sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Christina Aguilera - Bionic

Bionic é o titulo do quarto álbum de Christina Aguilera, lançado em 04 de Junho de 2010. Influenciado por um estilo pop futurista, com musicas falando de sexo com foco na liberdade sexual, amor, vaidade, feminismo e maternidade.
O disco marca uma nova fase em sua carreira, seu retorno depois de quatro anos do lançamento de seu antecessor, um trabalho todo conceitual cheio de efeitos especiais, um novo tipo de som que começou a ser explorada em sua coletânea, em entrevista comentou: “Considero que a compilação é uma introdução para futuras gravações, uma vez que ouvir o novo material terá uma idéia muita clara da direção que estou a seguir.
O conceito do álbum foi inspirado no nascimento de seu primeiro filho em 2008, Christina conta que após ser mãe se sentiu uma “super mulher” e que poderia fazer qualquer coisa, então nasceu à idéia de uma mulher biônica. Em entrevista afirmou que iria incluir um novo aspecto da sua personalidade.
Após o seu lançamento Aguilera estreou no cinema como atriz no filme “Burlesque”, um musical que retrata a historia de uma jovem que sai de sua cidade em busca de uma vida melhor, sonhando em ser cantora.
Dois single oficiais foram lançados: “Not Myself Tonight”; “You Lost Me” e os promocionais “Woohoo” e “I Hate Boys”.
Segundo Christina o disco é uma verdadeira jornada divertida que mostra sua transformação em uma mulher biônica, então com um faixa a faixa vamos seguir esse rumo ao mundo futurista de Aguilera: 


Bionic (Biônica)

“Biônica, vou te deixar supersônico
Eu sou biônica, vou te atingir como um foguete
Biônica, tão biônica
Vou te pegar com o meu foguete supersônico eletrônico”

O disco começa como uma verdadeira viagem futurista, a canção com uma estampagem mecânica e cheia de efeitos psicodélicos, Christina faz um convite ao seu ouvinte para entrar em seu universo de aventuras super biônicas. Em entrevista comentou: “É uma volta super-engraçada, eletrônica e futurística no mundo de uma mulher biônica na qual me tornei na última década e é muito, mas muito divertida, é uma espécie de 'acertar mesmo na vossa cabeça' e revela onde estou na minha vida e onde vou e não há maneira de me parar, por isso é divertido”.

Not myself tonight (Não sou eu essa noite)

“Estou fazendo coisas que não costumo fazer
A velha eu já era, me sinto nova em folha
E se você não gostou, f***-se”


O primeiro single fala de uma noite em que a cantora não se sente ela mesma, se permitindo, dançando, se divertindo, beijando homens e mulheres. Christina se mostra descontrolada fazendo coisas que normalmente não faria, trazendo a quem esta ouvindo um universo “sujo”, com gemidos ao fundo, efeitos constantes. Segundo a cantora "Esta canção é sobre deixar-se ir e expressar-se". A mensagem central da musica é sobre se perder as inibições e aproveitar a noite.


As cenas retratam um estilo sadomasoquista, pois segundo Christina ela estava mais confiante e mais sensual. A inspiração para algumas cenas foi do clipe “Express Yourself” de Madonna, lançado em 1989, outra inspiração foi do filme em que protagonizou e em entrevista comentou: “Havia dança, e aprendi muito como dançarina, a mover meu corpo de maneiras que, eu sinto, nunca fui tão precisa antes. A dança sempre foi secundária para mim. Os vocais foram o meu primeiro amor e onde meu coração realmente estava. Eu nunca fui tão apaixonada pela dança, mas depois de 'Burlesque', eu apaixonei-me e adaptei-me na dança de "Not Myself Tonight", mas foi muito, muito divertido. Muito deste vídeo foi inspirado na minha inspiração visual".

 Woohoo

“Quer provar minha (woohoo)
Você sabe que você quer espiar
Quer ver minha (woohoo)...”


Lançado como single promocional, a canção conta com a participação de Nicki Minaj. Christina mostra seu lado mais pervertido e chama sua parte intima de “Woohoo”. Trazendo como tema principal sexo oral. Com conteúdo totalmente explicito, em um dos trechos a artista diz: ““Todos os garotos pensam que é bolo, quando eles experimentam minha Woohoo, você nem precisa de um prato, só do seu rosto”.

Elastic Love (Amor elástico) 

“Quando eu tento cair fora, você me puxa de volta
E quando tento chegar em você, você me dá um fora
Seu amor está me puxando como um elástico"

Um típico amor pegajoso é o que fala essa canção, Aguilera esta se sentindo apaixonada, cheia de vontades em estar sempre perto do seu amado. Durante a canção faz varias analogias a materiais de escritórios, como régua, apontador, clipes, grampeador, entre outros. Tratando dessa paixão como um elástico que a puxa, ficando nesse vai e volta.

Desnudate (Se despir)

"Meu domínio é sem-vergonha, perca seus medos
Nada é demais ou muito pouco, muito suave ou muito severo
Madame sedução tem apenas uma regra enquanto você esta aqui
Você tem que se despir, ficar nu"

Inspirado no estilo pop latino, cantada em inglês e espanhol, acompanhada por intensos gemidos é uma das canções mais sexuais do disco. Christina se insinua ao seu parceiro e promete realizar qualquer fantasia, desde que ele fique sem roupa pra ela. A letra fala explicitamente de sexo.

 Love & Glamour (Amor e Glamour)

“A moda é um estilo de vida, é uma escolha
É liberdade de expressão
Você tem que vivê-la, tem que amá-la
Você tem que respirá-la
A vida se resume em amor e glamour”

A faixa é uma pequena introdução com pouco mais de dez segundos em que trata a moda como um estilo de vida, uma apresentação para a canção "Glam". Christina conta que a vida se resume em amor e glamour.

Glam (Glamorosas)

"Pinte o seu rosto como uma rainha do cinema
Um sonho promiscuo ou uma fantasia
Vale tudo, tem que ser a cena
Crie um look de uma revista de moda.
Vamos ficar glamourosas"

Vaidosa como sempre a faixa fala sobre se produzir-se. Vestir-se na moda, maquiar-se como uma rainha do cinema e tornar-se glamorosa. Ficar o mais bela possível para sair, se sentir sexy e confiante. A canção deixa a seguinte mensagem "Vive, ame, respire, se esforce, glamour".

Prima Donna (Primeira Dama) 

“Eu sou uma primeira dama
Eu posso dominar o mundo
Não importa quem esta aqui
Posso dominar o mundo”

Após uma semana de trabalho Christina deseja se divertir, esquecer os problemas e aproveitar a noite. A canção faz referencia ao uma festa fechada e a cantora conta ser VIP. Com sua voz potente e marcante afirma avarias ser uma primeira dama que pode dominar o mundo.


Morning Dessert (Sobremesa da manhã)

"Bom dia...
Acho que uma hora não machuca ninguém
Me toque ali, me toque ali
Deixe-me te dar a sobremesa da manhã..."

Com uma introdução de um pouco mais de um minuto, Christina acorda o seu parceiro e sugere que ele transe com ela antes de ir para o trabalho. A cantora sussurra o texto acima e conta que dará a ele sobremesa da manhã.

Sex for breakfast (Sexo para o café da manha) 

“E quando o sol raiar, tem só uma coisa na minha mente
Eu quero sexo no café da manhã, fique aqui dentro
E apesar de termos feito doce amor a noite inteira
Eu preciso de sexo no café da manhã, é tão bom”

Continuação da introdução anterior, Christina se mostra com grande libido sexual ao dizer que depois de uma noite intensa de relação sexual pede pra que seu parceiro substitua o café da manha por sexo, mesmo estando atrasado pro trabalho, promete fará valer à pena. De forma suave simulando fragilidade e sensualidade. “Prove-me, e eu te provarei”.

Lift Me Up (Me erguer)

"Se você me erguer
Só pra eu sobreviver essa noite
Eu sei que vou descansar amanhã
e vou ser forte o suficiente pra tentar"

Se tem uma coisa que Christina é boa é em baladas, especialmente nessa com voz e piano, a letra fala sobre superar as dores e as dificuldades com a ajuda de outra pessoa. Aguilera se dispõe de um grande poder emocional e da à vida a canção com seus vocais. Mais uma parceria com Linda Perry.


O vídeo é uma performance da canção durante o telethon "Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief ", realizado em 22 de janeiro de 2010. Linda Perry acompanhou Aguilera tocando piano durante a apresentação.

My heart (Meu coração)

A introdução é um pequeno diálogo de Jordan e seu filho Max, ainda bem pequeno e aprendendo a falar ele diz “Mama” e “Papa”. A faixa serve de apresentação para a próxima canção “All l need”.

All l need (Tudo que preciso)

“Você me traz esperança quando não posso respirar
Você me dá amor, você é tudo de que eu preciso
Lentamente eu te seguro com cautela
Você está embalado nos meus braços
Você está dentro de mim”

Dedicada ao seu filho Max, a cantora mostra o seu lado maternal com um toque de ternura em sua melodia, Christina conta como ama o seu filho, demonstrando todo seu cuidado e o quanto a maternidade a faz bem. “All l need” mostra toda experiência e maturidade que maternidade a trouxe. 

I am (Eu sou)

“Eu sou temperamental e eu tenho imperfeições
Eu sou emotiva, eu sou imprevisível
Eu estou nua, estou vulnerável
Eu sou uma mulher, estou me abrindo pra você”

Mais uma vez seu lado mais frágil é exposto, com uma canção honesta, sincera e sensível. Auto se descreve e pede para que as pessoas a aceitem como ela realmente é, com todos os seus defeitos.

You lost me (Você me perdeu)

“Eu sinto que o nosso mundo foi infectado
E de alguma forma você esqueceu de mim
Descobrimos que a nossa vida foi alterada
Baby, você me perdeu"


Escolhida como segundo single oficial, a canção é uma balada de piano carregada de sentimento sobre uma dolorosa separação, onde houve uma traição e ela se senta devastada. Christina conta como a magia que existia nesse romance, mas foi infectado e acabou. A cantora definiu como o coração do disco. “Cansei, a arma ainda está quente, nós perdemos tudo, o amor se foi. Ela ganhou, agora não tem mais graça, nós perdemos tudo, o amor se foi”.



O vídeo clipe é bem teatral, Aguilera interpreta o sentimento do fim de relacionamento e em entrevista comentou: “Eu adoro uma grande produção e alguns dos meus estilos de maquiagem mais elaborados, mas nesta canção em particular... era muito importante que interpretasse a simplicidade da emoção crua que ocorre dentro da música em si e não qualquer tipo de teatralidade envolvida”.

I Hate Boys (Eu odeio garotos)

"Eu sei que nem todas as maçãs aqui são pobres
Mas achei um verme em cada uma que provei
Garotos só são bons pela fruta, digo pela banana
Garotos me deixam louca"

Um verdadeiro hino de ódio aos homens, após mostrar-se ferida com uma traição, Christina se revolta e diz odiar garotos, que a única coisa que possuem de bom é o seu órgão sexual, ridicularizando todos os homens. “Garotos são tão imaturos, raramente viram homens, mas também, todos os homens são cachorros. Todos os homens são cachorros".

My Girls (Minha garotas) 

“Minhas amigas passam batom enquanto fazem minhas batidas
Elas tem palhetas de guitarra nas bolsas
Louboutins nos pés
Elas não têm tempo pra esperar na fila
Elas tem sexo e sintetizadores por dentro de suas mentes sujas”

Exaltando a força e vitalidade feminina, Christina fala sobre suas amigas, contando como arrasam na noite e quanto se divertem. Contando com a participação de Peaches. "Minhas amigas ficam unidas quando vêem problema, elas têm jóias nos dedos, está prestes a acontecer não temos tempo para invejosos, você sabe".

Vanity (Vaidade)

"Espelho, espelho meu quem é a vadia mais legal de todas ?
Não se preocupe, sou eu!
Essa vadia é bonita pra cacete
Sim, sou eu! Se eu não fosse ela, ia me beijar"

Com uma letra totalmente narcisista, Christina conta como se ama e exalta a si mesma, tratando do seu ego e se mostra magoada em uma tentativa desesperada de esconder a magoa. “Não posso amar mais ninguém, ame a si mesmo e se eles não gostarem Diga que entrem na fila e vá se danar, vadia". Ao final Aguilera pergunta: “Quem é a dona do trono?”e seu filho responde: “é você mamãe”


Em sua versão Deluxe Bionic ganhou mais cinco faixas e mais uma na versão digital:

Monday Morning (Manhã de Segunda-feira)

“Ei, esqueça da sua manhã de segunda-feira
Nós nunca seremos tão entediantes assim”

Na primeira faixa da versão Deluxe Christina sugere que o seu parceiro esqueça trabalho na manhã de segunda-feira. Na musica a cantora fala sobre ter dado um festa até tarde no domingo e sobre os vizinhos a julgarem por não ser mente aberta como ela, mas que no outro dia só quer relaxar. 

Bobblehead (Vagabunda)

“Garotas como você dão uma má reputação às garotas
Tenta ficar com um menino, mas soa tão boba
Pensando que é fofo agir como uma burra
Mas você é a piada, você é uma burra"

Com um estilo pop chiclete, a canção soa como uma rixa em que a cantora de forma divertida e irônica insulta alguém que ela não gosta muito, contando que ela é burra, vagabunda e quando fala tudo que ouve é Wah wah wah. “Garotas de verdade dizem que nunca passam por burras para conseguirem o que quer e eu sempre acabo saindo como aquela que está por cima".

Birds Of Prey (Aves de rapina)

“Elas olham e se alimentam
Elas pegam o que precisam
Elas mordem e você sangra
As aves de rapina”

Aves de rapina têm uma ótima visão e audição. Possui grandes habilidades com suas garras e bicos, são aves caçadoras. A canção traz um som obscuro e em sua letra Christina usa as aves como metáfora pra representar pessoas, “amigos” que levam para um caminho errado, fala sobre drogas quando diz: “Tomar a pílula azul só te fez chorar e tudo que a pílula vermelha fez foi te fazer esquecer a razão. Não há certo, não há errado. Você só vê o que quer. Quando você está lá fora com as aves de rapina".

Stronger Than Ever (Mais forte do que nunca)

“Estou cansada de andar sobre ovos, com muito medo de fracassar
E com intenção de agradar você eu me abandonei
E embora costumava doer quando você me mandava embora
Estou mais forte que nunca, você me fez assim

Uma forte batida que começa com um piano com a voz suave da cantora, mas com o refrão cheio de vida destacando o sentimento da cantora. Christina fala sobre um relacionamento que como descrito não era fácil, que no desejo de agradar seu parceiro, mudou tanto que acabou por abandonar ela mesma, mas que todo esse sentimento conturbado a tornou mais forte. 

"I am" ganhou uma versão acústica, mais simples só voz e violão.

Litlle Dreamer (Pequeno sonhador)

“Até logo, meu pequeno sonhador, sentirei sua falta
Sempre nos conectaremos no tempo e no espaço
E tudo que nós esperávamos ser e nunca conseguimos
Viverá dentro de nós por toda a eternidade”

Disponível somente na versão Deluxe Digital, a canção foi lançada exclusivamente no Itunes. De força saudosa Christina se lembra de alguém que se já se foi, alguém que era um sonhador e que a fez muita falta. Em forma de despedida a cantora diz em dos versos: “Até logo, meu pequeno sonhador, sentirei a sua falta... e quando você se sentir sozinho, lembre-se eu sempre estarei com você”.


Bionic é mais uma das incriveis reinvenções de Crhsitina e como descrito por ela o álbum é uma jornada da sua transformação em uma mulher biônica. Segundo a mesma, a maternidade a fez pensar no futuro e na próxima geração e se sentiu incrivelmente inspirada pela música eletrônica que é tão descomplicada em relação ao seu som e tecnologia. Aguilera diz: “Meu filho me inspirou definitivamente um lado muito brincalhão em mim que eu não tinha antes do seu nascimento”.
Durante essa era tivemos poucas apresentações comparadas aos seus trabalhos anteriores, mas mesmo assim foram inesquecíveis. Mesmo com grande quantidade de faixas o trabalho é lendário e revolucionaro.
O trabalho foi rotulado como um fracasso devido ao seu desempenho comercial, umas das razões para o boicite foram as vagas comparações com Lady Gaga, em entrevista a cantora comentou sobre: "Fiquei muito orgulhosa desse registro. Acho que houve uma série de questões, falta de promoção, vindo de um ponto de vista de como tudo resultou. Nada é sempre fácil. Entretanto, consegui passar para meus fãs o que eu sentia. E é isso que importa".
Cheio de interlúdios o álbum é uma verdadeira trajetória ou como descrito pela cantora "super-aventuras biônicas", cheio de fases que vão desde um lado mais sensual e ousado a um lado sentimental e frágil.
Realmente Christina fez um álbum à frente de seu tempo, difícil ser entendido a primeira vista, o álbum é a verdadeira prova de que vendas não querem dizer nada. Bionic é uma obra prima injustiçada!


"Com este novo álbum eu queria ir em uma direção completamente oposta, um som muito futurista, robótico e som de computador. Estou experimentando com a minha voz de maneiras que eu nunca fiz antes, quase como um computador. O que é muito diferente para mim, porque eu sou o tipo de vocalista que apenas sinto. Eu estou sempre inspirada por coisas novas, porque se não fico entediada"

Christina Aguilera

0 comentários:

Postar um comentário