, pois esta totalmente entregue ao seu parceiro, mas a cantora conta que as pessoas não veem a mesma coisa e que não pode fazer nada porque o amor é cego. Em entrevista comentou sobre a produção da faixa: Nós usamos muitos sons de teclado diferentes neste álbum. Esta canção em particular usa o teclado CP 70. Parece um piano, mas tem um tom diferente; Mais de um som elétrico. A música tem um tom mais escuro e as batidas ficam muito pesadas. Mas então os vocais são muito soul e bluesy.

Doesn’t Mean Anything (Não significa nada)

“De uma só vez eu tive tudo
Mas isso não significa nada agora que você se foi
Lá de cima, parece que eu tive tudo
Mas isso não significa nada já que você se foi”


O primeiro single Alicia mais uma vez fala sobre o grande valor do amor, de ter a pessoa amada ao seu lado, em alguns versos conta que todo dinheiro que tem não significa nada se o seu parceiro não estiver com ela, que preferia morar na rua e tê-lo ao seu lado, mesmo que agora tenham terminado ela sente a falta dele e deseja ter tudo de volta. Em entrevista acrescentou: Você sonha em ter todas essas coisas, você sonha em ir todos esses lugares. Mas qual é o objetivo de fazer isso, tendo isso, se aquele que você quer estar lá não está com você? Mesmo que isso pareça um sentimento pesado, o som dele, isso faz com que você se sinta inspirado. Para descobrir onde você está indo e estar lá com as pessoas que você ama o que mais é a vida, de verdade?”


O video começa com Alicia em um apartamento com a seguinte declaração: "Esta bela cidade parece vazia. Todas as pessoas do mundo e você ainda pode se sentir sozinho. Qual é o objetivo de ter tudo sem a pessoa que você ama. Às vezes você só precisa começar de novo para voar" e conforme interpreta a canção se transporta para o outro lugar que se parece com um deserto e escala uma grande montanha, em entrevista comentou sobre: "Porque todos nós temos montanhas para escalar em nossa vida, você sabe que pode chegar ao topo, você pode escalar e você pode fazê-lo e como você observa a paisagem, a pergunta é 'Você vai voar ou você vai cair?'. E eu vou voar, e nós todos Vai voar".

Try Sleeping With A Broken Heart (Tente dormir com o coração partido)

“Você já tentou dormir com o coração partido?
Bem, você pode tentar dormir na minha cama
Solitária, sozinha, ninguém nunca me fechou como você
Você usou a coroa, você me fez tocar o céu"


No segundo single Alicia lida com o seu coração partido e sofre para tentar seguir em frente.  Mas nessa noite arrumou um jeito de dormir, vai se prender a memórias boas que compartilhou com seu parceiro e mesmo longe dele ainda o pode sentir, recordando que disse que nunca a deixaria e confessando que sempre estará apaixonada por ele.


O vídeo começa com a seguinte mensagem: “Há aqueles entre nós que são abençoados com o poder de salvar o que é amado por outro. Mas impotente para usar essa benção sobre eles mesmos”. Durante as cenas Alicia aparece com uma heroína que tem poder para curar a dor dos outros, menos a dela mesmo.


Wait Til You See My Smile (Espere até ver o meu sorriso)

“Porque você está mais forte, e você está melhor
E você está pronto para tudo, dizendo
Oh, espere até ver o meu sorriso"


O sexto single possui uma mensagem positiva e motivadora ao seu ouvinte, Alicia fala sobre as pessoas negativas que fazem de tudo para desmotivar e acabar com os sonhos de outras pessoas, aconselhando a não dar ouvidos, não permitir que essas coisas consigam derruba-los, pois essas situações servem para fortalecer e quando elas vierem o botar pra baixo diga: “espere até ver o meu sorriso”.

That’s How Strong My Love Is (Essa é a força do meu amor)

“Como um navio na tempestade
Podemos arriscar tudo
Essa é a força do meu amor”

Com um voto de casamento, Alicia se declara ao seu amor, prometendo amá-lo, cuidar e estar sempre por perto. Na letra usa varias metáforas para dizer ao seu parceiro os seus sentimentos, contando que eles foram unidos pelo céu e que nada vai separá-los, mesmo nos momentos mais difíceis estará do lado dele, pois essa é à força do seu amor.

Un-Thinkable (I’m Ready) (Impensavél – Estou pronta)

“Eu poderia fazer você meu amor
Se fizermos o impensável, vai nos fazer parecer loucos?
Se você me perguntar, eu estou pronta"


O quinto single fala sobre uma relação ainda no inicio, Alicia vê como algo sensível, mas se sente pronta para começar um relacionamento caso o seu parceiro também desejar. Mesmo sendo impensável, a cantora não quer perder o seu tempo com algo sem futuro e já manda real sobre quem vai ter que tomar uma atitude. 



O video para canção conta a historia de um casal inter-racial e suas dificuldades em ficar juntos, visto que o irmão de Alicia não aprova o seu relacionamento somente pelo seu parceiro ser branco. O assunto é sensível, pois nos Estados Unidos esse tipo de união é vista com maus olhos, o preconceito reverso também nunca falado na mídia, mas a cantora expõe tudo isso.

Love is My Disease (Amor é minha doença)

“Eu sou viciada
Quando eu preciso de você aqui o tempo todo?
E eu não tenho certeza se isto é saudável
É uma doença?
Porque sinto que estou perdendo a cabeça"

Nessa faixa Alicia fala do amor como uma doença em sua vida, a sua necessidade de estar sempre perto do seu parceiro, o tempo todo junto, a cantora se questiona se isso é saudável para sua relação, pois não existe remédio para cura-la e se compara com uma viciada. 

Like The Sea (Como o mar)

“O amor é como o mar
Ele chega nos seus joelhos
Primeiro você fica flutuando
E depois ele te leva, te leva
Pro fundo, pro fundo”

Mais uma vez falando sobre o amor, a letra compara o sentimento como o mar que chega devagar e enquanto você se da conta ele já te levou para o fundo, essa força tomou conta de Alicia e se sente totalmente apaixonada. 

Put It In A Love Song (Coloque em uma canção de amor)

“Diga que você me ama, diga que você me ama
Depois ponha isso numa música romântica
Ponha isso numa música romântica”


O terceiro single conta com a participação de Beyoncé. Na letra pede ao seu parceiro para declarar os seus sentimentos e colocar em uma canção de amor, já adiantando que se realmente quiser conquistá-la terá que dar duro e agradá-la. O vídeo para música chegou a ser gravado no Brasil, mas depois de muito atraso o lançamento foi cancelado. Sobre a parceria comentou: “Nós nos divertimos muito, nos tornamos realmente boas amigas. Era uma festa no estúdio, a energia era tão alta e a química era genuína”.

This Bed (Esta cama)

“Esta cama
É muito solitária sem você
Não quero abraçar meu travesseiro, eu quero te abraçar
Por favor, esteja ao meu lado"

Solitária Alicia sente falta do seu parceiro em sua cama, contando que não quer mais dormir agarrada ao seu travesseiro, mas deseja tê-lo sem sua cama todos os dias e cheia de insinuações deseja ter relações sexuais com ele. 

Distance and Time (Distancia e tempo)

“Não importa o quão longe você esteja
Não importa quanto tempo ele leve
Pela distância e pelo tempo
Eu estarei esperando”

Dedicada a todos os casais que foram separados pela distancia e tempo, a letra fala sobre um casal que já não esta mais junto, mas ainda sim Alicia espera que voltem e revela que sempre o amará, esperando o tempo que for preciso e disposta a fazer qualquer coisa para reatarem. Em um dos versos chega a dizer que não consegue viver sem ele. 

How it Feels To Fly (Como é voar)

“Eu nunca conheci esse sentimento, nunca
Agora espero que continue e dure para sempre
Estou subindo
Eu não quero descer”

Alicia conta que esta apaixonada e sente como se tivesse voando, pois nunca havia conhecido esse sentimento antes, torcendo para que nunca acabe e dure para sempre. Em um dos versos diz: “Estou subindo, eu não quero descer! Espero que minhas asas não me falhem agora, se eu puder tocar o céu eu arriscaria a queda só para saber como é voar”.

Empire State Of Mind (part II) (Império da mente)

“Nova York, selva de concreto onde os sonhos são feitos
Não há nada que você não possa fazer
Agora você está em Nova York
Essas ruas vão fazer você se sentir novo em folha”


O quarto single é continuação de sua parceria com Jay-z "Empire State Of Mind", lançado em 2009 para o décimo primeiro álbum do rapper. Nessa nova versão Alicia conta que "Eu definitivamente queria dar a minha versão e minha visão sobre como vejo Nova York e como ela me sente. Eu queria fazê-lo pelo meu estilo - mais quebrado, mais no piano, mais voz e intimidade - então é o que eu fiz. Imaginei: "Se eu pudesse cantar toda essa música, como faria isso?" Então eu me sentei no meu piano e eu meio quebrou e comecei a cantar sobre Nova York enquanto eu vejo isso e acabou ótimo". A letra é uma homenagem a sua cidade natal Nova Iorque, como um lugar mágico, um lugar que não existe outro igual no mundo.


O video é uma performance ao vivo da canção, somente voz e piano.


The Element of Fredoom mostra uma evolução artística de Alicia, explorando novos estilos, usando vocais mais leves, soando atual, mas mantendo o seu estilo unico, com muita personalidade e excelência. Em entrevista comentou sobre o conceito:  "Encontrei mais liberdade. Antes, pensei que só poderia mostrar o lado forte de mim. Agora há uma mistura de forte e delicada. Um novo som, uma nova emoção”.
A cantora usa o elemento da liberdade e se sente livre para expor seus sentimentos, cantar o amor que sente, às vezes soando exagerado em suas letras, mas suas melodias leves não deixam as musicas enjoativa, mas sim apaixonadas.
O quarto disco mostra como cresceu profissionalmente em quase dez anos de carreira, uma artista com tão pouco tempo na estrada e se porta como uma contemporânea, totalmente completa. 
Keys afirmou que "eliminou todos os limites e todas as limitações, para que você possa sentir sua liberdade e expressar sua liberdade de todas as maneiras possíveis" e mais uma vez não decepcionou em seu esforço.


"A maneira como as músicas progridem vai levá-lo a um alto natural. Eu só que sintam a sensação de liberdade, eu quero que sintam fora de moda, se sentindo inspirado, pois definitivamente será levado a uma viagem, eu sei que você ficará chocado... Eu eliminei todos os limites e todas as limitação, para  que possa sentir sua liberdade expressar sua liberdade de todas as maneiras possíveis  "


Alicia Keys

0 comentários:

Postar um comentário