segunda-feira, 24 de julho de 2017

Sia - 1000 Forms of Fear

1000 Forms Of Fear é o titulo do sexto álbum de estúdio de Sia, lançado no dia 04 de junho de 2014. As musicas falam sobre lidar com vícios e o transtorno bipolar. Sua sonoridade é Electropop.
Após o lançamento de seu ultimo trabalho solo “We are Born”, a cantora decidiu se aposentar da carreira de cantora e ser somente compositora para outros artistas. Nessa época compôs “Titanium” para Alicia Keys, porém a demo foi parar com David Gueta que produziu a música e lançou, fazendo com que a tornasse conhecida.  Em entrevista comentou sobre: “Eu nunca sabia que ia acontecer, e eu estava realmente chateado. Porque eu tinha acabado de aposentar, eu estava tentando ser um pop Compositor, não um artista”.
Sia conta que o disco foi feito por uma obrigação contratual e devido ao grande sucesso do single com David Gueta a cantora decidiu não mostrar o rosto, seja na arte do disco ou na promoção do mesmo.
Quatro singles foram lançados: “Chandelier”; “Elastic Heart”; “Big Girls Cry” e “Fire Meet Gasoline”. Para promove-lo fez diversas apresentações em programas de TV.
Com um faixa a faixa vamos conhecer as “1000 formas de medo” de Sia:


Chandelier (Lustre)

“Vou balançar ao ritmo do lustre, do lustre
Vou viver como se não houvesse amanhã
Como se não houvesse amanhã”


O primeiro single se tornou um grande clássico da cantora. A letra melancólica fala sobre o alcoolismo, detalhando a desmoralização e perca de raciocínio causado pelo consumo de bebidas, com o típico pensamento de festa. Sia também tem o pensamento que garotas festeiras não se machucam e é um dos motivos que esta nessa busca por “diversão”.


Assim como em outros clipes, a cantora não apareceu no vídeo. Quem apareceu nas cenas foi a dançarina Maddie Ziegle. Apresentando uma coreografia bizarra, em um ambiente sujo e aparentemente abandonado. Em entrevista Maddie comentou sobre a experiência: Eu gosto da dança inteira. Foi realmente diferente e estranho para mim, porque geralmente não sei, seja uma pessoa louca de cada vez. Foi tão divertido de fazer e foi realmente fora da caixa e isso me expandiu muito, porque eu estou acostumado a danças de competição onde você é como, "ponha os pés!" Mas desta vez era como, você só precisa deixar ir e sentir isso”.

Big Girls Cry (Garotas crescidas choram)

“Posso chorar, arruinando a minha maquiagem
Lavando todas as coisas que você tomou
E eu não ligo se não estou bonita
Garotas crescidas choram”


No segundo single Sia demonstra solidão e melancolia. A cantora conta que é uma garota crescida e pode chorar quando seu coração estiver partido, sem se importar se vai arruinar sua maquiagem e se não esta bonita. Na letra recorda o seu parceiro e esperando para que ele vá procurá-la.


O vídeo é simples apresenta Maddie Ziegle em um fundo preto, contorcendo o rosto e usando as mãos para expressar varias emoções distintas. 

Burn the Pages (Queime as paginas)

“O ontem já está morto e enterrado, assim como o hoje
Coloque o seu passado em um livro, queime as páginas
Deixe-as cozinharem”

Refletindo sobre o futuro Sia aconselha o seu ouvinte a esquecer tudo o que aconteceu no passado e olhar para o futuro, pois ontem já está morto enterrado e devem ser queimadas essas paginas, para que nada que aconteceu arruíne o presente e o futuro.

Eye of the Needle (Pelo buraco da agulha)

“Você está trancado em meu coração
E sua melodia é uma arte
E não deixarei o terror entrar, estou roubando tempo
Pelo buraco da agulha”


Lançado como single promocional a cantora se mostra disposta a lutar por um amor quase falido, Sia conta não estar preparada para deixá-lo, então vai persistir nesse romance. E usa varias metáforas na letra para demonstrar a tristeza em vê-los nessa situação, contando que o prendeu em seu coração, mas ele esta escapando pelo buraco da agulha.

Hostage (Refém)

“Tudo começa com um beijo
Sou refém do seu amor
Me algeme, me prenda
Sou refém do seu toque”

A musica já havia sido apresentada anteriormente durante algumas performances do disco anterior. Na letra Sia conta estar entregue a um relacionamento escondido e se apegando mais do que deveria, a cantora se diz refém do seu toque.

Straight For The Knife (Direto para faca)

“Você foi direto para a faca, e eu me preparei para morrer
Sua lâmina brilha
Olhou bem nos meus olhos, acendeu o fogo bem alto
Deixou a chama acesa, você se pergunta por que
Tenho medo do fogo
Você se pergunta por que faz as meninas chorarem”

Uma balada cheia de melancolia e drama, Sia fala sobre uma dolorosa traição de seu parceiro, descrevendo tamanha decepção que sofreu, mas mesmo assim ainda anseia por esse amor errado que a machuca. A cantora descreve também que se preparou para impressiona-lo e agrada-lo, mas no fim ele acabou a matando. 

Fair Game (Jogo Justo)

“E eu nunca joguei um jogo limpo
Eu sempre tive o controle
Mas que bem faz o intelecto e a terapia
Se eu não respeito homem nenhum
Sim, eu quero jogar um jogo limpo"

Acostumada a estar no controle de seus relacionamentos, Sia agora encontra um homem que está disposto a percorrer o mesmo caminho, deixando o jogo equilibrado e então a cantora se diz disposta a jogar esse jogo justo.

Elastic Heart (Coração elástico)

“Tenho uma pele insensível e um coração de elástico
Mas a sua lâmina pode ficar muito afiada
Sou como um elástico até você puxar bem forte
Posso estourar e agir rápido”


O terceiro single foi lançado antes do disco como parte da trilha sonora de “Jogos Vorazes” com a participação de The Weekend. Para o álbum a cantora lançou uma versão somente com seus vocais. Na letra Sia fala sobre se arriscar em um novo amor, mesmo após tantas decepções que ainda a assombram e conta que ficará bem, pois tem um coração elástico.


O vídeo fecha uma triologia de vídeos estrelado por Maddie e o ator LaBeouf. Nas cenas os dois aparecem usando poucas roupas e presos em uma jaula. Então os dois lutam, provam-se e até trocam caricias. O clipe gerou grande polemica e a cantora foi acusada por promover a pedofilia e em entrevista o diretor disse sentir “pena” de quem enxergou isso e que era uma metáfora para as lutas que enfrentamos na vida. E em entrevista Sai acrescentou: "Tudo o que posso dizer é que Maddie e Shia são dois dos únicos atores que eu senti podiam jogar, esses dois estados de guerra. Peço desculpas àqueles que se sentem desencadeados pelo "Coração Elástico". Minha intenção era criar algum conteúdo emocional, para não chatear ninguém”.

Free the Animal (Liberte o animal)

“Me mate com o seu amor
Vou te apunhalar, te esquartejar
De uma forma amigável”

O amor desperta um sentimento selvagem na cantora, que usa de metáfora se comparando a um animal e que esta tão cheia de paixão que sente vontade até de matar o seu parceiro, ou seja, de estar sempre cima com uma demonstração equivocada e exagerada.

Fire Meet Gasoline (Fogo encontra a gasolina)

“Então venha agora
Risque o fósforo, risque o fósforo agora
Nós somos um par perfeito, perfeito de alguma forma
Nós fomos feitos um para o outro
Venha um pouco mais perto”


O quarto single fala sobre encontrar o amor, a pessoa certa que te completa. Sia descreve como quando o fogo encontra a gasolina. A letra possui um duplo sentido falando sobre sexo. A cantora sabe que é perigoso se apaixonar, mas quer queimar com seu parceiro nesta noite.


O vídeo mostra um casal no auge de seu relacionamento romântico. O vídeo na verdade se trata de um comercial para uma marca de lingerie e a cantora acrescentou: "Fire Meet Gasoline não é um vídeo musical oficial, nem é meu novo single. É um comercial de lingerie para o qual licenciei uma música".

Cellophane (Celefone)

“Não consegue ver?
Que estou embrulhada em celofane
Veja o sangue jorrar pelas minhas veias
A eletricidade inunda o meu cérebro
Não consegue esconder a dor"

Totalmente entregue e dedicada ao seu amado, Sia se vê enrolada em papel celofane, se dizendo ser um caso perdido, mas o seu parceiro cuida dela e a mantém saudável. A cantora também faz referencia a um vicio em remédios. 

Dressed In Black (Celefane)

“Você me encontrou vestida de preto
Escondendo-se no caminho de volta
A vida partiu meu coração, em pedaços”

Encerrando o disco Sia conta que estava prestes a desistir de tudo e pensando até em desistir da vida, mas que o seu amado a encontrou vestida com um vestido preto e ajudou a se recuperar dos traumas que a vida a causou, cobrindo seu coração com beijos.


O disco foi um grande marco na carreira de Sia, apresentando seus grandes medos como amar, se decepcionar, ser abandonada, de se entregar, entre outros, tudo com seu jeito único de compor, usando muitas metáforas, dando intensidade e transmitindo emoção com sua voz. Já havia sido decido que iria apenas compor para outros artistas, mas esse trabalho trouxe um sucesso mundial.
A cantora revelou que não se sente confortável em se tornar famosa e por isso resolveu não mostrar o rosto em toda arte, clipes e as apresentações e para isso se concentrou em criar arte visual através de vídeos. Furler recrutou a dançarina Maddie Ziegler para ser sua personagem no palco e artista com as costas voltadas para a câmera.
No fim o conceito se tornou uma marca registrada de Sia e em entrevista acrescentou mais sobre:Eu já tenho um conceito muito maior para este álbum e para como vou apresentá-lo e isso foi: eu não quero ser famoso. Se Amy Winehouse fosse uma colméia, então acho que sou um bob louco . Pensei "bem, se essa é a minha marca, como posso evitar ter que usar meu rosto para vender algo", então minha intenção era criar uma marca de bob blonde. Ao longo de tudo isso, eu colocarei uma pessoa diferente e eles estarão sincronizados com os lábios enquanto estiver fazendo uma performance ao vivo ou eles fazem uma dança ou fazem algum tipo de performance enquanto eu estou de volta para o público”.
Sia tem muito talento, não só pra compor, mas pra cantar também, com vocais maravilhosos, uma artista completa que sabe fazer musica como ninguém e provou que pra vender música boa sua voz é o suficiente.


"Basicamente, eu colocar isso fora para sair do meu negócio de publicação. Eu estava planejando ser uma escritora de canções pop para outros artistas. Mas o meu sucesso foi como artista, então eu tive que colocar mais um álbum. Eu não queria ficar famosa, então eu mantive todas as músicas que queria e me diverti fazendo isso"


Sia

0 comentários:

Postar um comentário