sábado, 10 de setembro de 2016

Katy Perry - One Of the Boys

One Of the Boys é o titulo do primeiro álbum pop de Katy Perry, lançado no dia 17 de junho de 2008, com musicas sobre amor, relacionamentos e experiências passadas. Sua sonoridade no geral é Pop rock.
Filha de pastores evangélicos em 2001 lançou seu primeiro álbum de musica gospel autointitulado “Katy Hudson”, mas não foi um trabalho bem sucedido. Porém em 2004 passou usar seu nome artístico, adotando o sobrenome de solteira de sua mãe e mudou totalmente sua imagem
A cantora chegou assinar com outras gravadoras e até gravar um novo trabalho, mas ambos foram cancelados, somente em 2008 conseguiu lançar seu segundo álbum, porem dessa vez pop, totalmente diferente de sua época gospel.
Seu trabalho ganhou notoriedade apos lançar o EP "Ur SO Gay", que foi até elogiado por Madonna em uma entrevista.
Foram lançados quatro singles: “I Kissed Girl”; “Waking Up in Vegas”; “Thinking Of You” e “Hot n Cold”. Pra promover o disco embarcou em sua primeira turnê mundial "Hello Katy tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer “Um dos Meninos” de Katy Perry:


One Of the Boys (Um dos Meninos)

“Eu quero ser uma flor, não uma erva-daninha suja
Quero cheirar como rosas, não como um time de baseball
E eu juro que talvez um dia você vai querer ficar
Ficar, ficar comigo"

O disco começa com a musica titulo. A letra fala sobre uma menina que cresceu como uma muleca, que não seguia os padrões que a sociedade impõe de como uma menina deve agir, como arrotar o alfabeto ou tocar guitarra ao invés de dançar ballet. Mas o garoto que ela gosta não a olha, mas depois de um verão ela volta à escola totalmente diferente, começou a ouvir Lolita e raspar as pernas, agir como uma menina e agora ele finalmente é notada por seu interesse amoroso.

I Kissed a Girl (Eu Beijei uma Garota)

“Eu beijei uma garota, e gostei disso
O gosto de seu brilho de cereja
Eu beijei uma garota, apenas para experimentar
Eu espero que meu namorado não se importe"


O primeiro single fala sobre a primeira experiência homossexual de uma garota, revelando que beijou uma menina e gostou. Segunda a cantora a inspiração para canção foi uma conversa com seu namorado na época, em que ela disse que se a atriz "Scarlett Johansson" lhe pedisse um beijo daria com gosto.


No vídeo Katy esta em uma festa do pijama, mas ao final ela descobre que só foi um sonho e acorda ao lado do seu namorado. Kesha participa do clipe, mas não, ela não beija nenhuma mulher no vídeo. 

Waking Up In Vegas (Acordando em Vegas)

“Cale-se e assuma o que diz
É isto o que você consegue por acordar em Vegas
Levante-se e tire o glitter de suas roupas, agora
É isto o que você consegue por acordar em Vegas"


O quarto e ultimo single, a canção fala sobre uma louca noite em Vegas, onde Katy e seu parceiro aprontaram muitas coisas juntos, lembrando um pouco o filme “Se beber não case”. Em entrevista comentou sobre a inspiração para musica: “Vegas me da aquele sentimento, Los Angeles realmente é muito perto e quando você bebe cerveja com seus amigos, quando acordar pode estar em Las Vegas”.


O video conta a historia de um casal em Las Vegas onde apostaram na sorte e que acabaram ficando ricos, mas até que o azar também bateu em suas portas. Segundo a cantora a inspiração foi uma noite em Vegas, onde chegou até se casar de mentira pra pregar uma peça em seus amigos. "Nós tiramos fotos com o padre, com bolo falso, na capela falsa e pegamos um certificado falso de casamento. Compramos um vestido de noiva e um terno em um brechó e mandamos fotos para nossas famílias".

Thinking Of You (Pensando em Você)

“Porque quando eu estou com ele
Eu estou pensando em você
O que você faria se você fosse o tal
Que estava passando a noite?"


O terceiro single é uma balada cheia de sentimentos mal resolvidos. Katy esta com uma pessoa, mas ainda pensa em um amor do passado. Criando uma grande bagunça, fazendo alguém que não tem culpa de suas confusões sofrer, tudo isso poderia ser evitado se realmente conhece os próprios sentimentos. 


O vídeo conta a historia de uma mulher que perdeu o namorado durante a segunda guerra mundial, mesmo com um novo amor, ainda anseia pelo seu falecido namorado.

Mannequin (Manequim)

“Porque você não é um homem
Você é apenas um manequim
Eu queria que você sentisse que meu amor é real
Mas você não é um homem"

Cheia de ironia, Katy fala sobre um homem que não sabe amá-la, bem que tenta conquistá-lo, mas é em vão. Comparando-o com um manequim sem vida e sem coração, dizendo que sente vontade até de batê-lo só pra ver se demonstra algum sentimento, pois não é um homem e ela apenas uma tola.

Ur So Gay (Você é tão Gay)

“Você é tão gay e você nem gosta de garotos
Não, você nem gosta" 


Single do seu EP de mesmo nome, a canção possui uma letra é bem irônica. Perry critica seu namorado metrossexual, seus vícios, comportamentos e gostos, dizendo que ele é tão patético, pois age como um gay e nem mesmo gosta de meninos. Ele da muito valor a aparência e esquecendo-se de valor nela, então se sente estupida por se apaixonar por alguém que usa mais maquiagem que ela.


O Vídeo conta a historia de dois bonecos tendo encontros e relações, além da cantora sentada em um jardim com nuvens ao fundo sorrindo. 

Hot N’ Cold (Quente e Frio)

“Porque você é quente e logo esfria
Você quer e depois não quer
Você tá dentro e depois tá fora
Você está feliz e depois está triste"


O segundo single fala sobre a instabilidade de um relacionamento devido a bipolaridade de seu parceiro, Katy conta que uma hora ele quer e outra não, uma hora é quente e outra esfria, criando um grande misto de sentimentos confusos e Perry diz que ele muda de ideia como uma garota troca de roupas. 


O vídeo conta a historia de um noivo indeciso que na hora de dizer “sim” ele demora pra responder, então ele foge e Katy começa a persegui-lo, mesmo que ele corra não consegue fugir dela. Ao final é somente o que aconteceria se ele tivesse dito não, mas ele aceita e todos ficam felizes. 

If You Can Afford Me (Se Você Puder me Bancar)

“Se você me quer é necessário mais do que uma piscada
E mais do que um drinque e mais do que você pensa
Se você me quer você vai ter que me bancar"

Mostrando não ser qualquer uma, Katy conta que se algum rapaz quiser ficar ela, tem que bancá-la e já adianta que o seu custo de manutenção não é nenhum pouco barato, se comparando a alguém muito raro de se encontrar. Porém ao final conta que é tudo uma brincadeira e não quer o seu dinheiro, pois nada no mundo é de graça, exceto amá-la.

Lost (Perdida)

“Você já esteve tão perdido?
Conhecia o caminho e mesmo assim se perdeu?
Outra noite esperando alguém pra me levar pra casa"

Uma das baladas do álbum, Katy conta que se sente vazia, pois se perdeu de seu caminho e esta cansada de se sentir assim. Questionando se ainda existe uma luz no fim da estrada, espera alguém que possa levá-la de volta para sua casa. Acredita-se que a canção seja reflexo das duvidas que a cercaram durante sua mudança de caminho, abandonando a religião e indo atras dos seus sonhos. A musica foi lançado em seu primeiro EP "Ur So Gay".


Self Inflicted (Auto Infligido)

“Não posso parar
Nem tem problema se eu perder
Baby você é a arma de minha escolha"

Nessa faixa Katy conta que amar pode ser uma aventura perigosa e pode deixar cicatrizas, mas que não tem medo de amar e se machucar novamente, pois pelo menos tentou e as feridas são frutos de sua escolha.

 I’m Still Breathing (Eu Ainda Estou Respirando)

“Nós vamos afundar com certeza
Já perdemos um controle
Melhor abandonar o navio"

Como uma carta aberta de despedida ao seu parceiro, Katy conta que ainda esta respirando, mas o amor já morreu e sugere que viva como se ela tivesse morrido. A cantora tenta achar motivos para o fim desse amor e em alguns versos se tortura com essa situação, mas sabe que na verdade ele nunca se importou. Em certos momentos soa como uma carta de suicídio. 

Fingerprints (Impressões digitais)

“Vou te deixar meu legado
Vou fazer minha marca
Vou ser falada por aí
Quero que você se lembre de mim"

Decidida, conta que não vai desistir, vai lutar e vai conseguir, vai deixar sua marca e um legado. Provando que para um sonho se tornar real é necessário que se acredite, motivando o seu ouvinte que mesmo os outros duvidem nos temos que acreditar que somos capazes.

I Think I’m Ready (Eu Acho que Estou Pronta)

“Minha mãe sempre me disse
Que você ia aparecer um dia
Tão assustada por me sentir assim...
Mas amor, eu acho que estou pronta”

Encerrando o disco Perry conta que encontrou um amor verdadeiro, mas esta assustada, pois nunca sentiu esse sentimento, acostumada se envolver com meninos, finalmente encontra um homem. Celebrando por encontrar o seu amado e conta que se sente preparada pra isso.


One Of the Boys é a prova do esforço e insistência de Katy Perry, após tantas tentativas fracassadas finalmente consegue realizar seu sonho e conquista a todos com seu jeito irônico, divertido de interpretar suas músicas. 
Katy mostra que além de ótima cantora, ainda é uma ótima compositora. Em entrevista comentou a diferença entre o primeiro EP e o disco:  “O álbum terá muitas das mesmas características como "Ur so Gay", no entanto. Haverá muitas histórias, porque as letras são importantes para mim. Existem algumas músicas que vão fazer você chorar, mas há outros para fazer você dançar e cantar. Cada música está no álbum por uma razão específica”
O álbum é a oportunidade que precisava para mostrar seu potencial e se lançar no mundo da musica, apesar se sua sonoridade algo mais "teen" e não ser o seu melhor trabalho, ela já conseguiu conquistar vários fãs. Ao ouvir o disco com suas melodias e letras, contando historias de corações partidos facilmente identificados pelo seu ouvinte.


“Eu acho que as pessoas podem apreciar uma compositora que mostra lados diferentes. Tenho colocado tudo nesse álbum e sinto como se ele fosse o meu bebe

Katy Perry

0 comentários:

Postar um comentário