sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Katy Perry - Teenage Dream

Teenage Dream é o titulo do segundo álbum pop de Katy Perry, lançado no dia 24 de agosto de 2010, com musicas sobre amor, festas e auto-capacitação. Sua sonoridade inspirada no pop, pop rock, electropop.
Após o grande sucesso do seu álbum de estréia a cantora confessou que temia pelo seu segundo projeto, pois era onde ia provar se tinha vocação para musica.
A capa do disco é uma pintura de Will Cotton onde Katy esta deitada nua em nuvens de algodão doce.
O disco é bem divertido, trazendo consigo parte da historia da cantora, a inspiração para as canções foram justamente experiências vividas por ela e são contadas de forma descontraída. Em entrevista comentou: One of the Boys tinha muitas letras pessoais, e o segundo trabalho terá mais ainda... Esse será um pouco mais pop, algumas musicas são bem doces, mas quando você ouve o álbum inteiro é completamente apetitoso. Não quero fazer só musicas para festas, as pessoas vivem vidas reais, trabalham, tem relacionais, existe uma parte mais substancial e também perspectiva nesse disco.
Seis singles foram lançados e mais dois em uma nova edição do álbum: “California Gurls”; “Teenage Dream”; “Firework”; “E.T”; “Last Friday Night (t.g.i.f)”; “The One That Got Away”; “Part Of Me” e “Wide Awake”. Para promover o disco embarco na "The California Dreams Tour".
Muitos acreditam ser o seu melhor trabalho, então com um faixa a faixa vamos conhecer o “Sonho Adolescente” da Katy Perry:



Teenage Dream (Sonho adolescente)

“Até o fim essa noite, sem arrependimentos, só amor
Nós podemos dançar até morrer, seremos jovens para sempre
Você me faz sentir como em um sonho de adolescente
Você me deixa tão excitada que não consigo dormir”


A faixa titulo que abre o disco e escolhida como segundo single. A letra da canção fala sobre sonhos e ambições adolescentes, aquela eufórica paixão que sente quando esta na puberdade, onde os sentimentos são mais intensos e o amor é um grande sonho. Segundo Katy toda mulher quando se apaixonada volta a ser adolescente e essa foi a inspiração para canção.  



O vídeo passa a mesma sensação de leveza e curtição que a musica transmite. Em entrevista comentou: "Vai ser completamente diferente de 'California Gurls.' Com 'Teenage Dream' você verá um muito cru, quase vulnerável. Eu tive que usar tantas camadas menos de maquiagem. Eu tive que fazer com um menino que era muito traumatizing, eu era gentil, eu seria o único a chamar de corte porque eu estava tipo, 'oh eu não posso fazer isso!' Eu me sinto tão horrível, mas eu sei que é um trabalho. Entendemos o que é nosso trabalho”.

Last Friday Night – T.G.I.F (Sexta Feira Passada – Graças a Deus é sexta)

“Na ultima noite de sexta
É, nós dançamos em cima das mesas
E tomamos doses demais
Acho que nos beijamos, mas esqueci"


Quinto single é uma canção bem alegre e divertida. Segundo Perry a letra foi inspirada em uma sexta feita que após algumas bebidas aprontou as mais diversas loucuras. Em entrevista comentou: “Não há nada melhor do que uma festa de dança improvisada com meus amigos. Minha música 'Last Friday Night' é uma canção sobre libertinagem, pois eu tive uma daquelas noites em Santa Barbara. Fomos para um lugar chamado Wildcat e ficamos loucos”.


No vídeo Katy assume seu alter ego “Kathy Beth Terry”, contando a historia de uma menina que quase não tinha amigos e não saia muito de casa, mas em uma noite de sexta acontecia festa no seu vizinha, incomodada com o barulho resolve ir até la reclamar, mas chegando la passa por uma transformação e apronta as mais diversas loucuras.

California Gurls (Garotas da Califórnia)

“As garotas da Califórnia são inesquecíveis
Shortinhos curtos e biquini
Pele bronzeada, tão quente, vai derreter seu picolé"


O primeiro single conta com a participação do rapper Snoop Dogg. A canção fala sobre as garotas da Califórnia, que segunda a cantora são lindas, inesquecíveis, sensuais e com pele bronzeada. A letra também é uma homenagem ao estado em que nasceu, falando sobre as belezas de sua terra natal.Em entrevista comentou que a inspiração veio de uma canção em homenagem a NY e acrescentou: "Todos estavam segurando seus drinks no ar e dançando, e eu pensei, 'Não estamos em Nova Iorque, estamos em Los Angeles! E a Califórnia? E todos os garotos, as palmeiras, as peles bronzeadas?' Decidi que precisávamos de uma resposta. Eu quero que as pessoas comprem uma passagem para a Califórnia assim que ouvirem a música pela primeira vez".


O vídeo clipe da canção é cheio de imaginação e fantasia, Katy esta em um mundo chamado “Candyfornia”. Porém as cenas não são recomendadas para quem tem diabete. Em entrevista comentou: “Eu amo a ideia de construir uma estética baseada na imaginação. Nesse clipe, é como se o mundo fosse o tabuleiro de um jogo chamado Candy Land, uma das minhas brincadeiras favoritas quando eu era pequena. Chamamos ele de Candyfornia ao invés de Califórnia, por isso é um mundo diferente. Não é como "oh, vamos para a praia fazer uma festa e depois filmar o videoclipe". É mais como "vamos colocar um mundo totalmente diferente no vídeo!”O legal é resgatar essas lembranças puras e divertidas da infância e temperá-las com um pouquinho de sacanagem!"

Firework (Fogos de artifício)

"Acenda a luz e deixá-la brilhar
Possua apenas a noite como o quarto de julho
Porque baby, você é um fogo de artifício
Vamos mostram a eles o que você vale a pena"


O terceiro single é um grande hino de auto capacitação. A sua letra é extremamente inspiradora, Katy motiva as pessoas a não se entregarem a tristeza, não se sentir incapaz ou como um desperdício de espaço, mas se destacarem como fogos de artifício e deixar a luz interior brilhar. É impossível definir essa canção com palavras. “Se você soubesse o que o futuro reserva, após um furacão vem um arco-íris. Talvez o motivo que todas as portas estão fechadas é que você poderá abrir uma que te levará a um caminho perfeito”.


O vídeo para canção retrata personagens inspirados em situações da vida real, grupo de pessoas que são submetidas constantemente a preconceito, problemas com corpo e emocionais, violência, lutando para autoaceitação e um fim a essa situação, Katy ajuda a essas pessoas a acenderem a sua luz interior, tomando uma atitude e mudando a situação.

Peacock (Pavão)

“Estou intrigada, para dar uma espiada
Ouvi dizer que é fascinante
vamos bebê, me deixe ver
O que você está escondendo aí embaixo"

Cheia de duplo sentido e segundas intenções, a cantora pede a um rapaz para mostrar o seu “pavão” é isso mesmo que você esta pensando, uma metáfora para pênis. Ela conta que ouviu dizer que é fascinante e agora quer conferir a área de lazer do seu parceiro. Em entrevista esclareceu a música: "Espero que seja um hino do orgulho gay. Pavões representam muito a individualidade. Não é como se fosse 'Eu quero ver seu pênis. Tem a palavra 'cock' na música, mas também há arte por trás dela. Depende da forma que você a vê”.

Circle the Drain (Definhar)

“Eu não vou ficar aqui para ver a sua decadência
Quero ser sua namorada, não a porra da sua mãe
Não posso ser sua salvadora, não tenho esse poder
Não vou ficar para ver você definhar"

Nessa faixa fala sobre tóxica dependência e foi inspirado em seu relacionamento com McCoy. A letra fala sobre a decadência do seu ex-namorado viciado em drogas e conta que ele virou o que mais abominava um estereótipo. Cansada do comportamento autodestrutivo, conta que ser sua namorada e não sua mãe. Ela o classifica como “broxante” e o ridiculariza.

The One That Got Away (Aquele que foi embora)

“Em outra vida
Eu seria sua garota
Nós manteríamos todas as nossas promessas
Seríamos nós contra o mundo"


Sexto single é uma balada cheia de saudosismo. Katy relembra um amor adolescente, contando as lembranças que compartilharam e deseja ter a chance de voltar no tempo só pra fazer tudo diferente e não deixá-lo ir embora, em outra vida sonha que pode ser a sua garota. Em entrevista comentou sobre a faixa: "Estou tão feliz em selecionar 'The One That Got Away' como meu sexto single, porque essa música mostra um lado muito diferente de mim que eu não mostrei com meus singles anteriores neste disco, acho que todos podem se relacionar esta canção. Eu escrevi sobre quando você promete alguém para sempre, mas você acaba não sendo capaz de seguir. Ele é uma história agridoce. Esperamos que o ouvinte aprende de ouvi-lo e nunca tem que dizer que tinha "The One" cai fora”.


No vídeo Katy interpreta uma senhora rica que relembra de um amor do passado, mesmo que casado com outro homem o seu amor de verdade é de outro. O seu ex-namorado foi vitima de um acidente de carro após uma briga do casal.

E.T - Futuristic Lover (E.T - Amor Futurista)

“Beije-me me infecte com o seu amor e preencha com o seu veneno
Leve-me quero ser sua vitima...
Garoto você é um alienígena seu toque é de outro mundo"


Ao ser lançado como quarto single ganhou uma nova versão com a participação de Kanye West, com um som eletrônico futurista. Metáforas de Extraterrestres são usadas em toda canção pra falar sobre um amor insano e intenso. Segundo Katy a musica é sobre se apaixonar por um estrangeiro. 


No vídeo clipe Katy aparece como uma alienigina que cai em um planeta destruído, mas encontra um robô e ao tocá-lo então se transforma em homem, então os dois seguem juntos para reconstruir a vida naquele planeta. 

Who Am I Living For? (Pra quem estou vivendo?)

“Eu posso ver a escrita na parede
Não posso ignorar essa guerra
No final de tudo
Por quem estou vivendo?"

A faixa é uma reflexão inspirada na historia bíblica de Ester. A cantora se questiona pra quem esta vivendo, qual sua missão e o que esta fazendo por isso. Especula-se que na verdade a letra se trata da batalha constante entre permanecer fiel à sua fé e cair nos perigos de um estilo de vida de celebridade.

Pearl (Pérola)

“Oh, ela costumava ser uma pérola
Sim, ela costumava dominar o mundo
Não posso acreditar que ela se tornou uma concha de si mesma"

Uma balada que conta sobre uma moça que esta em um relacionamento, no qual seu parceiro diminui o seu valor, então vive presa no escuro, pois ele tem medo da sua luz. Ao final Katy aconselha dizendo que não precisa viver assim, pois ela tem o seu valor.

Hummingbird Heartbeat (Batimentos Cardíacos de um beija-flor)

“Abro minhas asas e me faz voar
O gosto de seu mel é tão doce
Quando você me dá os batimentos cardíacos de um beija-flor"

Katy conta o que sente quando esta perto do seu amado. Uma grande adrenalina toma conta dela e descreve essa sensação como perder a virgindade ou os batimentos cardíacos de um beija-flor.

Not Like the Movies (Não é como nos filmes)

“Eu não senti
A sensação de conto de fadas, não
Eu sou uma garota estúpida?
Por sonhar que eu poderia?"

Uma garota que namora pela primeira vez, mas aquele romance não era o que sempre tinha sonhado, pois ela sonhava com um príncipe encantado, o homem dos seus sonhos, como via nos filmes. Como um choque de realidade percebe que a vida não é como na ficção.


O álbum foi relançado em 2012, ganhando uma nova capa e também um novo titulo “Teenage Dream: The Complete Confection” com três musicas inéditas e outras novas versões para algumas canções. Em entrevista Katy comentou: "Parece que esse disco nunca acaba! Obviamente, vou fechar este capitulo em breve...mas "The Complete Confection" me pareceu organico". Para divulgar a reedição foi lançado dois singles: “Part of Me” e “Wide Awake.


Part Of Me (Parte de mim)

“Mas você nunca destruirá a minha alma
Esta é a parte de mim
Que você nunca arrancará de mim, não"


O primeiro single dessa nova reedição é uma canção cheia de remorso. Katy conta sobre o fim de um relacionamento, mas que sente fortalecida depois desse rompimento dramático, mesmo que seu parceiro acabe com ela, nunca poderá destruir a sua alma, essa é parte dela que ele nunca vai poder tocar. 


No vídeo Katy interpretando uma moça que apos uma traição não quis se render a tristeza e se mostrou uma mulher de fibra e entre para o serviço militar. Em entrevista comentou: Bem, eu realmente tive a idéia, eu escrevi a história sobre o que realmente é estar no serviço, e ele tem um monte de força física, mas agora que eu passei por isso e até mesmo apenas para os três dias que eu estava lá, é muita força mental. Nós usamos somente fuzileiros navais, atores ou atrizes. Usamos todos os equipamentos da Marinha e eles foram tão adoráveis para nós, eu sempre tenho diversão, embora seja um monte de trabalho. Mesmo que eu estivesse dolorido e exausto, eu era tão educado sobre as pessoas no serviço, que eu sempre respeitei, mas as coisas que eles passam, eo tipo de lealdade que eles possuem, é muito comunais e comunidade. Não soar estranho, mas parece como o coração da América. Sério, o coração”.

Wide Awake (Bem acordada)

“Sim, eu estava no escuro
Eu estava caindo com força
Com o coração aberto
Estou bem acordada"


O segundo single da reedição é como um despertar de uma fantasia, Katy se sente como se tivesse abrido seus olhos e enxergado a realidade, mesmo apos uma queda ela decide seguir em frente. Em entrevista comentou: "E quando eu soube que haveria um relançamento, pensei que eu deveria entrar em estúdio, pois não posso esperar para liberar esse sentimento que estou sentido agora".



O vídeo mistura realidade e fantasia, as cenas são cheias de simbolismo, Katy esta presa em um labirinto e se encontra com ela mesma só que criança, apos enfrentar diversos perigos consegue sair e aparece em seu próprio show, demonstrando o caminho até a fama. A canção serviu também para divulgar o seu filme "Part of Me'.

Dressin' Up (Fantasiar-se)

“Esta pronto para sentir seu sangue ferver ?
Hoje é a noite que vou vestir-se pra você"

Encerrando o álbum Katy se insinua, pois esta pronta para satisfazer o seu parceiro, contando que ira fantasiar-se para ele para realizar seus fetiches, como enfermeira ou policial. Basta ele usar a imaginação e aproveitar a noite. 


O sonho adolescente de Katy foi completo, cheio de grandes sucessos e muito bem aproveitado. O álbum teve ótima divulgação e realmente foi extraído o melhor dele, sem deixar nada a desejar. 
A cantora explorou novos estilos e contou suas historias com seu jeito único, descontraído, metafórico e cheio de vida. 
Perry provou ser tão boa quanto o seu trabalho de estréia e que sim tem vocação para musica, mostrando maturidade e fazendo um álbum doce e divertido. Mostrando maturidade comentou em entrevista: “Agora sei como lidar com os garotos. Na verdade, eu não me envolvo mais com garotos agora, e sim com homens. É bem diferente quando você faz um disco com dezenove anos e quando você faz outro com 25”.
Nesse novo projeto parece verdadeiramente um sonho, cheio de fantasias se torna tão apetitoso de se ouvir.


"Eu acredito que quando o talento encontra preparação e oportunidade, você respira sucesso. Eu agradeço a Deus pelo meu talento. Eu espero que esse disco causa uma fagulha dos fogos de artifícios de seus sonhos, não importa quais sejam seus obstáculos, seu puro e verdadeiro sonho de adolescente. Da minha nuvem de algodão doce da Califórnia, ame o meu nome e melhorado trabalho"

Katy Perry

0 comentários:

Postar um comentário