segunda-feira, 10 de julho de 2017

Spice Girls - Spice

Spice é o titulo do álbum de estréia do grupo britânico Spice Girls, lançado no dia 04 de novembro de 1996. Com musicas sobre feminismo, amor e amizade. Sua sonoridade é genuinamente pop, com R&B e dance.
A girlband foi formada em 1994 com o nome de “Touch”, as meninas foram descobertas por um grupo de caça talentos da revista “The Stage” que visava montar um grupo feminino. Quase á ponto de assinar com alguns produtores para lançar o primeiro disco, se mostraram descontentes com as imposições absurdas e o fraco material que entregaram a elas, então foram sozinhas procurar por outra oportunidade de gravar e produzir o suas canções.
Sua formação original era por Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C,  Victoria Beckham e Michelle Stepenson. Mas Michelle decidiu sair por conta de alguns problemas pessoais e Emma Bunton entrou em seu lugar.
Então as cinco mudaram-se para o subúrbio de Londres, dividindo o mesmo apartamento, assim compuseram diversas músicas e criaram suas próprias coreografias. Tempo que foi essencial para se conhecerem, desenvolvendo uma grande amizade. Nessa época também escolheram um novo nome ao grupo.
Em 1995 finalmente conseguiram uma chance de assinar com uma gravadora e começaram a trabalhar em seu primeiro trabalho. No ano seguinte com o lançado do primeiro single, as cantoras se tornaram mundialmente conhecidas.
Foram lançados cinco singles: “Wannabe”; “Say You’ll Be There”; “2 Become 1”; “Mama” e “Who Do You Think You Are”.
Com um faixa a faixa vamos conhecer a estreia da maior girlband da música:


Wannabe (Pretendente)

“Se quiser ser meu amante
tem que se dar bem com meus amigos
Faça durar para sempre, a amizade nunca termina
Se você quiser ser meu amante, você tem que se dar
Apoderar-se é fácil demais, mas é assim mesmo”


O primeiro single fez com que o grupo alcançasse um sucesso mundial. Cheias de atitude as meninas mandam um papo reto para um pretendente, que se caso ele quiser ser seu namorado terá que se dar bem com seus amigos, priorizando a amizade e não relacionamentos. Também mostram grande empoderamento e amor próprio caso não ele quiser ou não aceitar o seu jeito, o mandando ir embora sem qualquer remorso. Os versos rápidos e a letra deixam a canção descontraída. 


O vídeo é um grande plano sequencia, mostrando as integrantes dançando, cantando, aprontando e fazendo as mais diversas palhaçadas em uma festa excêntrica em um hotel em Londres, nada muito ensaiado tudo muito espontâneo. As cenas são divertidas e se tornou um símbolo icônico do empoderamento feminino, junto a musica emblemática da filosófica “Girl Power”. Em entrevista Geri comentou: "Lembro que o vídeo foi muito caótico. Não foi muito controlado, mas não queríamos que fosse. A ideia era mostrar a loucura das Spice Girls”.

Say You’ll Be There (Diga que vai estar lá)

“Estou lhe dando tudo, tudo que a alegria pode trazer
Isso eu juro
E tudo o que quero de você é uma promessa de que
Você vai estar lá
Diga me que você vai estar lá
Você não vai cantar comigo?”


O segundo single fala sobre relacionamento, uma promessa de estar lá um para o outro. Cansada de girar em círculos com um amante, então manda a real mostrando como tem que ser um relacionamento. Dizendo que darão tudo si, mas que essa troca tem que ser mutua. Para as meninas o companheirismo é essencial, uma verdadeiro prova de amor ser o suporte do outro em qualquer momento, além de amantes que sejam amigos e exista esse juramento. Se caso não existir elas preferem não seguir com essa relação. 


O vídeo foi inspirado nos filmes "Pussycat! Matar! Matar! E Pulp Fiction". As cantoras se apresentam como guerreiras em um deserto, cheia de armas tecnológicas e vão em uma missão para salvar um homem que esta infeliz.

2 Become 1 (Dois tornan-se um)

“Venha um pouco mais pra perto, 
Querido, chegue mais, chegue mais
Porque esta noite é a noite quando dois tornam-se um”


O terceiro single é uma balada que fala sobre o ato sexual com a pessoa amada, usando a metáfora de dois se tornaram apenas um. Cheias de ternura e amor, as Spice falam sobre sexo e também sobre o uso de preservativos. Em entrevista Melanie Comentou: É basicamente uma música de amor, mas tem uma mensagem, certifique-se de colocar um preservativo se você estiver fazendo sexo. Todos pensamos que isso é muito importante”. A música se destaca com os vocais muito bem elaborados e executados, na sua maioria sussurrados.


O vídeo se passa na Times Square e apresenta as cantoras em vários lugares ao redor da cidade, sejam sozinhas ou como um quinteto. Ao fundo aparecem carros em movimento rápidos como um jogo de luzes coloridas. Intercalada com cenas de namorados experimentando momentos de amor.


Love Thing (Coisas de amor)

“Você sabe que eu não quero saber
Não quero saber dessa coisa de amor
Você sabe o que estou sonhando”

Após tantas decepções amorosas as garotas não querem mais saber dessa coisa de se apaixonar e estão muito bem assim. A letra cheia de duplo sentido conta que só querem fazer sexo e que não é tão fácil conquistar o seu coração, pois não querem saber dessa coisa de amor, dispostas a curtirem a vida. A letra também representa a liberdade da mulher em ter relações casuais. 

Last Time Lover (Ultimo amante)

“Você acha que eu sou muito legal e sexy, e eu sei
você quer ficar comigo
amante última vez
Você quer ser minha última vez
poderia ser a sua primeira vez, talvez?”

Um rapaz se apaixonou e agora deseja ter um relacionamento sério, mas é advertido que nessa relação quem manda é a mulher. Ela dita as regras e tem que ser do seu jeito. A canção possui tons mais graves e sensuais. acompanhado por um rap de Melanie B.

Mama (Mamãe)

“Então agora eu vejo através de seus olhos
Que tudo o que você fez foi amor
Mamãe eu amo você, Mamãe eu me importo
Mamãe eu amo você, Mamãe minha Amiga
Você é minha amiga”


O quarto single foi um lançamento duplo junto com a canção “Who You Think You Are”. A canção é dedica as mães das cantoras, falando sobre o cuidado materno que as vezes se parece com algo ruim, que nos impede de viver, mas na verdade é apenas uma proteção, dificultando a relação entre mães e filhas durante a adolescência. Em entrevista Brown comentou: “Nós escrevemos 'Mama' quando eu estava passando por uma fase ruim com minha mãe. Os sentimentos são realmente que sua mãe provavelmente é a melhor amiga que você tem. Se ela é uma mãe superprotetora ou um pouco de uma mina terrestre, ela provavelmente o conhece melhor que você de certa forma”. E Mel C acrescentou: "Mama é sobre como você é uma vaca para sua mãe quando você está passando por esse estágio de adolescência rebelde. Então, quando você fica um pouco mais velho, você percebe que, seja lá o que for Ela estava apenas fazendo isso por seu próprio bem. E você pensa: "Deus, eu era realmente horrível".


O video é uma apresentação da canção, intercalado com cenas das mães das cantoras e gravações caseiras das Spice ainda crianças. 

Who Do You Think You Are (Quem você pensa que é)

“Eu disse, quem você acha que é?
Algum tipo de superstar
Você tem que balançá-lo, sacudi-lo, movê-lo, torná-lo
quem você pensa que é?"

A faixa fala sobre a fama e a vida de superstar. As cantoras ironizam contando o quanto isso pode mudar a cabeça das pessoas e questionam “quem você pensa quem é”, mostrando que para chegar longe tem que trabalhar muito e que só o sucesso não é o bastante.


O clipe possui vários fundos coloridos, intercalados com a Spice cantando e dançando, cheia de coreografia como se fosse uma festa em um clube. 

Something Kinda Funny (Há algo divertido)

“De onde você esteja vindo, alto ou baixo
Lembre-se de realmente aproveitar o show”

As Spices aconselham os seus ouvintes a aproveitarem todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, tirar o máximo proveito de cada situação. Dizendo que temos que viver o hoje, pois sempre há algo divertido acontecendo.

Naked (Nua)

“Ela te despe com os olhos, descobrindo a verdade das mentiras
Tira-lo para baixo não precisa de cuidados, as luzes são baixas exposta e nua"

Com sussurros e versos falados as garotas falam sobre estarem expostas, transparentes e vulneráveis, usando a metáfora de estar nua. Se sentir bem consigo mesmo, sem medo de expor. Falando também sobre a perda da inocência. 

If You Can’t Dance (Se você não puder dançar)

“Se você não pode dançar para isso
Você não pode fazer nada por mim bebê"

Encerrando o disco com uma canção bem animada que se passa em uma pista de dança. Sempre cheias de atitudes já mandam a real para um rapaz que esta afim de uma delas, que se ele não puder dançar nem se aproxime, pois nunca poderá fazer algo por ela. 


Cheias de atitude promoveram uma verdadeira revolução na música, com um som jovem, descontraído, letras com mensagens, exaltando o poder feminino, priorizando a amizade, não se colocando abaixo de nenhum homem.
As integrantes também ganharam novos nomes como: Baby Spice (Emma Bunton), Scary Spice (Mel B), Ginger Spice (Gerri Halliewl), Posh Spice (Victoria Beckham) e Sporty Spice (Mel C).
Uma das marcas que fizeram diferença foi a união e lealdade entre elas, inclusive o anel na cabeça do disco foi idéia de Ginger que durante as gravações deu um anel a cada integrante que simbolizava a amizade delas.
Spice foi um disco que marcou não só a carreira das meninas, mas de uma geração toda, com um estilo irreverente, exaltando a amizade entre mulheres, com uma mensagem positiva, ligada a uma mistura de ritmos, dez faixas que valem por muitas.


"Nós significamos união e solidariedade entre amigas... As Spice representam a liberdade de expressão, por isso queremos manter nossas personalidades. Não precisamos vestir uniforme para provar que temos algo em comum. Nenhuma de nós é um modelo de beleza, isso é inspirador para mostrar para as garotas que não precisam ser maravilhosas pra brilhar"

Spice Girls

0 comentários:

Postar um comentário