terça-feira, 13 de setembro de 2016

Madonna - American Life

American Life é o titulo do nono álbum de estúdio de Madonna, lançado em 21 de abril de 2003. As musicas debatem política, criticando diretamente o estilo de vida americana e também o materialismo. Sua sonoridade mistura Folk com eletrônica, tudo muito acústico com grande destaque dos violões.
Apos o lançamento do seu antesucessor e de sua ultima turnê, Madonna voltou para o cinema com o filme "Destino insólito" e também fez parte da trilha sonora do filme "007-Die Another Day", com a canção de mesmo nome.
Considerado um álbum conceitual, no qual rendeu a Madonna duras criticas e até boicote, pelo fato de criticar o sonho americano e o materialismo.
A cantora procurou respostas para suas duvidas, uma explicação para os ataques de 11 de setembro e também a guerra no Iraque. Ela acreditou que nas próximas semanas os Estados Unidos entraria em um ambiente politicamente carregado e decidiu expressar isso em seu disco.
As fotos e arte do disco foram inspiradas no líder guerrilheiro “Che Guevara”.
Sobre a sonoridade diferente do que já havia feito comentou: “Nós nos propusemos juntar os dois mundos da música acústica e eletrônica. É mais um passo, mas eu nunca quis me repetir. Eu nunca quero me repetir ou fazer o mesmo registro".
Para divulgar o disco lançou cinco singles: “American Life”; “Hollywood”; “Nothing Fails”; “Love Profusion” e “Die Another Day”. Teve também a “Re-Invention Tour”.
Com um faixa a faixa vamos a “vida americana” com Madonna:


American Life (Vida Americana)

"Vida Americana
Eu vivo o sonho Americano
Você é a melhor coisa que já vi
Você não é somente um sonho"


O primeiro single e faixa titulo é um questionamento a superficialidade da vida moderna e o sonho americano, que a maioria dos cidadãos do Estados Unidos desejam realizar. Ao final a cantora conta os seus bens materiais e as pessoas que trabalham pra ela, como motorista, guarda-costas e outros. A rainha do pop manda um fo**** a tudo isso. A musica é uma forma de protesto de Madonna. 


O vídeo para a canção retratou um desfile com temática militar, falando sobre a guerra, politica e a invasão do Iraque. Satirizando a ideia de fama e pelo fato da guerra ser como um espetáculo para as pessoas. Foi cancelado devido a violência contida nele e só foi apresentado na TV um único dia. 


O vídeo foi relançado e dessa vez com Madonna cantando em frente a varias bandeiras do mundo. E comentou sobre a substituição do clipe: "Eu decidi não lançar o meu novo vídeo. Ele foi filmado antes da guerra começou e eu faço, devido à volatilidade do mundo e por sensibilidade e respeito às forças armadas, a quem apoio e rezo, não quero correr o risco de ofender qualquer um que possa interpretar mal a Significado deste vídeo".

Holywood

"Todo mundo vem pra Holywood
Eles querem se dar bem
Como algo pode te magoar se parece tão bom"


Segundo single fala sobre Holywood, cheia de metáforas sobre a cidade dos sonhos e da superficialidade, essa ilusão que as pessoas tem de fama e glamour, mais uma vez criticando a cultura americana em busca de dinheiro, sempre cheios de ganancia. Segundo Madonna: "É o lugar onde você pode esquecer as coisas realmente interessantes na vida. Em Hollywood, você pode perder sua memória e sua visão do futuro. Você pode perder tudo, porque você pode perder-se".


O vídeo é um critica ao lugar das estrelas pop e sonhos ilusórios, aos estereótipos que a mídia impõe nas pessoas, Madonna faz alguns ensaio fotográficos de jeitos diferentes, em algumas cenas se submete a injeções de Botox, fazendo referencia aos processos estéticos. 

I'm so Stupid (Eu sou tão estupida)

"Eu sou tão estupida
Eu queria ser 
Igual a todas as pessoas bonitas"

A próxima faixa é um questionamento de Madonna, ela se sente estúpida por ter buscado ser a mais bonita, a melhor em tudo e essa busca pela fama. Mais uma vez sobre o sonho ilusório de fama e beleza, que ela define como "sonho vazio".

Love Profusion (Profusão de amor)

"E a vibração do amor
Que você me faz sentir
Você faz isso brilhar"


Terceiro single é cheio de sentimento, Madonna fala sobre o quão bom é o amor nas nossas vidas, como é essencial ser amado. Ela conta que se sente mal e somente o carinho e companheirismo do seu parceiro a faz se sentir bem, como uma "profusão" de amor, ou seja em grande quantidade. 


No vídeo para canção a cantora caminha por dois mundos diferentes, uma cidade conturbada e outro um lugar que parece uma fantasia cheia de flores e muita tranquilidade, ilustrando o efeito do amor na sua vida, levando a um lugar de paz. Em entrevista comentou: "Há muitos efeitos especiais, eu falei com coisas que não estavam lá - o que você faz quando você está fazendo tela verde ou tela azul coisas.Há vai ser um monte de fadas dançando Em torno de mim.Não é excitante, eu sempre tenho um monte de fadas dançando ao meu redor ".

Nobody Knows Me (Ninguém me conhece)

"Ninguém te falou como viver minha vida
Mas é um conforto e eu estou desconte...
Ninguém me conhece"

De forma honesta Madonna praticamente desconstrói sua imagem e afirma que ninguém a conhece. A cantora fala sobre os diversos personagens que teve que assumir durante sua vida para ser aceita, conta também as aparências que as pessoas mantém. Na letra revela que não perde tempo com televisão ou revistas, pois não quer gastar seu tempo com mentiras, que nenhum estranho vai provocar uma doença social nela.  

Nothing Fails (Nada falhará)

"Eu não sou religiosa
Mas sinto tanto amor
Me faz querer rezar"


O quarto e ultimo single é uma canção suave que conta com a participação de um coral, que transmite a mesma paz que a letra nos passa. Madonna conta sobre não ser religiosa, mas senti amor por Deus, querer rezar e saber que não nada vai falhar por ter fé. "Eu não sou religiosa, mas sinto tanto amor que me faz querer rezar".


O single não teve clipe, o video é uma apresentação da canção durante a “Re-Invention Tour”.

Intervention (Intervenção)

"E eu sei que o amor
Nos mudará para sempre
E eu sei que o amor
Nos manterá unidos"

Mãe de dois filhos Madonna demonstra seu lado maternal e fala sobre o amor que sente pelos seus filhos, os ensinamentos que vai passar pra eles. Refletindo também do momento em terá que deixá-los voar, mas jamais se sentirá solitária porque sabe que o amor os manterá unidos. 

X-static Process (Processo estático)

"Eu não sou eu mesma quando você esta por perto
Eu não sou eu mesma em uma multidão
Eu não sou eu mesma agora"

Somente voz e violão a cantora se questiona sobre quem realmente é, se questiona sobre suas crenças e também pede a Jesus Cristo que a ilumine, que ajuda a descobrir sua identidade. Em entrevista comentou: "Eu olho para trás aos 20 anos atrás de mim e eu percebi Que muitas coisas que eu tinha valorizado não eram importantes".

Mother and Father (Mãe e pai)

"Oh mãe, porque você não está comigo ?
Ninguém mais viu aquilo que você podia ver
Eu tento secar minhas lagrimas
Sim pai você sabe que eu não sou tão livre"

Ainda jovem Madonna perdeu sua mãe e nessa canção fala sobre sua infância, a falta que sua mãe faz e sua relação com seu pai, se abrindo sobre o sentimento que sentiu com todos esses acontecimentos. Em entrevista comentou sobre a faixa: "Essa foi uma maneira de me libertar da dor causada pela morte da minha mãe, mas sem me colocar em uma medalha para encontrar o meu caminho na vida sem sequer pedir a compaixão, apenas porque eu passei por um momento difícil. Não usando como desculpa, mas como... 'Eu sou rebelde porque eu tinha sofrido um tempo difícil quando eu era uma criança'. Todas essas desculpas são um lixo, porque no final você tem que ser responsável por suas próprias ações".

Die Another Day (Morrer outro dia)

"Acho que vou encontrar outra saida
Tem tanta coisa para saber ainda
Acho que vou morrer outro dia
Não é minha hora de ir"


Single da trilha sonora do filme "007 - Die Another Day" se encaixa perfeitamente tanto no filme quanto no álbum. A letra é otimista, Madonna conta que não vai se render diante das dificuldades, que vai lutar, ela escolheu outro dia para morrer, pois agora ela vai continuar. Em entrevista comentou sobre a faixa: "Destruir o ego, é sobrepor a metáfora de, você sabe, a luta entre o bem e o mal, e é definida em todo o universo de Bond. James Bond está na prisão e ele sai da prisão. Como em todos os filmes de James Bond, alguém está perseguindo ele ou ele está perseguindo alguém, e é sempre uma luta entre o bem e o mal. Eu queria leva-la para outro nível. É uma espécie de metáfora".


O vídeo clipe para canção Madonna interpreta uma prisioneira preste a ir para cadeira elétrica. Duas personalidades da cantora estão lutando esgrima, uma de preto simbolizando o mal e a outra de branco representando bem, ao final o bem vence o mal e ela consegue escapar. 

Easy Ride (Caminho difícil)

"Eu quero a vida boa
Mas eu não quero um caminho fácil
O que eu quero é trabalhar para isto
Sentir o sangue e suor na ponta dos meus dedos"

Encerrando o disco a cantora fala sobre seus sentimentos na velhice, desejando conquistar uma vida boa, lutar para realizar seus desejos, mas querendo seguir o caminho mais difícil, batalhar pelo seus sonhos. Ao final deseja viver para sempre.


American Life é um verdadeiro confessionário pessoal de Madonna, ela abre seu coração e fala sobre seus sentimentos, pensamentos e crenças.
Nessa era a rainha do pop bate de frente com a cultura do seu pais e critica fortemente a ideia do “sonho americano”, por isso acabou sofrendo boicote durante essa era. Sendo considerado até como “antipatriota”.
Mas ela nunca deixou de ser ela e como uma rainha manteve sua cabeça erguida e foi afundo nessa era, as canções são mais "cruas" destacando mais sua voz.
O disco é tão importante quanto “Erotica” ou “Like a prayer”, tendo extrema importância na carreira de uma cantora como ela. E comentou sobre o álbum"O álbum foi como uma viagem pela estrada da memória, olhando para tudo o que eu tenho feito e todas as coisas uma vez que eu valorizados e todas as coisas que eram importantes para mim".
Os temas tratados também rejeitam a reputação que a cantora teve na década de 80, de que ela seria uma garota materialista. 
Em entrevista comentou sobre essa critica ao materialismo: "Como a América mudou ao longo dos anos e que muitos dos nossos valores parecem ser materialmente orientados e assim Superficial e todos parecem estar obcecados com a fama apenas por causa da fama, não importa o que - vender a sua alma para o diabo, se é isso que leva. E também estamos completamente obcecado com a nossa aparência".
O álbum é uma obra prima cheia de sentimentos, sem grandes batidas, deixando a voz em evidencia e mostrando mais uma vez que ela é uma grande fonte de inspiração, uma critica necessária. Uma verdadeira rainha guerreira. 


“Eu me sinto sortuda por ser uma cidadã americana por vários motivos. Um deles é o direito de me expressar livremente, especialmente no meu trabalho. Eu escrevi canções e criei um vídeo que expressam meus sentimentos sobre nossa cultura, os valores e as ilusões de que muitas pessoas que é o sonho americano: a vida perfeita. Como artista, eu espero que isto provoque pensamento e dialogo, mas não estou esperando que todos concordem com meu ponto de vista.”

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário